Trastejando

Autor Mensagem
Jean
Veterano
# jan/04


Ae minha guitarra ta trastejando e to vendo que ta prejudicando o som.Quero saber oque eu posso fazer pra parar com isso.Me ajudem.

Mr Laney
Veterano
# jan/04
· votar


Levar a um luthier .

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Manda num luthier pra ele regular, eu não manjo muito disso, espera a galera entrar pra responder.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Postamos com poucos segundos de difrença. :)

Ferrari
Veterano
# jan/04
· votar


O cara se vc num sabe regular eh melhor naum mexer pq pode dar problema.Mas para estar trastejando sua ponte pode estar "desregulada", dai vc vai ter q levanta-la.Mas manda num luthier q eh melhor. Flw

Percival
Veterano
# jan/04
· votar


TRastejamento
Caso o problema seja apenas a distância das cordas ao braço veja o ajuste mais simples anteriormente recomendado. O ajuste a seguir se aplica apenas quando é impossível colocar as cordas a uma distância confortável do braço sem que as mesmas trastejem.
Ao contrário do que sugere o senso comum o braço perfeito de um bom instrumento (baixo ou guitarra) não deve ser reto e sim ligeiramente côncavo quando afinado.

Importante: todos os testes e ajustes a seguir devem ser feitos com o instrumento afinado visto que a tensão das cordas vai influir na curvatura do braço.
Para verificar a concavidade aperte a corda mais grossa do instrumento no primeiro traste e no último traste ao mesmo tempo. Verifique então qual a distância entre a corda e o traste do meio. O correto é que exista uma pequena distância de 1mm a 2mm que indica justamente a concavidade correta do braço.
A falta desta concavidade ou uma concavidade muito pequena ou muito grande podem gerar o trastejamento. Com o braço perfeitamente ajustado e com a concavidade correta em bons instrumentos é possível usar distâncias mínimas entre cordas e braço sem nenhum problema de trastejamento.
Para o ajuste da concavidade é usado o tensor, peça de metal existente no interior do braço e que pode ser apertado ou afrouxado.
O tensor deve ser ajustado através de aperto em uma de suas extremidades através de uma chave allen adequada. A extremidade do tensor geralmente está localizada na extremidade do braço, em alguns casos protegida por uma pequena placa aproximadamente triangular de plástico. Geralmente será preciso tirar uma ou duas cordas para retirada desta placa e acesso ao tensor.
Mais raramente o tensor deve ser ajustado através de uma abertura existente entre o corpo e o braço do instrumento. Mais raramente o ajuste do tensor necessita da retirada do braço do instrumento (o que dificulta o trabalho pois será necessário recolocar o braço para testá-lo antes de fazer um novo ajuste).
De forma geral quando apertado o tensor aumenta a concavidade do braço. Mas verifique se o efeito não está sendo inverso ao que você deseja.
O ajuste do tensor quando mal executado pode prejudicar (talvez irremediavelmente) o instrumento e portanto precisa obedecer a algumas regras de segurança extras:

a) Muita paciência. Aperte vagarosamente o tensor (apenas um quarto de volta de cada vez) e espere algum tempo (algumas horas de preferência) para que o braço se adapte à nova tensão. Só então verifique qual foi o efeito do ajuste (verifique a concavidade conforme explicado acima), se será necessário continuar com o mesmo ou se já se alcançou o desejado. Recomendo que você prefira gastar um ou dois dias fazendo o serviço a correr o risco de estragar o tensor.
b) A cada etapa experimente demoradamente o instrumento, experimente aproximar as cordas e teste a afinação. Verifique se o problema melhorou ou piorou ou se surgiram novos problemas.
c) O ajuste do tensor exige geralmente um bocado de força. Muito cuidado porém para não estragar a chave, a porca ou mesmo o tensor em virtude de força exagerada.
d) Ao torcer o tensor tome o cuidado de segurar o braço do instrumento firmemente pela mesma extremidade aonde está apertando o tensor (para evitar torcer o braço ao invés do tensor). Jamais segure o instrumento pelo corpo.

Baixos de seis cordas e instrumentos mais precisos podem apresentar vez por outra dois tensores que devem ser ajustados individualmente para controlar além da concavidade a direção do braço em relação ao corpo do instrumento. Este ajuste é bem mais complicado do que o ajuste de um único tensor e não o recomendo a leigos.

peguei isso ae aqui no site do cifraclub... acho que talvez possa resolver....

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


Percival
Valeu,mas acho que é melhor levar pro um Luthier porque meu braço ta concavo mas ta trastejando.Valwu a dica pessoal.

