questão do enem 2011 sobre captadores

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# out/11 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


ogner
Seria minha voz um material ferroso?!

E agora!? hehehehe




kuakauakuakaukauaaaaaaaa


Não cara ... vc grita próximo aos captadores e, o som da sua voz (lembrando que o som é uma onda mecânica), ao atingir as cordas (e até mesmo as peças do captador) faz com que esses vibrem em uma frequencia próxima a do seu grito e o som é reproduzido no ampli ...

Para a sua voz ser reproduzida realmente no captador, teria que ser detectada por um transdutor que transforma uma onda mecânica (voz) em sinal elétrico (que vai pro ampli e blablablabla som no falante) ...

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11
· votar


Se o Enem fosse descritivo, essa seria uma das poucas questões que eu acertaria. =P

strinbergshredder
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
pois é velho, somos dois....

mrfelipbr
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
cara, o enem tava de graça, eu acho q acertei uns 90 % da prova....

Filhada
Veterano
# out/11
· votar


Bruno_Rock and Roll
strinbergshredder
Três!

Na hora eu fiquei com uma cara tão "WTF?" kkk
Fiz brincando, afinal, que guitarrista não entende o básico de magnetismo, e ondas? :P

Gabriel Landim
Veterano
# out/11
· votar


ogner
Taí uma pergunta interessante!
Eu acredito que fato da voz ser captada (como fazem o Steve Vai e outros malucos) seja por que a voz faz as cordas vibrarem e o captador capta essa vibração das cordas, isso aliado a um ganho alto também.

Mas confesso que não tenho certeza... tenta tirar as cordas lá da tua guita e fazer o mesmo rsrs.

theblackstrat
Veterano
# out/11
· votar


tudo tem a ver coma frequencia de vibração das cordas de aço e nylon..mas teria que saber qual é maior e qual é mais baixa.att

theblackstrat
Veterano
# out/11
· votar


minha primeira guitarra foi uma giannini sonic anos 80 tosca que nem tensor tinha apesar de ter boas madeiras..
essa sim se cantasse no captador era quase microfone..
uns singles com formato de humbucker cromadao..estranhassa a guita..

Gabriel Landim
Veterano
# out/11
· votar


theblackstrat
Não viaja, frequência de vibração das cordas está relacionado à altura da nota, não ao fato de o captador captar ou não.

theblackstrat
Veterano
# out/11
· votar


Gabriel Landim
mas devems er bem diferentes na intensidade,o nylon e o aço.
mas o magnetismo é que importa ne..

EduBluesMan
Veterano
# out/11
· votar


está claro que é a letra C, pois nyleon = plástico e consequentemente não emite magnetismo a ser aytraído pelo imã do captador.

theblackstrat
Veterano
# out/11
· votar


é por aí..alguem tem o gabarito oficial?

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


C-APRESENTA UMA MAGNETIZAÇÃO DESPREZÍVEL SOB A
AÇÃO DO IMÃ PERMANENTE


Essa é a resposta!
As outras alternativas são absurdas!

Esse ENEM tava fácil hein! Eu devia ter feito!

marcosshrp
Veterano
# out/11
· votar


C com certeza..

henriquemxk
Veterano
# out/11
· votar


A = sem dúvida não é, pois não tem como interromper a passagem porque não ta no meio
B-tbm não porque tem varias expessuras de corda
C-Eu marquei essa
D-não induz corrente elétrica pq é nailon, claramente
E-creio q treme do mesmo jeito =D

essa e miha opniao, e certamente a C é a correta

bpv
Veterano
# out/11
· votar


Na verdade a C tb é suspeita..

a corda de Nylon não apresenta magnetização desprezível, ela simplesmente não tem magnetização.

mfwitzel
Veterano
# out/11 · Editado por: mfwitzel
· votar


bpv
a corda de Nylon não apresenta magnetização desprezível, ela simplesmente não tem magnetização.

Alguma coisa deve ter sim (toda matéria)....mas neste caso, desprezível para tal uso....rs...

Essa é uma questão de lógica....não precisa manjar de física, nem música nem guitarra nem nada...é só ler com cuidado....
Se o que liga a corda de aço ao captador é magnetismo e quando poe nylon nao tem mais captação, é porque alterou algo quanto ao magnetismo....

shehrazad.elis
Veterano
# out/11
· votar


jmarckos
Ocorre o seguinte,
"ESSE CAPTADOR COMUM CONSISTE DE UMA BOBINA,FIOS
CONDUTORES ENROLADOS EM TORNO DE UM IMÃ PERMANENTE."

Lembre-se que um campo magnético atua diretamente num campo elétrico e vice-versa, e que o nailon é um material feito de um composto orgânico,que o torna muito pouco polarizado, logo o campo do imã não magnetiza o encordamento suficientemente para que sua frequencia seja transmitida ao auto-falante.
Para que fique mais claro, o alto-falante é composto por uma caixa sonora, um imã no formato de um anel, um cone que "veste" este anel e uma bobina que também "reveste" o cone. A referida "indução dos pólos (...)" é resultado da atuação do imã permanente do captador na corda, esta "transmite",através da sua frequencia,uma variação magnética ao imã permanente que é proporcional à frequência da nota tocada (independente do instrumento ou material,a frequência fundamental de uma nota é constante).O imã, por sua vez, passa a informação à bobina de cobre que a "converte" em corrente eletrica, também proporcional à frequência sonora da nota tocada. Ao chegar na bobina do alto-falante, essa corrente inverte os pólos da bobina(que age como um eletro-imã), atraindo e repelindo-a do imã, e o som é resultado das colisões das partículas de ar geradas por este afastamento e aproximação dentro da caixa sonora do amplificador. Como a atuação do imã do captador sobre o nailon é irrelevante, este processo é podado no início.

Como citei antes, a frequência fundamental ( que define a altura, isto é, afinação da nota) é constante para cada nota independente do instrumento ou material do encordamento,portanto, uma frequência que não pudesse ser percebida pelo captador também não seria percebida se tocada numa corda de aço,pois é a mesma (sabemos que a afinação se mantém) o que torna a assertiva "E" totalmente incorreta, como citou o Fireyeah

Espero tê-lo ajudado ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a questão do enem 2011 sobre captadores