Luthieria: Qualidade, Personalização e Preço ?

    Autor Mensagem
    Melkchup
    Veterano
    # out/11


    Salve Marujos.
    Mias uma vez venho usufruir do conhecimento de vocês.

    Estou com planos de comprar uma nova guitarra, pois a minha guitarra é um puta lixo, (Condor Strato) só que com uma pedaleira Me-70 tirei sons agradáveis.

    Sempre fui fascinado com guitarras personalizadas mas obviamente escolheria uma pelo timbre e não por seu visual.

    Eu conseguiria montar uma guitarra razoável mandando fazer o seu corpo em um luthier ?

    Dizem que a madeira é super importante e que não sei oque... as madeiras boas são difíceis de se conseguir ?

    O preço disso tudo pode ficar muito caro, luthier, captadores etc etc ?

    compartilhando um sonho cmo vocês :(
    GUITARRA DO MEU SONHO ESP F150

    Abração galera.

    Andras
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Andras
    · votar


    Com um bom Luthier você pode consegui a melhor guitarra possível de ser obtida.

    Preço? Entre 2k (díficel menos), 3.5k (uma "top" normal) e 10k (uma super top).

    Agora, se você não sabe coisas básicas como essas, não recomendo partir pras guitarras Custom/Luthier. Tu só vai tirar proveito disso quando tiver bem definido a tua idéia do que é a guitarra perfeita (pra ti). Siga o processo natural de ir trocando de guitarras (por melhores) até chegar lá. Vai lhe ensinar bastante.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Andras

    Preço? Entre 2k (díficel menos), 3.5k (uma "top" normal) e 10k (uma super top).

    2k eu pago.

    Agora, se você não sabe coisas básicas como essas, não recomendo partir pras guitarras Custom/Luthier. Tu só vai tirar proveito disso quando tiver bem definido a tua idéia do que é a guitarra perfeita (pra ti). Siga o processo natural de ir trocando de guitarras (por melhores) até chegar lá. Vai lhe ensinar bastante.

    Acho que nem preciso mais de respostas.

    Drinho
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Drinho
    · votar


    Melkchup

    Com um bom luthier você consegue montar na minha opinião a melhor guitarra do mundo pra você pois ela será projetada de acordo com suas necessidades, madeiras, peças a seu gosto e além de tudo vai ter a aparência que você gosta....

    Você só perde em valor de re-venda, de resto não tem fábrica no mundo que ganhe...

    A parte chata é encontrar uma custom shop que tenha um serviço de altíssimo nível cobrando menos de 3,5 ou 4 mil por uma guitarra dessas...

    Até porque só de peças sendo compradas no brasil você já gasta mais de 1000 reais....

    Ahh... e eu só sugiro que você faça um investimento pra realizar um sonho desse se você tem certeza de exatamente TUDO o que você quer pra conseguir teu som, articulação e etc... até o estilo da roldana que vai pendurar a correia...

    Ai sim você estará fazendo um puta negócio mesmo pagando 4 mil porque o instrumento dos sonhos não tem preço e nenhuma fábrica faz...

    A gente fala que gostaria de ter a guitarra do fulano, do ciclano e tal... mas quando aprendemos a ser seletivos, curtir determinado tipo de som e ter uma idéia de mesclar com outro que você também curte, dai começa a fazer aquela mistureba de conceitos na cabeça e então com muita pesquisa você se acha e fala...SE EU TIVESSE UMA GUITARRA ASSIM, ASSIM E ASSADO tava perfeito!

    Essa é a hora de você ir numa custom shop com a cabeça de que fender é coisa do passado e o grande negócio é você ter a sua guitarra assinatura!

    Do contrário acho melhor esperar mais um tempo pras decisões virem de acordo com suas experiencias, aprendizados e etc...

    Outra coisa, pra isso não pense tanto na economia cara... tipo não to falando pra você pagar 20 mil reais pruma custom shop faqueira, mas se a guitarra for cara e esse caro for um caro razoável tipo 5 mil não pense em economizar porque vai ser uma puta guitarra finíssima feita de acordo com todos os seus gostos e frescuras....

    qualquer gibson é 10 pau, não desmerecendo 5 mil reais que claro é grana pra caralho... mas que que é 5 mil pra realizar um sonho quando o kilo da carne tá quase 30 conto e qualquer carro 1.0 sem direção hidráulica tá quase 30 mil?

    É um sonho... e nisso vale gastar um pouco mais!

    Cristhyano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    A minha começa a ser feita hoje. Digo que vale muito a pena e tem que ter muito em mente o que se quer. No mais, é um processo sensacional o de escolher detalhe por detalhe.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Drinho
    Essa é a hora de você ir numa custom shop com a cabeça de que fender é coisa do passado e o grande negócio é você ter a sua guitarra assinatura!