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Jean
Seu braço ta bastante concavo? Intao ta empenado...

Ao contrario o que dizem, o braço pode ser reto sim.
Qnd quer usar ação baixa, pode-ser fazer um processo pra deira a corda pefeitamente paralela, que seria um conjunto e baixar as cordas e um alinhamento perfeito do braço com o tensor.

Mas leva no luthier, pois eh melhor avaliar vendo o instrumento memso

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


Acho que se tivesse empenado o vendedor ia ver,pois logo quando comprei eu toquei nela e vi que tava trastejando.Vou levar no luthier.Sera que ele vai cobrar?

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


pede pra ele fazer orçamento...

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


Mas ele cobra quanto mais ou menos?GuitarHouse

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Jean
pra fazer o q?

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


Pra arrumar as cordas pra não trasteja

GuitarHouse
Veterano
# jan/04
· votar


Jean
Qual o modelo da ponte da sua guitarra~? ponte TREMOLO?(tipo as de strato)

se for, levante as cordas e veja se melhora
nem precisa levar no luthier

afrouxe as cordas, levante os Sadles(carrinhos) um pouco....afine..se continuar, suba mais um pouco, ate um ponto q vc ache legal pra tocar....se subir bastante e continuar trastejano, leva no luthier pq ta empenado

se vc quiser q ele levante as cordas pra vc, uns 10 reais no maximo(isso eh coisa pra nao cobrar)

Jean
Veterano
# jan/04
· votar


GuitarHouse
Voce falou uma coisa interessante mesmo.Tem que puxar as cordas com os dedos pra cima,é isso?.A minha é Strato com ponte tremolo como falaram pra mim a algumas semanas.

GuitarHouse
Veterano
# jan/04 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Jean
tem ali na ponte uns parafusos, perpendiculares ao corpo....sao 2, um de cada lado do "carrinho" q suspende as cordas

pra levantar, vc gira o parafuso empurrando-o(girano) em direcao à ponte.

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/13
· votar


Conforme exigido pela moderação, vamos reativar um tópico de 2004.

Bom dia, pessoal.
Acabei de adquirir uma semi-acústica, uma Waldman com ponte tipo Bigsby, guitarra essa que em breve farei um review, porém, estou estranhando o seguinte: ela trateja apenas na 15º casa e só nas cordas mi (mizão e mizinha)Isso é coisa que uma regulagem resolve ou o problema é mais sério, tipo o traste ter sido mal colocado?Entendo que o ideal seria ver pessoalmente para constatar o problema, porém, pode ser que alguém daqui já tenha passado por problema similar.
Agradeço desde já e aguardo retorno.Abraços.

Kleber Blacklock

clguitar
Membro
# jun/13
· votar


Kleber Blacklock
Primeira providência é aumentar a ação das cordas e regular o tensor para deixar o braço bem reto.

Se não resolver, ou se precisar subir muito as cordas para parar o trastejamento, é o caso de ver se o traste está levantado. Se estiver, acho que dá para aplicar pressão (com capotraste ou algo assim) e colocar super bonder no vão entre o traste e a escala. Dá uma pesquisada para ver como se faz esse tipo de coisa.

Ou pode ser que, simplesmente, você tenha um traste desnivelado. Nesse caso, tem que lixá-lo para deixá-lo na mesma altura que os demais e arredondá-lo novamente. Há muitos vídeos na Internet ensinando a fazer isso, mas, normalmente, as pessoas não têm as ferramentas para isso em casa.

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


Kleber Blacklock
Poxa bacana hein. Semi acustica sempre é um tipo de guitarra muito legal. Tenho saudades de tocar uma semi acustica de novo.

Cara, minha guitarra tinha um problema bem parecido com a sua. trastejava so na mizinha e so na casa 19. O problema: Traste.

Pode ser traste mal colocado, ou amassado. Como a guitarra é nova, faça o cliquê, leva no luthier, regula e manda dar uma batidinha no traste se for o caso. Como voce já é um cara mais experimentado em guitarras, voce mesmo pode testar. Bote uma regua na regiao e veja se ha empeno de traste. Se houver, bote uma madeira bem reta em cima dele e de umas batidinhas. De leve. Pouco a pouco.

"Faça por sua conta e risco".

Eu to falando isso porque voce já é mais experiente com guitarras. Afinal voce ja sabe dos riscos ne. Tem muito mais experiencia que eu.

Eu fiz na minha e deu certo. Mas fiz porque vi que o problema nao era tensor em altura das cordas. Olhe ai e ve se é o caso. Vale a pena testar.

