Ouvido a ferramenta essencial do musico.

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # nov/11


    A ferramenta essencial do músico é o ouvido. Músico sem ouvido é como um ourives cego.

    O músico precisa reconhecer de ouvido a qualidade dos acordes, intervalos, progressões, escalas, arpejos e etc.

    A maioria dos músicos brasileiros adquire um bom ouvido com o famoso "baile", ou seja, pela experiência de tocar um repertório grande e diverso. Com o tempo o ouvido vai se habituando aos caminhos harmônicos a reconhecer determinados acordes e assim por diante, mas normalmente isso é algo que leva anos, pois na maioria das vezes não é algo fomentado dentro de uma rotina.

    A grande questão é que existem sim atalhos se estudarmos sistematicamente o ouvido, colocando dentro uma rotina, da mesma maneira que colocamos os outros elementos como técnica, improvisação e etc.

    Tive um professor na Berklee chamado Mick Goodrick e em certo momento da vida dele ele se tornou obcecado em aprimorar o ouvido, foi quando ele se viu formado na Berklee e percebeu que tinha dificuldade em distinguir um acorde diminuto de um acorde meio diminuto.

    Peguei muitos exercícios com o Mick, com quem estudei por 2 anos, e com ele também aprendi a criar exercícios para suprir as minhas necessidades auditivas.

    Lembro que certa vez vi um concerto em duo do Mick Goodrick e o guitarrista austríaco e ex pupilo Wolfgang Muthspiel onde eles subiram no palco sem ensaiar e o show não tinha música, tema, forma, nem tonalidade pré estabelecida, subiram literalmente no palco dando a cara a tapa, usando inteiramente o ouvido, criando na hora uma música espontânea onde os 2 músicos precisavam estar com os ouvidos completamente abertos para reagir ao outro. Foi uma aula e tanto aquele concerto.

    Desde que retornei ao Brasil tenho usado alguns desses preciosos exercícios para ensinar e também criando alguns outros. Abaixo deixo algumas dicas preciosas de estudo.

    1) Costumo passar para meus alunos um exercício que chamo de "Genius", alusão a um brinquedo antigo que ascendia luz e emitia o som em cascata. Nesse exercício primeiramente eu toco 1 nota e meu aluno toca a minha nota e mais uma (obviamente estamos um de costas para o outro), depois eu toco a primeira nota a nota do meu aluno e mais 1, dessa forma vamos criando uma sequencia de várias notas, normalmente eu paro após tocarmos 10 notas. Esse exercício trabalha memorização, intervalo e a posição das notas no braço do instrumento.

    2) Uma ótima maneira de estudar intervalo é gravando uma sequencia de notas individuais, ou seja, você toca uma nota por 5 segundos e deixa um intervalo de uns 2 segundos para gravar uma próxima nota. Grave uma sequencia de umas 40 notas em varias partes do instrumento. Depois coloque a sequencia para tocar e você com o instrumento na mão toca ao mesmo tempo uma outra nota, dessa maneira irá surgir um intervalo que é a soma da nota que você esta tocando e a nota que esta sendo tocada no playback. Só para de estudar esse exercício quando você for capaz de reconhecer todos os intervalos em qualquer oitava e acredito, se você fizer isso diariamente por 10 minutos em menos de 6 meses você será capaz.

    Uma ótima maneira de memorizar os intervalos é remetendo a certas músicas. Crie sua própria tabela como, por exemplo, o intervalo de quarta justa (hino nacional), quinta justa (tema do filme top gun) e assim por diante.

    Existem muitas outras maneira práticas de se estudar ouvido mas vamos deixar para uma próxima oportunidade.

    Deus abençoe a todos.

    Mateus Starling
    Visite meu site para mais aulas.

    vinibassplayer
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    existem até programas disponíveis para "treinamento" de ouvido, mas ñ sei se funciona.

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music
    Puts, preciso muito fazer isso!!!

    Pq sou tão preguiçoso?!? Vc tem alguma dica pra isso tb?!!?
    hehehehe!!!!

    Abção e valeu por mais esse toque!!!!

    engtmir
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music
    Recentemente estava fazendo o curso do "DAVID LUCAS BURGE": "PERFECT PITCH EAR TRAINING SUPER
    COURSE"


    Tu conhece esse método, funciona mesmo? É um método onde o autor fala que devemos ver cada nota como uma cor, e a partir daí distinguir cada acorde, intervalo e tudo o mais... O autor promete que se seguirmos o curso dele, no período de um ano, obteremos ouvido absoluto, o que tu acha disso, é realmente possível??

    Faço o bendito curso por aproximadamente 2 meses, e bem, não vejo diferença alguma por enquanto hauehaiuhieuh Vou tentar concluir o curso direitinho, e se de fato funcionar, relatarei aqui os resultados... :p

    Abraços

    starling_music
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    vinibassplayer Tens uns programas legais mesmo, mas tem como estudar de maneira mais primitiva tamb o importante é trabalhar o ouvido.

    ogner Melhor remedio para preguiça e começar a conviver com gente estudioso dai vc acaba se achando um idiota e volta a estudar, rs....Berklee foi otimo para mim nesse sentido.

    engtmir Conheço esse metodo mas sinceramente não creio que seja assim tão simples de adquirir ouvido absoluto, eu pelo menos não conheço ninguem que tenha adquiriro na fase adulta. Ele tem um curso de ouvdo relativo que é legal.

    joao b.
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ouvido a ferramenta essencial do musico.

