Prelúdio Bachianas Brasileiras n.4 - guitarra e piano (by makumbator)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator


Galera, aqui minha versão para o belíssimo prelúdio das Bachianas Brasileiras n.4, de Villa-Lobos

Eu sempre a toquei com drive, mas como queria ampliar a paleta dinâmica do solo(que vai do ppp ou fff), resolvi finalmente gravá-la com guitarra limpa.

O drive, por mais comedido e claro que seja, sempre comprime o som, o que reduz em muito a capacidade expressiva do instrumento no que tange à dinâmica sonora (mesmo apelando-se para o botão de volume, pedal de volume ou controle de palhetada).

Sem drive, perde-se muito sustain das frases(e uma certa "cremosidade" do overdrive), mas ganha-se muito maior controle de variação sonora.



A peça foi originalmente escrita para piano solo nos anos de 1930, e logo depois arranjada pelo Próprio Villa-Lobos para orquestra sinfônica, em 1941. Fiz meu arranjo baseado na versão original para piano.


http://www.youtube.com/watch?v=0CtpBam0jVI




Aqui o link da gravação em mp3:

http://www.box.com/s/a4993201b46edb15ac41

Como de costume, estou disponibilizando a base em mp3(piano) e partituras (guitarra com e sem tab, além da parte do piano). Quem quiser pode experimentar tocar a peça com drive na guitarra.

base piano:

http://www.box.com/s/bb288011e50c39edcd62

partituras(piano, guitarra com e sem tab):

http://www.box.com/s/5e688172cc3d4823ead3


Para complementar o tópico, aqui uma versão em que estou tocando a mesma peça com orquestra de cordas(esse movimento utiliza apenas as cordas da orquestra sinfônica, por isso pode ser tocado isoladamente das outras partes por um grupo camerístico de cordas).

Estou no contrabaixo(logo atrás das cellistas). Gravação feita em 2010 durante um concerto do festival internacional de música aqui da cidade.

http://www.youtube.com/watch?v=rmh8tsP75fY




Espero que gostem! Ou não! hheeheh!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Muito bom, mestre, ficou absolutamente lindo! Timbre muito bonito também.
A dinâmica ficou bem variada mesmo, você executou tudo muito bem em todos os aspectos!! Gostei muito do piano também, meus parabéns, ficou tudo muito lindo!

Gostei muito da versão de cordas! Parabéns².

Bravo!

sidguitar1
Veterano
# set/11
· votar


makumbator
achei de muito bom gosto, destaque pras dinamicas, show, vo ate refazer o estudo 2 q eu postei esses tempos aqui no fcc, villa lobos era um genio, up q merece

Digosambora
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Cara, ficou show de bola. Ótima dinamica e timbre de muito bom gosto!!! Show!!!

MMI
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

caramba! Muito legal, não sei dizer qual achei melhor...

Parabéns pelas duas!

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Obrigado amigo! A guitarra limpa deu uma outra "cara" na música.

P.S. Recebeu o e-mail com o canon que te passei?

sidguitar1

Valeu!

vo ate refazer o estudo 2 q eu postei esses tempos aqui no fcc, villa lobos era um genio, up q merece

Não tinha visto isso na época!

Para quem também não viu, aqui o link para o tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254134/

Vou ouvir e comentar lá!


Digosambora

Muito obrigado!

MMI

Parabéns pelas duas!

Hheheeh! Agradeço!

P.S. Gravei o baixo em pizz do Samba em prelúdio. Agora estou praticando o arco. Logo logo sai!

jazz blues rock soul funk
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Cara, muito bom mesmo, vou confessar que não conheço nada do Villa-lobos, o que é uma vergonha.

Escutei somente o primeiro vídeo, ficou muito bom, acho que se fosse tocado com o drive, iria mudar muita coisa... imagino o trabalho que isso deve ter dado.

Para complementar o tópico, aqui uma versão em que estou tocando a mesma peça com orquestra de cordas(esse movimento utiliza apenas as cordas da orquestra sinfônica, por isso pode ser tocado isoladamente das outras partes por um grupo camerístico de cordas).

Eu sou o único burro aqui, ou alguém mais não entendeu isso? ^^

Abç...

PS: se der, da uma conferida no meu ultimo tópico, fiz um improviso...

De Ros
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Coisa mais linda, velho!!! Matou a pau!!

Bonita palheta transparente... Seria a que estou pensando, hehehe!

Super bem tocado, baita dinâmica!

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


jazz blues rock soul funk

Obrigado pelos elogios!

acho que se fosse tocado com o drive, iria mudar muita coisa... imagino o trabalho que isso deve ter dado.

Sim. Também fica bonito com drive, mas mesmo com uma dose homeopática de ganho, eu não conseguia a mesma extensão dinâmica da guitarra limpa. Aí percebi que o mais fácil era eliminar o drive....hehhe!

Eu sou o único burro aqui, ou alguém mais não entendeu isso? ^^
Hhahssha! Explicando:

O próprio Villa-Lobos fez um arranjo dessa peça(originalmente para piano solo) para grande orquestra sinfônica(ou seja, com cordas, metais, madeiras e percussão).

