Progesso na aula de guitarra

Autor Mensagem
Jean_Strato
Veterano
# ago/11 · Editado por: Jean_Strato


Ola pessoas do FCC o meu drama é o seguinte
começei a fazer aula de guitarra faz 1 mes exato, como tenho uma aula por semana fiz só 4 aulas, e até agora meu professor só me passou a escala de Dó maior e musicas novas, queria saber com quem faz ou ja fez aula se no começo é assim mesmo ou ele ta me enrolando porque ta mais parecendo uma aula de violão do que de guitarra só estou aprendendo base acordes e etc... e deixei claro na primeira aula que queria ser guitarrista solo, quero ver bends arpejos( não lembro como se escreve) ver solos técnicas de palhetadas essas coisa não ficar tocando acordes

Doggy
Veterano
# ago/11
· votar


deixei claro na primeira aula que queria ser guitarrista solo

Aí está o problema.

daniel.damin
Veterano
# ago/11
· votar


Professor, eu quero ser guitarrista solo, não quero saber fazer acordes, nem aprender teoria.

Me ensina o solo de Sweet Child Oh Mine na primeira aula???


Tenha santa paciência!

Jean_Strato
Veterano
# ago/11
· votar


po não é isso, só quero saber se é assim mesmo ou o cara ta me passando a perna

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


Jean_Strato

po não é isso, só quero saber se é assim mesmo

Sim, é assim mesmo.

o cara ta me passando a perna

Não.

Alan_Domingues
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato

Rapaz o caminho é muito longo, e você que dar um passo maior que a sua perna.

Relaxa, senta sua bunda na cadeira e cai dentro dos estudos. É a única coisa que alguém pode falar para você.

po não é isso, só quero saber se é assim mesmo ou o cara ta me passando a perna

E ainda lhe passou muita coisa por sinal, eu se fosse seu professor não iria te passar uma música e muito menos uma escala tão cedo.

"Como você quer correr com a bicicleta, fazer acrobacias se nem sequer pedalar sabe?" (Alan Domingues 10-08-2011)

Digão00
Veterano
# ago/11 · Editado por: Digão00
· votar


Jean_Strato

Velho, é preciso engatinhar antes de andar. Quando comecei a tocar, tb tava desesperado em ser guitarrista solo, sair fritando por aí. Mas hoje percebi que um guitarrista que frita milhões de notas por segundo e não sabe montar um campo harmônico, é um guitarrista, inútil, incompleto. Ah, e antes de tudo, quem vai ser um guitarrista solo é VOCE, não adianta nada por a culpa no professor se voce nem pelo menos tentar tirar as músicas sozinho. Além do mais, é um mês que voce faz aula, se fosse um ano, aí sim entenderia seu "drama". Sempre ouvi que o melhor guitarrista não é aquele que é perfeito na base nem perfeito no solo: o melhor guitarrista é aquele que concilia as duas habilidades de forma exemplar.

Duds McCready
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Tudo o que o pessoal falou acima é válido...

Gostaria de adicionar o seguinte, pra vc pensar bem: Em uma música, quantos % dela você acha que é solo e quantos % vc acha que é base?! Não quero que desista de ser guitarra solo, mas que dê a devida importância para bases.

Abraços e bons estudos!

Jean_Strato
Veterano
# ago/11 · Editado por: Jean_Strato
· votar


vlw ae para todos
Alan_Domingues
na questão de voce falar que foi muito é que eu esqueci de dizer eu ja toco violão a 6 meses então ja tenho conhecimentos dos acordes básicos e uns outros ai.
Mas vlw ae pessoal quando eu chegar aonde quero postarei um vídeo meu agradecendo a todos do fórum e para mostrar aos outros que querem as coisas rápidas como eu que vale a pena esperar

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
e estudos de escala são muuuito importantes para os "guitarra solo"
pq se vc quiser criar seus proprios solos vc tem q saber isso manolo....
alem de q se vc entra numa banda, por exemplo, que so tenha um guitarrista, vc será tanto o base quanto o solo,
então dê + importancia às bases...

guizimm
Veterano
# ago/11
· votar


resumindo,ele n esta te passando a perna,fica frio,vc vai aprender oq v quer quando estiver preparado

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Olha... cara VOCÊ é que tá querendo passar a perna no professor!