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/13
· votar


clguitar
Buja

Pessoal, valeu mesmo pelo retorno.

Eu havia pego o modelo sem a Bigsby, estava toda em ordem e funcionando bem, dois dias depois me arrependi e troquei pelo modelo com Bigsby, cheguei em casa e descobri o problema.

Acho que o melhor realmente é enviá-la a um luthier. Minha preocupação era que fosse algum problema sério, aí eu trocaria a guitarra.

Assim que eu conseguir eu posto fotos e um som da bichinha.

Abraços.


Kleber Blacklock

Tonh
Membro
# jun/13
· votar


se vc nao souber mexer na guitarra a solução é levar no luthier mais se vc quizer tentar por conta propria que eu nao acho muito indicado tem videos no YT ensinando a regular tipo esse http://www.youtube.com/watch?v=D431X7NVhH8 esse video do gustavo guerra é muito bom

Kleber Blacklock
Veterano
# jun/13
· votar


Então...

Resolvi que o melhor seria levá-la a um luthier. R$120,00 da regulagem mais R$30,00 do encordoamento. Doído. Sem querer menosprezar o trabalho maravilhoso dos luthiers, porém, da última vez paguei R$80,00 para regular uma guitarra com Floyd Rose.

Enfim, espero que volte tinindo.

Abraços.


Kleber Blacklock

nt_gdo
Membro
# jul/13
· votar


Aproveitando o tópico também, minha cort X6 também tá trastejando pra caramba, mi lá e ré são mais perceptíveis (talvez até pelo timbre), mas todas as cordas estão trastejando em praticamente todas as casas.
Experimentei subir a ação das cordas, diminuiu mas não parou, deixei bem baixinhas (ficou muito boa de tocar) e o trastejamento fica ainda mais perceptível.

aí as hipóteses:
Trastes desnivelados: não creio que seja, pois está trastejando tudo
"Ação" das cordas: já subi e abaixei, diminui mas não para
Braço empenado: Será? A guitarra é nova, estou há uma semana com ela.
Tensor: a primeira vista fazendo o teste, o traste central está com menos de 0.86mm (não entra minha palheta), devo soltar um pouco o tensor? Porque já estou achando um pouco "mole" as cordas (comparado com de violão), elas não vão ficar ainda mais soltar?

Ainda, se alguém de Curitiba puder me recomendar um bom luthier entre o Hauer / Água verde se for o caso, eu agradeço!

juanlmendes
Membro
# jul/13 · Editado por: juanlmendes
· votar


nt_gdo
tem umas guitarras novas que vem desregulada (a fabrica so faz uma regulagem +/-)
tem um luthier que conheço que fica na 7 de setembro (na frente da igreja da universal) se chama overdrive
overdrive
e tem mais um luthier que ouço falar que esse :
di castelli

nt_gdo
Membro
# jul/13
· votar


juanlmendes
Ela veio afinada em C#, nem toquei assim pra ver como estava, primeira coisa que fiz foi ajustar a afinação e a ponte (consequentemente), aí tá trastejando que parece uma "caixa de abelhas".
Obrigado pelas indicações.

AlerionGuitar
Veterano
# jul/13
· votar


primeiro tente ver se o braço não envergou pra frente pressione na 1° escala e 12° escala se as cordas estiverem muito longe do braço é porque o tençor do braço envergou e vai ter que regular. Se estiver okay vai ter que levantar a ponte da guita mano, mas se não sabe regular é melhor levar para aguem que entenda.

nt_gdo
Membro
# jul/13
· votar


AlerionGuitar
apertando a primeira e a última escala o traste central está com menos de 0.86mm (não entra minha palheta)

renatoff
Veterano
# set/13
· votar


pessoal, meu violao ta trastejando qnd toco a cordo G solta... apenas qnd toco solta!

oq ocorre é q a tarracha da corda B vibra junto por algum motivo..
ao relar o dedo nela e impedi-la de vibrar, o trastejamento para...

alguma ideia de como resolver isso?

MMJr
Veterano
# set/13
· votar


renatoff

Ja tentou apertar a porca que segura a tarracha???

:-/

WilliamJunior
Membro
# set/13
· votar


Ela veio afinada em C#, nem toquei assim pra ver como estava, primeira coisa que fiz foi ajustar a afinação e a ponte (consequentemente), aí tá trastejando que parece uma "caixa de abelhas".
Obrigado pelas indicações.

Qual tipo de corda (espessura)?
A minha tava assim também ai fiz um alinhamento de trastes e ficou + - com cordas 0.9, coloquei 10 e resolveu a parada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trastejando