Guitarristas desavisados e suas guitarras

Autor Mensagem
DogMan
Veterano
# out/11


Atenção! Seguem algumas verdades sobre guitarras:

Guitarras com single coil não servem para distorção pesada - Alguém deveria ter avisado o Hendrix!
Les Paul são boas apenas para sons pesados - Ninguém avisou o Bob Marley, Chat Atkins e Gary Moore sobre isso!?!?
Guitarras SG são para Hard Rock - Putz! Ninguém avisou o Clapton sobre isso? Pelo menos esse passou a usar Strato...
Cordas 0,013 são muito grossas, dificultam os bends e empenam o braço da guitarra - É uma pena que Stevie Ray Vaughan tenha morrido sem saber disso!
Fender Startocaster não são boas para som pesado - Por favor avisem o David Murray, o David Gilmore e o Ritchie Blackmore!
Guitarra é acústica! - Alguém deveria ter dito isso para o Les Paul!
Telecasters são guitarras para Blues e Country - E pensar que o Keith Richards e o Jimmy Page não foram avisados disso...

Claro que tentei mostrar de forma bem-humorada que não importa a guitarra, mas sim o gosto de cada um. Sou noob ainda em guitarra, mas acho que é por aí. Concordam?

joao b.
Veterano
# out/11
· votar


Concordam?

Sim.

Rdesign
Veterano
# out/11 · Editado por: Rdesign
· votar


legal sua comparação, isso prova que não é a chuteira que faz o jogador! o.O

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/11
· votar


Fender Startocaster não são boas para som pesado - Por favor avisem o David Murray, o David Gilmore e o Ritchie Blackmore!
David Gilmore???? o que é pesado no som dele???
e o ritchie só toca musica medieval kkkkk

The Man Who Sold The World
Veterano
# out/11
· votar


mas é verdade, quem faz a guitarra servir pra todos os estilos musicais é o guitarrista

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


DogMan

Sou noob ainda em guitarra

O que é noob?

não importa a guitarra, mas sim o gosto de cada um.

Sim. Apesar de existirem modelos de guitarras mais adequados para determinados estilos, porém isso não é uma regra.

bicinh
Veterano
# out/11
· votar


mas é verdade, quem faz a guitarra servir pra todos os estilos musicais é o guitarrista e o equipamento, é claro!

buckley
Veterano
# out/11
· votar


Sim. Apesar de existirem modelos de guitarras mais adequados para determinados estilos, porém isso não é uma regra.

falou tudo kra
Fender Startocaster não são boas para som pesado
ja vi o andreas kisser com uma strato modelo Buddy Guy...eu acho

Wanton
Veterano
# out/11
· votar


Concordo que esses clichês são baseados numa leitura equivocada da relação entre instrumento e estilo.

As características das guitarras interferem na formação do timbre. Em alguns estilos costuma-se esperar que determinadas peculiaridades estejam presentes no timbre.

Excentricidades podem quebrar a monotonia dos clichês de estilo, mas bom mesmo seria compreender a formação dos timbres e o qual o tamanho do papel do instrumento nesse processo.

eric bluesman
Veterano
# out/11 · Editado por: eric bluesman
· votar


quem faz a guitarra digamos "virar" num estilo é o guitarrista com sua qualidade tecnica e conhecimento nos equipos , de uma strato pode tirar timbres pesados e de lespa sons bem claros limpos , essa coisa de essa guita é pra isso e aquela é pra aquilo é puro "eu acho".

Spect
Veterano
# out/11
· votar


Guitarras com single coil não servem para distorção pesada - Alguém deveria ter avisado o Hendrix!

Hendrix não usava níveis de ganhos nem perto do que se usa atualmente para se considerar "distorção pesada".

Guitarras SG são para Hard Rock - Putz! Ninguém avisou o Clapton sobre isso? Pelo menos esse passou a usar Strato...

Clapton usou SG na época do Cream, que era uma banda bem pesada para a época. O Clapton do Cream é bem diferente do Clapton da carreira solo.

Cordas 0,013 são muito grossas, dificultam os bends e empenam o braço da guitarra - É uma pena que Stevie Ray Vaughan tenha morrido sem saber disso!

São sim grossas e dificultam sim bends. SRV era um cavalo, e mesmo assim afinava em Eb.

Fender Startocaster não são boas para som pesado - Por favor avisem o David Murray, o David Gilmore e o Ritchie Blackmore!

O Dave Murray usa humbuckers em formato de single, até aonde eu saiba. O Gilmour não toca nada "pesado" e o Blackmore é o mesmo caso do Hendrix.

não importa a guitarra, mas sim o gosto de cada um.