Sabe o que aconteceu com o Slash quando ele aprendeu?
Ele pegou quatro aulas e compôs sweet child o'mine? hahahahaha

Lógico que não!

Ele chegou humildemente prum professor e pediu: Me ensina o acorde de Dó e algumas músicas, que vou me dedicar muito!

Quando ele começou a compor pro Apettite For Destruiction, anos depois... ele sabia que tudo dependia daquele "simples" começo de um dia!

felipe-shark
Veterano
# ago/11
· votar


e deixei claro na primeira aula que queria ser guitarrista solo, quero ver bends arpejos( não lembro como se escreve) ver solos técnicas de palhetadas essas coisa não ficar tocando acordes
Então você nunca vai ser um guitarrista solo

felipe-shark
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Só com o tempo que ele vai te passar essas coisas pois tudo tem sua hora

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Cara, eu só tive uma aula de guitarra pra valer, se for contar todas, eu fui conhecer o professor primeiro pra trocar uma ideia e eu ouvi do cara, tudo que eu precisava pra saber que ele vai ser um bom professor.

Palavras do meu professor: "Cara, pra tocar que nem teus ídolos, o caminho é longo e tu vai ter que sempre estudar. Não adiante, você aparecer na aula e não meter a cara em casa, eu to aqui pra te mostrar o caminho, pra guiar você, mas quem vai escolher como vai trilhar o caminho, é você e todas as decisões são suas."

Nem pensei duas vezes, comecei as aulas com ele semana passada e ele me passou um exercício de 1234, com 4 desenhos diferentes e palhetada alternada, porque ele me disse e eu já sabia que eu pensava só pra baixo e isso me fazia perder agilidade, agora, treinei pacas o exercício e ainda to praticando pra amanhã e eu melhor na alternada pelo menos 30%. Um bom professor ajuda, mas o que vai fazer você ser um guitarrista solo, um bom guitarrista é a seriedade com que você estuda, como você se dedica. Eu me dediquei e senti o progresso em 1 aula, se você fizer o mesmo, vai notar o quanto melhora a cada dia.

Abç.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
e deixei claro na primeira aula que queria ser guitarrista solo, quero ver bends arpejos( não lembro como se escreve) ver solos técnicas de palhetadas essas coisa não ficar tocando acordes
Aham! E o seu professor raxou de rir né?!
Sério cara! Vc ta parecendo o Uilame!

Acredite, quando tu for estudar arpejos, tapping e palhetada sweep você vai passar a amar as bases.

eu ja toco violão a 6 meses então ja tenho conhecimentos dos acordes básicos e uns outros ai.
E isso é praticamente nada! A menos que tu seja virtuoso e treine 12 horas por dia.

Tudo no seu tempo, pequeno padawan!

para mostrar aos outros que querem as coisas rápidas como eu que vale a pena esperar
Coerência é para os fracos!!!

No demais. Seja humilde! Seu professor sabe mais do que você, é o seu dever aprender o máximo que puder do que ele lhe ensinar.

Van_Lorien
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Um aluno de medicina não aprende a fazer um transplante de coração depois de quatro aulas. Antes de chegar lá, ele vai ter que aprender várias coisas como pra que serve cada coisinha no coração, como as artérias e válvulas funcionam, vai aprender a realizar antes outros pequenos procedimentos, depois uns mais complicados e por aí vai.

Tudo tem seu tempo.

