calor (temperatura) x guitarra

    Autor Mensagem
    maspn
    Veterano
    # out/11


    pow, nunca vi isso... hoje ta calor demais, afinei a guitarra ontém de boa, hoje fui tocar, tava toda desafinada, achei que fosse alguem que mexeu, mas tava uns 2 tons abaixo certinho... o braço deve ter se movimentado...

    uma pergunta, como voces previnem isso?
    e tipo tem que regular o tensor denovo ou ele volta?

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    maspn
    aqui na minha cidade é um mudança de temperatura brusca do caralho

    ontem eu tava encolhido por causo do frio e hj eu to quase pelado de calor

    imagina o braço da minha guitarra?

    ele volta?
    semana passada o braço da inha guitarra empenou feio não dava pra tocar mais ai voltou
    essa semana empenou de novo e não voltou, e de quebra acho que o tensor quebrou la dentro,
    um colega meu perdeu o tampo de um violão som com mudança de temperatura...

    é FOD*

    Fisherman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Acho que não tem como prevenir não.
    Aqui no Rio a temperatura vem subindo desde o ínicio da semana.
    Já afinei as minhas 3 vezes. Só regulo o tensor quando chega aos 35 graus. Aperto 1/4 de volta.
    Depois só regulo de novo quando vai chegando o inverno.
    Abç.

    maspn
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fisherman


    também ando pensando em apertar um pouco, mas da uma chuva já cai bem a temperatura, é foda.

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    até que desafinar a minha não desafina, parece mentira mais fica cerca 2 meses afinada e eu uso floyd rose insanamente quase todos dias!

    mais de um dois meses pra cá essa mudança de temperatura

    Fisherman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd
    Você mexeu no tensor?

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11 · Editado por: mr.floyd
    · votar


    Fisherman
    tipo
    na ia mecher nele ai quando encostei TAVA BAMBo ai DEPOIss girei girei e nada ele não "responde"

    Fisherman
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd

    Então ele deve estar frouxo. Assim que puder leve-a ao luthier.
    Antes que piore a situação.
    Abç.

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Fisherman
    pior que passei no luthier sexta e hj, ai fiquei de levar la maias cheguei em casa e tive a ideia de mexer mais todo jeito vou levar nele, semana que vem

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    aqui em Brasilia,a temperatura varia no minimo 10 graus por dia.


    nem por isso notei uma grande diferença.


    minha guitarra é ruim sim pra afinar,mas tambem não muda tanto a afinação com a mudança de temperatura...




    mas acho que posso dar uma dica:
    -quando for afinar a guitarra,certifique-se que a guitarra tenha saido do sol a no minimo 3 minutos,não ter ar condicionado ligado no ambiente,ou não estar numa casa ou cômodo com a janela apontada para o por do sol.

    brendonmetal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu sou iniciante e tenho uma dúvida:
    a minha guitarra (condor rx20s) está trastejando muito principalmente agora com o calor como citaram acima está tipo empenado para fora tipo assim ''\'' e agora vai começar a chover e com isso a temperatura cai, a minha dúvida é que:
    será que compensa mandar regular agora ou é melhor esperar um pouco correndo o risco da temperatura não cair e o tensor quebrar (não entendo muito disso não sei como quebra e me corrijam se estiver errado)
    o que vocês acham?

    rocknroll1234
    Veterano
    # out/11
    · votar


    brendonmetal
    se este calor for frequente,leva agora.

    RennanGuitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    galera isso depende muito de guitarra pra guitarra
    pega por exemplo uma condor e uma gibson e deixe-as em um local quente e vera que a qualidade da madeira influencia muito no resultado final

    maspn
    Veterano
    # out/11
    · votar


    RennanGuitar


    pau velho dura mais. kkkkk'
    o meu amigo trouxe uma fender do japão, ficou alguns dias guardada, quando foi ver, toda empenada.
    agora, tinha uma aria pro II, nem tensor tinha... nunca tive problemas.

    brendonmetal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rocknroll1234

    mas é que assim a temperatura está variando agora, tipo ontem de tarde tava fervendo e depois à noite esfriou e hoje de manhã estava ameno e daqui um tempo começa a esfriar por causa da chuva.
    mando regular assim mesmo? ou é melhor esperar um pouco?
    estou com medo de levar agora e a temperatura cair muito e ter que levar de novo

    se isso for ajudar eu moro em minas gerais
    vlw

    brendonmetal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ninguém???

    Bonnerfl
    Veterano
    # out/11
    · votar


    eu leva ela no luthier e perguntava isso pra ele lá, esplica esse lance pra ele q se o luthier for competente ele vai saber o que fazer , se não já procura outro, e eu compraria um ventilador e mantia o lugar onde fica a guitarra com a temperatura estável

    danilomagacho
    Veterano
    # out/11
    · votar


    A madeira é incluenciada muito pouco ou quase nada pela variação de temperatura. O problema maior fica por conta das cordas e do tensor.

    Para certificar-se disto basta olhar o aspecto físico destes materiais. O coeficiente de dilatação do Aço e do Níquel são próximos, mas a Madeira é menos da metade destes materiais. Isto muda muito com madeiras bem tratadas.

    Mesmo assim isto deveria no máximo trazer pequenas variações na tensão das cordas do instrumento, fazendo com que seja necessária uma pequena correção na afinação.

    Estou achando muito estranhos os comentários. Tem certeza que estão guardando de forma correta os instrumentos? Outra coisa é guardar eles em Bags ou Cases com boa proteção térmica, para evitar choques muito repentinos de temperatura.

    Só uma observação, muitos músicos não levam seus instrumentos no avião como bagagem, mas sim despachados. Estes instrumentos sofrem alguns choques violentos de temperatura. Alguém aqui imagina que tem um Luthier esperando para regular tensor e o caramba a quatro antes do instrumento ser utilizado? No máximo um Roadie para afinar...

    Del-Rei
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    brendonmetal
    mando regular assim mesmo? ou é melhor esperar um pouco?

    Cara, acho que isso tem que ser perguntado à previsão do tempo, né?
    =/


    maspn
    brendonmetal
    Já pensaram em comprar hard cases? Por incrível que pareça, protege MUITO do calor. Muitas vezes o tempo está muito quente, e quando abro o case pra pegar a guitarra, está fresquinha!!
    :)

    Um aceno de longe!!!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    um colega meu perdeu o tampo de um violão som com mudança de temperatura...

    caralho

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    maspn

    Cara você apoia a guitarra na parede?

    E se apoia como você deixa?

    E não tem como você previnir isso amigo a não se que você compre uma capa térmica ou um freezer so pra tua guitarra hehe

    brendonmetal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    vou ver se levo no luthier no fim desse mês vou aproveitar e dar uma geral nela regular as molas de trás la acho que vou botar um encordoamento 0.10 e ver como fica...
    Del-Rei
    nunca pensei em comprar um não eu só estudo guitarra acho que não compensa pro meu caso mas obrigado por indicar :)
    vou deixar meu quarto mais arejado ela fica em um suporte de parede
    tipo esse aqui
    será que é por causa disso?

    brendonmetal
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ninguém?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a calor (temperatura) x guitarra