Galera: Tocar GNR não precisa de Les Paul.

Autor Mensagem
El_DoradoUK
Veterano
# ago/11 · Editado por: El_DoradoUK


Bom, 60% ou mais dos membros novatos, que estão iniciando na guitarra pensam que pra tocar Guns n'Roses é necessário ter uma Les Paul. Isso é um mito e vou explicar o motivo, uma Les Paul decente é feita de nato (primo asiático do mogno) ou de mogno as mais caras. E uma SG? De que ela é feita? Nato ou mogno também. Ou seja ambas tem o timbre puxado para os médios-graves e vou postar as características de ambos os modelos.

SG: Possui uma quantidade menor de madeira, se comparada a Les Paul. O som é mais escuro, tendo mais médios. O braço é bem gordinho, mas nada preocupante. O corpo é plano e esse modelo tem 2 cutways. SG significa Solid Guitar e é um modelo consagrado por guitarristas como Angus Young e Tonny Iommi.

LP: Possui uma quantidade maior de madeira, se comparada a SG. O som possui mais brilho nos graves e agudos pelo top em Flame Maple. O braço é um pouco mais gordinho do que a SG, mas varia de acordo com o modelo. O corpo não é plano, mas há modelos que tem o corpo plano, mas a maioria tem curvas, que eu pessoalmente curto. Esse modelo foi consagrado por guitarristas como: Slash, Jimmy Page e cia.

Bom, provavelmente eu esqueci algo, mas o que vale é a intenção de ajudar. Escrevi que a SG tem um som mais escuro e a LP tem mais brilho, num teste cego a diferença é mínima se comparar 2 modelos na mesma faixa de preço e pra um iniciante não há diferença. Que atire a primeira pedra que nunca achou SG e Strato a mesma coisa com 2 meses de guitarra ou pouca coisa mais.

O objetivo desse tópico é passar a mensagem e evitar tópicos e pensamento errados do tipo: Eu toco Guns, Led e cia. vou comprar uma Les Paul. Eu curto tocar Velvet Revolver, vou comprar uma Les Paul.

Mas aí você só tem R$700,00 e agora? Não há grandes coisas no quesito LP nesse preço, mas a SG tem um som bem próximo e por ter menos madeira, custa menos. Compare uma Epi LP Std e uma Epi SG G400 e veja se a diferença de preço se reflete numa diferença de timbre igualmente absurda e a resposta? Não.

Resumo: A LP e SG possuem suas particularidades mas a diferença de timbre é muito pequena de comparar. Alias já li que pessoas experientes do forum dizem não saber diferenciar muito bem num teste cego.

Mas El_Dorado, o Slash usa LP!!! Ele tem milhares de dólares na conta, a guitarra é a marca dele e quando ele quiser ele pode tocar com outro modelo.

Pra fechar: se a grana ta curta e você quer tocar GNR, Slash, Led Zepplin e afins, pare de pensar em ter nas mãos uma guita com o visual igual a do cara e sim, uma com um CxB legal e que te de um timbre semelhante ao do seu ídolo. As SGs vão servir se tu não tem tanta grana e visa o timbre desses guitarristas clichês como o Slash, Jimmy Page, Randy Rhoads.

Mais uma coisa, usem o tópico Stick pra pedir conselhos de guitarra, vejo trilhões de tópicos pedindo dicas de Les Paul e lá tem trilhões de respostas.

No mais é isso cambada, quem toca a algum tempo não fique ofendido por favor, meu tópico se destina aqueles que estão ingressando no mundo da guitarra com esse pensamento errado de timbre do Slash = Les Paul.

Desculpa qualquer coisa.

GRRS
Veterano
# ago/11
· votar


Eu curto tocar Black Sabbath na época do Randy Rhoads


Cuma o_õ?

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


pensamento errado de timbre do Slash = Les Paul

Mas num ta errado não, pra tirar um timbre idêntico ao Slash só com les Paul e nas regulagens do ampli dele...

mas da pra tirar um som bem parecido com outras guitars, sim.

Abraço

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Beleza, você estendeu o mito de que "pra tocar GNR tem que ser com Les Paul" para "Pode ser com Les Paul ou SG".

Salvou nossas vidas.

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11 · Editado por: El_DoradoUK
· votar


GRRS
Eu nunca sei se o Randy Rhoads era guitarrista do Ozzy ou do Black Sabbath, saí chutando. Eu não curto muito ele, mas citei-o pq ele usa Les Paul. Passa a correção que eu edito. Pra evitar polemicas eu editei citando outra banda.

Pé de chinelo
É, mas isso tudo custa milhares de dólares. É um pensamento em parte, pois raramente se tem toda essa grana pra investir. E só a guitarra não resolve, é aí onde eu quis chegar.

beto_mouse
Veterano
# ago/11
· votar


eu tirava GNR, Malmsteen, e um monte de classicos com uma telecaster afinity da squier, um V-amp 2 bem regulado(q nem era meu)...
na minha opinião, ficava bem legal.

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


beto_mouse
Pois é, cara. Eu criei esse tópico pra dar uma ajuda para os iniciantes que não tem um orçamento extenso e pensam que tem que ter uma Les Paul é necessário.

Carregando
Veterano
# ago/11
· votar


orçamento extenso e pensam que tem que ter uma Les Paul é necessário.


mas existe les paul barata também...

fui_banido_e_voltei
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK
/ Galera: Tocar GNR não precisa de Les Paul.
só agora você descobriu??

beto_mouse
Veterano
# ago/11
· votar


Carregando


mas existe les paul barata também...

les poul de compensado num vale...
nem lespou tonante...
nem memphis...
por ai vai...
entre uma LP memphis e uma tele da squier, eu iria de tele...
timbrão

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


cara se vc ta achando que les paul e sg eh a mesma coisa... oq da timbre na les paul é a grossura do corpo dela e nao a madeira ser de mogno...

so e a mais aconselhavel


e sim da pra tocar GNR sem les paul ate pq mtas bases do Guns são de telecaster e outras guitarras tanto em estudio tanto em shows...