    é exatamente isso amigo.

    Cristhyano
    A minha começa a ser feita hoje. Digo que vale muito a pena e tem que ter muito em mente o que se quer. No mais, é um processo sensacional o de escolher detalhe por detalhe.

    Parabêns cara, tomara que fique bom, depois poste pra gente ai como ficou.

    4 Hands Luthieria
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Boa noite, Melkchup, tudo bem?

    O que o Drinho falou é extremamente importante: saber o que você busca do instrumento que quer construir ou customizar.

    A vantagem dos instrumentos customs é poder misturar uma dezena de características de determinados fabricantes em apenas um instrumento - comprimento de escala de uma, raio da escala de outra, disposição das tarrachas de uma terceira, e assim por diante.

    Claro que você tem uma série de opções no mercado hoje... mas a questão é se a grana que você irá gastar atende todas as suas necessidades.

    Uma Gibson, Fender ou Ibanez custam caro e oferecem determinados benefícios muito específicos. Em contrapartida, não possuem algumas coisas que talvez você desejasse ter em um modelo seu, feito do zero.

    Sugiro ir a uma loja de confiança, testar os modelos que você julga mais importantes pra você e perceber a diferença entre cada um.
    Se algum te cair como uma luva, maravilha, achou o seu Santo Graal..rs... mas a tendência é você curtir a tocabilidade de um, o grave da outra, o acabamento da terceira, e por ai vai...rs.
    Anote o que curte em cada uma... e busque uma guitarra que chegue muito perto de todas as características.
    Na pior das hipóteses, terá uma série de dados pra passar ao seu luthier e cotar uns instrumento como deseja.

    Acho que no caso que descreveu, talvez o corpo ficasse melhor que o braço pois tudo seria feito conforme as suas especificações. O único cuidado seria com a junção do braço/corpo pra não ter folgas e encaixar perfeitamente uma peça na outra.

    Quanto as madeiras, aqui na oficina temos um pequeno estoque mas compramos conforme o pedido do cliente. Tudo é feito do zero pensando realmente naquele projeto em específico.
    Quando decidimos fazer algum modelo pra mostruário e posterior venda, ai escolhemos conforme o projeto que decidimos montar.

    Esse mesmo raciocínio vale para o hardware (captadores, ponte, tarrachas) então, você consegue controlar o quanto quer e pode gastar. Nada impede de fazer um corpo com madeira muito boa e colocar um hardware mais simples pra ficar um pouco mais barato. Com o tempo, e a experiência que adquire, pode ir trocando as peças aos poucos.

    Espero ter ajudado.

    Zanetti

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    4 Hands Luthieria
    hm mto bom chefe entendi direitinho oque quis dizer,
    então no inicio de fato deveria gastar absurdamente com a madeira para que mais tarde eu possa trocar os captadores. !

    obrigado pela resposta !

    Andras
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Melkchup

    Cara, não é só a questão de escolher uma madeira boa.

    A partir da definição da madeira, vão ter que ser feitas diversas outras definições. Madeiras do braço, escala, tampo e etc. Depois tem o shape da guitarra, do corpo, do braço, e etc. Tamanho da escala, tipo da escala, e etc. Braço parafusado, colado, inteiriço, e etc. Todas estas questões envolvendo só a madeira.

    Em resumo, definir que você quer uma guitarra de uma madeira boa, mogno por exemplo, é 1% do processo. E boa parte dos 99% por cento ainda envolve a madeira, e são questões que talvez você não vá poder voltar atrás depois.

    Eu ainda recomendo que você vá comprando guitas normais, fabricadas em série, pra ir montando o seu perfil de instrumento. Você precisa tanto saber o que quer, quanto o que não quer. E isso você não vai conseguir determinar com precisão com alguns minutos de testes em lojas. Existem coisas que vão lhe agradar no inicio, mas depois do primeiro mês lhe encomodar.

    Chegar a definição do que é melhor pra você é um processo natural, que leva tempo. E mesmo quando essa hora chegar, você vai ter provavelmente mais de uma definição ideal de instrumento. É uma pra tal tipo de música, outra pra outro tipo, e etc. Então, não vale a pena você invistir agora em uma guitarra custom, porque é quase certo que você vai mudar de preferência com o passar do tempo. E as suas preferências podem ir além dos itens que podem ser substituidos. E neste caso, vai ser complicado pra você se desfazer da guita, porque guitarras custom, infelizmente, tem valor de revenda baixo.

