SObre guitarra solo

Autor Mensagem
Caio Holder
Veterano
# set/11


pessoal, na minha banda, meu amigo da guitarra base, sismou q power acorde qm faz é a guitarra base, tbom, naum ligo, eu me viro nos 30, e faço outras coisas enquanto tok a musica, e qnd o vocalista abre um intervalo, faço solos. bem ja tentei convencer mew amigo q power acorde é da guitarra solo, mas naum adianta, tirar ele da banda naum da, pq naum sabem como é dificil axar um guitarrista base hj em dia, ainda mais onde moro, tds saum solos. a pergunta e bem simples. oq devo fazer enquanto a musica tok com o vocal? custumo fazer uns dedilhados doidos, riffs, e até msm a base q era pro mew cxolega fazer :/ !!!

guizimm
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder
pra começa eu so contra essa divisão de guitarra base e solo
mais mostra umas musicas ou videos das bandas q vcs gostam e mostra pra ele

Doggy
Veterano
# set/11
· votar


Seu amigo tá errado.
E você também.

Abç!

Adair Neto
Veterano
# set/11
· votar


Primeiro: a questão de guitarra base e solo não é um dogma;
Segundo: normalmente em algumas partes ambas as guitarras fazem a mesma coisa.

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


:S eu gosto de varias coisas, U2, cold play, foo fighters, gun n roses, e por aew vai...

GuitarDeMadeira
Veterano
# set/11
· votar


pow, o Iron Maiden tem tres guitarristas é nenhum é "Base"
Sempre vai ter uma hora em que as duas guitarras vão tocar a mesma coisa, o que muitas bandas fazem pra não ficar essa sensação de estar tocando a mesma coisa é o guitarrista base/solo tocar a mesma coisa que o outro mas em uma oitava diferente

Fábio Santiago
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder
cara a pior coisa q tem em uma banda e vc limitar o outro guitarrista q provavelmente toca um pouco menos q vc, isso desanima, o q ele tá querendo achar alguma forma de poder se aparecer na musica, não ficar atraz,

vc tem q encorajar o cara a tirar solos tb, nem q seja solos bico, e entrosamento tipo James Heatifield e Kirki hammet, e por aí vai.

nenhum guitarrista gosta de ficar so na base sem nada de importante pra fazer.

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


GuitarDeMadeira e Fábio Santiago

eu sei, mas o kra é doido, ele axa q power acorde é td, e naum faz mais nd, kkkk e por q naum conhecem a figura, msm sem distorção, com guitarra seca, ele faz os powers acordes deles :P

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder
Cara, qual o problema do power chord na base???

Isso não tem problema nenhum...
O único problema que pode acontecer, é a base ficar muito alta nos solos, mas isso não tem nada a ver com power chord... Até porque, se ele fizer os acordes "abertos", ele vai tocar mais cordas e vai ficar mais alto ainda.


custumo fazer uns dedilhados doidos, riffs, e até msm a base q era pro mew cxolega fazer :/ !!!

Cara, o braço da guitarra é vasto demais. Tem muitas formas de vc fazer os acordes com outras sonoridades.
Deixa o cara fazer o power chord e vc faz diferente.

Seu problema vai começar quando ele achar que tem que solar em tudo, hehe.

Um aceno de longe!!!

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


nicee pessoal obg pela ajuda aew, mas parece q ele naum vai sair dos power acords/power chords. mas gente, ew keria q ele fizesse uma coisa diferente, naum sei como ele consegue axar graça em fik só no power chord, ele nunk fez nd além disso, agr ele ta começando a aprender a abafar os power chords :P

Caio Holder
Veterano
# set/11 · Editado por: Caio Holder
· votar


nossa banda é boa, ja tokmos em varios lugares, baixista e baterista exelentes, vocalista mt bom, mas o problema somos nos os guitarristas, o Fábio Santiago tem razão, pois qnd vow fazer os solos, ele tampa td com o power chord, oq eu keria era realmente isso, q ele vizesse otras coisas, e naum se limitasse apenas a esses power chords :P, mas creio q temos mt coisa pra aprendermos ainda, somos tds mt novos, o mais novo é o baterista com 13 anos, e o mais velho o baixista q fez 16 esse mês, e ew fiz 15 tbm esse mes :P, um dia a gente se entendi. o.O temo q naum :S

Del-Rei
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder
Cara o problema de voces é equalização: Volume.

