Pickups Fender Hot Noiseless vs Vintage Noiseless

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# out/11


Pessoal, é o seguinte. Eu queria saber se entre o Fender hot e o vintage noiseless, existe uma diferença gritante de ganho. Já toquei com os hot e são bem agradáveis, mas devido a indisponbilidade no momento, acabei tendo de comprar o set vintage. Agora eu não sei se instalo eles ou vendo pra comprar um bom par de humbuckers para minha Fender am standard. Por favor, compartilhem suas opiniões e experiencias. OBRIGADO!


Obs aos dotados de sabre de luz: realmente eu cometi a gafe de não usar a busca pois estou no celular. É a unica forma de continuar participando do fcc. Se ja houver tópico parecido, aceito a punição de cabeça baixa, mas me passem o link.

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/11
· votar


up

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


SpectrosGuitarman
Em geral, os Hot tem saída mais forte que os vintage, o que pode ocasionar mais sonoridade média... os JediCaster que me corrijam caso esteja errado!!!

Se vc quer altas saídas pra sua guitarra, vai de humbuckers... os hot continuam sendo single com mais saída, e só... humbuckers são outros 500...

Socorro Budy Guy, ogner, Bigtransa & Cia. Ltda!!!

MMI
Veterano
# out/11 · Editado por: MMI
· votar


SpectrosGuitarman

Primeiro explica...

O que você pretende com sua guitarra, que som você procura? Eu acho que se você quer uma guitarra porrada, não é por aí, talvez até devesse pensar em outra guitarra, com humbuckers. É meio sacanagem você abrir a madeira de uma American para meter humbuckers. Pessoalmente acho que uma boa strato como a sua é para soar strato, simples assim. Para isso, nada melhor que singles de saída menor, como os vintage. Se puder, os melhores captadores para strato que já vi foram os Lindy Fralin.

Agora saio daqui, onde não fui chamado, deixo para os mestres analisarem.

Abç

ogner
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Nao sei nada de noiseless!! :(

Mas concordo com o MMI,
Primeiro explica...
O que você pretende com sua guitarra, que som você procura?


SpectrosGuitarman
Veterano
# out/11
· votar


MMI
ogner
Então, eu queria um "algo a mais" com drive, um pouco mais de peso, um som mais cheio. Quanto a sacrificar a madeira da Fender, não tem problema, a escavação é HSH, eu só teria que trocar o escudo. Mas o problema não é nem esse, é que geralmente esse lance de "hot" é muito mais o nome do que resultado efetivamente. Os hot me agradaram, os vintage ainda não usei, mas enquanto eles estão "zero" eu consigo um preço, depois que eu experimetar, ja viu né...

ogner
Veterano
# out/11
· votar


SpectrosGuitarman

Coloca pelo menos um humbuker em forma de single, um SD da vida!!
hehehe. Fico triste em ver Strat Fender com humbs na ponte!!
hehehe.

:(

MMI
Veterano
# out/11
· votar


SpectrosGuitarman

Coloca pelo menos um humbuker em forma de single, um SD da vida!!

(2) !!!!!

É minha impressão mesmo. Para mim uma strato de verdade é SSS, e essa Fender é uma strato de verdade. Uma HSS tem alguma coisa errada nela, virou uma super strat, logo poderia ser uma Jackson, Ibanez, sei lá... Pode chamar d preconceito, mas é o que eu acho, strato que é strato é SSS. Se quer mais drive, enfia um pouco mais do pedal. Se não basta, para mim mudo de guitarra, não é para strato. Mas o grande ogner está certo, se é para ser na strato, então põe um HB em formato de single.

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Eu botei hot noiseless na minha mim e ficou mais baixo que os cerâmicos originais... Acho que pelo fato de ser alnico e também pelo processo de "noiselificação" (afff) dá uma baixada. Acho que o "hot" não se refere a ganho, mas a equalização (chutei).

