melhor ano de uma Gibson?

Autor Mensagem
baboni
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster
Marcelo Bico
de boa vlw

caneca
Veterano
# out/11
· votar


Respondendo a pergunta: o melhor ano de uma Gibson é aquele que você consegue comprar!

Tenho uma LP com corpo maciço e outra chambered. As duas são ótimas, mas acho a chambered mais confortável, levíssima!

Muitas guitarristas se preocupam com essas "frescuras", ao invés de tirar um som decente de guitarra!

Abraço e bons sons com a nova aquisição!

Marcelo Bico
Veterano
# out/11
· votar


caneca
Tenho uma LP com corpo maciço e outra chambered. As duas são ótimas, mas acho a chambered mais confortável, levíssima

He he, é isso. Também adoro a minha LP studio, chambered, que tem um som ducaráio e não dá dor nas costas depois de duas horas de show.

Hammer
Veterano
# out/11
· votar


MMI
sem querer te contradizer mas... a tradicional vs a std que testei a diferença de peso era muita!

Agora essas custom nem comento pois nunca tive chance de testar uma...com certeza deve ser outro nivel...

Sem querer te amolar...

Agora quanto a PRS estilo Mark Tremonti (copia +- da les paul) como vc classifica o som perante uma les paul... é mais estridente mais agudo? os caps sao mais forte que os bustbuker? encorpa legal igual uma lp? sustain é maior?

Abs.

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Hammer

Então, o que eu quis dizer é que varia bastante conforme a madeira usada. Claro que a madeira teoricamente é a mesma, mogno, tampo em maple, escala que pode ser rosewood ou ébano. Mas como mostrei nos sites, existe uma variação grande dentro desses tipos de madeiras em relação ao peso. Assim, acredito e é plenamente possível que a Traditional (weight relieved) neste caso específico fosse mais pesada que a Std (chambered), não duvidei nem quis lhe contradizer também. A questão é que nem isto é uma regra! Como disse, minha sólida foi uma das mais leves que tive (tive várias Gibson) e a mais pesada de todas sem dúvida foi uma weight relieved. Só que como diz no site, até uma chambered pode ser mais pesada que uma sólida, isso para guitarras novas. Se pegar algumas vintage quando madeiras leves eram mais disponíveis, era bem leves.
As Custom não me agradam muito de forma geral. Aquela construção, com escala em ébano, deixa o som muito escuro e fechado. Para mim não é porque é Custom que é "outro nível", algumas eu acho até piores para meu gosto. As Custom Shop, como as R9, essas sim são outro nível.
A PRS tem 2 modelos Tremonti. A SE é asiática e nunca tive curiosidade de experimentar (as SE são bacanas, mas não são isso tudo), mas tem a americana. A americana vem com um captador bem forte, pancada mesmo. As guitarras PRS americanas tem captadores bem estudados, são mais equilibrados e nunca vi uma guitarra muito estridente deles. Mesmo porque para este tipo de captação, bem forte, se privilegia bastante os graves para dar peso na distorção (esse é o segredo de muita guitarrinha asiática para tentar soar bem). Os captadores da Tremonti são específicos dessa guitarra, pode ter certeza que são bem mais fortes que qualquer burstbucker. E encorpa bastante e tem sustain, mesmo com a ponte tremolo. Não é uma guitarra que me agrade muito por ter captação muito forte, mas não duvido que ao lado de uma Gibson com captação forte, ela seja capaz de atropelar a Gibson.

Hammer
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Vlw...

jr_ct
Veterano
# out/11
· votar


ae galera...

vou contribuir com um pouquinho das informações que tenho e alguns luthiers ja me falaram...

Tanto a Gibson como a Fender um dos melhores anos foi 96!!
Nessa época a fender e a gibson conseguiram uma remessa muito foda de madeira...por isso que se vc pegar uma gibson 96 e comparar com uma 2005 vai ver a diferença claramente...
detalhe: algumas pessoas possuem um ouvido mais "treinado" para ouvir essa diferença... ou seja..pode ser que algumas pessoas nao percebam... mas é bem claroo mesmo a diferença das duas no som..
ou seja...não eh um mito a questão de as marcas terem anos melhores que outros...
obs.: vale lembrar que a madeira de uma guitarra leva em média 16 anos para "secar"...

agora ja que o assunto eh Gibson....tenho uma PRS Custom 24 e posso dizer... guitarra fantastica..kk vlw rapaziada... e detalhe..oq falei foi tudo informações de luthiers ok???? abraççoo

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


jr_ct

agora ja que o assunto eh Gibson....tenho uma PRS Custom 24

Globo e vc, tudo a ver!!!

jr_ct
Veterano
# out/11 · Editado por: jr_ct
· votar


entao renatocaster... so pra descontrair ..kkk

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


jr_ct

entao renatocaster... so pra descontrair ..kkk

Hehehe, de boa. Fique à vontade cara!

Abs

MMI
Veterano
# out/11
· votar


jr_ct

Tanto a Gibson como a Fender um dos melhores anos foi 96!!

Isso é quase uma lenda urbana. Diria até para não se levar muito a sério essa informação.

