Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Vamos lá: eu testei uma porção dessas guitarras uns meses atrás, queria aproveitar meus últimos dias de Japão para cometer minhas últimas extravagâncias guitarrísticas (tradução: torrar dinheiro sem realmente precisar).

As mais baratas que eu testei foram as Epiphone, ES-175 e Emperor II. Achei "aceitáveis", mas o som acústico delas é bem fraco. Gostei do som da Godin 5th Avenue (tem uma versão com captação) e, principalmente, das Eastman. Se fosse comprar uma, seria uma Eastman. Mas no fim das contas, não estava conseguindo me encontrar direito com as cordas mais pesadas e outras coisas. Como eu já tenho uma "guitarra ideal" e queria uma hollowbody só para brincar de vez em quando, achei que não valia a pena.

No fim das contas, eu usei o dinheiro para trocar de violão e comprar uma Roland GR-55. Levando-se em conta a quantidade de coisas que essa Roland faz - inclusive simulação de guitarra archtop - estou bem feliz com a minha escolha. Ainda acho guitarras hollowbody um negócio lindo de ver e ouvir, mas não era para mim. Nota final: eu gravei uma musiquinha com a simulação de hollowbody da GR-55, e para o meu grau de exigência está mais que bom (notei só agora que o baixo está estourando nos falantes embutidos do notebook, é melhor ouvir com fones ou caixas que segurem os graves):

http://palcomp3.com/bog/#!/kokubunji

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


Bog

Então cara, eu vi essas Epi, as Godin e a Eastman e como ainda não testei nenhuma fico mais no que li e no que a galera acha e pelas gravações.
Dessas realmente a Eastman parece ter destaque, mas ela é quase mil doletas...

Eu já tinha escutado esse seu som, ficou muito boa a simulação, inclusive comentei no seu tópico sobre o GR-55, achei ele muito interessante...

Valeu!!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Tem umas Eastman legais sim... rsrs

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Imagino, tem uns modelos de $4000. Vc deve estar se referindo a elas...XD

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Não... Falo das de mil e pouco. Por esse preço penso em outras coisas já

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Então...se realmente só vale a pena elas nesse valor de mil e pouco, irei deixar para pegar uma Archtop mais pra frente e pegar outra por agora...não quero investir uma grana, por menor que seja, em algo que depois de um tempo irei querer me livrar...se bem que eu adoro a minha Washburn Mercury...XD
Vamos ver....

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Veja lá. De repente uma semi te agrada e resolve seu problema. testa lá. Você não gostou do som que mostrei? Aquilo é gravaçâo nas coxas, Dá para sair melhor, eu acho que engana bem.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Eu gostei...curti pra caramba...queria gravar nas coxas assim... :D
Então, acredito que irei de semi mesmo e deixar a Arch para daqui alguns anos...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Acho um caminho mais natural. Sair de sólida, destrinchar uma semi e partir para uma archtop. Pelo menos foi meu caminho.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Verdade...pelo menos o dia que eu comprar uma archtop serei digno dela, pois realmente saberei tocar....:D

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Que é isso... Não é por isso não. É que esse tipo de guitarra a qualidade faz muito mais diferença e sai caro. Como falei, não é como umas stratinhos que tem muita chinesa que quebra bem o galho. Quem quer uma dessas se complica porque não é qualquer troco que compra uma, não é comprar uma de papelão e meter um captador bacana que resolve.

Lá nos EUA tem muita coisa bacana. Mesmo nas vintage, tem coisa antiga que não é muito valorizada ou que foi reformada e perdeu o valor. Ano passado eu vi aqui em SP uma L-4 assim, reformada por algum acidente, mas perfeita, já vi uma 175 assim também (essa bem em conta). Se não eram caras aqui, imagine lá... É ficar atento e procurar oportunidades. tenta aprender a ver instrumentos usados, braço torto, coisas assim. Se bem que um bom luthier resolve muita coisa.

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


MMI

Eu sei que vc não falou nessa intenção, mas que seria engraçado eu ir em uma loja comprar uma Benedetto ou equivalente e para tocar apenas a harmonia e melodia da Stella by the starlight, pois é a única que eu sei. XD

Pois é, imagino que verei muitas coisas assim por lá...irei procurar algum guitarrista/professor de música na universidade para pedir dicas de local para compra e tirar um dia da semana para isso. Quero comprar entre a primeira e segunda semana que estarei lá....

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf
Eu sei que vc não falou nessa intenção, mas que seria engraçado eu ir em uma loja comprar uma Benedetto ou equivalente e para tocar apenas a harmonia e melodia da Stella by the starlight, pois é a única que eu sei. XD

Eu não vejo problemas nisso, eu acredito muito na capacidade de o instrumento inspirar o músico a tirar novos sons, explorar novos territórios. Eu já vivi isso, coisas que não achava que ia me interessar e que me interessei só porque consegui um instrumento que me inspirava a ir naquele rumo.