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Agora saio daqui, onde não fui chamado, deixo para os mestres
Ah, vá... não dá pra lembrar o nome de todo mundo, né??? hehehehehe...

JJJ
Veterano
# out/11 · Editado por: JJJ
· votar


Achei o seguinte num fórum estrangeiro que confirma o que falei sobre a diferença ser mais no timbre do que no ganho (não sei se é verdade, mas parece que o cara falou com propriedade...):

"Both sound great clean or dirty, the main difference in in the voicing. The Hot Noiseless have a little more output and a little more presence in the mids. The output difference isn't huge, but you can tell. The difference in the tone is much more noticeable, however. To my ears, the Vintage Noiseless have a more "bell-like" clean tone with a more open driven sound, whereas the Hot Noiseless have a more "chime-like" clean tone with a slightly tighter, more focused, and thicker driven sound."

Também li lá em outro post que o hot é cerâmico, sempre achei que fosse alnico, vou conferir... Edit: conferi e eu estava certo, é alnico mesmo... Não acreditem em tudo que se fala em fóruns! hehehe

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Eu estava brincando, mas estava falando sério também. hehehe

Eu tenho uma strato e dois kits montados de captadores, um Seymour Antiquity (agudo, mas bem legal, bem strato) e um kit EMG DG-20 (extra-forte, nada de strato). Nunca gostei dos noiseless, sei lá. Mas eu disse que estava saindo mesmo porque eu não sou strateiro não. A minha tem mais de mês que não vê luz. Por isso eu brinquei que vou deixar para quem entende. Por favor, você, o ogner, Bigtransa, Buddy e outros, tomem a palavra e deixem esse aprendiz aqui ganhar conhecimento com vocês.

Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/11
· votar


ogner
MMI
então caras, por isso mesmo que eu tenho preferencia por eles, ou mesmo se for o caso, vender esse set vintage e pegar o hot. Na verdade, o som que eu procuro tem exatamente a característica que o mestre JJJ explicou.

Se a diferença for realmente muito pouca, talvez meu set consiga compensar.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


SpectrosGuitarman

Contar uma historinha para você...

É bastante irônico que o maior guitarrista vivo associado à Fender Stratocaster se tornou famoso tocando Gibson e os puristas dizem que ele não tem som de stratocaster. Pois é, estou falando do Eric Clapton, que só passou a usar stratos mais assiduamente após a morte de Hendrix. Em 1981 James Burton e Jeff Beck se recusaram a associar seus nomes diretamente à Fender e lançar guitarras signature. Em 1985 começaram o projeto da Signature do Clapton, com braço em "soft V" similar ao Martin dele, mas o Clapton queria um som "mais comprimido" e gordo, por isso usaram captadores Lace Sensor Gold e mid-boost MDX de 12 dB por volta de 500 Hz para soar um pouco mais como humbuckers, além de controle de tone TBX. Em 2000 ele trocou os captadores por Vintage Noiseless e no ano seguinte foi introduzido esse captador na linha signature e na American Deluxe.

Eu tive uma Clapton com os Lace Sensor. Na época tive a chance de tocar lado a lado com uma "recém lançada" com Noiseless Vintage e não tive dúvida que para mim os Lace eram mais legais (mas sumiram das Fender). Claro que isso vai de gosto, mas de toda forma os Vintage são legais sim, não quis dizer o contrário. São captadores de Alnico sim (ambos os Noiseless), o que explica que de fato não serem são fortes como os cerâmicos, deixando a diferença entre o vintage e o hot sutil para muita gente. A grande sacada é que quanto mais forte o captador, menos se traduz a a qualidade da madeira no timbre, ou seja, o timbre vai ficando mais do próprio captador do que da madeira com a força do captador aumentando. Isso além dos timbres que se procura, óbvio. Por isso eu acho que os vintage podem resolver seu problema, já que um timbre mais forte e gordo você pode adicionar com ganho no equipamento, além de ter um som limpo mais legal e "estaladão".

maspn
Veterano
# nov/11
· votar


essa idéia de hot seria um captador de alnico com caracteristicas vintage, mas com um punch extra em médios e mais saída?

