Notas de repouso Duvida!

    Autor Mensagem
    Makosnever
    Veterano
    # mar/10


    Aee galera tava estudando aki improviso e fiz uma harmonia pra mim improvisar em C, com os Acordes G - F - C e vou improvisar usando a penta de A menor mais só estou fazendo isso pra treinar intervalos, Aee queria saber se essas notas de repouso são mesmo as notas de repouso desse acordes de acorda com oque a penta de A permite em notas!!

    G > Notas de repouso > 7m e 4 = G e D respectivamente.

    F > Notas de repouso > T e 3m = A e D respectivamente.

    C > Notas de repouso > T, 3m e 5 = A, C e E respectivamente

    Só queria tirar essa duvida quanto as notas de repouso desse acordes me falem se esta certo vlw aee galera.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Makosnever
    iss oque voce falou tá certo, mas voce não precisa se limitar a elas.
    voce pode "repousar" num ré durante o acorde de C por exemplo, vai soar como uma 9a.

    outra coisa: as letras C D E se usa pra acordes, não pra notas.

    G > Notas de repouso > 7m e 4 = Sol e respectivamente.

    Makosnever
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kiki

    vlw era só isso que eu queria saber, então no caso as notas de repouso são sempre a T 3 5 e 9?

    Skider
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    então no caso as notas de repouso são sempre a T 3 5 e 9?

    Nada a ver velho; As notas de repouso é qualquer uma que tiver dentro da escala corrente; ou as vezes até fora si vc assim quiser;
    Tudo depende da sua intenção e proposta para o improviso;

    O que acontece, é que as melhores notas são essas ai no acorde maior, a tríade, 9ª e uma 6ª tbm cai bem; Tudo começa pela sua proposta velho; como o kiki disse, nao se deve prender só a tríade nao;

    Makosnever
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Skider

    agora eu to confuso :S explique!.

    Konrad
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    Makosnever

    A grosso modo, em um acorde de C você deveria parar sobre dó, mi, sol.

    Se fosse um acorde de C7/9, você já ganha um si bemol e um ré de brinde.

    Se estivéssemos a falar de um acorde como Ebm6/9, por exemplo (Djavan agradece) você deveria recorrer às notas de formação do acorde como referência, aliás, deve-se fazer isso sempre.

    Mas lembre-se, são referências, não engessamentos, comece com elas e quando dominar a formação de acordes comece a experimentar.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Makosnever
    a tonica, 3a e 5a do acorde são as notas de repouso mais "seguras". nelas voce para sem erro.
    mas também fica mais óbvio.

    voce pode se arriscar parar em outras. a 9a (2a) e a 6a caem bem, mas dá um efeito diferente, tem que experimentar pra ver se cai bem.

    e no fundo voce pode repousar em qualquer nota da escala, eventualmente fora dela até, mas tem que testar. toque e ouça! o ouvido é quem manda!

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Konrad

    Se fosse um acorde de C7/9, você já ganha um si bemol e um ré de brinde.


    mas o interessante é que as vezes voce "forma" o acorde com o solo.
    a 9a ou a 7a, ou seja quem for, ta na melodia, ou em algum outro instrumento que não no acorde de base.

    ==========================

    Mas lembre-se, são referências, não engessamentos, comece com elas e quando dominar a formação de acordes comece a experimentar.

    disse tudo!

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    ex:

    satisfaction - rolling stones:


    E A
    e-----------------------------||
    B-----------------------------||
    G-----------------------------||
    D-----------------------------||
    A-2-2-----2-4-5~~---5-5^4-4^2-||
    E-----------------------------||


    a nota de repouso do A é uma 4a!

    Skider
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Brother; To dizendo que Isso são apenas padrões; se vc quiser segui-los, blz; vai ser uma música dentro dos padrões;
    Agora se vc quiser "quebrá-los", Vc tem "N" alternativas para isso;
    Agora, nem tudo vai cair bem... Tudo vai de acordo com a proposta da música, o que vc quer trasmitir com sua música;
    Se vc quiser da um tom de Avoid mesmo, pode usar a 4 justa, sétima.. muitas vezes cai bem;

    A exemplos, a 4 aumentada da penta de Am, que seria um D#...
    A gente chama de blue note... nao tem nada a ver com a penta de Am né? mas é uma nota que em determinado momento progressão que soa muito bem;

    Konrad
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    kiki
    as o interessante é que as vezes voce "forma" o acorde com o solo.
    a 9a ou a 7a, ou seja quem for, ta na melodia, ou em algum outro instrumento que não no acorde de base.


    Pois é. Estou aprendendo na prática agora, tocando com um cara que adora jazz. Por vezes na minha notação eu tenho um acorde de Cm, quando presto atenção no que ele toca, tem sempre alguma coisa. Nem que seja uma inversão.

    Teoria é legal, mas o que ensina o cabra é a tal da prática.

