Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


MMI

Eu gosto do Paulinho Nogueira!


Mas como ficamos?

Adios nonino + Bachianinha

ou

Samba em prelúdio?

Como vc pensou em fazer as músicas? Caso queira, pode responder pelo e-mail, já liberei no anti-spam.

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


E aí vai sair a idéia das fugas, se não for algo pra curto prazo, se der tempo pra chegar minha interface nova, eu até animo a fazer base pros monstrinhos tocarem... hehehehhehe

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


nichendrix

Fique à vontade! Piazzolla te agrada?

o MMI me mandou uma base de guitarra para Samba em Prelúdio. Nessa semana gravo o baixo de base(pizz) e depois o solo (com arco).

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


makumbator
Fique à vontade! Piazzolla te agrada?

Gosto de ouvir, mas nunca tentei tocar nada dele, pode ser a oportunidade, mas só devo estar com a interface pra gravar mais pro meio do mês (se os correios não segurarem muito a entrega na chegada).

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix

Em se tratando de Teresa Cristina, pode se sentir totalmente a vontade. Se quiser, escolha algo e ponha aqui na roda que a gente inventa algo. Quer fazer o solo do Samba em Prelúdio?

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Solo, pra vcs, não sei, ando bem enferrujado, pensei em ficar se terceiro guitar pra ti e pro makumba, vcs são feras, eu só engano que sei tocar... heheheh

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
· votar


MMI
nichendrix
makumbator

Se lembram do que eu falei aqui:

Já viram ou pensaram em compor uma Fuga com sonoridade de Jazz?
Deve ficar algo bem interessante.


Então, achei um compositor russo que fez exatamente isso, um ciclo de prelúdios e fugas em Jazz, o nome dele é Nikolai Kapustin.
Estou adquirindo o trabalho neste momento pra ouvir, talvez eu faça um tópico depois, contendo vídeos (se eu achar).

theblackstrat
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge
MMI
nichendrix
queria entender de musica como voces pra poder ao menos opinar..hehe
abçs

clebergf
Veterano
# set/11
· votar


theblackstrat

É só ir atrás cara, escutar, ler...
É um processo demorado, mas muito gratificante...

MMI
Veterano
# set/11
· votar


Die Kunst der Fuge

To esperando esse som e o que você vai achar!
Dependendo do que você falar, vai junto com o pedido que estou para fazer na Amazon. Não demora! kkkkkk

theblackstrat
clebergf

Agradeço o elogio. Só não sei direito o que seria entender de música. Acho que entender de música (não me referindo a mim mesmo), vai muito de bom gosto. E gosto, cada um tem o seu. E como disseram, se gosto, vou atrás, leio, tento entender, só que isso tudo é secundário, porque alguém pode gostar tanto quanto eu sem ter a menor ideia do que seria uma afinação Lá 440 Hz.
De minha parte, acho que muita gente aqui entende muito mais que eu. Eu sou movido muito pelo tesão da coisa, tem caras aqui formados em faculdades de música. Quem sou eu? rsrsrs

Valeu!

nichendrix
Veterano
# set/11
· votar


MMI

Isso me lembra um cara com quem eu trabalhei. Ele não sabe nada de teoria musical, já que nunca tocou nenhum instrumento na vida, só que é um grande apreciador de música erudita, daqueles que tem tudo mesmo sobre o tema, o cara sabe 100000x mais que a maioria dos que dizem apreciar o estilo aqui no fórum, tem conhecimento a ponto de ser respeitado por quase todos os músicos de orquestra que conhecem ele, até porque é daqueles que o conhecimento enciclopédico é tão forte que pode fazer a arvore genealógica de uma melodia só de ouvir.

O maior barato pra mim é ver como aquilo é importante pra ele porque fala pra ele emocionalmente, não racionalmente, tem coisa que eu nem consigo entender como pode deixar alguém emocionado, como coisas mais malucas de música eletro-acústica e que pro cara é a emoção pura, e isso que move ele a sempre conhecer mais.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


MMI
To esperando esse som e o que você vai achar!
Dependendo do que você falar, vai junto com o pedido que estou para fazer na Amazon. Não demora! kkkkkk


Ih, rapá, que responsa!
Você não ouve mp3 não? Se quiser eu posso te enviar um link pelo e-mail, ai vc mesmo tira suas conclusões, vai?