Dreh28
Veterano
# nov/11
· votar


ogner
Coloca pelo menos um humbuker em forma de single, um SD da vida!!

APOIADO!

Cara, minha dica:

Coloque um SEYMOUR DUNCAN JB JR. na ponte, é o que tenho na minha Fender Usa e não falta ganho pra nada.

É um humbucker em forma de single, conhecido como MINI HUMBUCKER.

O legal é que vc fica com uma guitarra com o melhor dos dois mundos, pois na ponte vc tem um captador de saída "hot" e no meio e braço vc tem aquele som limpo e cristalino de strato.

Estou usando ela ligada em um Boss Ds-1 Robert Keeley (que chegou ontem) e depois direto no input do meu amp Pedrone SLO 3 Mod, o negócio virou o satan em forma de guitarra... Pode ir sem medo!!!

O Ds-1 eu uso com a distorção quase no mínimo, com o tone em 9 horas, e o level em 13 horas, e a guitarra canta como nunca!

Pode ir sem medo que não tem erro!!!

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Eu estava brincando, mas estava falando sério também. hehehe
Nada, mano, de boa... qualquer ajudinha é bem vinda... o pouquinho que falei ali é de muito que li e pouco que vivi, então pedi ajuda da galera aí, hehehehe

mas o Clapton queria um som "mais comprimido" e gordo, por isso usaram captadores Lace Sensor Gold e mid-boost MDX de 12 dB por volta de 500 Hz para soar um pouco mais como humbuckers
O Floydniaco tem desses na Fender Am. Traditional dele!!! Sonzeira!!!

Dreh28
ogner
Coloca pelo menos um humbuker em forma de single, um SD da vida!!
Na minha stratinho vermelha, tava pensando em colocar um desses... mas não sei não... acho que vou mesmo é colocar um HB normal só que alnico V, pra poder "splitar" e ter o som de single mesmo... será que consigo??? O que me dói no coração é ter que colocar o HB "bitelão" na ponte...

SpectrosGuitarman
Pô, velho... vc pode trocar só o captador da ponte mesmo por um Hot, ou fazer o sugerido.

Dreh28
Veterano
# nov/11
· votar


Will Bejar
tava pensando em colocar um desses... mas não sei não... acho que vou mesmo é colocar um HB normal só que alnico V, pra poder "splitar" e ter o som de single mesmo... será que consigo??? O que me dói no coração é ter que colocar o HB "bitelão" na ponte...


Cara, é uma alternativa tbm! Eu acho que vai muito do gosto de cada um. Eu, particularmente, não soumuito fã de single na ponte, eu gosto do som de single no meio e no braço, mas eu acho que é uma boa pedida. Nesse caso, eu colocaria o próprio Seymour Duncan HB mesmo, se não me engano o modelo dele é TB-04.

Mas aí acho melhor esperar quem tem essa combinação, assim falam com mais propriedade que eu. Eu gosto muito do som do JB, então, acho que é uma boa pedida. Eu já toquei em strato com o JB e adorei o som, mas as pessoas que convivem dia a dia com uma guitarra com o JB na ponte podem falar melhor do que eu.

Espero ter ajudado!

Digosambora
Veterano
# nov/11
· votar


SpectrosGuitarman

Os Hot tem um pouco mais de saida que os Vintage. Seria um som mais "moderno" por assim dizer.