Mas o primeiro movimento da peça(que é esse prelúdio que toquei) foi feito no novo arranjo usando-se apenas as cordas da orquestra sinfônica(violinos, violas, cellos e contrabaixos). Os demais naipes ficam em pausa, e tocam apenas nos movimentos seguintes dessa peça(são 4 movimentos no total).

Portanto, é comum orquestras de cordas tocarem em apresentações apenas esse prelúdio, pois os demais naipes não fazem falta nesse movimento. Claro que para tocar a obra completa, precisa-se de uma orquestra sinfônica.

Por isso a orquestra de câmara(apenas cordas)em que toco contrabaixo pode apresentar o prelúdio.

Expliquei ou compliquei mais ainda? Hhehehe!


De Ros

Fico lisonjeado com suas palavras! Obrigado!

Bonita palheta transparente... Seria a que estou pensando, hehehe!

Sim! É a V-pick. Para sons limpos eu tenho preferido essa mais simples(o modelo original, medium rounded). Para os sons com drives gosto das premium(diamond e dimension).

Essas palhetas maravilhosas foram indicação sua. Eu até já havia lido sobre elas antes, mas apenas depois de seu depoimento no fcc e demonstração em vídeo é que eu me animei a comprar para testar. Nem preciso dizer que abandonei todas as outras palhetas...então mais uma vez: obrigado!

Stalingrado
Veterano
# set/11
· votar


Quanta sensibilidade, cara. Falo tanto da execução (primorosa, como sempre), quanto da edição do MIDI! Fantástico!
Não tem nem o que dizer, só que ficou foda de lindo!

Parabéns! Incrível! ;)

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


Stalingrado

Fico feliz que tenha gostado! Valeu!


Edição em midi é uma trabalheira(como vc bem sabe), mas vale a pena né? Hhehehe!

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


makumbator

Poxa, coisa super fina, de muito bom gosto. Show!

C4C?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269738/

Abs

Arimoxinga
Veterano
# set/11
· votar


makumbator


porra simplesmente emocionante gostei muito! muito legal da tua parte disponibilizar a tab e a base o/


Peace!!

jazz blues rock soul funk
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Agora entendi, obrigado por explicar, é que como você percebeu, não manjo nada de orquestras...

Abç...

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


renatocaster

Muito obrigado!

C4C?

Comentei lá, dá uma checada!


Arimoxinga

Valeu compadre!

muito legal da tua parte disponibilizar a tab e a base o/

Contribuir com mais material de estudo para todos é uma das propostas dos meus tópicos com músicas.

jazz blues rock soul funk

Agora entendi, obrigado por explicar, é que como você percebeu, não manjo nada de orquestras...

Hhehehe! Que nada, eu que escrevo demais mesmo, e aí complica. Basta ver o tamanho monstruoso dos meus posts! Hhahhsahsa!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Segunda página é sacanagem.

makumbator
A guitarra limpa deu uma outra "cara" na música.

Sim! O timbre de guitarra clean caiu como uma luva.

P.S. Recebeu o e-mail com o canon que te passei?

Recebi sim, já peguei os arquivos, vou te responder em breve!
Abraços!

Gilberto Juba
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Magnífico!! A execução com o timbre limpo ficou demais mesmo!!

Muito legal a apresentação com a orquestra de cordas!! Parabéns!!!

Um abraço!!

MMI
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Gravei o baixo em pizz do Samba em prelúdio. Agora estou praticando o arco. Logo logo sai!

Caramba!!! Valeu esse esforço todo? Fiquei até intimidado que você está praticando. Não vejo a hora de ver no que vai dar. Acho que vou ter que fazer tudo de novo e bolar algo legal.

Eu estava nos EUA, cheguei ontem. Confesso que cheguei a pensar nesse som quando estava por lá. De qualquer forma, como dizem por lá, "take your time...".

Abç

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Recebi sim, já peguei os arquivos, vou te responder em breve!
Abraços!


Legal! Achei que o e-mail tivesse se perdido nas esquinas da internet...


Gilberto Juba

Opa! Agradeço por você ouvir e comentar. Valeu pelos elogios!

clebergf
Veterano
# set/11
· votar


Maravilhoso é mínimo para se dizer sobre...
Que dinâmica é essa cara...
Sentimento para todo lado...
Até divulguei no meu face, ngm vai ver mas vale a tentativa...huahuahua...

Vídeos sempre inspiradores. :D
Parabéns.

A orquestra também está ótima.

tomcykman
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

fiquei aqui concentradásso por 4 minutos vendo seu vídeo heheh ficou excelente, ta brilhante, sério! você trabalha com música por acaso?

se puder dar uma passadinha lá no meu último tópico, agradeceria!

abraço!

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


MMI
Eu estava nos EUA, cheguei ontem.

Foi visitar o Mickey? heheheh!

Caramba!!! Valeu esse esforço todo?

Pô é claro! A música é muito boa!

