BERTOLA, SEIJI - ferramenta para escalopar braço

Autor Mensagem
Mohammed
Veterano
# fev/06


Bom... tenho um braço velho de strato jogado aqui no canto do quarto e resolvi usá-lo como cobaia... lembro que os trastes dele estavam desnivelados e tal... mas, empenado nunca esteve...

Daí, resolvi trocar os trastes e escalopá-lo... só pra ter uma noção msm... se der errado, dane-se... não vai fazer falta... vai ser só pra pegar "experiência" msm...

Dei uma lida nuns tutoriais na net e tal... mas, não sei como é o nome aqui no brasil daquela ferramenta circular que eles usam pra desbastar a madeira... qual seria??

Bertola... vc que é de Jaca City... saberia me informar algum lugar pelas redondezas (loja de ferragens ou coisa assim) onde eu poderia encontrar uma ferramenta dessas??

Abraço!

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


A ferramenta à qual estou me referindo é essa aqui... http://www.projectguitar.com/tut/img/rt1.jpg

Que eles chamam de 1/4'' round file...

lespaulbabilon
Veterano
# fev/06
· votar


Vai na faquinha de manteiga mesmo...heheh :P

Zueira, eu nem tenho idéia de como essa peça se chama... :(

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


lespaulbabilon

Pensei em usar uma lixa de madeira bem grossa... enrolada numa haste de metal (chave de fenda, por exemplo)... mas acho que ia demorar mto pra "gastar" a madeira...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Lima redonda.
Cuidado pois esse não é um serviço fácil, e vc pode estragar um braço que póde muito bem ser usado em uma outra guitarra.
Abç

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tem razão... mas, é um braço vagaba... vou arriscar!

Se fosse numa guitarra "de verdade", pode ter certeza que eu levaria aí pra vc fazer! hehehehe...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Uma das minhas "especialidades" é transformar guitarras "vagabas" em coisas legais.
Abç

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tá afim de customizar uma Giannini Supersonic de 78, então??

Tô pensando em meter nela um set de singles do Guitar Garage... escalopar o braço tb... refazer a parte elétrica... enfim, dar uma garibada...

Quanto sairia pra escalopar o braço (penso em escalopar o braço inteiro... 21 trastes, marfim) e refazer a parte elétrica?? (incluindo aí o preço dos pots novos, chave seletora e tal... os trastes novos pro braço eu tenho aki... os captadores tb compraria)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Cara, mande um e-mail para mim
mlbertola@hotmail.com

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


E-mail enviado!

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Mohammed
Putz, vc ia estragar uma Giannini 78 ?????
File (inglês) quer dizer Lima em português, fora os outros significados...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, essa guitarra não é nada demais, algumas até eram bem ruins.
Existe uma falsa valorização dessas Gianninis antigas por motivos puramente mercadológicos (picaretagem mesmo!), Qualquer Shelter, Epi Standart ou Condor GX ou até Tagimas antigas são melhores que a grande maioría das Gianninis dos anos 70 ou 80.
Abç

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


Eu conheço pessoal que usa lima redonda, goiva, formão... essas coisas.

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

O braço que eu ia limar não é o dessa Giannini não... é um outro que tem aqui... não é uma guitarra completa... só um braço msm, q não tem mais uso...

Sobre as Gianolas dessa época, é como o Bertola falou... realmente não são tudo o q o povo diz... se vc entrar no ML, vai ver nego pedindo mais de 1000 reais numa Giannini LP ou SG dos anos 70... absurdo total... assim como tb fazem com as Gemini (essas são mais legaizinhas, pelos P90) e com as Southern Cross... especulação total nos preços....

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mohammed

Não é nem pela qualidade, eu tinha falado mais pela relíquia que é o instrumento, quase tão velho quanto eu !!! rs

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji

E é mais velho que eu... hehehe

Mas, se for pra catar só por ser antigo, já estou satisfeito com o violão Giannini q tem aqui em casa... que minha mãe ganhou quando tinha 13 anos... hehehehe... creio q tenha sido fabricado por volta de 70 + ou -...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Eu tenho um Gol 1980 (1° ano de fabricação), mas não é nehuma relíquia; é um carro velho mesmo!
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hahaha, tá bom, me convenceu, rs.
ei, mudando de assunto, vc recebeu o cd que eu enviei?
abç

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Tá afim de customizar uma Giannini Supersonic de 78, então
tu acha e uma supersonic 78 eh lixo?
procura uma tonante entao!! ae tu vai ver o q eh coisa vagaba!!

