Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# ago/11


Vi que andaram discutindo cordas de nylon em guitarra. O que eu conheço disso são as cordas La Bella Black Nylon Tape. São cordas flatwound de aço onde a parte externa, lisa, é de nylon preto. São as cordas que o John Pizzarelli usa, para dar um exemplo e quem quiser ouvir mais sons dela. A mais leve é 12-56, mas não são tão pesadas como seriam as 12 roundwound comuns e vem com cordas 1 e 2 extras, as que são desencapadas (cordas flatwound duram bastante, essas de nylon mais ainda). As extremidades são encapadas com seda. Infelizmente não são comuns no Brasil, mas é fácil comprar pela internet.

Achei essas cordas excepcionais para archtops, tirando um timbre jazz fantástico. Gostei muito delas, são minhas cordas favoritas para isso atualmente. Sei que jazz não é o som preferido no fórum, longe disso, mas é legal que se conheça essas cordas e que haja alguma referência aqui.

Como disse acima, quem quiser ouvir bem o som dessas cordas pode ouvir gravações do John Pizzarelli. De brincadeira, gravei o Adagio de Tomaso Albinoni que o Malmsteen gravou em Icarus Dream Suite Op. 4 (1984), numa pegada jazz/bossa nova, para exemplificar.

Adagio

Abç

Curly
Veterano
# ago/11 · Editado por: Curly
· votar


MMI

Vixe, o tom jobim poderia ter 'composto', esse adágio fácil, fácil e ainda colocava na tilha do 'black orpheo', rsrs, tava vendo a hora que ia entrar a voz do vinicius declamando alguma bobagem, rsrs, muito bom !

Pepe Le P
Veterano
# ago/11
· votar


Puta sonzera!!!

Curti demais cara. Vou te dizer que depois de um minuto já tinha esquecido que o tópico era sobre as tais cordas e tava viajando no som, de primeiríssima!

Nunca tinha escutado uma gravação sua aqui no fórum, espero que continue postando de vez em quando.

Ah sim, quanto as cordas, eu já tinha escutado gravações de alguns caras do jazz, entre os quais o próprio Pizarelli, e achei o timbre muito bacana.

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Rapá... que som hein... mas...

Não poderia ser feito num violão não???

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


Curly

Poxa, fico contente que você gostou, afinal é um dos amigos do jazz desse fórum! Mas Tom Jobim e Vinicius são mestres demais para este aprendiz! Valeu



Pepe Le P

Na verdade, essas cordas não tinham muitos relatos nesse fórum. Aproveitei e mandei uma gravaçãozinha, apesar de ser raro mesmo eu botar algo aqui. Na verdade é um rascunho, provavelmente ainda vai ganhar mais carinho esse som. Quem sabe, alguém como o makumbator resolve botar para crescer e ajudar num som desses.


Leomju

Ah, esse som é para archtop, né? Violão não iria com essas cordas e seria no outro fórum...

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Adorei a tua versão!!! Bem "Jobiniana" mesmo!! Parabéns!!!

Rabbit
Veterano
# ago/11
· votar


Muito bom! Foi você que fez o arranjo? Ficou ótimo!

Toca muito bem velho, não sei por que você não nos presenteia com seus sons com mais freqüência. Espero que poste mais.

MMI
Veterano
# ago/11 · Editado por: MMI
· votar


De Ros

Valeu, elogios seus são engrandecedores!
Abç!


Rabbit

Esse som é fruto da parceria que tenho com meu amigo/sócio Sérgio. A gente sempre faz coisas juntos e tem dado muito certo. Recentemente saiu o CD solo dele que gravamos juntos e estamos trabalhando no quarto CD de gravadora fruto de nossa parceria. O CD dele acabou tendo uma temática blues-rock.

https://www.onerpm.com/#/disco/album&album_number=190517807

itunes.apple.com/us/artist/sergio-murilo/id453689686" target="_blank" rel="nofollow">Loja da Apple

Ta aí mais coisas nossas para os que estão pedindo... rsrs

Abç


Obs.: De Ros e Rabbit, vocês tocam muito!

Edit: nossa, já foram 5 ou 6 CDs que gravamos... kkkk

PeedroArcuri
Veterano
# ago/11
· votar


Alguém aqui já começou a ouvir algo, e conforme a música ia passando você se dá conta do sorriso que tá estampado no seu rosto?
Então...

Jinkxs
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Muito bom cara.... ótima sonoridade. Gravou como??? Usou a PRS???

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


MMI

Ficou muito bom, cara!
Foi você que fez esse arranjo? Ficou bem legal!