Acerta isso aí.

Um aceno de longe!!!

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


ele naum acc a guitarra dele baixa, ew posso até abaixar, mas ele fik keto, e na hr, vai sa sorrateiramente, e aumenta. dexo um kra na mesa de som pra naum deixar ninguem mexer, mas na hr a guitarra dele sempre ta alta :P ele deve subornar o maluquinho da mesa de som kkk

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# set/11
· votar


cara, com já disseram aqui, no iron maiden as duas guitarras faziam a mesma base durante os vocais e na hora do solo eles dividiam em duas partes (uma pra cada guitarra), tenta combinar isso com seu amigo.

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


na verdade ninguém intendeu ainda mew problema :( , The Dark Shape of Pentatonics, sei q vai ser em vão, mas vow tentar isso, DENOVO.

Night Guitar
Veterano
# set/11
· votar


cara, isso é problema de comunicação, entrosamento, bom-senso e profissionalismo... de ambos.

1º - dividir entre guitarra "solo" e "base" é besteira, só limita e cria intrigas, NINGUEM gosta de ficar só de fundo como um BT em loop infinito.

SOLUÇÃO: acabe com essa coisa de "base" e "solo", se você é mais rapido que ele, proponha trocas de solos em partes combinadas, ele sola mais devagar, com feeling vc frita etc... em algumas musicas ele sola vc faz bases e etc, melhora o rendimento e amplia os horizontes da banda, alem de conseguir um entrosamento otimo.

2º - Como pretende ter uma banda, ir em frente, se os membros não tem bom-senso de pensar na banda, ao inves de pensar em si mesmos?

SOLUÇÃO: decidam um lider pra banda, mas não alguem pra mandar e sim alguem pra colocar bom-senso no grupo e tomar decisoes e ter atitudes pelo bem da banda ao inves de ficar se achando ou querendo suprir os proprios caprichos.

3º - Vocês parecem estar focados demais nas guitarras, querendo fazer coisas muito trabalhadas e diversas, o que não é ruim... mas tem momentos em que a musica pede por simplicidade, deve-se saber o momento de fazer uma progressão com guitarras se completando e a hora de apenas marcar com power chords e deixar o resto pelo baixo e batera...

Isso vai aumentar a dinamica da banda como um todo e ajudar as coisas a fluir melhor... quanto ao guitarrista problematico, ao invez de criticar, tente mostrar e abrir os olhos dele, não importam os meios, um ato é melhor do que uma reclamação...

Les Strato
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder

Bom amigo, vou te dar um conselho sobre 2 guitarristas em uma banda.

Nao divida tudo em base e solo, sim é bom ter um guitarrista fazendo cada coisa, mas você obrigar um guitarrista a fazer so a base, é capaz de uma hora ele sen sentir excluido e querer aparecer.

Vai por mim, na minha primeira banda o Guitarrista solo era muito egoista, ate as musicas que eu havia sugerido, ele tirava o solo so para dizer que ele iria tocar, fato é que ate nas bases onde eu tinha que tocar, ele fazia com volume mais alto so pra aparecer, ate que eu perdi a cabeça e comecei uma discussao na banda sobre essa historia de ele querer fazer tudo, eu nem aparecia na banda, e isso era muito chato , ate que resolvi solar mais alto que ele nas apresentaçoes, fiz por birra mesmo, mas quando ele viu que era ruin abafar os outros, ele parou um pouco com o egoismo, dntao chegamos a um concenso, e eu toco algumas que eu gosto agora, nao muitas pois ele ainda insiste em solar mais, mas eu ja to feliz que posso solar em algumas.

Pergunte ao seu amigo o que ele sabe tocar bem, peça para ele tirar um solo que esteja a nivel dele, e deixe-o tocar, pois se o problema for ele nao estar aparecendo, isso pode ser resolvido.

