Mais um que desabafa pensando em largar da guitarra

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# ago/11
· votar


Ontem eu me demiti da banda que vinha tocando - vinha tocando até é errado falar, porque neste anos não ensaiamos nem meia dúzia de vezes. Nos últimos tempos vinha chegando à conclusão que valeria mais a pena eu me dedicar a estruturar um repertório pessoal e que pode me ajudar no futuro no sentido de montar uma banda mais "séria". Tá aí uma motivação.

MMI
Veterano
# ago/11
· votar


erico.ascencao

Essa é a ideia. Parabéns pela decisão.
A verdade é que quanto mais você se aperfeiçoar, tocando melhor mais gente vai querer tocar com você.
Eu estudei piano uns seis ou sete anos da minha vida. Pelo menos me ensinou a ler uma partitura, ajudou com alguma teoria, mas abandonei. E não sinto o menor remorso por isso. Hoje não sei nem como começar a tocar num teclado ou piano, prefiro tocar piano com a guitarra MIDI. hahahahaha
Sugiro você ir se aperfeiçoando, estudando, tocando melhor a cada dia. Se é um hobby, que seja divertido, tem que curtir. Não exija resultados imediatos, tocar por aí, ganhar uma graninha, isso pode ser resultado e não objetivo primordial no momento. Vai curtir... Você é profissional de outra área, como eu.
Hoje mesmo recebi um convite para tocar com uma rapaziada num evento, outro dia uma amiga pediu para eu tocar que estava com saudade do meu som. Isso é legal (óbvio que curti muito mais o convite de tocar para a moça...)!!!! kkkkkkk
Calma, vai acontecendo.

Abç.

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


erico.ascencao
Cara, eu havia escrito um texto gigante aqui, mas resolvi apagar tudo, hehe. Não iria ajudar em nada, muito pelo contrário.

Não li todas as páginas, mas aconselho a vc não se desfazer do seu equipo. Se for se desfazer, mantenha pelo menos um set básico!
É isso que estou fazendo.

Se quiser dar um tempo na música, dê. Veja outras coisas pra fazer, ocupar seu tempo. Não adianta insistir, só vai saturar mais.

Um aceno de longe!!!

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


Caracas hoje mesmo comecei a pensar nisso...
Vi um cara f*d@sssooooo profissional que desistiu!!! Não sei porque!! Eu não toco nem 10% dele... então isso me deixou mto chateado!!

erikinhoafram
Veterano
# ago/11
· votar


que tal criar um topico fixo:eu quero largar a musica,xD

erico.ascencao
Veterano
# ago/11
· votar


Upando...

Andei pensando nos últimos dias sobre o assunto. Uma das coisas que pensei é em largar as aulas de guitarra, principalmente pela falta de tempo e saco para me dedicar aos estudos (técnica, teoria, percepção...). Cheguei à conclusão que eu gosto e sempre gostei de pegar a guitarra e tocar músicas.

Ratifiquei esta conclusão na apresentação de ontem da escola de música, quando me diverti pra cacete sem as neuras com técnica, escalas, harmonia... e isto me fez ter mais vontade de me dedicar à guitarra, mas do meu jeito e no meu ritmo.

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


erico.ascencao

Ratifiquei esta conclusão na apresentação de ontem da escola de música, quando me diverti pra cacete sem as neuras com técnica, escalas, harmonia... e isto me fez ter mais vontade de me dedicar à guitarra, mas do meu jeito e no meu ritmo.

Opa, que bom cara! Fico feliz por ter chegado a essa conclusão, que me pareceu muito inteligente e bem pensada.

É isso aí, agora é mandar ver nessa guita de 2 braços e nas demais, hehehe!

jucasambora
Veterano
# ago/11 · Editado por: jucasambora
· votar


POw kra... na boa, já tive problemas piores, até hj não consegui me tornar "músico profissa" e/ou chegar ao "nível guitarrístico virtuoso" que eu queria... na minha experiência posso te dizer uma coisa: seu problema, e o de muitos outros "guitarristas amadores", não está na guitarra, nem nos equipos caros pra "nada" ou em ter ou não uma banda mas sim de aceitação, isso mesmo aceitação, reconhecimento de si mesmo.

