Autor |
Mensagem |
Arielmusic Veterano |
# set/11
Dae galera!! entao, estou estudando apejos e como a pentatonica, no começo eh uma DROGA!.. mais em fim, queria saber as notas dos acordes! por exempo: o D: A, D, F# mais eu queria de TODAS as notas inclusive as menores!! Valeu!!
|
Carregando Veterano |
# set/11
· votar
um acorde é formado por Tônica, Terça e Quinta..
acorde menor tem Terça menor.
agora divirta - se encontrando :)
|
The Dark Shape of Pentatonics Veterano |
# set/11
· votar
Arielmusic
cara, o cifra club tem umas video aulas sobre teoria que podem ser bem úteis quanto a formação de acordes (que é saber quais notas levam cada acorde). Agora se vc num quiser ver um vídeo tem, tem um jeito muito mais trabalhoso: procure na net por alguma mapa das notas no braço da guitarra, e depois é só ver quais notas vc pega em cada acorde.
|
The Dark Shape of Pentatonics Veterano |
# set/11
· votar
Carregando
cara, num sei se o que eu vou falar tá certo, se tiver errado, peço desculpas, mas enfim... até onde eu saiba o intervalo de quinta corresponde a terça da terça. No acorde maior seria: tônica, terça maior e terça menor. no acorde menor seria: tônica, terça menor, terça maior.
enfim, isso que eu falei faz algum sentido?
|
daniels07 Veterano |
# set/11 · Editado por: daniels07
· votar
The Dark Shape of Pentatonics O intervalo de uma terça maior para a quinta do acorde é de um terça menor, mas você não pode falar que no acorde menor seria Tônica, Terça Menor e Terça Maior. Você ta confundindo o intervalo entre cada nota com o arpejo do acorde. @edit Você tem que ver o intervalo das notas em relação á nota tônica... Por exemplo: O acorde de C (dó maior) possui o arpejo C-E-G (tônica, terça e quinta). O G não é terça menor de C, e sim de Em! É isso que você ta confundindo.
Arielmusic Se você já sabe como é composto, descubra no braço! Melhor do que decorar é entender. Se a gente escrevesse tudo certinho pra você, quando precisasse você viria consultar, e não procuraria no braço, o que é um ótimo exercício para memorizar as notas do braço.
|
Carregando Veterano |
# set/11 · Editado por: Carregando
· votar
The Dark Shape of Pentatonics
só é usado nas explicações pra facilitar pra quem está aprendendo mesmo...
encontre a terça da tônica, e depois a terça da terça, que o acorde está formado..
agora dizer que um acorde é formado por Tônica, Terça maior e Terça menor não faz sentido, certo?
ae se usa a Quinta.
|
Maatheeuuss Veterano |
# set/11 · Editado por: Maatheeuuss
· votar
The Dark Shape of Pentatonics
O que ele quis dizer é que na formação de acordes a gente tem a tônica (ou fundamental) a terça da fundamental e a quinta da fundamental, que por sua vez é a terça da terça
|
airguitar Veterano |
# set/11
· votar
mais eu queria de TODAS as notas inclusive as menores!!
"Guitarrista que quer tudo nas mãos não vai longe"
Leia, se ofenda agora, amanhã você entende e depois você repassa.
Tem umas vídeo-aulas aí no próprio cifraclub. No mais, procura saber sobre formação de acordes. Mas posso te adiantar uma parada
Acordes maiores:
Tônica + 3ª maior + 5ª justa
Acordes menores:
Tônica + 3ª menor + 5ª justa
Acordes aumentados:
Tônica + 3ª maior + 5ª aumentada
Acordes diminutos:
Tônica + 3ª menor + 5ª diminuta
(todos os intervalos em relação à tônica)
|
Buja Veterano |
# set/11 · Editado por: Buja
· votar
airguitar cara...ajude um sujeito com pouca teoria musical vamos exemplificar: quando vc diz
Acordes maiores: Tônica + 3ª maior + 5ª justa Acordes menores: Tônica + 3ª menor + 5ª justa
voce está dizendo: exemplo em C maior
C Tonica: C 3ª maior: E 5ª justa: G
agora
Am Tônica: A 3ª menor: C# 5ª justa: E
ok...o que seria esse 3ª menor ai em cima: seria C#m? Mais ai ao meu ver nao tem nada a ver com o Am. Seria entao Cm (meio tom abaixo do C#m)? Tambem nao entendi. E como uma nota seria maior ou menor? Isso nao é atributo de acorde? Para notas so podemos definir em sustenido e bemol? E o que significa esse 5° justa?
Cara, eu sei, preciso estudar, mas nunca tive tempo pra isso. Poderia explicar isso ai se puder? Desculpe por tantas perguntas. Valeu cara.
o/
|
airguitar Veterano |
# set/11
· votar
Buja
Então cara, é mais ou menos assim.
O intervalo de 3ª menor corresponde a 1 tom e meio. Então fica assim
Am
Tônica: A 3ª menor (1 tom e meio a partir do lá): C 5ª justa (3 tons e meio a partir do lá): E
Com relação a nomenclatura de 'menor', na verdade a nomenclatura não está relacionada as notas, e sim ao intervalo só. A terça menor de A é C, não Cm. Como você mesmo disse, 'menor e maior' são atributos de acordes. Portanto, o 'menor' NESSE CASO só nomeia o intervalo, não a nota.
5ª justa é o nome dado ao intervalo de 3,5 tons a partir de uma nota.
Dá uma pesquisada rápida em intervalos musicais, não é difícil, se quiser, eu posso te passar uma tabelinha que eu fiz no meu caderno.
Só pra reforçar.
(se tratando de intervalos) 'menor' e 'maior' não são caracteristícas das notas, e sim dos intervalos. Não são as notas que são maiores ou menores, sim os intervalos.
5ª justa é só a nomenclatura para o intervalo de 3,5 tons.
|
Buja Veterano |
# set/11 · Editado por: Buja
· votar
airguitar cara...que bela explicacao....ja ficou bem mais facil de entender....pretendo estudar sim...so nao sei o melhor material pra iniciar....quando acho um materia de iniciante...sempre comeca no blah blah albha infantil....tipo....existem 12 notas musicas...do...ré...mi..fa..........acordes menores sao tristes...acordes maiores sao alegres......isso é uma bostaaaaaaaaa (foi mal o palavriado)
agora quando procuro algo mais completo ja aparece coisa de quem tem ouvido absoluto...tb nao da....eu sei ler e escrever relativamente bem partituras em clave de fá e sol, mas nao conheco a teoria...tudo que aprendi foi na base do racha-cuca
valeu cara
o/
|
airguitar Veterano |
# set/11
· votar
Buja
Relaxa bro, estamos aprendendo juntos auhauahua Ainda tem mais alguma dúvida? Se quiser eu posso explicar mais detalhadamente, ou outros assuntos..
|
Maatheeuuss Veterano |
# set/11 · Editado por: Maatheeuuss
· votar
Olha aqui pessoal, prá quem não entende muito bem essa parte de formação de acordes, o Philippe Lobo, do cifraclubtv, dá uma aula magnífica justamente sobre esse tema, começando com intervalos e indo até acordes invertidos. Prá quem tiver curiosidade e acima de tudo interesse, vai lá na página que vale a pena, ele explica muito bem.
|
kiki Moderador |
# set/11
· votar
"Guitarrista que quer tudo nas mãos não vai longe"
http://forum.cifraclub.com.br/?action=search
Regras do Fórum Cifra Club http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras
1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;
|