Vê se isso te apetece:

Prelúdio de 00:00 até 01:40
Fuga: daí até o final



Só te digo que a interepretação do CD tá bem melhor =]

theblackstrat
queria entender de musica como voces pra poder ao menos opinar..hehe

Eu nem acho que eu merecia ter sido citado em meio a eles dois auhauhau

E concordo plenamente com o MMI

E como disseram, se gosto, vou atrás, leio, tento entender, só que isso tudo é secundário, porque alguém pode gostar tanto quanto eu sem ter a menor ideia do que seria uma afinação Lá 440 Hz.
De minha parte, acho que muita gente aqui entende muito mais que eu. Eu sou movido muito pelo tesão da coisa, tem caras aqui formados em faculdades de música. Quem sou eu? rsrsrs


MMI
Veterano
# set/11
· votar


Olha, pessoal... Eu acho que não entendo isso tudo, mas vejo que tem gente que tem muito a aprender.
Voltei da Expomusic, achei a maior roubada. Consegui passar lá e a GAS foi absolutamente ZERO. Vários caras tocando lá, subindo e descendo escalas a mil, com a molecada babando, já que velocidade é qualidade... Pouquíssimos tocando música.
Valeu a emoção de ouvir Arthur Maia quebrando tudo e bater um papo com Arismar do Espírito Santo. Ver o Mattias IA Eklundh foi interessante, uns harmônicos loucos... Mas foi só!

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Subindo o tópico para tirar uma dúvida...

Como já tinha falado com vc quero comprar uma guita para Jazz, e estava pensando nas Semi, mas eu sou apaixonado pelo timbre do Pizzarelli e entre uma pesquisada e outra resolvi voltar aqui no tópico para perguntar... :D

Essas cordas só funcionam bem em archtops né?
Elas em uma estilo a 335 não rola?
Os modelos de entrada de Archtop são bons?
Quais vc recomendaria?

Valeu!!!

P.S.: perguntei para o MMI pois ele que fez o tópico, mas dicas de todos são muito bem vindas... :)

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf
Essas cordas só funcionam bem em archtops né?
Elas em uma estilo a 335 não rola?

Não, fincionam bem até em super strato se for o que você procura, obvio, esse tipo de som mais doce e suave é mais apreciado em estilos como jazz e bossa nova, logo tendem a ser mais usados neles, quem toca esses estilos tem preferência por archtops, então tendem a usar nelas, mas isso não é uma lei.

Nunca tentei as Black Nylon, mas usei por anos um jogo de flatwounds numa strato, o MMI usa flatwounds numa B.B. King Lucille.

Os modelos de entrada de Archtop são bons?
Quais vc recomendaria?

Alguns sim e alguns não, o problema é que a variabilidade é grande, não é fácil dizer compra tal marca e modelo e invariavelmente vai ser bom, tem que realmente ser testada uma a uma. Dos modelos de entrada, a que sempre me impressionou pela qualidade e o único que nunca vi ninguém reclamar de defeitos de fabricação são as Epiphone Emperror Regent, não sei como estão hoje, mas nos anos 90 eram modelos que conseguiam bater algumas Gibsons num teste cego feito pela Guitar Player americana.

Uma vantagem que eu acho delas é que ela copia muitos elementos de guitarras realmente top de linha, como a escala de 25", corpo jumbo size, e é basicamente um violão archtop com captadores flutuantes. Não é uma Gibson ou uma Benedetto, mas vale o investimento.

A única outra guitarra nessa faixa de preço abaixo dos 5mil reais que realmente é boa eram as Cort Larry Coryell, mas faz anos que não vejo uma, nem sei se ainda são produzidas.

