Melhor fiação interna para guitarra

Autor Mensagem
spuck_guitarist
Veterano
# nov/11


Galera, tudo bem... apesar de ser recém cadastrado no cifraclub eu acompanho o forum e o site a muitos anos.

Tenho uma guitarrinha Epiphone Les Paul Special preta, aquela que possui 2 humbuckers, 2 controles (1 volume, 1 tom) e 1 chave de seleção de 3 posições.

Eu sempre dei manutenção na parte elétrica dela passando antioxidantes nos captadores regularmente, grafite em pó nos potenciômetros e trocas de potenciômetros, jack, etc...

Só que eu nunca troquei a fiação da guitarra pois é uma área que eu não entendo muito bem.
Por isso, gostaria de saber se existe algum tipo de fio específico para refazer a fiação da guitarra... E qual o nome desse tipo de fio?
Bem como espessura do fio para ter melhor desempenho.

Obrigado galera!

Magrinho123
Veterano
# nov/11
· votar


spuck_guitarist
Como no circuito da guitarra até o amp a tensão/corrente é muito pequena, quanto menos perdas melhor, ou seja, quanto melhor for a qualidade do fio utilizado, melhor será o resultado, simples assim! Lógico que vc não vai colocar um cabo de 20cm de secção transversal pq é totalmente desnecessário, mas procure colocar fios decentes, que sejam de matéria prima pura, se possível de marcas confiáveis.

Aliás, aproveia que vc vai mexer e já faz uma blindagem nela, fica bala!

spuck_guitarist
Veterano
# nov/11
· votar


Como no circuito da guitarra até o amp a tensão/corrente é muito pequena, quanto menos perdas melhor, ou seja, quanto melhor for a qualidade do fio utilizado, melhor será o resultado, simples assim! Lógico que vc não vai colocar um cabo de 20cm de secção transversal pq é totalmente desnecessário, mas procure colocar fios decentes, que sejam de matéria prima pura, se possível de marcas confiáveis.

Aliás, aproveia que vc vai mexer e já faz uma blindagem nela, fica bala!


Poderia me recomendar alguns fios bons? Marca e tipo, modelo, etc...

Esses cabos já blindados são bons?!

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


um luthier que fui uma vez disse que usava fios EMG... acho que é isso. Ele disse que eram bons.

cabos blindados são bons , mas eu nao gastaria com isso... acho meio desnecessario. Blindagem que ele fala é blindar o circuito.. procura no forum que tem bastante coisa.. no youtube deve ter tambem.

Mas por que voce iria trocar tudo nela ?

Por que não compra uma guitarra de melhor qualidade?( sei que tem gente que gosta de cuidar bem do que tem, mas sei lá...)

Ela está gerando ruidos ?


abraço !e espero não te ofender nas perguntas , mas é por curiosidade mesmo.

Abixibarraba
Veterano
# nov/11
· votar


um amigo meu q é eng eletricista (elétrico sei la).....me disse q os melhores fios são fios q tem em vídeo-cassetes disse q são os de melhor qualidade alguns ate em ouro.....mas não afirmo nada com certeza...

olimpiojr
Veterano
# ago/13
· votar


Ressuscitando o tópico para não ocasionar um problema com um novo...
Recapitulando, no final ninguém falou sobre a dimensão, vou refazer a elétrica da minha guitarra, ela era a config HSS, agora vou repor os singles novamente (strato), vou trocar os POT'S para 250k, porque os que estão nela são de 500k, acho eu pelo que já li, é por causa do HB e tals, vi uns projetos e a maioria adota 250k, mas e a bitola dos condutores? Alguém sabe dizer a exata, não tenho nada para medir... E se há outra opção diferente que ajude postem pfv abraç.

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


olimpiojr

Também gostaria de saber sobre os fios!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/13
· votar


olimpiojr
Cara, qualquer bom fio de 1mm de bitola serve muito bem.
Abç

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado! Em breve vou precisar lidar com fiações e estava com essa dúvida.

ramon1O
Membro Novato
# nov/16
· votar


Boa tarde.

Há alguma diferença positiva nos fios revestidos com pano?

Na próxima semana irei instalar um Sérgio Rosar em minha Tele Squier, e gostaria de dar uma "geral" na elétrica, não está bagunçada, mas pode ficar ainda melhor.

Segue um link que encontrei no Mercado Livre.

Fio de pano Stewmac Vintage

Ou qualquer fio revestido em borracha com bitola de 1mm resolve?

Também já li a respeito que a melhor bitola é a de 0,65mm, essa informação procede?

MMI
Veterano
# nov/16
· votar


ramon1O

Há alguma diferença positiva nos fios revestidos com pano?

Sim. Tudo muda... kkkkk

Lelo Mig
Membro
# nov/16
· votar


ramon1O

"Há alguma diferença positiva nos fios revestidos com pano?"

Essa galera dos "Sommeliers de guitarra" afirmam que sim... que o fio encapado com tecido da um som mais vintage.

