Dúvidas Sobre Teoria de Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05


    Dúvidas Sobre Teoria de Campo Harmônico

    Pessoal, quando nós estamos improvisando em uma dada progressão de um dado campo harmônico - supondo I -> II -> III -> IV -> V - nós não estamos utilizamos uma única escala???

    Isso sempre me pareceu óbvio...

    No meu entender, "interpretar a tônica" é a solução para mudar a sonoridade da escala. Exemplo, vc interpretar um acorde menor como Dórico, Frígio ou eólio...

    Fora isso, quais outras opções para se improvisar no Campo Harmônico Natural???

    Obrigado,

    Abraços,

    markolino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    descupa so iniciante mas


    galera

    www.fotolog.net/guitar_cifraclub

    pra galera posta os equipamento

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    descupa so iniciante mas


    galera

    www.fotolog.net/guitar_cifraclub

    pra galera posta os equipamento


    Nem é a todo o momento que a gente tem a oportunidade de aprender algo aki nesse fórum, mas a diversão e o entretenimento são sem dúvida alguma, garantidos...

    Um dos males de se tocar guitarra, é que uma boa parcela logo larga a escola em prol da "música"... além de se tornar um indivíduo com todas as características já conhecidas, da péssima imagem rotulada pela sociedade aos guitarristas, como maconheiros (o que não deixa de ser verdade, em parte), drogados, vagabundos e inúteis, há que se acrescentar o semi-analfabetismo de figuras como essa aí "pra galera posta os equipamento" [isso é gíria de boca de crack, vai vendo]...

    Fazer o que???

    markolino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara descupa qualquer coisa
    amo tocar guitarra
    nao fumo maconha e detesto rap
    ...

    markolino
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    descupa num sei nada sobre campo harmonico

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tá bom vai! Só pelo fato de vc detestar rap já está provado que vc é um dos nossos, hehehee

    Dá uma estudadinha em Teoria de Campo Harmônico - só o basicão - que é pra vc ficar fera no seu improviso ok gente boa???

    Abraços,

    ricardo metallica
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness
    cara nao sei muito e nem entendi sua duvida direito
    mas, voce conhece os campos harmonicos menor natural , menor melodico e menor harmonico ?

    _Master_oF_Puppets_
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vc pode usar qq modo em cima do um campo harmonico maior, eh soh testar qual sonoridade fica mais interessante pra vc, tb pode usar e pentatonica maior ou menor q encaixa. ou improvise usando arpejos, com qq acorde do campo harmonico.

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness

    quais outras opções para se improvisar no Campo Harmônico Natural???

    Vc mesmo ja falou...

    num acorde menor da pra usar frigio, dorico ou eolio, menor harmonica ou melodica... no maior jonio, lidio e outros...

    Depende do raciocinio q vc usa...

    Eu nao curto ficar pensando em modos... prefiro pensar em acordes... bem... nao é bem em acordes... Eu vejo o tom da progressao e fico improvisando nesse tom... dai qd eu sinto q tem q fazer alguma coisa diferente... pra dar alguma tensao eu penso em acordes...

    Por exemplo se eu sei q em tal progressao aquele acorde esta preparando o outro... eu sei q um mixolidio vai ficar legal... principalmente se eu usar a nona e a setima... pq elas "chamam" o acorde q vem... Se vc for ver as notas q eu usaria em relacao ao tom da musica... so mudaria 1 nota... as vezes é bom colocar umas notas fora... meio q no instinto... a chance de funcionar é de no minimo 33%...

    E isso eu nao "estudei"... eu tiro de discos ou vou tocando, dae qd sae alguma coisa legal eu paro pra ver como e pq funciona...

    Twister Metal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Todo campo harmonico e igual?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Fora isso, quais outras opções para se improvisar no Campo Harmônico Natural???

    Tríades, tensões do acorde, etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas Sobre Teoria de Campo Harmônico