    PS: se bem que se eu não houvesse estudado... ehhehe

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Skider
    A exemplos, a 4 aumentada da penta de Am, que seria um D#...
    A gente chama de blue note... nao tem nada a ver com a penta de Am né? mas é uma nota que em determinado momento progressão que soa muito bem;

    sim, mas "repousar" numa blue note é dificil. não digo impossivel...

    Konrad
    exatamente!
    a teoria tem que servir pra pratica... e isso é ouvido, é treino, é tocar e ver o que sai!

    Skider
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Skider
    · votar


    kiki
    Exato brother;

    mjcmello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    as letras C D E se usa pra acordes, não pra notas

    Usa-se para as notas sim. É o sistema americano.

    GustavoC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Nossa, me disseram para nunca, jamais, repousar em uma quarta... acho que a quarta vai servir para melodias bem específicas, não? Ou é porque estavamos tocando modal? Modal a coisa muda né?

    Dibilo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara eu particularmente não curto repousar em quartas,não curto o clima da nota,mais com notas de passagens lentas e caracteristicas eu uso bastante,costumo repousar em quartas so no final de solos que fazem o final da música pra dar um som diferente.
    Flw,fica com Deus!

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    GustavoC
    putz, é dificil estabelecer regras assim... o que acontece é que repousar em quarta é dificil mesmo de harmoinizar, mas veja o exemplo que eu postei acima, do satisfaction, não soa estranho, e a harmonia é bem simples.
    (não sei dizer se é tonal, por que tem algo de harmonia de blues, I - IV - V)

    mas eu acho que nada deve ser proibido, só tem que soar do jeito que voce quer.
    (acho que eu tenho tendencias modais)

    Filippo14
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Que eu sei, pode-se repousar em qualquer nota, T-3-5-4(11)-2(9)-6(13) e 7 oq acontece eh que vc tem q toca cuidado pra não repousar numa nota que de intervalo de 2b em relação ao acorde tocado no momento por exemplo ta rolando um acorde de E7( pode ser qualquer E esse foi só um exemplo) e voce repousa num fá, que eu sei isso estraga demais, e ja testei e acontece mesmo, outra coisa eh q as notas da penta ficam boas de repousar, mas isso está fora de ser uma regra.

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Filippo14
    exemplo ta rolando um acorde de E7( pode ser qualquer E esse foi só um exemplo) e voce repousa num fá, que eu sei isso estraga demais, e ja testei e acontece mesmo,
    um fá fica ruim, por que é 2a menor, só meio tom, vai parecer desafinado.
    mas se for um fá# pode ficar melhor. vai soar como 9a, principalmente se for mais pro agudo.

    outra coisa eh q as notas da penta ficam boas de repousar, mas isso está fora de ser uma regra.
    as notas da pentatonica são as que são mais "seguras", se ficar nelas nao tem muito erro.
    mas tambem nao tem muita tensao, que é justamente o que acontece quando usa uma 9a maior, por exemplo. ou uma 7a maior, 6a maior ou menor, etc...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki

    sim logico um F# fica otimo, foi oq eu quis dizer só dei exemplos e em relação as notaas da penta q eu disse depende tambem neh, pq se vc for toca uma base de lidio ala steve vai, vc vai usa mtu a penta de lidio e ela não tem as mesmas notas de uma penta normal, ela tem as notas dela que tão dentro do tom original por exemplo E lidio é tom de B, mas vc usa em geral apenas 5 notas q seriam dessa penta para dar o som do lidio, então oq eu falei sobre usar as notas das pentatonicas normais como forma mais facil de repousar é relativo tambem, pois vc tem que analisa realmente oq ta acontecendo na musica, uma base de E lidio estiver rolando, num vai ficar legal tocar as pentas do tom de B, encaixar vai mas talvez não fique legal, então notas de repouso são muito relativas

    GustavoC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    Filippo14

    Cara... tem que ver isso ae! hjauhauihaiuhauihauia

    A Penta tem menos notas "problema" mas ela tem Quarta por exemplo... eu descobri... a quarta é um péssimo repouso por que ela fica a meio tom da terça então da aquele clima de "me tira daqui" chama ou pra terça ou pra quinta. (terça e quinta são bons repousos). Realmente repouso é um negócio complicado... tem que testar e ver quem é quem... mas geralmente a sétima também não é um repouso muito legal.. mesmo que a dissonancia esteja no acorde... vai ser muito atrativo pra tonica. Ela fica legal para segurar um pouco e depois passar pra tonica com uma nota de passagem.

    E Filippo, um F jamais ficaria legal em um E7 dominante pq é uma nota fora do campo harmonico né! hauihauihauihauihua tem que ser ninja até pra fazer de passagem!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GustavoC

    Eu to ligado do F, dei um exemplo proposital

    GustavoC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Filippo14
    AHHHHHH
    entendi. ahuiahuiahuiaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas de repouso Duvida!