O "maldito" captador do meio

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # set/11


    Buenas, pessoal.

    Negócio é o seguinte: sempre me entendi melhor com guitarras LP, superstratos com dois captadores, etc. Adquiri uma SG há alguns dias atrás, maravilha! Resolvi usar uma stratinho que tenho aqui há alguns anos e estava "encostada", senti duas dificuldades:

    1º: o "maldito" captador do meio. Por que maldito? Simplesmente porque parece que a palheta possui um imã e é atraída para esse captador, ou seja, sempre que vou palhetar a corda "atinjo" o captador fazendo um pequeno "estalo" devido a isso.

    2º: minha mão direita está acostumada com o padrão de potenciômetros das LP e afins, na stratinho meus dedos ficam "perdidos" em relação aos potenciômetros, ou abaixam o volume, ou "enroscam" no potenciômetro.

    Perguntas:

    Isso é uma dificuldade passageira que com o treino irá ser superada?

    Deveria eu parar de insistir com a stratinho e usar apenas as guitarras que tenho mais afinidade?

    Isso é sinal de que eu não nasci para tocar com strato?

    OBS.: toco a mais de 15 anos ("tocar" é piada, "brinco" nas horas vagas), já tive stratos anteriormente, porém, faz anos que não tocava em uma guitarra dessas mesmo tendo em casa.

    Agradeço desde já e aguardo as opiniões!


    Kleber Blacklock

    daniels07
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Po cara, eu tenho uma strato da squier desdo começo do ano e ainda não acostumei =x

    Nunca toquei em outra guitarra, mas tenho o mesmo problema que você. Mas o meu piora porque meu captador do meio é um Stack, então aquelas "bolinhas" ficam levantadas e aí complica...

    Mas isso comigo não é só no captador do meio. As vezes acontece no captador do braço também (estou com uma séria dificuldade de manter o braço (o meu) numa mesma posição).

    Essa é minha primeira guitarra. Não quer trocar tão cedo, mas ainda não acostumei. Talvez você consiga se acostumar mais rápido que eu, pelo fato de você já ter "intimidade" com guitarras rs

    Stevenzin
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Se vc não usa, aperta os parafuso e abaixa ele pra não atrapalhar

    filipethadeu
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cara, nao sei se tem a ver com o tal desse imã, mas de fato o captador do meio é meio estalado mesmo viu. e com isso dá para tirar timbres ótimos, como esse aqui

    filipethadeu
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ah, esse captador do meio fica muito bom tambem para solos com alto ganho

    ZakkDestroyer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    por exemplo o yngwie malmsteen usa o captador do meio inclinado (olha um video dele), tipo, eu tambem tive uma strato e nunca gostei de tocar nela justamente por causa desse cap desgraçado e sem falar que o meu minginho ficava toda hora desajustando o volume.
    Depois que comprei uma SG da epiphone me tornei mais feliz.
    Tá certo que se o cara quiser tocar nela sem se atrapalhar nao tem problema, mas vai se incomoda no inicio apenas.

    Konrad
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Konrad
    · votar


    Kleber Blacklock

    Blackmore aprova esse tópico.

    No mais, é questão de costume, posicionamento e adpatação. Eu demorei um tempão a me adaptara uma semiacústica, mas hoje não tenho maiores problemas.

    Konrad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Aliás, opinião pessoal, acho os pots das Strato muito mais bem posicionados e de melhor acesso se comparados aos das LP.

    Para ver como é questão de costume.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Questão de costume, cara. Eu tenho quatro guitarras ( strato, LP, Nighthawk e telecaster ) diferentes e me obrigo a usá-las igualmente. Não me enrolo com nenhuma delas.
    Vai usando a sua strato prá se acostumar com o posicionamento correto da mão da palheta.

    Higor Leal
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Higor Leal
    · votar


    Kleber Blacklock

    to tendo o msm problema com a minha strato >.< .


    captadores malditos la la la la laaa....

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Hahahah, vou dizer: tenho o mesmo problema. Eu consigo usar LP, semi-acústicas do tipo ES, Tele... Mas bota um captador no meio e pronto, dá-lhe palheta enroscando onde não devia. Sempre que eu tento usar Strato, fico com essa sensação de que a guitarra tem algumas coisas fora do lugar. Provavelmente é questão de hábito, mas...

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Acho que pegada é algo muito particular. O captador do meio não me atrapalha, mas em compensação não consigo trocar numa Les Paul pois acho ela anatomicamente incorreta e odeio a forma como os controles são distribuídos.

    Mas somente o captador do meio te incomodar, não significa que vc não é feito para Stratocasters, aliás, é muito simples removê-lo ou reposicioná-lo.

    Curly
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Se atrapalhar com o captador do meio em geral indica problemas com a palhetada, vc pode estar "entrando" demais com a palheta, às vezes o guitarrista quer isso mesmo para dar uma dinâmica diferente mas fazer isso sempre é um sinal de dificuldade técnica e vai dificultar frases rápidas.

    o ideal é corrigir a palhetada, existe até uma palheta especial para corrigir esse problema chamada stylus pick

    Senão, outra soluçao é colocar um captador do meio que tenha pólos flat, como os delta tone que equipam as fenders american standard

    Tirar fora o cap como faz o Blackmore ou abaixá-lo demais só vai fazer vc perder dois timbres clássicos de strat

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Só questão de treino, tenta não palhetar muito "fundo", se palhetar mtu fundo a palheta encosta mesmo.

    AleXtremePK
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Eu as vezes acerto o captador, tanto do meio quanto do braço e ponte, sei la parece mesmo um ímã, só não falo que é mesmo um íma porque eu ja perdi a palheta e tava sem nenhuma ai fui tocar com uma moeda e ela grudava nos polos sei la como se chama aqueles parafusos la em cima do captador, mas assim eu também acerto direto o captador, quando não é o captador é o escudo, me atrapalha um pouco mesmo mas vai tentando tocar sem acerta o captador, se não tiver jeito mesmo voltei para as guitarras de 2 captadores, lembra também do que o Curly falo isso serve até pra mim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O "maldito" captador do meio