    Falou e disse. Principalmente para os amantes do improviso...

    Uma brincadeira que gosto muito de fazer com os outros menbros da banda, é a seguinte:

    Peço para um colega fazer um acorde no violão por exemplo, e vejo o que ele fez.

    Daí viro as costas e peço que ele faça outro acorde...

    Daí tento identificar o acorde que ele fez (sem olhar)...

    É muito bom!

    No começo fazia só com acordes naturais, hj consigo reconhecer até os dissonantes precisamente!

    A gente se diverte fezendo isso.

    Recomendo.

    Abç

    clebergf
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music

    Belo texto.
    Como sempre com ótimas dicas.
    Achei muito interessante este primeiro treino, incluindo notas. Acho que rola também, principalmente no começo, combinar um tipo de intervalo e incluir notas apenas dentro do intervalo.

    AleXtremePK
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    vinibassplayer
    existem até programas disponíveis para "treinamento" de ouvido, mas ñ sei se funciona.
    até ajuda pq por exemplo o earmaster ele produz som de acordes intervalos escalas entre outras coisas que ajudam a treinar o ouvido

    joao b.
    boa idéia fazer isso, vo tentar fazer depois, vlw.


    Alguém pode me disser oq é esse tal ouvido absoluto q vcs falam por favor.

    ogner
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music
    Melhor remedio para preguiça e começar a conviver com gente estudioso dai vc acaba se achando um idiota e volta a estudar, rs....Berklee foi otimo para mim nesse sentido.
    aheuhauhue, ri aqui!! Mas vc tem razão!!

    nicida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    AleXtremePK
    ouvido absoluto é a habilidade de identificar qualquer nota ouvida, mesmo sem ter nenhuma referência, e sem instrumento na mão.

    já conheci nego que jurava que o barulho do ventilador era um Bb...
    cada doido que tem nesse mundo, né?

    AleXtremePK
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    nicida
    ok vlw ae, quero começar a treinar meu ouvido desde ja, vo ver se meu professor me ajuda com isso, vlw.

    starling_music
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    joao b. LEga cara, é uma boa mesmo.
    clebergf Pode cre, na verdade é legal vc adaptar tamb a sua realidade e ver o que funciona bem para vc.

    MMI
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music

    Parabéns pelo texto antes de tudo.
    Lembro a primeira vez que presenciei um casal de amigos ouvindo música (que não conheciam) e comentando os acordes usados, de ouvido, como os meio diminutos, nonas, décimas terceiras... Eu não tinha a menor ideia, perguntava onde e me diziam, "ali, olha, tam tam tam!" (fazendo o som com a boca). Pior que eu peguei o violão para checar e era aquilo mesmo. Confesso que ainda tenho que suar um pouco para achar algumas inversões, mas nada como treinar e tentar aprender.
    Bela dica de treino!

    ACDC-OP
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    gostei mto do exercicio do genius, nunca pensei nisso e parece tao simples, parabens pela iniciativa de colocar isto aqui no forum ;-)

    Leomju
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music
    Puxa... mais um bom tópico hein!
    E esse vai ajudar muita tgente mesmo... pena que to sem tempo pra er com calma...
    Mas avaliarei com calma e mais pra frente posto algo aqui.
    O assunto era algo que eu tava procurando, porque a dias tenho ouvido muitas coisas diferentes como fonte de adquirir conhecimento.
    Valeu, depois volto a postar!

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ouvido a ferramenta essencial do musico.

    Vírgula, a ferramenta essencial do escritor

    starling_music
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MMI Legal isso, eu conheço pessoas com ouvidos bizzaros e esse foi um dos motivos para eu correr tanto atras disso.

    ACDC-OP Valeu parceiro, isso é muito legal, depois de 1 mes treinando isso uns 10 mnutos por dia seu ouvido da um salto consideravel

    LeomjuShow de bola irmão, depois comunica os resultados.

    Bob Mauley Genial amigo, grande contribuição.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    starling_music
    A maioria dos músicos brasileiros adquire um bom ouvido com o famoso "baile", ou seja, pela experiência de tocar um repertório grande e diverso. Com o tempo o ouvido vai se habituando aos caminhos harmônicos a reconhecer determinados acordes e assim por diante, mas normalmente isso é algo que leva anos, pois na maioria das vezes não é algo fomentado dentro de uma rotina.

    Quer dizer que eu sei campo harmônico sem mesmo estudá-lo?

    starling_music
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau Eu não sei em que nivel vc esta, talvez vc conheça, o campo harmonico maior é bem simples e aparece muito no rock e na musica popular em geral, mas existem varios campo harmonicos como o da menor melodica, menor harmonica e maior harmonica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouvido a ferramenta essencial do musico.