Abs

marcioguita
Veterano
# ago/11
· votar


Paralelo ao que seu prof te passa, compra umas palhetas e cai dentro do celebre um dois tres quatro ,po!
Depois usa o metronomo e treina acelerando aos poucos
Aquece antes com alongamentos e massagem rapida nos dedos pra nao dar doenca de esforco repetitivo.
O q mais te falta pra treinar solo ?

daniel_guitar
Veterano
# ago/11 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Jean_Strato
e deixei claro na primeira aula que queria ser guitarrista solo, quero ver bends arpejos( não lembro como se escreve) ver solos técnicas de palhetadas essas coisa não ficar tocando acordes

1° esquece esse negocío de guitarrista solo e base, vc tem que ser bom no estilo que vc prefere se dedicar mas tem que saber os dois, o que tem de gente com esse pensamento que quebra a cara logo depois é de monte, música assim como qualquer outro aprendizado tem que se começar com uma base sólida, para depois ir passando para o mais avançado, você não vai aprender outra língua de cara falando com um cara fluente, 1° vai pelo alfabeto, pronuncia, para depois ir avançado, você não aprende equações do 2° grau assim que começa a estudar matematíca e sim 1° conhece os números, a somar, subtrair, tabuada para depois no ensino médio estudar as matérias mais complexas...
E outra não fique preso só a que seu professor lhe passa não, corre atrás de vídeos aulas, materiais extras e tal, o professor tá para lhe mostrar o caminho para o aprendizado mas você tem que fazer sua parte também e ir atrás de mais materias para estudar sem ser só o que ele te mostrar

M.Vengeance
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
Comecei a exatamente um mês também, alias foi terça. Cara eu também to embalado, mas meu professor é bem dinâmico e a gente conversa bastante. Eu acho que não é assim cara, ele te ensina o básico como o pessoal disse ai em cima, não esquenta que é assim.... só acordes, musicas fáceis, algumas chatas.... e depois começa esse negocio de arpejos e talz. Faz que nem eu, vai tirando solos que tem no site do CC.
Abraços.

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Eu tive 6 aulas e ja aprendi um monte. CAGED (cajédi)... Licks. Um solo, varias dicas...

Drive30
Veterano
# ago/11
· votar


É por essas e outras que eu nunca seria professor.

Richard Guitar
Veterano
# ago/11
· votar


É dificil encontrar um aluno que tenha a paixão necessária para ficar treinando 3, 4 horas por dia escalas, e/ou exercícios de 1234. Porque sem paixão isso é impossivel.
Todo professor sonha com um aluno assim.

Vai ter alunos que não vão praticar escalas ou exercícios 1234 de jeito nenhum. E aí? Para o professor que vive disso...vai simplesmente deixar o aluno desistir de aprender ou procurar outro professor?

Acho que o professor tem saber sacar o que motiva cada aluno e trabalhar em cima disso.

Fazer um apanhado das músicas que o aluno gosta por exemplo. Criar uma rotina de estudos dentro dessas músicas em ordem de dificuldade. Transformar o aprendizado em algo agradável.

Pois o dinheiro que ele ganha do aluno depende do esforço dele também.

Pra mim, o bom professor não é só aquele que sabe passar o conteúdo em si, mas sim aquele que consegue manter o aluno motivado constantemente. Claro, boa parte da motivação vem de dentro do próprio aluno, mas o professor pode iluminar certos caminhos para o aluno.

Para o Jean_Strato,
O que vai definir boa parte do seu avanço será a sua paixão e a sua capacidade de manter-se motivado com os estudos.

Abraço.

Jean_Strato
Veterano
# ago/11
· votar


Galera minha duvida ja foi respondi a postagens atras.
Ja entendi que preciso ter mais paciência e estudar mais tudo o que meu professor passar, não precisam continuar postando se a moderação quiser fechar tópico fique a vontade

Alan_Domingues
Veterano
# ago/11
· votar


Richard Guitar

Olha, eu discordo.

Eu encaro a aula não como uma diversão, a aula que eu preparo e passo para meu alunos são totalmente de guitarra. Sou contra qualquer tipo de investimento em passar "músicas".

Eu prefiro ensinar tudo relativo para ele sozinho ter o prazer e o estudo de tirar a música. Óbvio que não estou generalizando, mas o que mais tive foi aluno largando as aulas porque eu não ficava ensinando (ou enrolando no meu modo de ver) as músiquinhas famosas ou as que fossem pedidas.