Essa guita esta com um jogo de Hot Noiseless:



Will Bejar
Veterano
# nov/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


Dreh28
Cara, é uma alternativa tbm! Eu acho que vai muito do gosto de cada um. Eu, particularmente, não soumuito fã de single na ponte, eu gosto do som de single no meio e no braço, mas eu acho que é uma boa pedida.
Então, comigo o lance é o seguinte, eu curto o som de captadores single tanto na ponte quanto no braço... no meio não uso muito, então deixei minha Fender strato tradicional ...
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC04177.jpg

...e na Stratinho reserva só com ponte e braço. Coloquei um captador single Malagoli Texas Traditional na ponte. Ele é um captador nesse estilo "hot", só que é cerâmico. Aí eu fiquei meio assim pq ele não soa como um single alnico e nem tem o peso de um humbucker, mesmo com 9k. É um som bacana, mas não atendeu 100% o que eu precisava.
http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/100_4640Custom.jpg

Agora tô estudando pra ver se lanço um single em alnico de vez, ou se coloco um HB em alnico, pra que eu possa "splitar" e ter os dois mundos...
: /

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/11
· votar


a todos: muito obrigado pelas dicas. Estou respondendo aos poucos pq a net no celular é uma merda e n posso ficar usando toda hora

maspn
Exatamente!

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Will Bejar

Aí eu fiquei meio assim pq ele não soa como um single alnico e nem tem o peso de um humbucker, mesmo com 9k

Ah... Você entendeu minha crítica então! É isso que eu acho que não vale a pena. O grande problema é que humbucker splitado nunca vai ser um single, tem isso também, acaba sendo um som de HB legal e um som splitado meia boca, para quebrar o galho. De repente isso pode te servir, depende de onde você aceita fazer concessões.

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Ah... Você entendeu minha crítica então! É isso que eu acho que não vale a pena. O grande problema é que humbucker splitado nunca vai ser um single, tem isso também, acaba sendo um som de HB legal e um som splitado meia boca, para quebrar o galho. De repente isso pode te servir, depende de onde você aceita fazer concessões.
Claro que entendi!!! ;) Como disse, toda ajuda é bem-vinda!!! Além do mais, tô vendo o que faço... eu tenho noção de que o HB splitado não vai soar como o single 100%, por isso quero ver se vale a pena meter o HB ou manter o Hot pra dar um "punch" quando toco com drive ou mesmo se coloco um single de baixa saída em alnico... veremos...
Agora tô estudando pra ver se lanço um single em alnico de vez, ou se coloco um HB em alnico, pra que eu possa "splitar" e ter os dois mundos...
: /


MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Will Bejar

Minha sugestão (claro que está incluso meu gosto): captador de alnico, no máximo um single stack para não ter ruído e poder enfiar mais ganho. O ganho em si você põe num bom amplificador ou eventualmente por pedais. Isso se sua guitarra for bem construída e tiver boa ressonância. Se não for "uma Brastemp", aumenta o ganho do captador mesmo, você diminui a diferença da questão da construção.

Talvez alguém (não você) leia aqui e se confunda... Como avaliar essa questão de construção e madeiras mais objetivamente, sem entrar na questão "ah, foi minha primeira guitarra e é de estimação, por isso é muito boa", ou "ela é boa porque é sunburst ou de determinada marca" e por aí vai. primeiro, não tem jeito, precisa avaliar mais de uma guitarra em conjunto para verificar as diferenças. Uma boa ideia inicial seria seguir as dicas da Gibson para avaliar isso:

A lot of ingredients work together to form the precious tone that issues forth from your electric guitar, but however much time and consideration you have put into pickup and hardware selection, the way in which the wood components resonate together remains the make-or-break factor that determines the voice of your instrument. We examined tone woods in general in one of my earlier Tone Tips, It All Starts with the Wood, but this time I want to offer a few pointers to help you pinpoint the guitars that are really happening resonance-wise.

The first step in determining whether or not a guitar has got it together in tonal terms is to give it a thorough acoustic check-up. I'm talking purely electric solidbody or semi-solidbody here, but of course if you play any guitar unamplified it will perform as an acoustic instrument, and the extent to which it excels or falls flat in this effort will tell you a lot about how it will sound plugged in and cranked up, too. This is all really a matter of learning how to assess the structural and resonant virtue of an instrument; you can try it with guitars you already own, or apply these techniques when you are shopping for that important new instrument.