Só por desencargo de consciência: Foi um take pra guitarra base e outro pra melodia, né? Ou tu gravou os dois ao emsmo tempo? (Sei lá, né, já vi tanta coisa bizarra desse tipo)

E mais uma coisa, só não entendi onde o Malmsteen entra na mistura ae, até porque ficou muito bom e musical...

Enfim, meus parabéns, cara, você toca muito e sabe muito!

Você conhece Bar Kokhba Sextet?

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


MMI

Que coisa mais primorosa! Ideal pra ouvir numa manhã tranquila de domingo, hehe. Muito bom, parabéns!

Gravado com uma Benedetto 16-B, cordas LaBella Black Nylon Tape

Uau! Sem palavras....hehehe.

Dibilo
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Nossa acordei,pensei em entrar no fórum,e foi agraciado com uma música como essa.
Nossa relaxei legal com teu som cara,muito bom mesmo.
Flw,fica com Deus!

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


PeedroArcuri

Se valeu um sorriso, já valeu! Obrigado


Jinkxs

Obrigado. Gravei com a Benedetto, a PRS não dá esse som não. Apesar de ter corpo oco, o som dela é bem mais equilibrado e para guitarra mesmo. A Benedetto que dá esse som mais archtop. Para um som desses as opções seriam a Lucille ou a Dark Fire.

Essa gravação é em linha, um pré somente. como eu disse para o Leomju em outro tópico, para um som limpo desses o legal é uma guitarra ultra sofisticada, o amp não precisa de grande coisa, pode ser um SS ou mesmo plugar em linha porque a guitarra resolve e faz o som. Eu mesmo prefiro sempre em linha para esse tipo de som, sem amp.



Die Kunst der Fuge

Esse arranjo foi feio em parceria com meu parceiro Sérgio, como disse acima. E foram dois takes, uma base e um solo.

O Malmsteen gravou isso aí em Icarus Dream Suite Op. 4 (1984) no disco Rising Force. Não que eu goste muito do sueco não, mas muita gente chamaria esse Adagio do Albinoni de "a música que o Malmsteen gravou". Só por isso.

Não conheço, vou pesquisar esse som! Valeu!


renatocaster

Valeu por ouvir... Hehehehe


Dibilo

Bom para um domingão, né? hehehe
Obrigado

will789
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
kralho, fico locona veio.... boa msm, adorei, deu um clima totalmente jazz na musica, q ja foi erudito e metal e agora é tbm jazz! hehehe', fico bem legal velho, belissimo arranjo. parabens!!!


abçs

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Esse arranjo foi feio em parceria com meu parceiro Sérgio, como disse acima. E foram dois takes, uma base e um solo.


Saquei!
Curioso ver que um cara que toca pra caramba como você nunca poste nenhuma gravação aqui. Me faz pensar quantos mais também são assim :P

O Malmsteen gravou isso aí em Icarus Dream Suite Op. 4 (1984) no disco Rising Force. Não que eu goste muito do sueco não, mas muita gente chamaria esse Adagio do Albinoni de "a música que o Malmsteen gravou". Só por isso.

Bando de hereges! Ehehehehehehe


Não conheço, vou pesquisar esse som! Valeu!

Só perguntei porque ouvi outro dia e gostei e tu, junto com o nichendrix costuma conhecer essa paradas mais desconhecidas eheheh

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Eu sou muito suspeito para falar, afinal é um som que eu gosto, tocado do jeito que eu gosto e com um setup que eu gosto muito... hehehhe

O arranjo ficou show, o timbre dos instrumentos também ficou show, fiquei com a impressão que tem um leve delay nos solos, o que me agradou muito.

Sobre as cordas, eu só toquei com elas uma vez por cinco minutos numa Benedetto Bravo, mas foram só 5min, então nem pude fazer uma avaliação muito detalhada. Eu gostei do timbre mais meloso e "doce" em relação às flatwounds normais (que já tem esse tipo de timbre), enfim deixa a guitarra com voz de mulher carinhosa cuidando do marido ou de daquelas mulheres mais paz e amor que gostam de fazer muito amor e pouca guerra... hehehehehe

E na 16B o som é perfeito pruma Garota de Ipanema bem sensual a la Sinatra ou Stan Getz, com direito a Kim Basinger rebolando ao som da música (como na cena do you have any megadeth? de Wayne's World 2).

clebergf
Veterano
# ago/11 · Editado por: clebergf
· votar


Cara muito animal a sua versão, com timbre e execução perfeitos.
Seu timbre lembrou muito mesmo o timbre do Pizzarelli, curto muito o som dele e esse ano assisti ele na turnê dele por aqui.

Parabéns pelo som e esclarecimento!!!

Agora que eu vi a descrição da guitarra que foi usada...fod@ hein...rsrs...