Existe, claro uma variação nas madeiras, lotes melhores e piores e dentro de um mesmo lote, madeiras melhores e piores. Como 96 não foi de um só lote e 2005 também não, fica difícil afirmar isso.
Na verdade, as madeiras dos modelos normais (Gibson ou Fender) variam bastante na qualidade, enquanto nos modelos Custom Shop são selecionadas madeiras e acabam variando um pouco menos. Tem sido cada vez mais difícil achar madeiras de qualidade para guitarras, na aparência, densidade, espessura e tipo de corte - pasmem, mesmo a Gibson não usa madeiras "quartersawn" sempre, ás vezes vai "plainsawn" mesmo, assim como tiveram que usar o "chamber" e "weight relief" para utilizar madeiras que não são o ideal.
Algumas coisas acabam sendo um pouco relevantes em relação a anos de fabricação das Gibson. Quando a empresa foi comprada pela Norlin ("Norlin era"), de 1969 a 1985, houveram experimentações e alterações do desenho do corpo das Les Paul, além de usarem construções "multipiece", "pankake body" e "crossbanding". Tentaram usar braços de 3 peças de maple também. Muitas dessas guitarras são modelos desvalorizados no mercados e posso garantir, algumas são pesadas para burro (essas pesadonas ficaram famosas por esse peso a mais). Outras guitarras dessa época, a L5S com tampo de 3 peças e a L6S com braço de maple com 24 trastes também acho lamentáveis. De qualquer forma, foi um período ruim tanto quanto a CBS para a Fender.
Outro período que saíram umas guitarras meio erradas da Gibson foi na época de transferência da fábrica de Kalamazoo, em Michigan. Como era foi lá que Orville Gibson fundou a fábrica em 1894, quando a fábrica começou a produzir em Nashville, Tennessee entre 1974 e 1984, tiveram problemas. O que houve foi que precisaram contratar funcionários inexperientes, adaptar os processos a um clima bem mais quente e úmido. Tal problema não foi muito notado na abertura das fábricas em Memphis (TN) e Bozeman, Montana.
Eu também sou fã das PRS, acho que acabam tendo um controle de qualidade acima da Gibson. Só não gosto das Custom, especialmente da 24... hehehe (desculpe por essa, mas é meu gosto). Isso porque tenho 2 Gibson Custom Shop, 3 PRS e 1 Fender Custom Shop.

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# out/11
· votar


MMI

Isso porque tenho 2 Gibson Custom Shop, 3 PRS e 1 Fender Custom Shop.

Pra que isso se você só tem duas mãos?

jr_ct
Veterano
# out/11 · Editado por: jr_ct
· votar


kk...realmente cara...gosto eh gosto tem nem como discutir...rs quais os modelos de prs q vc tem??? e qual o motivo que te leva a nao gostar das custom? e especialmente da 24?

MMI
Veterano
# out/11 · Editado por: MMI
· votar


jr_ct

A questão é que uma guitarra como uma PRS (não me refiro às SE) são caras, são bem feitas, precisam ser perfeitas. Não são guitarras para que depois se precise uma mexidinha, isso para mim é coisa de guitarra barata asiática. Uma guitarra desse nível, como uma Gibson, fender, Suhr, Tom Anderson etc. são guitarras perfeitas que deveriam ser excelente "as is".
Por um lado, o modelo "custom" foi revolucionário porque o Sr. Paul Reed Smith conseguiu criar um projeto de guitarra que ficasse entre uma Les Paul e uma Fender e isso tornou o modelo dos mais famosos que ele produziu. Porém o modelo vem com um seletor rotatório, que é impossível de saber em qual seleção de captadores está posicionado. Isso faz com que o modelo seja comumente alterado para uma chave de 3 posições normal e push-pull, coisa que a própria PRS está cansada de fazer e é o modelo mais comum a sofrer modificações (grande parte desse modelo acaba sendo modificado mesmo). Algumas tem problema na ponte também. Isso a torna um "modelo imperfeito" na minha modesta opinião.
Por outro lado, o braço de 24 trastes altera a posição do captador do braço e deixa numa posição fora do ideal. Isso por 2 trastes apenas...
Minha PRS são uma Chris Henderson 10 top, uma 513 brazilian rosewood e uma hollowbody II double 10 top, piezo, artist package. Só que se for falar em qualidade de construção, nenhuma dessas é minha melhor guitarra. Algumas PRS são de excelente qualidade também, experimente tocar em uma Modern Eagle, Private Stock, as antigas Dragon etc.

jr_ct
Veterano
# out/11
· votar


cara...sinceramente...esse lance de saber qual captador está selecionado... da pra saber numa boa... basta ouvir... pra quem tem uma custom sabe o que eu estou falando..isso não é problema nenhum

agora qto a questão do braço de 24 casas...
isso é relativo...se comparar uma custom 24 com uma custom 22 por exemplo...

primeiro ponto para analisar: o timbre da guitarra é realmente afetado de uma maneira tão perceptível assim??vc saberia identificar qual é qual somente ouvindo? a diferença é grande?

Segundo ponto para analisar: supondo que realmente afeta o timbre... existe timbre correto?? pra mim timbre é questão de gosto...por isso nao discuto isso...

resumindo...a posição ideal é relativa...o ideal é relativo...

jr_ct
Veterano
# out/11
· votar


interessante que estamos falando de PRS em um tópico de Gibson .... kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a melhor ano de uma Gibson?