Sinceramente, creio ser viadagem.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


cara, use qualquer fio de 0,65

alexandrecoppo
Veterano
# nov/16
· votar


ramon1O
No fim das contas da na mesma, quanto a bitola do fio qualquer bitola acima da "recomendada" pode ser usada mas se quiser realmente saber faça um calculo pra saber qual a corrente que vai passar pelos fios para saber qual a bitola, ou só compra um de 1mm mesmo hehe.

ramon1O
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: ramon1O
· votar


MMI

Acho que entendi o recado, haha

Lelo Mig

hahahaha

acabaramosnicks

foi o que li por aí, qualquer fio com um mínimo de 0,65mm

alexandrecoppo

ou só compra um de 1mm mesmo hehe
mais fácil que fazer conta, hahaha

Valeu pessoal, muito obrigado por esclarecer!

Ramsay
Veterano
# nov/16
· votar


ramon1O
Esses fios revestidos com pano era o que se usava nas décadas de 50 e 60 do século passado, mas, eles não apresentam nenhuma vantagem em relação aos fios encapados com plástico e esse cara do ML que cobra R$20,00 o metro, vai ficar no encalhe, pq não vai vender nada.

Um conselho: Não compre captadores Sérgio Rosar, pq a maior parte dos captadores que ele fabrica são ruins.
Tenho vários deles, tanto humbuckers como singles encostados numa gaveta sem uso.
Se bem que tem alguns como, por exemplo, o CBS-64 que dizem ser bons.
Agora, para Telecaster eu realmente não sei.

O problema dos captadores fabricados pelo Sérgio Rosar é que ele utiliza uma base de fibra de vidro, ao invés de metal, e de alguma forma isso faz que o som da guitarra seja bonito com som clean, mas, com overdrive ou distorção o som fica ruim e sem vida.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


esse cara do ML que cobra R$20,00 o metro, vai ficar no encalhe, pq não vai vender nada

Hmmmm Espera os caras descobrirem que tem fio vintage...!

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
Hmmmm Espera os caras descobrirem que tem fio vintage...!

hahahahaha só faltava essa..... já imaginou?

"Pre-CBS Vintage Wiring Reissue RELIC by John Cruz"

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Não vai sair. Já patenteei a ideia.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Caraca... A capa do fio influenciar no timbre é foda kkkkkk

O fio só tem capa pro circuito não entrar em curto. Só isso e apenas isso.

Ismah
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ismah
· votar


LeandroP

EDIT TENTEI mandar, está dando erro 502 (bad gateway).

Mandei MP... Acho que saberia me ajudar.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Ismah

Não recebi... Mande por e-mail leandropanucci no gmail ;)

ramon1O
Membro Novato
# nov/16
· votar


Ramsay

Eu agradeço pelo conselho.

Eu ia comprar um Malagoli, porém quem me recomendou os Sérgio Rosar me passou boas referencias (o mesmo já possuiu Dimarzio, SD e afins em sua Telecaster).

Li mais algumas coisas a respeito, assisti alguns vídeos e decidi adquirir o Vintage Hot T, que possui saída de 160 mV, afinal de contas na Tele o meu som começa no blues e encosta no hard rock e só... rsrsrs

Segue um review do blog Louco por Guitarra:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2016/03/captador-rosar-vintage-hot-t -selo-ouro.html

dallman
Membro Novato
# nov/16
· votar


Não compre captadores Sérgio Rosar, pq a maior parte dos captadores que ele fabrica são ruins.
Tenho vários deles, tanto humbuckers como singles encostados numa gaveta sem uso.


Sério? Tenho fender custom shop na gaveta, e estou com Rosar na minha guita principal.

O problema dos captadores fabricados pelo Sérgio Rosar é que ele utiliza uma base de fibra de vidro, ao invés de metal, e de alguma forma isso faz que o som da guitarra seja bonito com som clean, mas, com overdrive ou distorção o som fica ruim e sem vida.

Cara, você tem certeza que realmente sabe o que está falando?.. Depende muito do captador. Por exemplo, singles não usam base de metal, inclusive os custom shop da Fender são tipo um papel prensado.

ramon1O
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: ramon1O
· votar


Boa tarde,

Segue uma foto do cabo que comprei:

Foto

As informações que constam nele: Cordão bicolor Audio 70G LMP 2X0,75mm²

O que me dizem?

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


ramon1O
cara, para de frescura, use qualquer fio que esteja novo e não seja muito fino
nem vi teu link, mas pelo que tu escreveu deve servir

ramon1O
Membro Novato
# nov/16
· votar


Não é frescura cara... só to querendo aprender a coisa do jeito certo, tirando dúvidas, mas beleza.

Valeu a todos pelas dicas.

rsf
Veterano
# nov/16 · Editado por: rsf
· votar


acabaramosnicks

cara, para de frescura, use qualquer fio que esteja novo e não seja muito finonem vi teu link, mas pelo que tu escreveu deve servir

Em um fórum onde a grande maioria que frequenta é formada por hobbistas o assunto "guitarra" vai muito além do "tocar guitarra".
Nesse contexto, , até o cheiro do fio é importante sendo ou não frescura.


ramon1O

não rolou o link.

ramon1O
Membro Novato
# nov/16
· votar


rsf

Obrigado por avisar, mandei a imagem em outro site, segue novamente:

Foto

Foi o único fio que encontrei na medida que os colegas indicaram, os demais eram 0,4 mm e 1,5 mm.
Parece fio de caixa de som de carro (aqueles de subwoofer) por isso surgiu a dúvida.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


respondi um post de 2011. fail.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor fiação interna para guitarra