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# ago/11
· votar


MMI
Parabéns kra, ficou show de bola a gravação,belo timbre de archtop, fraseado lindíssimo, mandou mt bem.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


will789

A idéia é bem essa, mudar a cara mesmo. Valeu!


Die Kunst der Fuge

Valeu, mas já postei algumas coisas por aí. Vários amigos aqui conhecem. Só que de fato, raramente abro tópicos para isso. Esse eu pensei muito mais nas cordas, mas estou muito empolgado com o som delas e botei esse som.

Particularmente eu gosto muito de música clássica, como você. Eu estudei vários anos de piano clássico, gostava mesmo. Mas larguei mão do piano e nem sei fazer mais um dó maio. Esse Adagio eu acho lindo. Tem umas versões nesse estilo para o Trenzinho Caipira do Villa Lobos e um Concierto de Aranjuez, mais umas de Bach e Beethoven . Nada gravado, só estudado na cabeça. Qualquer dia gravo. Quando sobrar tempo, temos ideias de lançar 2 CDs virtuais, um de música clássica e outro de choro, mas tudo próximo desse estilo. Já falei demais aqui! kkkkkkkk

Bem interessante esse som que você mostrou, se bem que não conheço essa praia de Klezmer, muito pouco. Gostei, obrigado por mostrar. Eu não conheço tanto, pior é que dá a impressão que quanto mais estudo, leio, ouço e aprendo, menos eu sei.


nichendrix

Estava com a sensação que você ia curtir mesmo! hehehehe

Não tem delay não, na mixagem coloquei um reverb mais acentuado no solo que dá essa impressão. está tudo bem simples, guitarra - pré - computador. Na mixagem, compressorzinho leve, reverb e só na base um high pass filter em 80 Hz.

Sabia que você descreveria o timbre com extrema propriedade! Adorei isso:

Eu gostei do timbre mais meloso e "doce" em relação às flatwounds normais (que já tem esse tipo de timbre), enfim deixa a guitarra com voz de mulher carinhosa cuidando do marido ou de daquelas mulheres mais paz e amor que gostam de fazer muito amor e pouca guerra... hehehehehe

E na 16B o som é perfeito pruma Garota de Ipanema bem sensual a la Sinatra ou Stan Getz, com direito a Kim Basinger rebolando ao som da música (como na cena do you have any megadeth? de Wayne's World 2).


É bem o que me passa mesmo, uma gostosa falando rouquinha ao pé do ouvido (sua descrição é bem melhor que a minha!). kkkkkk


clebergf

Pizzarelli pai e filho são dois caras que curto demais. O CD do John com regravações dos Beatles já fez buraco de tanto que ouvi. Outro que muita gente não gosta por dizer "faltar mojo brasileiro", mas eu curti muito é o Bossa Nova, com participação do Daniel Jobim e César Camargo Mariano (só esses caras valem o CD). Tem também o Mr. Cole do John e o Cole Porter do Bucky, o Mr. Sinatra, o Guitar Duos... Se for ficar falando não acaba mais! Curto demais o som deles e babo nas Benedettos do Bucky, esta em especial. Eu perdi o show, morro de inveja de você! kkkkkkk

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


brunoepronto

Obrigado por ouvir e comentar!
Abç

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Cara, engraçado isso, sei lá, guitarra sempre me lembra mulher, não sei se porque na minha família são em torno de 80 mulheres e 22 homens apenas, então tenho um referência de personalidades femininas mais presente, mas sempre são parecidas... hehehhehe

Outra coisa engraçada, todo mundo aqui no Brasil acha que Bossa Nova é algo que é brasileiro e que só brasileiro faz bem, mas sinceramente nos ultimos 30-35 anos, você conta nos dedos quantos músicos brasileiros realmente são bons de bossa ou tocaram a bossa pra frente, pra mim desde os anos 70 que a bossa virou coisa de americano, pega uma Diana Krall, um Nick Colioni ou um Pizzarelli desses e vai comparar a bossa deles com as fuleragens que se faz no Brasil e chamam de bossa?