Lembre-se: Amizade é o que mantem a banda unida, entao se alguem se sentir excluido, é hora de conversar o porque disto.

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


Night Guitar vlw pelas dicas, uma das melhores até agr, mas:

1º nunk criei divisam entre guitarra solo e base, pelo contrário, tbm detesto isso, mas ew me refiro a ele como base, pelo simples fato de ele fazer só os power chords, e por vontade própria, ele naum gosta de fazer solos.

2º Ew sow o líder, as musicas q fazemos, e td q a gente faz, naum sai do lugar se naum tiver a aprovação de tds os menbros da banda, e sow taum paciente, q até agr alguentei ele, e nunk pensei em expulsar ele, e nem pretendo.

3º a gente naum faz coisas trabalhosas, sabemos nossos limites, e damos oportunidades a tds, viradas de baterias, solo vocal, e temos uma mania fanaticas, d botarmos solos de baixo na maioria das musicas :P.

conclusão: estow , ow melhor, nós tds os otros menbros da banda, estamos tentando trabalhar com ele. eu kero q a banda siga em frente mas com ele, ele pd ser xato :P, mas ter uma banda juntos, era uma coisa q sempre tinhamos vontade, desde a infancia, e agr q conseguimos formar uma, naum vow tirar ele. tds os menbros estaum de cabeça xeia dos power chords dele, kkk, e pq vcs naum viram. :S

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


Les Strato

bem, e o msm q tenho pra falar pra vc foi oq falei pro Night Guitar, e pq naum vi o sew comentario antes de escrever isso td aew, :P

Filippo14
Veterano
# set/11
· votar


po então tira ele e guenta o tranco de unico guitarrista se o powerchord enche tanto, num entendi o problema do power, no rock usa mtu, se ele aumenta a guitarra dele, dexa a sua com o volume no 5 e na hora dos solos e pa, aumenta o volume, ai a sua fica mais alta q a dele e ele não te encobre, só lembra de deixar os outros instrumentos pouco mais altos, mesmo que ele não se ligue pra num fica mtu alta a sua guitarra.

Les Strato
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder

Nem precisava ter se preocupado em responder, se você leu ja esta bom, mas mesmo assim muito obrigado.

Entao so posso desejar vocês boa sorte, e que uma conversa com o outro guitar resolva a situaçao.

Abç

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


Filippo 14

kra naum é assim, tem q ter organização, de q adianta eu fazer isso? e o principal problema, naum é esse, é a parada dele fazer só esses malditos power acorde (q ja me deram desanimo de tanto repeti-los :P) ew keria q ele fizesse uma parada diferente, até em musicas acusticas q fizemos, com nós 2 no violão, ele faz os POWER ACORDES :@, kra me diz, onde vc ja viw fazer power acorde no violão?
pelo menos ew nunk vi isso :@, e nosso estilo musical naum é rock, é um pop rock, oq naum parece, mas existem grandes diferenças entre esses 2 estilos musicais

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


Les Strato

dinovo naum vi sew comentário enquanto tava escrevendo :P, vlw pelo apoio, e pela dica q dew no post anterior

Doggy
Veterano
# set/11
· votar


kra me diz, onde vc ja viw fazer power acorde no violão?

Em vários lugares...


Cara, acho que você não sabe o que quer.

Em 99% de quaisquer músicas que exigem duas guitarras, as duas vão tocar a mesma coisa a maioria do tempo.

Vocês dois: Reunam-se e tirem as músicas juntos, tocando as bases de forma exatamente igual e na hora do solo, um dos dois continua tocando a base enquanto o outro sola.

Se a música exige acordes maiores/menores ou qualquer outro tipo, ele deve tirá-la desse modo (isso se o objetivo for deixar a música exatamente igual a original).
Se ele se recusar a tirar a música como ela é, pra tocar de um modo que não é bem vindo: Mande-o embora, sua banda vai decolar musicalmente.



E tenta escrever mais direitinho, fica ruim pra ler assim!