E na boa, tu mora no país em que musica de botequim e churrascaria tem uma harmonia deveras intricadas, na boa, mesmo bregas como Calypso e Pinduca, as harmonias tendem a ser muito mais intricadas que 90% dos rock and roll que tu ouviu na vida e ainda nem entramos no terreno MPB, Bossa Nova, Choro, etc. Então a ultima coisa que tu vai ter problema é em aprender harmonia de jazz, a música brasileira usa ela na maior parte do tempo.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Tem um cara que você pode procurar. Ele se chama Hank Mackie, era bem amigo do Jimmy Foster, cheguei a vê-lo tocar, arrebenta. Ele é da University of New Orleans, mora na mesma cidade que o Foster morava, Covington (atravessando o lago) e possui uma 3 Foster, se der vale a pena ver uma guitarra dessas em ação, bem tocada. Ele pode lhe auxiliar nessa procura.

Falando em harmonias intricadas, onde não tem dá para colocar... Olha só, foi zoação aqui em casa, é um amigo meu.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Sei que temos uma música rica em harmonia, conheço razoavelmente a nossa música, eu só quis fazer uma brincadeira com o fato de eu ainda não saber tocar mto bem os estilos que essas guitarra "pedem" e falar em comprar um guitarra de $9k, foi só isso...eu sei que muitas vezes o instrumentos nos inspira a buscar novos horizontes, mas eu estava apenas brincando...tentei fazer uma piadinha besta, só isso... XD


MMI

Valeu pela dica do Hank Mackie, com ctz irei procurar ele... :D


Pois é...com certeza dá para colocar...isso ocorreu muito com os standards de jazz, para eles chegaram ao que conhecemos hoje....no principio eram mais simples.

Essa versão ficou muito legal, seu amigo toca muito e a alegria dele tocando é contagiante, me peguei sorrindo com ele várias vezes... :)

E que som delicioso essa guitarra tem...ai, ai.... XD

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Pois já tem uma oportunidade. Tira essa música, não é tão difícil assim. O Hank Mackie adora música brasileira, toca para ele isso aí. Numa dessas ele sai tocando Wando nos shows dele! kkkkkkkk

Ele é um cara que não tem tempo ruim, adora rir e a gente se diverte à beça mexendo com música. E essa guitarra não tem o que falar...

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Eu não conheço muito acordes que são usados para harmonizar nesse estilo, mas tá ai uma ótima coisa para eu colocar no meu plano diário de estudo...
Seria muito engraçado ver um show lá e o cara cantando com aquele sotaque arrastado...vc é a luz..é raio, estrela e luar...ahuhauahua....

Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf
Eu não conheço muito acordes que são usados para harmonizar nesse estilo, mas tá ai uma ótima coisa para eu colocar no meu plano diário de estudo...

Cara, em geral são só as inversões dos mesmos acordes que tu usa normalmente.

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


nichendrix

Estou estudando tríades na forma natural e inversões ao longo do braço, logo mais irei começar as tétrades que normalmente são usadas para essas harmonias ai acredito que irei melhorar a minha visão no braço para isso... :D


P.S.: engraçado como o estilo realmente não faz sucesso por aqui, faz uns dois dias que estamos conversando e ninguém falou mais nada das cordas...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


em geral são só as inversões dos mesmos acordes que tu usa normalmente.

Sim. As vezes é isso acrescentado de sétimas, ás vezes é piração mesmo. kkkk

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

engraçado como o estilo realmente não faz sucesso por aqui, faz uns dois dias que estamos conversando e ninguém falou mais nada das cordas...

São coisas muito específicas para a garotada metaleira. Se fosse uma técnica super para escalas a velocidade da luz, com distorção from hell, com sweep em guitarra de 50 reais, os caras iriam pirar. kkkkkkkk

O normal seria um garoto entrar e falar que corda de nylon não pode em guitarras.

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Sim. As vezes é isso acrescentado de sétimas, ás vezes é piração mesmo. kkkk

Mas quase ninguém é bom de fazer piração a doidado e soar bem. A maioria acrescenta 7 ou 9 ou os dois, eventualmente 11 ou 13, mas se for pensar bem de 10 acordes numa música, são 3-4 que entra algo mais complicado que uma 7M.

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


MMI
Sim. As vezes é isso acrescentado de sétimas, ás vezes é piração mesmo. kkkk

Verdade...preciso entender um pouco do básico para começar a pirar também...huahuhauah....

São coisas muito específicas para a garotada metaleira. Se fosse uma técnica super para escalas a velocidade da luz, com distorção from hell, com sweep em guitarra de 50 reais, os caras iriam pirar. kkkkkkkk

Pior que é assim msm...huahuahauha....


nichendrix

Eu curto pra caramba umas paradas atonais, mas é foda fazer isso soar bem....

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Eu curto pra caramba umas paradas atonais, mas é foda fazer isso soar bem


É um problema técnica demais. Seja em velocidade, seja em harmonia, seja no que for... O cara acaba fazendo algo tão complexo que fica algo difícil de ouvir e de fazer sentido, vira música para músico. E isso não é muito legal...

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Verdade....

up disfarçado. XD

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Para você ouvir essas guitarras "over the top", sem captação. Não tocaram com essas cordas...



clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Simplesmente lindas...
E que bacana esse projeto, irei procurar esse cd/dvd para ver o show completo e o documentário. :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz