Ponte Tune o matic

    Autor Mensagem
    Costagero
    Veterano
    # nov/11


    Galera, recentemente comprei uns captadores pra minha semi-acústica da condor (JC-502) e queria aproveitar o embalo pra dar um upgrade na ponte, que é bem fraquinha na minha opinião. A pergunta é: De qual marca comprar e onde comprar (via internet ou loja no RJ)?

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não tem pq trocar a ponte se não tem problema, a não ser que seja por estética.
    Guarde seu $$ pra fazer um upgrade no futuro em algo mais "importante"

    Spect
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não vejo motivos para trocar ponte tune-o-matic a não ser que você esteja tendo problema com a afinação das oitavas ou algo do tipo. Uma troca de nut é bem mais eficiente.

    Costagero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu tenho problemas sim com a afinação das oitavas =/

    Fisherman
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Quem constatou isso? Vc ou o luthier?

    Costagero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu, o luthier confirmou. Por que, amigo? Você tem alguma dica sobre a troca da ponte?

    Fisherman
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Costagero

    Então a melhor pessoa para te indicar outra ponte é seu luthier.
    Mas posso te indicar a marca Gotoh.
    Abç.

    Costagero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Obrigado pela informação, um abraço!

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Costagero
    Eu tenho problemas sim com a afinação das oitavas =/

    Como assim, como é esse problema, não regula ou não mantem?

    Costagero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não regula, é como se o ponto necessário pra afinar estivesse fora da stopbar. Na mizinha e na Sol...

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Então o problema pode não ser a ponte e sim a construção do instrumento já que ela faz o serviço mas a 8º esta fora do limite que ela pode alcançar... e isso será igual nessa ponte e em qualquer outra por mais cara ou famosa que seja.
    Antes de colocar a culpa na ponte regular novamente com cordas novas e outro afinador conectado a guitarra.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Costagero

    Na realidade a posição da ponte é que parece estar fora, e isto não é muito simples de arrumar não, ainda mais em uma semi-acústica, mas também não é nada de outro planeta.

    Qualquer outra ponte de modelo similar poderá apresentar o mesmo problema se instalada no mesmo local, por mais qualidade que tenha.

    Costagero
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    o que acontece é que a ponte que vem de fábrica é meio que "ao contrário" do que a gibson, por exemplo, faz, então os rollers ficam deslocados em direção ao braço do instrumento, o que, ao meu ver, causa esse ponto fora. Eu comentei com o luthier sobre essa dificuldade de regular as oitavas e ele disse que isso deve estar relacionado com a ponte justamente por causa disso.

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Costagero
    mas entao isso voce tem que negociar com seu luthier

    por que ou troca por um modelo de ponte que já resolva esse problema, e isso não é só questao de marca, é mais de modelo da ponte;

    ou ele reposiciona sua ponte, que significa mudar uns furos de lugar. é um trabalho simples mas delicado.

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara a posição da ponte Tune-o-Matic não tem nada a ver, já viguitarras com os parafusos dos sadles tanto voltados para o cordal(stopbar) quanto para o captador e isso não tem diferença no resultado da afinação.
    Leve a sua guitarra ao luthier pra avaliar o problema, mas pelo que vc falou a qualidade da sua ponte não tem nada a ver com o problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Tune o matic