Autor |
Mensagem |
Jorge Master Veterano |
# ago/11
Algumas dúvidas bem bestas e iniciantes kk, agradeço quem puder ajudar!
1º Existem Arpejos de todos os acordes?
2º Cada genêro musical, normalmente tem seus tipos de acordes, e escalas? Como por exemplo o Blues custuma-se usar acordes com 7ª...
3º Se eu executar a escala de C e depois a de D (no tom de C) (D E F G A B C D) que escala é? Sei que o 6º Grau é menor... Como sei de todas?
4º Acordes com 9ª, elas possuem notas com 7ª também? Ou existe só de 9ª sem 7ª?
É que me confundo com isso, no tutorial que vi de campo harmônico nomeando os acordes...
5º Como sei que tonalidade certo cantor está cantando? Que nota ele soa? Sei que é de ouvido, mas com voz eh fda kk
1º Extra Queria aproveitar o espaço, e saber da opinião de vocês, quais melhores escolas de Guitar em SP? IG&T, Souza Lima, quais outras existem? Quais vocês recomendam? Vale a pena?
Desculpa pelo texto kk, obrigado a todos!
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11 · Editado por: Mu_Cephei
· votar
1° -sim
2°-sim , mas não existem regras ou padrões para determinar qual escala deve ser utilizada. cada uma tem sua sonoridade própria.
3°- D dórico.
5° é só pegar a progressão harmônica(progressão de acordes) e ver em qual campo harmonico que ela está .
|
Mu_Cephei Veterano |
· votar
OBS : no caso das inversões de acordes(onde se muda qual a nota mais grave ), dá na mesma o arpejo da inversão fundamental para as outras , pois como no arpejo não se diferencia (nos desenhos) uma ``sequência´´ de notas , a própria escala em si é a mesma.
|
guizimm Veterano |
# ago/11
· votar
pergunta pro seu professor
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
@Mu_Cephei
Obrigadão cara! Na 3ª, as outras são o que? Valem para todos tons naturais maiores né?
Outra dúvida de arpejo... Se pode fazer através do desenho do acorde, e o desenho do arpejo, mas tem diferença usar um ou outro?
Sobre a inversão no arpejo é a mesma coisa do q no acorde... Blz vlw ^^
@guizimm
Não tenho professor, por isso to postando aqui ne
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11
· votar
Na 3ª, as outras são o que na 3° o que ? rsrsrs
Outra dúvida de arpejo... Se pode fazer através do desenho do acorde, e o desenho do arpejo, mas tem diferença usar um ou outro? como o desenho do acorde já tem uma organização de graus adaptada para a execução da harmonia (todas as notas de uma vez), usar o desenho do próprio acorde é bom pois facilita na hora de descer e subir as escalas , pois as notas estão umas ``em cima´´ das outras, mas usar o desenho completo do arpejo já te deixa mais livre para incrementar com ligados , ou arpejos em apenas três cordas , e etc.
|
Mu_Cephei Veterano |
· votar
complementando a resposta da terceira pergunta , estude os modos gregos.
você verá que o C jônio (em questão do ``pacote´´ de notas) é a mesma coisa que o D dórico que é a mesma coisa que o E frígio que é a mesma coisa do F lídio que é a mesma coisa do G mixolídio que é a mesma coisa do A eólio que é a mesma coisa que o B lócrio. apenas os graus e a fórmula mudam , mas analisando apenas o pacote de notas , dá para escrever uma escala de vários modos.
Na sua pergunta , como a primeira nota citada foi o Ré , já conclui-se que o primeiro grau seja o ré. então neste caso , a escala era de D dórico. se você tivesse começado pelo E (E F G A B C D ) , já seria E frigio
http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html
|
guizimm Veterano |
# ago/11
· votar
Jorge Master ah ta,intao arrume um q eh melhor e eh soh clica no nick do usuario q ja aparece la em baixo em negrito
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Mu_Cephei
Ata! Era isso mesmo ^^ então C jônio D dórico E frígio F lídio G mixolídio B lócrio Tem as mesmas notas... E todas no Campo Harmônico de C, valeu man! Valeu pelo site! Vai ajudar mto!
Uma outra dúvida (desculpa enxer kk) na 5ª mas se for a capela? Reconhemos o canto, do mesmo jeito que por exemplo reconhecemos os acordes de ouvido?
Obrigado kra!
guizimm
Tou pensando entrar em uma escola mais tarde, pode ajudar na pergunta "1ª Extra" ? :/
Valeu pela dica do negrito :D
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11
· votar
Uma outra dúvida (desculpa enxer kk) na 5ª mas se for a capela? Reconhemos o canto, do mesmo jeito que por exemplo reconhecemos os acordes de ouvido? se o músico tiver um ouvido realmente bom e conseguir identificar todas as notas certas , dá para montar os intervalos e chegar em uma escala X ou Y (para fazer de cabeça tem que ser bom). aí ele monta os possíveis acordes (respeitando tônica , terça e quinta) e depois de identificar e checar se todos os acordes ``encaixam´´ na música (se você consegue fazer de cabeça meus parabéns) , é só fazer o que eu tinha falado antes. ou seja , identificar o campo harmonico e consequentemente o tom principal. por isso é bom ter um instrumento do lado.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Mu_Cephei
Vo estudar mto uhuu =D Valeu cara tiro as dúvidas tudo!