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


_BLACKMORE_

Eu disse que era lixo?? só disse q não era tão boa quanto nego diz q é... e tb não me referiria à ela como "vagaba", apesar de tê-la citado quando o Bertola disse ser "expert" em "melhorar instrumentos vagabas"...é uma guitarrinha razoável... com toda uma história... SÓ!! encher a bola dela já é especulação...

E esse papo de Tonante, Jennifer... na boa... isso nem é instrumento musical... nem estão no meu "vocabulário"... um instrumento amador ruim é uma Golden da vida... Tonante não é nem instrumento, brow... sou mais pegar uma guitarra do Sandy & Junior e uma bateria Fischer de criança, com prato que parece tampa de panela... junta os dois, cata duas dessas crianças "prodígio" que aparecem no programa do Raul Gil e transforma num cover de White Stripes... talvez renda algum dinheiro...

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Mohammed

Eu disse que era lixo??
ae...EU estou dizendo isso pois a grande maioria vê instrumentos dessa década desse jeito bem como EU disse e dggo que Tonante é "vagaba".
EU não faria esse "aprendizado" em um braço desses pois os instrumentos antigos que toquei e/ou tive foram sempre muito melhor que a "maioria" dos instrumentos atuais.
não se estressa!!

(parei) :|

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, até agora não (extranho, hein!), mande um e-mail para mim.
Abç
_BLACKMORE_
Mohammed
Senhores, por favor, sem brigas, a discussão estava tão boa...
Um grande abraço para os dois.

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
_BLACKMORE_

Pow... vcs devem ter me entendido mal... em momento algum me stressei... ahauhauhauhaha... só estava dizendo q não chamei a Gianola 78 de lixo... SÓ isso...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed
Tudo bem, mas eu entendi perfeitamente.
Abç

danilomagacho
Veterano
# fev/06 · Editado por: danilomagacho
· votar


Mohammed: Cara... eu já sou mais liberal que a turma aí... se você quer escalopar que o faça, pode ser até numa Fender pré CBS.... a guitarra é tua, o dinheiro é seu...

Eu sou um pouco menos delicado também... eu uso para iniciar a escalopada uma furadeira com um pitulito no lugar da broca... tenho diversos diâmetros de pirulito e uso o que mais se adequa ao perfil que quero fazer na escalopada, depois finalizo e dou o acabamento na mão (dedão) mesmo.

Vale lembrar que eu nunca escalopo o braço inteiro... como não trabalho como luthier, dificilmente faço para outros, geralmente reformo as guitarras para mim mesmo... eu escalopo só da casa 12 em diante, na minha opnião a guitarra continua firme para os acordes e confortável para solos e bends.

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho

Foi tudo um grande mal entendido... em momento algum eu disse que ia usar a Gianola 78 como cobaia... desde o início disse q era um braço q eu tinha jogado aki, sem uso... hehehe... nego q me entendeu mal... mas, tudo bem... já passou...

Bom... sobre a sua dica, acho q eu não teria precisão pra fazer o serviço com uma furadeira... e nem sei do q se trata este "pirulito"...

Skid Row Maníaco
Veterano
# fev/06
· votar


Grosas e Algumas Lixas Para Dar o Acabamento. No Site Do Edmar Luighi Tem Um Tutorialzinho
Flw

danilomagacho
Veterano
# fev/06
· votar


Mohammed

Tem precisão sim, é exatamente o fato de usar o pirulito que confere esta precião. Como não é 100%, eu termino na mão.

Pirulito: Imagine pedrinhas de esmeril com diâmetros de 8 a 30 mm (lógico, uma de cada diâmetro), e uns 20 mm de comprimento... isto é o pirulito, assim chamado devido a geralmente ser da cor rosa.

Clique aqui para ver um exemplo

Mohammed
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho

Pela descrição e fotos, saquei agora o q é... tenho uns lances desses aqui em casa... só não sabia q o nome era esse...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/06
· votar


danilomagacho
Mohammed
O problema de usar os "pirulitos" é que vc precisa de uma ferramenta correta, e presa em uma base bem fixa. Se vc usar os "pirulitos" em uma máquina de furar na mão, por exemplo, ela fica "sambando" e pode "ferrar" o trabalho todo. Por isso uso uma Dremel, depois a lima cilíndrica.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a BERTOLA, SEIJI - ferramenta para escalopar braço