Ibanez e Condor tem boas guitarras, mas tem que prestar atenção, não é muito incomum ver guitarras com defeito de fabricação, mas se o exemplar não tiver defeitos é ótimo pra fazer upgrades, trocar caps, pots, e vira uma guitarra bem legal, que dá conta do recado até poder entrar no mundo das tops de linha.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Hum...muito interessante.
Eu pensei que precisa de captadores diferentes para esse tipo de corda... XD

Essa Emperor está um média de $600, achei interessante...está um pouco acima do que pretendo gastar, mas parece ser uma ótima opção.
Estou no momento vendo alguns videos dela...

MMI
Veterano
# fev/12 · Editado por: MMI
· votar


clebergf

O nichendrix chegou primeiro e já respondeu com propriedade... Confesso que eu nunca tive coragem de usar uma LaBella nylon em outra guitarra. Mas com certeza rola, é questão de regular a guitarra para um jogo desses, mas como são cordas difíceis de achar e meio caras, aqui em casa acabam por ser exclusividade da Benedetto.

Essa corda mais leve é um jogo .012-.056. Mas não se assuste, não são tão pesadas, equivaleria a um jogo .011 mais ou menos de um set comum, de níquel por exemplo.

Eu curto o som desse tipo de cordas, mas na Lucille e na PRS Hollowbody II eu usei flatwound comuns, como a D'Addario Chromes e Thomastik-Infeld (que é melhor), a PRS voltou para cordas roundwound comuns. Sugiro testar um jogo de Chromes em guitarras comuns, se bem que a LaBella nylon é diferente, obviamente.

Há pouco tempo conversei bastante com o Bog aqui do fórum a respeito de archtops mais acessíveis. A questão é que nessa praia, as madeiras e construção fazem uma enorme diferença, absurdamente maior que entre stratos, por exemplo, que é uma guitarra de construção muito simples. Assim como violões, a sonoridade é bem diferente entre laminados e sólidos, o preço também. Mas os preços de archtops laminadas decentes já começa mais alto, pelo menos as que eu conheço e levo em consideração, pelo fato de serem bem mais complicadas de fazer.

As archtops podem ser tocadas e gravadas acústicas (microfonadas) ou amplificadas. A boa notícia é que as laminadas, apesar de terem o som acústico inferior, às vezes são preferidas para som amplificado porque são mais resistentes à feedback, é diferente dos violões que uma laminada é inferior e acabou a conversa.

As Ibanez mais baratas eu digo logo: Fuja! Pelo menos as que vi e testei, as tops e caras não, mas nesse segmento já vai ter altas guitarras na mesma faixa. A Emperor Regent eu tenho pouca experiência, mas pode ser uma opção. Mas é o tipo de coisa que talvez valha a pena ir atrás de uma usada melhor lá fora...

Obs.: valeu pela visita e pelo up!

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Mas é o tipo de coisa que talvez valha a pena ir atrás de uma usada melhor lá fora...

É difícil achar guitarra abaixo de 1000 doletas que bata uma ES-175 num teste cego... as Emperror Regent originaisdos anos 90, fizeram isso em vários testes. Não sei como está hoje, mas costumavam ser muito boas, com laterais e fundo laminados e top carved.

Eu gostei dumas Ibanez que peguei outro dia, mas eram bem na praia das Gretsch, caps mais brilhante e bigsby, um tempo atrás peguei uns projetos de 175 que estavam cheios de problemas, a começar pelo cordal que estava feito com uma curvatura diferente da do tampo.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Pois é...as cordas não são baratas, média de $15, mas se um jogo durar pelo menos uns 4 meses será $45/ano, o que é aceitável...xD

Agora quanto ao modelo é complicado mesmo, eu evitava pensar em comprar uma Archtop exatamente por esse motivo, nelas a madeira faz uma diferença absurda.
Bom, vou analisando já que tenho 4 meses para decidir....xD

Mas aceito mais dicas e vamos deixando esse belo tópico no topo... :D

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf
Agora quanto ao modelo é complicado mesmo, eu evitava pensar em comprar uma Archtop exatamente por esse motivo, nelas a madeira faz uma diferença absurda.
Bom, vou analisando já que tenho 4 meses para decidir....xD