Fiquei até intimidado que você está praticando

Hashash! Sem essa!

clebergf
Que dinâmica é essa cara...

É, a dinâmica foi minha principal preocupação nessa peça, mais do que as notas.

Até divulguei no meu face, ngm vai ver mas vale a tentativa...huahuahua..

Opa! Valeu mesmo!

Vídeos sempre inspiradores. :D
Parabéns.


A orquestra também está ótima.


Muito obrigado!

tomcykman
fiquei aqui concentradásso por 4 minutos vendo seu vídeo heheh

Hahsah! Legal!

ficou excelente, ta brilhante, sério!

Valeu cara!

você trabalha com música por acaso?

Sim. É uma luta, mas bastante divertido!

se puder dar uma passadinha lá no meu último tópico, agradeceria!

Já passei por lá!

tomcykman
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

trabalha com o que na área? por acaso você vai pra expomusic?

MMI
Veterano
# set/11
· votar


makumbator

Foi visitar o Mickey?

Não, não! Fui para a outra extremidade, San Francisco, visitei Alcatraz, onde o Al Capone foi preso, é mais rock'n roll! Imaginei um Jailhouse Rock ou um Jailbreak (lembra desse clipe tosco?)lá. E Napa tem ótimos vinhos!
Vê se não arrebenta muito nessa música senão não brinco mais! kkkkkk

Abç

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


MMI
San Francisco, visitei Alcatraz, onde o Al Capone foi preso

Legal! Vi esses dias um programa do Discovery sobre as assombrações de Alcatraz. Foi bem legal!

Para quem gosta da história de crimes, em São Francisco pode-se visitar o local exato em que o assassinto em série Zodíaco matou um taxista. Se tiver com tempo de sobra pode-se ir nos outros locais de assassinatos dele nas cidades da região. Um amigo meu já fez esse "passeio" ...hashshsah!

Em londres ele fez o tour do Jack o estripador...hsahshsa! Muito louco!

(lembra desse clipe tosco?

Hhashshas! Esse clipe me lembra aqueles que faziam para o fantástico...hsahshas!

tomcykman
trabalha com o que na área? por acaso você vai pra expomusic?

Sou professor de música(contrabaixo elétrico e acústico), toco em casamentos e eventos em geral, toco em orquestra, com banda....etc. Faço de tudo!

Já fui a duas Expomusic há muito tempo(naqueles dias de lojistas). Foi legal. Mas hoje em dia nem dá tempo. Fica muito longe para ir.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


makumbator

Qual sua formação musical? Essa palheta é aquela com os cantos bem arredondados né?

Cara, que performance magnífica (mais uma vez)!

Sucesso!

Marc Snow
Veterano
# set/11
· votar


Muito foda cara! Inclusive a dinâmica!

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


makumbator

Comentei lá, dá uma checada!

Poxa, valeu por comentar lá cara! Muito obrigado por ter feito de forma tão coerente!

Abraço!

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


MauricioBahia
Qual sua formação musical?

Ih, é muito doida! Eu comecei no baixo elétrico com uns 15 anos de idade(com professor, tudo certinho), uns 3 ou 4 anos depois passei a tocar guitarra também(essa sem professor, só com dicas de amigos guitarristas e consulta a material didático). Após mais uns 3 anos iniciei no contrabaixo acústico(com professor).

Já fiz aulas de harmonia e cursos intensivos de contraponto e arranjo, mas não sou formado em conservatório ou faculdade de música, apesar de ter tido aula com vários professores universitários de contrabaixo acústico(do Rio e Belo Horizonte).

Mas sempre adorei leitura, então sempre comprei muitos métodos e livros sobre música(e não apenas os "didáticos", como também os que tratam de aspectos mais históricos e sociais da arte).

Essa palheta é aquela com os cantos bem arredondados né?

Sim, é a que o Vini chama de "modelo original", pois foi a primeira a ser feita. Eu nem pedi essa palheta, ele que me mandou de brinde com outras duas que comprei. Ela se tornou minha preferida para som limpo.

Cara, que performance magnífica (mais uma vez)!

Muito obrigado amigo!


Marc Snow

Obrigado por ouvir e comentar!

renatocaster

Beleza!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


makumbator
h, é muito doida! Eu comecei no baixo elétrico com uns 15 anos de idade(com professor, tudo certinho), uns 3 ou 4 anos depois passei a tocar guitarra também(essa sem professor, só com dicas de amigos guitarristas e consulta a material didático). Após mais uns 3 anos iniciei no contrabaixo acústico(com professor).

Já fiz aulas de harmonia e cursos intensivos de contraponto e arranjo, mas não sou formado em conservatório ou faculdade de música, apesar de ter tido aula com vários professores universitários de contrabaixo acústico(do Rio e Belo Horizonte).

Mas sempre adorei leitura, então sempre comprei muitos métodos e livros sobre música(e não apenas os "didáticos", como também os que tratam de aspectos mais históricos e sociais da arte).


Que lindo =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Prelúdio Bachianas Brasileiras n.4 - guitarra e piano (by makumbator)