-Desabafo: E quando você duvida do afinador?

    Autor Mensagem
    Doggy
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Doggy


    Você toca um acorde, mas aquela 5ª ou 3ª, ou qualquer outro intervalo soa desafinado...
    Você vai checar no afinador:

    Corda solta: Afinada perfeitamente;
    Pressionada no traste que soa desafinado: Afinada perfeitamente.

    Então eu tento buscar a afinação que julgo correta e não acho ela! Quanta aflição!!!


    Mais alguém sofre disso? rs...


    EDIT: Vejo que não me entenderam, rs.

    A nota está perfeitamente afinada, mas ela não soa certo aos meus ouvidos!

    Só queria saber se sou o único com isso, rs.

    felipelfln
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vai no ouvido.

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    As vezes acontece o mesmo comigo... Geralmente é por cordas meio velhas, ou então simplesmente o afinador na freqüência errada, hehe.

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vai no ouvido.

    Re: Então eu tento buscar a afinação que julgo correta e não acho ela! Quanta aflição!!!

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    As vezes acontece o mesmo comigo... Geralmente é por cordas meio velhas, ou então simplesmente o afinador na freqüência errada, hehe.

    Aqui não é o caso, rs... É psicológico mesmo, mas encomoda demais, hehe...

    Abç!

    Buja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    eu sempre duvido do meu afinador
    na verdade ta parado aki...so serve pra me ter uma nocao de qual afinacao está....so uso na Mizona mesmo
    no resto so de ouvido

    é tao inutil afinador barato q to até querendo passar pra frente kkkkkk
    opa aki nao pode comercializar

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy

    Faca um teste....

    Varie a pressao dos dedos com que voce faz os acordes e observe a reacao do afinador....


    Valeu...

    Doggy
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMJr
    Eu sei, cara!
    Eu sei disso tudo, rs...

    Pressão, oitavas, o fato de ser uma floyd e ela desafinar na menor pressão exercida pela minha mão... hehe.

    Lerxst 2112
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy

    Você pode tentar afinar de ouvido usando os harmônicos naturais, acho que isso pode resolver o problema, pois assim elas ficarão afinadas entre sí.

    leo2505
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    eu to passando por isso agora, eu afino de ouvido a mizinha e a b, [e uma coisa, coloco o afinador (esses de headstock) ele me da quase 1/4 a mais de resposta, daí afino com ele mas da pra ver claramente que tá desafinado... ta foda, eu comprei afinador pra conseguir afinar nos mínimos detalhes mas essa merda nem pra afinar no tom consegue huashusahu

    malucobeleza666
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy

    Pega a tonica e solfeja a escala maior inteira, se for acorde menor, solfeje a escala menor, heuhaueuhaue aí a maldita nota desafinada num tem escapatoria não xD

    ^^

    Nickname_SCUM
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acho que pode ser o caso de trastes altos e muita força no dedo...

    iRock
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: iRock
    · votar


    Doggy

    Não te preocupa cara, não é pressão demais na corda nem o afinador ou o seu ouvido que esta errando, é culpa da guitarra mesmo. Quando eu digo guitarra, não digo a sua, mas todas que não tem um sistema que explicarei mais a frente. Uma guitarra com trastes retos não irá ficar "completamente" afinada(terça, quinta e afins) pois conforme se "sobe" escala, nem todas as notas estão na mesma "linha" marcada pelo traste pois a guitarra não é um instrumento perfeito, ou seja, o unico jeito de se afinar uma guitarra por completo seria com trastes "tortos" para se adequarem a posição de cada nota ao longo da escala. O nome desse sistema se chama "True Temperament Fretting System". Ele consiste basicamente de trastes que foram "dobrados" milimetricamente e individualmente para que TODAS as notas do braço estejam em sua devida posição e devidamente afinadas. Estranho? Sim, mas funciona, e muito bem. Aqui tem o site da empresa que faz esse processo e alguns vídeos em que o Steve Vai demonstra uma guitarra com esse sistema.

    True Temperament Fretting System





    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é eu ia falar sobre a guitarra ser um instrumento temperado (nham nham) mas o iRock(+1) já deu uma explicação completa.


    Peace!!

    rocknroll1234
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    as vezes acho que a minha guitarra desafinada é mais afinada do que quando ta afinada

    salton
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: salton
    · votar


    Isto também me incomoda hehehe... acordes básicos como G (320003) e D (xx0232) parecem sempre desafinados na minha guitarra....

    Valter Bergamo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy

    As dicas pra resolver isso:

    use outro afinador;
    verifique as regulagens de oitavas;
    veja a altura das cordas e não toque demasiadamente forte;

    se tudo estiver certo, calibre seu ouvido, pois qdo se pega uma guitarra afinada e bem ajustada, tem uma diferença pois seu ouvido acostumou a ouvir coisa errada.

    Abração.

    Ah, quando isso ocorreu comigo eu regulei a oitava e ficou okdai.

    Renato F
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    iRock
    se não me engano, o Kiko Loureiro tb usa guita com esses frets.

    Philipi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Isso acontece quando seu ouvido se torna mais exigente do que o próprio afinador.
    Por isso o True Temperament.

    maspn
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kkkkk,
    o povo começou a meter pau na afinação.
    mas hendrix tocava numa boa, sem reclamar.

    Ant--
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Lerxst 2112
    Você pode tentar afinar de ouvido usando os harmônicos naturais, acho que isso pode resolver o problema, pois assim elas ficarão afinadas entre sí.

    Não ficarão não. É uma maneira que, embora muito usada, é meio rudimentar de afinar. Os harmônicos naturais não são perfeitos. São apenas próximos. Quando vc afina apenas uma corda usando o harmônico natural da de cima ainda vai. Mas se vc repetir o processo em todas as 6 cordas, pode conferir a mizinha de baixo com a de cima que vai estar desafinada. Vai acumulando erro.
    Enfim, a melhor maneira de afinar é com um bom afinador, ou um diapasão confiável... e seus ouvidos. Pode usar outro instrumento também, um teclado por exemplo.
    Quanto ao fato dos power-chords parecerem desafinados e as cordas soltas parecerem afinadas, é problema da escala temperada. Mas numa boa guitarra isso é bastante minimizado. E por último, mas não menos importante, vem o GUITARRISTA :)

    mr.floyd
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Doggy
    tinha um amigo com um tonantao igual o meu..ele tinha a mesma coisa quando foi ver era o cavalete q tava meio "errado" ai tinha essa impressão ...da um olhada se próximo ao cavalete não tem batidas ou mesmo descolando, pod ser isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a -Desabafo: E quando você duvida do afinador?