Sabe responder a 4ª? E a sua opinião sobre as escolas tem?
Valeu cara ajudo mto!
|
Mu_Cephei Veterano |
# ago/11
· votar
não sei responder a quarta dúvida e não moro em São paulo
;)
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Mu_Cephei
Beleza! Valeu cara ajudo mto ^^
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
To com umas dúvidas, e pensei usar esse tópico =) Acho que são umas dúvidas bestas kk
1ª Escalas Harmônicas, são recomendáveis quando? Existe a Escala Maior Harmônica? Só vejo falar da menor '-'
2ª O que é escala Bebop?
3ª Escala de tons inteiros, é uma escala natural?
4ª Como é uma escala diminuta?
|
daniels07 Veterano |
# ago/11 · Editado por: daniels07
· votar
Pergunta to tópico: 4º- Existe 9ª com 7ª e sem 7ª.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
daniels07
Valeu! E como nomeo eles?
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Up?
|
Renato F Veterano |
# ago/11
· votar
Jorge Master Pergunte ao oráculo.
|
Renato F Veterano |
# ago/11
· votar
Brincadeira, não resisti.
|
Renato F Veterano |
# ago/11 · Editado por: Renato F
· votar
Mas, respondendo...
1º Existem Arpejos de todos os acordes? Sim. Arpejar significa tocar as notas de um acorde seguidamente.
[b]2º Cada genêro musical, normalmente tem seus tipos de acordes, e escalas? Como por exemplo o Blues custuma-se usar acordes com 7ª...[/b] Sim. A característica de um estilo musical é geralmente ditada pelo ritmo, depois pelas progressões harmônicas (acordes) e, consequentemente as escalas.
3º Se eu executar a escala de C e depois a de D (no tom de C) (D E F G A B C D) que escala é? Sei que o 6º Grau é menor... Como sei de todas? Continua sendo Dó maior. Modo dórico. Mas, neste modo, a 6ª é maior.
4º Acordes com 9ª, elas possuem notas com 7ª também? Ou existe só de 9ª sem 7ª? Com e sem.
É que me confundo com isso, no tutorial que vi de campo harmônico nomeando os acordes...
5º Como sei que tonalidade certo cantor está cantando? Que nota ele soa? Sei que é de ouvido, mas com voz eh fda kkAí, brother só estudando e praticando bastante.
1ª Escalas Harmônicas, são recomendáveis quando? Existe a Escala Maior Harmônica? Só vejo falar da menor '-' Quando na harmonia surgirem acordes derivados desta escala. Sim, existe.
2ª O que é escala Bebop? São escalas acrescidas de outras notas. Bebop maior = Escala maior + 5aum Bebop Dominante = Mixolídio + 7M Bebop menor = Dórico + 3M Conheço essas, qualquer coisa alguem complementa.
3ª Escala de tons inteiros, é uma escala natural? Não... acho que não, sei lá, nunca pensei nisso. Somebody help me!
4ª Como é uma escala diminuta? Escala formada apenas por intervalos de 3ªs menores.
EDIT: Informações adicionais, use a busca. Acredito que todas as suas questões já formam respondidas inúmeras vezes no forum.
Abraço.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Renato F
Obrigadão cara! Ajudo muito (: algumas coisas não achei, e outras não tavam bem explicadas, so meio burro :/
mals! Valeu mesmo entendi tudo.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Mals se to postando algo repetido, é que ñ achei.
E to no cel, lento bagarai.
O que é ditado ritmico e melódico? E divisão ritmica?
Obrigado
|
Richard Guitar Veterano |
# ago/11
· votar
3ª Escala de tons inteiros, é uma escala natural?
Você adota as notas naturais dó ré mi fá sol lá si
Então uma escala natural é composta de notas naturais, ou seja, a escala maior de C e suas derivadas (D dórico, G mixolídio, etc.)
Não é possível formar uma escala de tons inteiros usando apenas notas naturais.
Logo, não é uma escala natural.
Abraço.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Richard Guitar
Valeu cara! E como é uma escala de tons inteiros?
Conhece as outras dúvidas ali? Valeu mesmo!
Abraço.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Up?
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
Up? '-'
|
gabriel.dac Veterano |
# ago/11
· votar
4º
Boa pergunta essa sua. Os acordes C9, C11 e C13 vem acompanhados com a 7º
o acorde sem a 7º se chama Cadd9
abrass.
|
Jorge Master Veterano |
# ago/11
· votar
gabriel.dac
Aeee, agora sim ta explicado ^^ Valeu mesmo cara! Essas coisas confundem kk.
Tiro uma grande dúvida!
Vlw! Abraço
|
Jorge Master Veterano |
# jan/12
· votar
Sem querer fazer outro topic. Vou usar esse.
Sobre escalas... Exemplo, escala de C maior, eu sei que a 6¤ é menor, e as outros graus são os modos gregos correto?
Dúvida meio besta mas, escalas menores e pentas também possuem modos gregos?
Existe escalas maior harmonica? Maior melodica?
Obrigado desde já!
|
Jorge Master Veterano |
# jan/12 · Editado por: Jorge Master
· votar
Mals double post. Net do cel bost kk.
|