Guitarristas desavisados e suas guitarras

Autor Mensagem
Jinkxs
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster

Você falou com propriedade. Assino embaixo.

Só pra completar um pouco o meu texto acima....

É óbvio que existem diversos tipos de guitarra com características distintas. São dezenas de formatos, madeiras, tipos de corpos, junções de braço, escalas, pontes, captadores, etc... etc... Além disso existem amplificadores, pedais, efeitos, cabos, etc.. etc.. etc... de forma que existem tantos fatores que influênciam no resultado final que é impossível determinar apenas 1 elemento como responsável por determinado som. O som... a música.... é sempre resultado do conjunto. E o elemento principal desse conjunto é o músico.

Pra ficar no exemplo do Pat Metheny.... a escolha dele por um determinado instrumento é resultado de todo o conjunto de experiências que ele viveu como músico e como pessoa.... desde seu aprendizado, passando pelas suas influências, até o desenvolvimento de sua carreira e os rumos que ele deu pra sua arte. É uma decisão pessoal, muito mais subjetiva do que parece....

Qualquer músico passa pelo mesmo processo. No fim.... a questão é gosto. O Pat poderia fazer sua música com uma centena de opções diferentes de equipamentos, que trariam um universo inesgotável de sonoridades... e ele escolheu uma.

Se eu toco cover do Pat, tenho que obrigatóriamente buscar a sonoridade do Pat. Isso me limita. Eu vou buscar instrumentos que me proporcionem essa sonoridade da forma mais fiel possível. Com certeza não vou de Jackson Flying V from hell.

Agora.... se toco minha própria música, nada me impede de buscar determinada sonoridade da Jackson Flying V from hell que se encaixe naquilo que quero passar, mesmo que seja no Jazz. Afinal, nada me obriga a seguir padrões.

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


esse tópico tem os posts mto grandes

Lodi
Veterano
# out/11
· votar


Ritchie Blackmore e Dave Grohl usam ou usaram ESs.

Já vi muitos falarem muito mal do som dela. Dizem que não aguenta muito.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Jinkxs

Agora.... se toco minha própria música, nada me impede de buscar determinada sonoridade da Jackson Flying V from hell que se encaixe naquilo que quero passar, mesmo que seja no Jazz. Afinal, nada me obriga a seguir padrões.

Correto. Vc escreveu exatamente o que eu resumi em poucas palavras: Não há regras, hehehe!

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# out/11 · Editado por: Bruno_Rock and Roll
· votar


DogMan
Legal o jeito humorado que tu usou pra fazer as comparações. Embora eu não concorde com algumas.

Chegou a assistir o show do SOAD no Rock In Rio?
O Daron Malakian tocou o show inteiro com uma SG. E não é Hard Rock.

Realmente, notei isso. Até achei estranho. Não peguei o show inteiro, mas os 70% que assisti ele só tocou com a SG. Acho que ele não fez nenhuma troca de Guitarra. =S
Realmente não é mais o Daron de antigamente, ou melhor, não é o SOAD de antigamente.

guizimm
15 anos, Taubaté / SP, Brasil
isso prova que não é a chuteira que faz o jogador!
n mesmo,eh a fabrica q faz


Hahahahaha' Brincadeira cara. =P

Bruninho92
Veterano
# out/11
· votar


DogMan

Gostei das comparações, do jeito como foram feitas, mas não concordo não.

Chegou a ver o Show da Pitty no RIR? O guitarrista tava de SG e não é um "hard rock" o som da Pitty. E uma comparação tosca, você já viu quem na atualidade toca com Gibson SG? Demi Lovato, Jonas Brothers, artistas Lights.

Tenho uma Strato e sempre que vou pro meu curso, meu professor pega ela, liga na distorção e começa a tocar Metallica, Ozzy, Iron.
Tudo depende de Equalização, e quando se é iniciante qualquer guitarra é guitarra. Mas concordo que existem aquelas em que é mais fácil a adequação a um determinado estilo.

Mas achei interessante o jeito que vc colocou as comparações.

vlw

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


Bruninho92

você já viu quem na atualidade toca com Gibson SG? Demi Lovato, Jonas Brothers, artistas Lights.

Angus Young - AC/DC
Tommy Iommy - Black Sabbath
Daron Malakian - SOAD

Todos esses tocam de Gibson SG na atualidade e não são nada lights, hehehe.

Abs

DogMan
Veterano
# out/11
· votar


Andei acompanhando as respostas e a maioria concorda que a guitarra não faz o músico. Embora existam guitarras mais ou menos adequadas para um determinado estilo, isso não é uma regra e se fosse há inúmeros exemplos de guitarristas que subverteram esta regra.

As comparações realmente geraram um pouco mais de divergências, mas, Jinkxs, nada que comprometesse a linha de raciocínio do post.

Rdesign
legal sua comparação, isso prova que não é a chuteira que faz o jogador!
Gostei dessa!

The Man Who Sold The World
mas é verdade, quem faz a guitarra servir pra todos os estilos musicais é o guitarrista
É como uma Ferrari para quem não sabe guiar.

renatocaster
O que é noob?
Cara, noob ou newbie é um termo usado na internet para definir os novatos ou pessoas com poucos conhecimentos ou habilidades em um assunto. Coisa de nerd... rsrsrs

Wanton
Excentricidades podem quebrar a monotonia dos clichês de estilo, mas bom mesmo seria compreender a formação dos timbres e o qual o tamanho do papel do instrumento nesse processo.
Sensacional! A busca do timbre perfeito é um caminho longo e cheio de bifurcações.

Spect
São sim grossas e dificultam sim bends. SRV era um cavalo, e mesmo assim afinava em Eb.
Era um cavalo com um puta feeling. Se chegar a pônei, não daqueles malditos, e tocar 25% do que ele tocava ficarei muito feliz - kkkk

pacificguitar
Adequação é para os limitados. Os grandes músicos subvertem e muitas vezes nem se dão conta que estão subvertendo. Pegam qualquer corpo e falam sua lingua. Concordo e sem ressalva. Sem essa de adequação.
Show!

Jinkxs
Ressalvas a parte entenderam, responderam e contribuíram muito.

Afinal, nada me obriga a seguir padrões.
Subversivo! hehehehe

thefuga
Gostei do post...
Valeu! Gostei da contribuição de todos.

Bruninho92
Gostei das comparações, do jeito como foram feitas, mas não concordo não.
O objetivo é trocar idéias. Se todos concordarem não há troca e ninguém evolui. Valeu por contribuir.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


DogMan

Cara, noob ou newbie é um termo usado na internet para definir os novatos ou pessoas com poucos conhecimentos ou habilidades em um assunto. Coisa de nerd... rsrsrs

Entendi! :)

Valeu!

Bruninho92
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster

Eu estava dando exemplo dessa guitarra sendo usada para músicas "lights"

Sei que tem muita banda de metal, Hard rock, Punk, etc que usa...

Bruninho92
Veterano
# out/11
· votar


DogMan

Tranquilo... concordo que não é a guitarra que faz o guitarrista, mas o guitarrista que faz a guitarra.

Buja
Veterano
# out/11
· votar


flying V é so pra metal
até que eu vi o albert king tocando bluezao numa Vzona fina
Éhhh.....vivendo e aprendendo

DogMan
Veterano
# out/11
· votar


Bruninho92
Tranquilo... concordo que não é a guitarra que faz o guitarrista, mas o guitarrista que faz a guitarra.

Achei que fosse o luthier... rsrsrs
Brincadeira à parte, valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas desavisados e suas guitarras