Mas aceito mais dicas e vamos deixando esse belo tópico no topo... :D


Minhas recomendações de archtops baratas são essas, Emprerror Regent e Cort Larry Coryell, são as únicas que eu posso dar alguma garantia de qualidade baseado no que testei e no ouço falar delas. Se puder pegar uma usada, anos 90, melhor ainda.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


nichendrix

Pois é. Mas "baratinhas" para o pessoal do fórum é bem abaixo dos 1.000 dólares. Foi bem esse parâmetro que eu queria passar, archtop "baratinha" e decente na minha opinião começa com uns 1.500 dólares aproximadamente, mesmo assim a diferença é bem grande para as sólidas como as Moll do Pizzarelli, uma Gibson L-5 ou modéstia a parte, a minha Benedetto. Essas guitarras são cruéis!

Cara, Ibanez dessas mais de baixo é difícil achar uma perfeita logo a primeira vista. Pior que está bem comum a Gibson soltar umas meio tortas mesmo.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Pois é...as cordas não são baratas, média de $15, mas se um jogo durar pelo menos uns 4 meses será $45/ano, o que é aceitável...xD

Duram sim. Não tem ranhuras, a parte onde se tem contato é de plástico e se procura nelas um som meio opaco, com menos brilho.

Bom, vou analisando já que tenho 4 meses para decidir....xD

Vai viajar?

Mas aceito mais dicas e vamos deixando esse belo tópico no topo... :D

Valeu! Aqui tem um som com a Lucille com cordas Thomastik flatwound para ilustrar:

Over The Rainbow

nichendrix
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
Pois é. Mas "baratinhas" para o pessoal do fórum é bem abaixo dos 1.000 dólares.

Sim por isso pensei de cara nessas duas, não sei hoje, mas a Emperror Regent ficava na faixa dos 750 dólares, a Larry Coryell na faixa de 850 dólares (e vinham com captadores Seymour Duncan, pots CTS e ferragens Gotoh).

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


nichendrix

Estou vendo as Emperor, tentarei achar uma da década de 90 por lá e testar e ver o que eu acho...
Essa Cort acho que é mais complicado de encontrar...
A Emperor com fabricação em 2011 está na média de $600...

MMI

Putz cara...ai complica... $1500 está bem longe do que eu quero gastar com a guita...XD
E não tem como comparar com essas que você citou mesmo, quem sabe daqui alguns anos eu não compro uma Benedetto...

Escutei esse seu som em algum outro tópico, curti muito o timbre.
É minha outra opção pegar uma semi...


Vai viajar?

Vou...sou o Cleber que estava falando com você por email sobre New Orleans...

Metal_Vader
Veterano
# fev/12
· votar


gravações do John Pizzarelli

Essa ai não é a música que passou no Bee movie ? XD

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Caraca, é mesmo! Desculpa!

Olha, New Orleans é berço do jazz e extremamente musical. Tenho absoluta certeza que se fuçar por lá, consegue achar. E você vai ter bastante tempo...
Por conta de seu tempo por lá, uma usada é opção porque se não gostou, devolve e recebe a grana tranquilamente de volta. Se é assim, eu ficaria de olho no "G-Base" que uma hora aparece por lá coisa bacana e legal, mas gente séria, lojas.

Sei lá, quem sabe uma Emperor te agrade e é abaixo desse preço. Infelizmente o camarada Bog desistiu por causa do preço mesmo.

clebergf
Veterano
# fev/12 · Editado por: clebergf
· votar


MMI

Que é isso...não precisa se desculpar. :)

Pois é...quero ir já com alguma ideia do que testar pelo menos..

É uma pena que o Bog desistiu, realmente o preço assusta...

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

Pois é, ele não ficou satisfeito com a relação preço x qualidade dessas guitarras. Talvez fosse alguém para você conversar também, dê uma chamada nele por MP que ele sempre está pelo fórum. Talvez o Bog tenha visto algo que possa te agradar.

clebergf
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Pedi para ele aparecer por aqui...
Valeu!!!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


clebergf

valeu, tenho certeza que ele pode acrescentar às suas escolhas. Acho que hoje não volto mais, mas amanhã vou ler com atenção a conversa de vocês se for aqui no tópico.

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz