Duvida repouso improviso

    Autor Mensagem
    PWN3DROCK
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal estou estudando improviso e comecei a perceber umas coisas, uma delas e que algumas notas soam muito melhores pra repousar nelas do que as outras ( deve ter algo aver com campo harmonico!?) enfim, oque eu preciso estudar para sacar mais disso? eu sei algumas escalas e tenho até uma tecnica razoavel, mais n consigo fazer muita coisa alem de alguns licks e sobe e desse escala rs, dicas do que estudar por favor *-*

    aquiladler
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ____________________________________________________
    PWN3DROCK [nick meio estranho]

    Mano, guitarra é um instrumento onde a teoria é importante, mas, a prática também.
    Veja você mesmo as notas que te agradam ao repousar, depois de um tempo você nem se preocupa com isso...

    o que estudar? Estude a mais manjada (e útil) escala do mundo,a pentatônica.
    Depois que estiver bem à vontade com ela, aprenda a escala natural.

    sóóóó depois de algum tempo, treine modos gregos.
    __
    Eu aprendi desse jeito.
    Lembre cara, Prática, prática e prática...

    ____________________________________________________

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aquiladler
    Acho que o PWN3DROCK tem é que estudar Harmonia... composição dos acordes,etc... também... depois escalas.

    Não tem como repousar em uma harmonia sem saber sua composição...

    PWN3DROCK
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: PWN3DROCK
    · votar


    cara eu até sei a pentatonica toda, tenho pratica sim, até que bastante tecnica que alias é oque me faz da uma enganada nos solos mas não sei nada de campo harmonico, formação de acordes, triades, harmonia etc...

    e o problema é que quando eu vou solar eu fico andando na pentatonica o braço todo indo e voltando e acabei viciando em pausar nas mesmas notas sempre, fazendo os mesmos caminhos ai soa sepre a mesma coisa meus solos =/

    LeandroP
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    PWN3DROCK
    mas não sei nada de campo harmonico, formação de acordes, triades, harmonia etc...

    Então você precisa estudar teoria elementar pra depois estudar harmonia.

    Não é complicado separar as notas boas pra repouso das notas de passagens e também as notas evitadas.

    Se você toca um acorde, as notas que compõe este acorde são "de cara" as melhores pra repousar, pois não tem como a nota se chocar com ela mesma, independente da oitava em que ela se encontra. A pentatônica oferece mais duas notas boas pra repouso e por isso é a escala mais comum.

    De uma forma prática e de efeito imediato, estudar alguns padrões melódicos (patterns) sobre as escalas e acordes (arpejos) ajuda bastante no desenvolvimento do fraseado. É importante juntar a teoria e a prática pra entender o que está acontecendo com a sua improvisação e com o grupo.

    Dê uma pesquisada na busca sobre intervalos (análise de intervalos), formação de tríades e acordes fundamentais (maior, menor, diminuto, aumentado), formação de escalas maiores e menores, campo harmônico, modos (inversão das escalas), etc.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida repouso improviso