Com isso eu concordo. Porém, existem limitações. Muito do que você falou são meias-verdades: pode até funcionar, mas existem opções mais adequadas.

Arimoxinga
Veterano
# out/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


DogMan

essa parte do Hendrix totalmente fora! ele não era Hi-gain. pode tocar com strato um som pesado desde que ela tenha um humbucker na ponte se não.... o som fica uma chiadeira du mal.


Peace!!

engtmir
Veterano
# out/11
· votar


Arimoxinga
pode tocar com estrato um som pesado desde que ela tenha um humbucker na ponte se não. o som fica uma chiadeira du mal
Basta ver minhas jams das antigas... aheuihaieiuahe

Uma chiadeira du mal
haiuheiauhiu

Abraços

pacificguitar
Veterano
# out/11
· votar


Adequação é para os limitados. Os grandes músicos subvertem e muitas vezes nem se dão conta que estão subvertendo. Pegam qualquer corpo e falam sua lingua. Concordo e sem ressalva. Sem essa de adequação.

renatocaster
Moderador
# out/11
· votar


DogMan

Guitarras SG são para Hard Rock

Chegou a assistir o show do SOAD no Rock In Rio?

O Daron Malakian tocou o show inteiro com uma SG. E não é Hard Rock.

Arimoxinga
Veterano
# out/11
· votar


engtmir

kkkkk a minha se eu to perto do ventilador e coloco no single a guitarra já fica fazendo hummm se combinar single braço+S. meio ai vira um buzzzz foda kkk.


Peace!!

engtmir
Veterano
# out/11 · Editado por: engtmir
· votar


Arimoxinga
hehehe

De tanto apanhar tentando timbrar minha stratozinha pelo pc, acabei por comprar minha les paul xing ling 300... ahueihaiuhiueh

Bem, pelo menos agora o nível de ruído é zero! hehehe

Abraços

BJAofficial
Veterano
# out/11
· votar


concordo em parte.. até porque, se telecaster fosse só pra blues e country oq seria do Slipknot? oiashdoaish '
mas seilá, de certa forma, quem diz isso tem UMA PARTE de razão...
não é só pra isso, mas é o mais apropriado pra esse estilo...

Jinkxs
Veterano
# out/11
· votar


renatocaster
Arimoxinga
Spect
The Man Who Sold The World

Todos vocês fiseram ressalvas nas afirmações do 1º post do DogMan

A maioria com certa razão.... mas acredito que todos entenderam o que ele quis transmitir com aquilo, correto???

Eu mesmo, apesar de guitarrista sofrível, só tenho uma Strato Tagima 735 Plus com 3 singles... que é uma boa guitarra. Não tenho como ter várias guitarras, então tento tocar de tudo com ela.... toco blues, rock, pop, nacional, metal, etc... etc.... e posso dizer que ela não me limita em nenhum estilo.... aliás, eu que limito ela, hehehe.....

Basta experimentar, fuçar, usar os recursos disponíveis no ampli, nos pedais, nos VSTs, os knobs da guitarra.... coloca um compressorzinho aqui, um noise gate ali, um pouco mais de ganho acolá, acerta o volume e o tone, equaliza tudo e.... voilá!!!!! Habemos Timbre!!!!

Agora estou aperfeicoando a pegada, a técnica e meus recursos como guitarrista.... afinal, no meu caso, o elo mais fraco da corrente sou eu mesmo.....

O resto é história....

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


isso prova que não é a chuteira que faz o jogador!
n mesmo,eh a fabrica q faz

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/11
· votar


Spect
Guitarras com single coil não servem para distorção pesada - Alguém deveria ter avisado o Hendrix!

Hendrix não usava níveis de ganhos nem perto do que se usa atualmente para se considerar "distorção pesada".

Guitarras SG são para Hard Rock - Putz! Ninguém avisou o Clapton sobre isso? Pelo menos esse passou a usar Strato...

Clapton usou SG na época do Cream, que era uma banda bem pesada para a época. O Clapton do Cream é bem diferente do Clapton da carreira solo.



Que mala...
Uma hora o infeliz relativa o que é "pesado" pra discordar. Na outra posiciona-se como se fosse na época, sem relativizar, pra contrariar de novo.

Só no FCC mesmo.

engtmir
Veterano
# out/11
· votar


guizimm
isso prova que não é a chuteira que faz o jogador!
n mesmo,eh a fabrica q faz


A fabrica faz o jogador?!?!?
ahiuhiauhieuh

Abraços

renatocaster
Moderador
# out/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Jinkxs

Todos vocês fiseram ressalvas nas afirmações do 1º post do DogMan. A maioria com certa razão.... mas acredito que todos entenderam o que ele quis transmitir com aquilo, correto???