Eu prefiro passar os meus conhecimentos e mostrar como o guitarrista por tocar a guitarra sabendo do que ele está fazendo e não decorando as notas que passarei na aula para ele.

Se eu quisesse grana com aula daria minhas aulas deste modo para "incentivar" o aluno com músicas.

1º aula Banda tal música tal. Mês seguinte outra aula. Eu fico no mínimo uns 2 anos enrolando o aluno assim, ganho minha grana e pronto. Ressaltando novamente, que eu Alan não curto ter esta didática. Tanto que minhas aulas eu divulgo, quem quiser aprender a tocar guitarra estamos aberto.

ze_neto
Veterano
# ago/11
· votar


Jean_Strato
eu estudo sozinho, e te falo, para tocar um instrumento bem tocado voce tem q ter muita paciencia e determinação,tanto na parte teorica qnto na parte tecnica. nao ache q vai chegar na aula e falar : professor me ensina isso!
ai ele te ensina e vc sai de la tocano tudo(apesar de na minha opiniao eu achar RIDICULO vc pagar uma aula para o cara te ensinar a tocar musikinhas).
vai fundo nos exercicios, pega teoria SECA MSM desde o inicio e vai aplicando na guitarra, aprende a montar as escalas ao inves de depender dele para passa-las pra vc, senao nunca sera um musico de verdade se nao andar com as proprias pernas.. minha opniao.
se tiver determinação com 1 ano vc ja domina muito bem seu instrumento e toca o que vc kiser, cria e etc. claro que voce nunca pode parar de aprender, porque senao vc acaba estagnando e se acomoda, certo ?

vlw ae, é minha opiniao... cada um tem a sua

ze_neto
Veterano
# ago/11 · Editado por: ze_neto
· votar


Richard Guitar

discordo de voce INTEIRAMENTE, como eh impossivel isso cara ? eu estudo sozinho vo atras de tudo e estudo/pratico (sem contar as musicas q toco) 2h por dia no minimo, ´pq eu toco o tempo todo q to em casa. isso tirano o as musica q fico tocano de bobeira. so nao treino mais pq to na escola, tenho q estudar pra num me fud* mais na escola kkkk, quero ser musico por isso vo fundo e tenho 14 anos, fiz aula 4 meses, fikei 1 mes parado, e to a 3 estudano sozinho. os 3 meses sozinho q estou indo atras de tudo eu aprendi MUITO MAIS , umas 10x 20x mais do que os 4 com professor, pq eu comecei a aprender tudo desde o inicio, tanto teoricamente , e agora na pratica , q to começando a fazer de verdade msm agora.

discordo da sua opiniao cara! vlw

Duds McCready
Veterano
# ago/11
· votar


ze_neto
Eu sou favorável ao aprendizado com BONS professores. Em todos os lugares há bons e maus profissionais, mas com certeza, com um bom profissional, você não será logrado e terá uma evolução correta e bem direcionada. Digo isso pq houve um período que abandonei aulas e resolvi estudar por conta. Exercícios de técnica, repertório e um pouco de teoria e para mim parecia estar sendo a melhor coisa, evoluindo tecnicamente, mas qdo voltei a fazer aulas, meu professor simplesmente me corrigiu em milhares de aspectos, que eu, como auto-didata, não estava dando a devida atenção, passando batido e etc...

A prática da guitarra tem vários detalhes que um bom profissional pode te ajudar a "matar a charada" e te fazer evoluir mto, te poupando tempo e fazendo valer o investimento... o único problema que tenho visto aqui na minha cidade (Curitiba) é justamente a falta de bons profissionais... A história se repete com todos. Começo 100%, muita coisa boa, empolgação e 2 meses depois, cai na rotina, só enrolação no tema que mais dá margem para isso (Improvisação) e aí é sair e ir buscar outro professor...

Abraços!

Juh_Cruz
Veterano
# ago/11
· votar


Tudo tem seu tempo. [2]

Paciência! :-)

Rough
Veterano
# ago/11
· votar


Drive30

Concordo, hahaha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Progesso na aula de guitarra