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK

É cara, mas pra ficar o timbre 'igual' ao slash, só usando o equipa que ele usa, nas regulagens dele.....se não for assim vai ficar parecido!

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo


discordo tem muito cara que consegue o timbre do Slash basta proucurar no youtube.... o segredo é que o amp dele era modificado... vc comprando o amp signature com algum EQ... da de boa

porem com um JCM 800 normal vc precisaria de muita coisa primeiramente arranjar um JCM 800 antigo depois ver com alguem experiente as modificações

no youtoba tem muita coisa parecidissima ele mesmo ja falou.. nem ele proprio conseguio o timbre dele do apettitie dnovo... e nunca consiguira porem o timbre atual dele tipo de 92 pra ca nao é tao dificil nao

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


Carregando
Les Paul barata com CxB legal mesmo só a Condor CLP2, as outras mais baratas quebram galho, mas não são tão legais quanto essa Condor e superiores.

fui_banido_e_voltei
Na verdade, se você começasse a ler direito veria que eu to tentando ajudar quem ta entrando no mundo da guitarra e não dar lição pra veterano que to quem bem mais que que eu.

Vingança Troll
Não são a mesma coisa, postei as diferenças, mas num teste cego são bem parecidas com as mesmas EQ. Eu tocava Guns com uma Strato, mas agora uso a SG.


Obs: Galera, isso foi uma tentativa de passar o conhecimento para as pessoas mais iniciantes, mas desanima com tantas criticas.

Carregando
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK


eu sei... mas pra quem ta começando é melhor uma guitarra bonita, doque uma guitarra boa... entao uma les paul bem pintada e barata ja deixa o cara bem feliz..

depois ele decide oque quer da vida.

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK


a questão e que é uma coisa obvia... GNR da pra tocar com qualquer guitarra .... so vai variar o timbre... como timbre e pessoal logo e obvio q vc pode tocar com tudo

e se vc quer o timbre do Guns... o timbre ao vivo.. LES PAUL


timbre de estudio... vai comprando uma telecaster uma les paul uma ibanez com bigsby :D

flw so isso mesmo

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


e do jeito que vc falou parece que so tem como tocar com les paul... todo mundo sabe que não O_O'

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


Vingança Troll
Muita gente, que já li por aqui não sabe. Enfim, cara, eu vi um show do Guns acho quem 88 mesmo que o timbre do Slash ta extremamente ruim se comparado a shows de 90 e seguintes.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Vingança Troll

véio....lê o que eu escrevi....eu to falando igual

no youtoba tem muita coisa parecidissima

Parecidíssima num é igual sacou...?

como eu disse , dá sim pra ficar bem parecido, mas num fica igual....!!

El_DoradoUK
Veterano
# ago/11
· votar


Eu criei esse tópico depois de ler 30 tópicos iguais a este

Vingança Troll
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK


Ruim pra vc... pra mim aquele é o melhor timbre do Guns N' Roses... aquele timbre rasgadão caracteristico deles...

no segundo album nao teve nenhuma caracteristica daquilo

aqui no FCC ja postei timbres desse naipe mas a negada nao gosta... acha feio e tal... é caracteristico.. o engraçado e q tem gente que fala que o timbre do Dimebag é bonito...

#quefase

Magrinho123
Veterano
# ago/11
· votar


Dá pra tocar GNR com qualquer guitarra, desde que o guitarrista saiba tocar GNR... eu sempre achei isso óbvio, mesmo quando era iniciante na guitarra. Todas as guitarras tem as mesmas notas, mesmas casas, etc... o que muda é o timbre, tocabilidade e recursos, mas vc pode tocar o que quiser com a guitarra que quiser, duvido muito que alguem pense que se tocar little wing com uma LP a afinação vai ficar diferente, o braço vai empenar, vc vai ficar cego e seu amp vai explodir pq não dá pra tocar hendrix com LP euaheuahuehauehaue

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/11
· votar


shut the fuck up !



guizimm
Veterano
# ago/11
· votar


cara,eu com uma semihollow toco led velho

Andras
Veterano
# ago/11
· votar


Por favor, fechem o fórum todo do Cifraclub. A situação está cada vez pior.

-King
Veterano
# ago/11
· votar


El_DoradoUK
Na verdade a SG que tem o timbre mais brilhante que a Les Paul, pegue as duas lado a lado e você vai ver que a SG puxa bastante para o médio e grave , com o som rasgado mas também possui agudos marcantes, a Les Paul já tem um som mais grave, um pouco mais fechado dependendo.

E pra tocar Jimmy Page não precisa de Les Paul nem de SG, tanto que ele usou uma Telecaster em várias músicas, aliás, você pode tocar qualquer música com qualquer guitarra.

PeedroArcuri
Veterano
# ago/11
· votar


Mas acho que a maioria das pessoas que tocam sabem disso.
Mas querem parecer com o Slash.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Amplificador nem é importante né? hehe

Digão00
Veterano
# ago/11
· votar


Mas será que dá pra toca GNR com uma Jazzmaster?

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Microfone, xiiiii, o pessoal nem lembra que existe... O som que a gente ouve nas gravações é captado do além!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Galera: Tocar GNR não precisa de Les Paul.