Abç

GuitarDeMadeira
Veterano
# set/11
· votar


eu não tenho nada contra usar só power chords dependendo do tipo de musica, mas aproveita que ele ta aprendendo a abafar eles e pede pra na hora de um solo ou de um algum riff ele usar essa tecnica, da também pra fazer e deixar soando igual o metallica.

e tbm se ele for inciante, é normal que ele queira so sair fazendo power chords toda hora, é bom você mostrar a ele que tem outros tipos de acordes que usados na hora certa soam tão bem quanto.

enquanto a divisão de espaço.... é sempre bom separar solos na musica para os dois guitaristas e ele pode fazer os power chords dele enquanto vc toca um riff ow ao contrario...

Filippo14
Veterano
# set/11
· votar


ahh manda ele toma naquele lugar logo e aprende a toca guitarra então, toca só powerchord num eh toca guitarra, pra toca guitarra tem q abrange tudo que puder e não fica só numa coisa

Caio Holder
Veterano
# set/11 · Editado por: Caio Holder
· votar


Doggy

naum somos banda cover temos nossas próprias musicas, mas voltando ao q interessa, parece q vc realmente ainda naum entendew o mew problema, mas vlw os posts, e desculpe tomar sew tempo

e escrevo assim pq tow mt acostumado com msn, e como naum tow tendo aula por causa de umas férias ( q ja teve duração de 5 meses) estow desacostumando um poko :P

GuitarDeMadeira

1º q tenho a te dizer, é q ele tem + experiencia q ew, ele começow com 12, e ew com 13, poka diferença? sim, mas ele é 8 meses + velho q ew. sabe, kkk, desviei totalmente do assunto, minha principal duvida é: oq fazer enquanto ele faz power acordes, e parece q ja esta respondido, a maioria disse q as 2 guitarras fazem a msm coisa na musica td, axo q naum é bem assim, mas estow para tok em uma apresentação q vai ter numa praça aki no proximo sabado, vow tentar usar tds as dicas q foram postadas akê, vlw, fik aew o tópico, e naum parem de postar plz, continuem, para q ew tente aprender + com esse topico.

_Rickyhaalmeida
Veterano
# set/11
· votar


Cara, a maioria das bases é feita em cima de riffs e power chords como vc disse neah?

Cara, uma vez li em um tópico que se vc não souber fazer bases boas nunca terá a chance de fazer um solo que se preze... então acho que essa divisão está totalmente errada, mas se vc busca uma organização na banda, chama ele um dia e mostra shows, tablaturas, videos e tal pro cara entender que a música no geral é feita pelo conjunto e não pela divisão...
At+ cara e boa sorte...


P.S.: Como vcs tem uma banda se o base não sabe nem diferenciar uma função de outra?

AFF''

Buja
Veterano
# set/11
· votar


Caio Holder
da raiva mesmo....se ele gosta tantos dos power chords....pq nao fala pra ele tocar eles mais baixo e com abafamento....no pop rock rola muito disso....os acordes acusticos abertos e um ....pã.pã.pã.pã.pã. de power chord abafado...fica legal.....mas descer power chord a musica toda é so pra metal estilo hammerfall....mesmo assim....mesmo assim....nao é um guitarra na base e outro no solo.....até em children of bodom onde o alexi laiho sola a maior parte do tempo intercalado com o teclado...o outro guitarrista nao é so base....tem horas que ele sola junto, ou em terças...e o teclado faz a base.....e numa boa....pode se abusar do baixo quando o assunto é acustico....vide charlie brown jr acustico mtv.....muito loko

Caio Holder
Veterano
# set/11
· votar


Filippo 14

kkkk, tow quase seguindo sua dica, e mandando ele ir tomar nakele lugar msm, e o pior eu ainda naum falei, eskeci :P, adivinhem a inspiração de banda dele? enquanto ew e os otros integrantes da banda, ouvimos iron maiden, e Men at work, ele ouve NX zero, e acredite, teve um tempo atras q ele xegow a curtir uma os duas musicas do restart kkk (nd contra aew pessoal, isso e gosto musical :P)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SObre guitarra solo