Weight plays a part in this equation, but is generally secondary to the virtue of the build and whether the wood itself—whether on the heavy side or the light—is working with the resonance and harmonics of the guitar, or against them. A well-built example of a well-designed guitar should live up to its potential as an instrument. Some slightly inferior examples of otherwise great, even legendary, guitars do occasionally see the light of day, of course, and this isn't always the result of any great "mistake" that was made in the manufacturing process. Sometimes a piece of wood just doesn't want to be a guitar ... it wants to be a park bench. When that occurs, you find that the acoustic tones of body and neck fight each other and just don't vibrate in harmony, or the guitar simply throws out less-than-flattering peaks, nulls, and dead spots that hinder the acoustic voice of the instrument, and as a result, it's plugged-in performance. Let's take a look at some methods of discerning an electric guitar's acoustic performance.

First, put guitar X on your lap in playing position, strum a first-position chord, and feel the tip of the headstock with your right hand while still holding that chord with your left (reverse these if you're a lefty). You should feel a significant amount of vibration there, almost a surprising amount of movement in some cases (note that set-neck guitars exhibit a bit less of this by nature, and set-neck semi-acoustics a little less still; this doesn't indicate a lack of toneful resonance, but is just characteristic of the breed, so you need to assess like against like, as far as overall resonance is concerned). Now, strum again and feel the strap button at the lower end of the body, and also the treble-side lower bout (the edge of the guitars near the controls). These regions should vibrate too, a little less than the tip of the headstock perhaps, but you should feel something there. Next, pluck just the open G string and check these same locations: on the really resonant guitars, you should still feel some action there. Put your ear to the bass-side upper bout (the upper "horn" or shoulder of the guitar) and play a little. You should hear a full, round, even voice, which might even be surprisingly loud on a really toneful guitar. It should be rich, deep, and woody. Ideally, you shouldn't hear anything that's too boomy, or too choked and spiky, or harsh in its treble response.

Finally, just play the guitar in a range of styles, all up and down the neck, and listen normally. It might not be real loud, but should be full and even and lively—and in some cases, might be louder than you'd think for a solidbody electric, when you give it your full attention. Play both chords and single notes and hold them, and listen to how long the guitar sustains, and whether the decay has a pleasing character. Does it sound good to you and make you want to play? Does it represent a quieter version of the kind of tonality that you'd like to have at the core of your sound when amplified? If so, you could be onto a winner. On the other hand, if it sounds dead, dull, uneven, or as if different harmonic elements in the acoustic resonance are fighting themselves, you might want to pass it by and pick up the next example. Once you locate a guitar that is really happening acoustically, you can almost always achieve what you want in amplified tone with the right set of pickups. If the wood resonance is fighting you, however, the best set of pickups on the planet won't correct the ills that are coming out of the heart of the instrument.

First-call LA session guitarist Carl Verheyen passed one of his own guitar-buying tips along to me when we were working together recently. Carl said that when he approaches an instrument hanging on the wall in a guitar store, he plucks just the B string, then grabs the lower treble bout of the guitar (around the region of the jack socket) to feel if there's any vibration there at all. If there is, he takes it down and plays it further. If there isn't, he passes it up. Experiment with playing acoustically as many electric guitars as you can get your hands on, put some thought into wood resonance, and see what you discover. It's the first step toward nailing the really great tone machines out there.


Fonte: Gibson

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Minha sugestão (claro que está incluso meu gosto): captador de alnico, no máximo um single stack para não ter ruído e poder enfiar mais ganho.
É, então... a guitarra é boa (não é uma MARAVILHA, mas é boa). Tô pendendo mais pro single de alnico pra som clássico de stratocaster mesmo.
Tô tocando numa banda que faz um som com bastante drive, mas nada heavy metal. Tocava com minha Fender e um DS1 na boa. Com o amp então, drive muito melhor. Vou desistir do HB... acho que vou colocar o alnico de baixa saída. O som que eu gosto é do Dave Navarro no Red Hot Chili Peppers, som com peso e singles alnico!!! (ah-há!)