Sim. O que eu disse:

Sim. Apesar de existirem modelos de guitarras mais adequados para determinados estilos, porém isso não é uma regra.


Vc citou a sua necessidade de tocar de tudo por dispor apenas de uma guitarra, certo? Logo o seu caso se enquadra no que eu disse que "não é uma regra".

Agora imagina eu pegar uma Jackson Flying V com captadores ativos "true from hell" e entregar nas mãos do Pat Metheny para ele tocar. Ele vai tocar, vai deitar os cabelos? Lógico que vai, ele é um mestre!

Mas será que ele vai tocar de maneira confortável DO MESMO JEITO que toca com a sua Ibanez Semi-acústica?

É inegável que há modelos de guitarras mais adequados para um determinado estilo. Mas como disse, isso não é regra. Ou não entenderam o que eu disse ou deturparam, mas tanto faz.

Só que tem gente aqui (não é vc, eu te conheço daqui e sei que vc não é disso) que adora filosofar sem ter conhecimento da causa.

Eu tenho uma Les Paul, já tive strato, superstrato e sei das diferenças que existem para cada uma delas em termos de timbre. E também sabia escolher muito bem qual delas usar para tocar uma determinada musica de um estilo "X", qual eu julgava mais adequada para aquele solo, ou para aquela base.

guizimm
Veterano
# out/11
· votar


engtmir
opa,eu li ao contrario
to com preguiça de edita

PGilbert
Veterano
# out/11
· votar


Spect
O Dave Murray usa humbuckers em formato de single, até aonde eu saiba.

Ele usa humbucker mesmo..

Spect
Veterano
# out/11 · Editado por: Spect
· votar


d.u.n.h.a.
Que mala...
Uma hora o infeliz relativa o que é "pesado" pra discordar. Na outra posiciona-se como se fosse na época, sem relativizar, pra contrariar de novo.

Só no FCC mesmo.


Hein?
Cara, acho que você não entendeu o que eu falei. Acho que me expressei mal e acabou ficando confuso.

Primeiro ele citou que o Hendrix usava distorções pesadas. Eu falei que poderia até ser pesado naquela época, mas que atualmente o que se considera como "distorção pesada" é com MUITO mais ganho do que o Hendrix usava.

Depois, ele citou que o Clapton usava SG, para falar que ela não servia só para hard rock. Porém, a parte mais blues "clássico" do Clapton é na carreira solo (da qual ele usa Strato), e não no Cream, que ele usou ES-335, SG e Les Paul. Não discordei dele, só fiz uma ressalva mostrando que o Clapton que usava SG não é o mesmo Clapton que usa Strato e que esses dois Claptons têm timbres BEM diferentes. Eu falei isso pois tive a impressão de que ele falou como se o Clapton solo tocasse a mesma coisa que o Clapton do Cream; se não foi isso, então pode descartar o que eu falei.

Anyway, o renatocaster mostrou bem o que eu quis dizer.

rock roll e pra quem merece
Veterano
# out/11
· votar


Guitarras SG são para Hard Rock - Putz! Ninguém avisou o Clapton sobre isso? Pelo menos esse passou a usar Strato...

Clapton usou SG na época do Cream, que era uma banda bem pesada para a época. O Clapton do Cream é bem diferente do Clapton da carreira solo.

verdade

pacificguitar
Veterano
# out/11
· votar


Temos de pesar que na mão de um amador uma LesPaul é uma guitarra qualquer, e as guitarras boas e medianas ficam mais ou menos iguais. Realmente não existe regra, e conhecimento de causa é conviver com instrumentos bons e músicos bons, de preferência na vida real, fora da internet. ter Les Paul, ou strato não diz nada sobre a perícia de um músico ou pseudo músico. A verdade é que um músico de verdade=raro, sabe onde chegar com qualquer instrumento, e os amadores ficam a ver navios tentando adivinhar o que é ser bom. Conhecimento de causa não é ter tido instrumento bom, mas conseguir fazer ela falar, e isso, quem tem sabe, quem não tem também sabe. rsrsrs

LipeGuitarrero
Veterano
# out/11
· votar


Spect

+1

Não existe guitarra para tal estilo, e sim a mais adequada.

Vai la tentar tocar um Black Label Society com uma Stratinho de caps alnico de saida baixa e vai ver a bela coisa que sairá.

thefuga
Veterano
# out/11
· votar


Gostei do post...
Não adianta o cara ter uma SG pra tocar som pesado e não saber tocar. Mais vale um bom guitarrista de hard rock com uma Strato do que um ruim com uma SG rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas desavisados e suas guitarras