    Melkchup
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Andras

    entendo oque você quis dizer, e é oque vou fazer. experimentar guitarra por guitarra. e até o meu ouvido descobrir LITERALMENTE oque ele quer. :]
    obrigado ai pelas respostas. muito bom mesmo

    Andras
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Melkchup

    É isso ai velho, já sai na frente da grande parte dos guitarristas por ai seguindo esse caminho.

    É um caminho tortuoso, surrado, desmotivador, mas tenha certeza que vai chegar muito mais longe assim.

    Boa sorte ai, abraços!

    4 Hands Luthieria
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Olá,

    Mais uma vez o Drinho fez comentários importantes e que tem que levar em consideração.

    Vou ilustrar isso que ele te disse: eu tive umas 14 guitarras antes de começar a construir.... das mais baratas até as mais caras.... e nenhuma atendeu 100% ao que eu precisava. Uma era muito boa pra rock, e não pra country; outras, ótimas pra blues e ruins pra metal... e assim por diante.

    De uns anos pra cá, me achei na telecaster. Todo de tudo nelas e fico satisfeito com o resultado - claro que uma hora vou me presentear com uma tele com EMGs do Zakk mas, isso é uma outra história...rs

    Acho que o lance da madeira é importante pq seria legal você escolher em que frequências quer que a guitarra fale melhor, por exemplo. Se escolher uma combinação boa pra som pesado (tipo mogno, rosewood) e depois quiser o som estalado de uma tele, vai ser quase impossível de compensar isso apenas nos captadores que irá colocar. E se compensar, não ficará com o mesmo resultado de uma guitarra feita pra isso.

    Em tempo: não tô dizendo que cada guitarra presta pra um estilo..rs... calma... mas cada uma gira melhor em uma área com certeza.

    Se o seu forte é metal, ideal seria fazer uma guitarra pensando nesse ponto forte. Isso não vai te impedir de tocar jazz tbm...rs..

    Abraços

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Melkchup

    Cara tem o Custom Shop da Walczak, lá você pode pegar um shape ou modelo que te agrade e customizar, tem de tudo lá.

    Os caras cotaram para mim uma Telecaster com corpo em Ash, braço em maple, caps Seymour por menos de 3 mil.

    Tenta lá, eles não cobram nada para fazer a cotação de preço, as vezes demora, mas acho que é uma baita saída.

    Acessa essa página: http://walczak.com.br/custom-shop.

    Boa sorte!

    Chinaycustom
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Senhor Sanchez

    Quanto sai em média uma Custom Shop da Walczak?

    Drinho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Chinaycustom


    Provavelmente pelos formulários do site deles você consegue um orçamento...

    já toquei em loja nas guitarras de série da walczack, achei boas guitarras..

    mas acredito que nao saia menos de 3k uma feita sob especificações...

    slash_web
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Luthier mete a faca. Se for para fazer uma guitarra em um... vá ao luthier mais ''famoso'' que voce souber...

    Senhor Sanchez
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Chinaycustom

    Oi amigo, eu fiz uma cotação com os caras da Walczak para um Telecaster em ASH, Braço em Maple, Tarraxas Gotoh, Ponte Wilkinson Vintage e Captção da Walczak na ponte e um Mini Humbuncker no braço com push pull.
    E saiu bem barato na minha opinião, saiu por 2.300 reais em 6x no checão, e o melhor na cor que quero, madeira envernizada envelhecida com escudo preto.

    Testa o formulário lá, e olha as guitas que os caras já fizeram aqui:
    http://walczak.com.br/galeria-custom-shop

    Não compare guitarras custom com guitas Chinesas e afins, é outra ideia. Assim fica mais facil de comprar sem medo.

    Falow

    MMJr
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: MMJr
    · votar


    Talvez saia mais barato e , com certeza, menos "dor de cabeca" importar a guitarra dos seus sonhos....

    http://www.guitarcenter.com/ESP-LTD-F-10-Electric-Guitar-107409849-i17 97699.gc

    http://www.guitarcenter.com/ESP-F-100FM-Electric-Guitar-105342489-i114 9041.gc

    http://www.guitarcenter.com/ESP-LTD-F-350-Electric-Guitar-107043028-i1 503616.gc


    Valeu...

    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Eu ja ia citar o Andras aqui, que fez a guitarra em luthier, nem precisa mais haha

    Enfim, ja vi de perto ótimos instrumentos feitos por luthier, talvez de qualidade similar (por que nao do mesmo páreo) que instrumentos top de linha. Como ja citaram aqui, o mais indicado é ter plena certeza e consciencia do que voce quer do seu instrumento, conhecer todos os detalhes e aspectos fundamentais, coisa que me fez desistir de fazer o meu instrumento customizado.

    Talvez saia mais barato e , com certeza, menos "dor de cabeca" importar a guitarra dos seus sonhos....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthieria: Qualidade, Personalização e Preço ?