Pô, muito louca essa matéria... li uma parte, vou ler à noite com mais calma.

Dreh28
Veterano
# nov/11
· votar


Então cara... o Ds-1 eu uso só pra dar um "molho" junto com a dist do amp... toco ozzy, van halen, sabbath, essas coisas... lembrando que o meu Ds-1 é o Ds-1 Robert Keeley e não o Ds-1 original... é bem diferente... é outra coisa... 1.000 vzs melhor...

Eu acho que vc deve fazer a escolha baseada no som que vc toca. Eu acho a combinação do meu set perfeita para o que eu faço, aí vc tem que analisar o que é legal pra vc... :-) Mas se curte um chili peppers eu acho que tem que ser mais na praia do vintage mesmo.

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Will Bejar

acho que vou colocar o alnico de baixa saída.

+1 proce!

Boa pedida! Essa é a ideia que eu gosto. Eu sei que você tem guitarra boa e toca bem. Mas alguém pode ler aqui e tirar suas conclusões equivocadas.

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


Dreh28
Então cara... o Ds-1 eu uso só pra dar um "molho" junto com a dist do amp... toco ozzy, van halen, sabbath, essas coisas... lembrando que o meu Ds-1 é o Ds-1 Robert Keeley e não o Ds-1 original... é bem diferente... é outra coisa... 1.000 vzs melhor...
Nunca toquei nesses DS1 modificados... dizem que fica muito melhor mesmo... hehehehe... eu gostava do meu original, rolava bem com meu valvulado. Chegava nos timbres que citei (Navarro no Chili Peppers) de boa!!!

Mas se curte um chili peppers eu acho que tem que ser mais na praia do vintage mesmo.
Na verdade, eu penso o seguinte, vc tem que ter aquele som que vc bate aquele acorde de E e sente o seu peito tremendo, e apesar de muitas vezes essa escolha ser influenciada pelos sons que a gente curte, vc tem que deixar de lado. Eu curto uns sons mais pesados tb, mas pra mim nada se compara ao som da Stratocaster com singles. Minha ideia do HB era pq na banda que eu tô, a gente toca uns estilo mais agressivo, mas como são músicas autorais, é mais fácil mudar as músicas pro meu som que minhas guitarras só pra essa banda!!!

MMI
Boa pedida! Essa é a ideia que eu gosto. Eu sei que você tem guitarra boa e toca bem. Mas alguém pode ler aqui e tirar suas conclusões equivocadas.
Ah sim, só comentando, essa stratinho é bacana!!! Mas vou de alnico pq acho o som de stratos "vintage" muito bacanudos. Era mais pra uma questão de versatilidade, mas, como disse acima: é mais fácil mudar as músicas pro meu som que minhas guitarras só pra essa banda!!!

Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# nov/11
· votar


Dreh28
então cara, eu tenho outra guita que é pra ter o som vintage, que é pra praia mais texana, ai ela ta com os tex mex. Por incrível que pareça, essa fender é pra ser reserva da minha Eagle Angelina. Me chingue se quiser.

Digosambora
cara, legal que os hot respondem bem no drive, é bem isso que eu to precisando. Não sei se os vintagem tem essa resposta.

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


SpectrosGuitarman
Eagle Angelina
Putz, podes crer... esse guita vc deu uma geral, agora lembrei... hehehe... nela que vc vai colocar os Hot???

Os hot mudam o som, deixam um pouco mais sujo, mas o som limpo não fica tão limpo quanto os vintage.

Qual guitarra que tá os TexMex???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pickups Fender Hot Noiseless vs Vintage Noiseless