Obvio tem uma galera que ainda faz muita coisa de cair o cú da bunda aqui, mas é uma minoria, a maioria só faz repetir as formulas antigas, já a gringalhada, vem pro Brasil aprender a tocar, depois botam o dedo deles e tocam a coisa pra frente, é o caso do Nick Colioni, que chegou a morar 5 anos no Brasil porque pra ele a única forma de realmente entender a Bossa era entender a cultura que deu origem a ela, no fim ele sempre fala que ficou surpreso por se tocar tão pouca bossa aqui, mesmo sendo um ritmo que musicalmente é a cara do melhor que Brasil tem a oferecer ao mundo. Como ele uma vez falou, é uma sofisticação despreocupada, de bem com a vida.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix

Também já vi muito gringo esbanjando ginga...

nichendrix
Veterano
# ago/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

É, lembro duma vez que postei em algum lugar do fórum que achava a versão de Garota de Ipanema do Sinatra no Francis Albert Sinatra meets Antonio Carlos Jobim, muito mais legal que o original, que ele pega a letra e interpreta ela de fato, não só canta um monte de palavras, mas canta como um tiozinho que fala de um amor perdido e platonico por uma garota novinha e muito gostosa, e que chega na parte do Tom cantar e fica estranho, é só um cara falando um monte de palavras sem tanta emoção, ele fica visivelmente mais preocupado com o violão, com o arranjo, com todo o resto do que com a letra da música.

Quase me fuzilaram dizendo que eu não sabia do que falava, que isso é um absurdo, mas olha aqui, qual parece estar vivendo a letra da bagaceira toda?



No fim esse som e o som do violão brasileiro, o som do Charlie Byrd e outros grandes violonista de jazz/bossa, que inspiraram a criação dessas cordas com o som tão gostoso.

PS: postei algo lá no tópico do tonerite.

clebergf
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Eu tenho esses discos dele que você citou, não tenho nada do pai dele ainda, mas já ouvir e também achei muito bom.

O show foi muito bacana, ele além de ser um ótimo músico é simpático e engraçado.


nichendrix
no fim ele sempre fala que ficou surpreso por se tocar tão pouca bossa aqui, mesmo sendo um ritmo que musicalmente é a cara do melhor que Brasil tem a oferecer ao mundo.

Cara, eu também vivo me perguntando isso...as poucas vezes que conversei com algum gringo sobre música eles sempre tocam neste assunto da Bossa.
Infelizmente ela não o destaque/atenção que ela merece por aqui.

Bigtransa
Veterano
# ago/11
· votar


MMI
Gostei muito do seu arranjo e do som da sua guitarra.... parabéns....
nichendrix
mesmo sendo um ritmo que musicalmente é a cara do melhor que Brasil tem a oferecer ao mundo.

A bossa nova sobrevive com a gringaiada porque é coisa de gringo... Pode ter sido uma grande sacada de uma geração que conseguiu deixar o samba mais digerível pra tocar lá fora e pra não dar vergonha de escutar, mas continuou sendo samba... Claro que o repertório é maravilhoso e que tudo deu certo por conta de uma galera talentosíssima e tal, mas acho que tem muito marketing envolvido na parada...

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix

Mas Nic... Jobim e João Gilberto são gênios indiscutíveis, mas o maior talento deles nunca foi exatamente cantar, a voz... (lá vem pedrada)
Se bem que a forma de cantar do JG marcou o estilo.



clebergf

Bom, você deve ter ouvido já, mas vale uns videos de Bucky Pizzarelli.

Tremendo Blues com Les Paul e Tal Farlow



Esses já posso afirmar que são com essas cordas com nylon.





nichendrix
Veterano
# ago/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Mas Nic... Jobim e João Gilberto são gênios indiscutíveis, mas o maior talento deles nunca foi exatamente cantar, a voz... (lá vem pedrada)
Se bem que a forma de cantar do JG marcou o estilo.


Nunca disse que eles não eram gênios, mas você ser um gênio pra compor, não significa que você vá ser um gênio pra executar. O Sinatra é um grande exemplo disso, ele raramente compôs algo, mas interpretando a musica dos outros ele é quase imbatível.

E acho que nisso o pessoal da gringolandia ganha muito do pessoal daqui, não só na bossa, mas em quase tudo, aqui os grandes músicos, acham que só saber tocar absurdamente bem deveria ser único o forte deles, mas querendo ou não, se tu não tem uma interpretação muito emotiva, tu perde a conexão emocional com a plateia.

O B.B. King é um exemplo disso, como músico, tecnicamente e mesmo como compositor, ele é bem basicão, agora interpretando a música, seja no instrumento, seja na voz, seja como o "entertainer", o cara é de longe o ó do borogodó, o Rei mesmo.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


nichendrix

Exato. São gênios, não deuses todo poderosos e perfeitos.

E muito gringo já me emocionou tocando bossa nova. É bem isso!

nichendrix
Veterano
# ago/11
· votar


MMI

Cara, esse ultimo vídeo resume tudo que eu gostaria que tivessem me dito sobre como aprender a tocar bem e a improvisar bem quando eu comecei. Demorei uns aninhos a até aprender isso.

E putz, o John Pizzarelli parece que quanto mais velho, mais fica com cara de novo... hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas de nylon para guitarra! Misturei Malmsteen, Adagio de Albinoni e jazz