Observe: Se vc admite que é um guitarrista amador, então seja AMADOR!!! Não se culpe por isso ou por aquilo. Kra, nossa vida é super corrida, eu por exemplo trabalho num trampo que tem 6 horas/dia de carga horária e mesmo assim não tenho tpo pra nada por causa do restante, pergunta pro Alan Domingues e pro Renato Caster que eles me conhecem e vão te dizer que to falando a verdade...

Vive tua vida e deixa a guitarra, a música, te tirar dela, pra desestressar, pra curtir, pra viver outro mundo, respirar outra coisa... toque notas sujas e mal tocadas, toque músicas toscas e dê bends e vibratos horríveis e ria disso (mas só qdo estiver sozinho pf.. rsrsrs)... Vc deve ter outra coisa como trabalho, então traballhe, corra atrás, vai fundo e deixe que a música faça por vc o que é o papel dela, tirar a gente da realidade e levar pro mágico da imaginação e das frequencias sonoras invisíveis majestosas!

Agora, se vc quer virar músico profissa, ter banda, ser Guitar Hero e tal, tem que assumir o desafio kra, mas se não, divirta-se com seu equipo e faça o que seus dedos alcança sem culpa, se puder contrate um professor legal pra te ensinar coisas diferentes e vai vivendo a vida, vc não precisa provar nada pra ninguem e tem a vida toda pra aprender escalas exóticas, pra ganhar velocidade, pra fazer da guitarra o que kizer... para com essa choramingo!

Se precisar ou quiser conversar mais, saber pq descarreguei isso tudo em cima de ti, tamo junto kra, me add no MSN, gtalk, orkut... qq coisa, e a gente conversa.

Poderia te dar uma receita aki pra vc parar com essa historinha de sexta a tarde... mas não vou fazer isso, só vou te pedir pra arrumar uma galera pra tocar sem compromisso e SEJA UM AMADOR, como vc mesmo admitiu que é...

Vlw

daniels07
Veterano
# ago/11
· votar


Vou dar minha sincera opinião de baixista:
Não comecei com guitarra, então nem todo baixista é um guitarrista frustado.
A questão das bandas não é achar um baixista: é acha um baixista bom. E baixo não é um instrumento que qualquer um toca. Exige estudos diários, seja sobre escalas, seja sobre diferentes "swings", entre outros. Tocar baixo é fácil. Tocar bem não.

Ao meu ver, o estudo do baixo é completamente diferente da guitarra (tirando a parte teórica). Muitos guitarristas me criticam por eu preferir baixos que sejam mais tranquilos e swingados do que baixos para tocar metal, que são frenéticos. Mas o estudo, ao meu ver, é um estudo musical. Tem que ouvir diversos tipos de músicas o tempo todo, tem que saber compôr muito bem (no meu caso, eu não gosto de tirar as músicas, prefiro fazer meu próprio baixo).

Particularmente, acho o baixo fantástico, é um puta instrumento! Portanto, vou falar os defeitos de ser baixista AO MEU VER:

-Por mais que seja essencial em uma banda, dificilmente alguém que está vendo seu show só por ouvir música (ou seja, não entende de música) vai ligar muito pra você. Sei disso porque já chegou ao ponto de uma garota chegar pra mim e falar "muito maneiro sua guitarra, mas porque ela só tem 4 cordas?". É frustrante.
-Muita banda gosta de deixar o baixo beem baixo mesmo. É chato isso.
-É entediante, as vezes, tocar sozinho em casa. Afirmo que guitarra é mais legal e mais motivante.

Entre outros fatores.

Como eu falei, é só minha visão. Eu vivo esse dilema entre bateria e guitarra (sempre em dúvida por qual instrumento deve ser meu 2º, depois do baixo).

Enfim, a decisão final é sua, mas acho que você não deveria desistir da guitarra! (até porque, como baixo, também existe crise, que já passei por várias)

Espero ter ajudado,
abraços

Del-Rei
Veterano
# ago/11
· votar


erico.ascencao

Cheguei à conclusão que eu gosto e sempre gostei de pegar a guitarra e tocar músicas.

Ratifiquei esta conclusão na apresentação de ontem da escola de música, quando me diverti pra cacete sem as neuras com técnica, escalas, harmonia...



Hehehe...
Eu nunca nem me dei ao trabalho de tentar focar nessas teorias e estudos. Eu me conheço e sei que comigo não funcionaria... Acho chato demais.
Não vou entrar no mérito do desenvolvimento mais rápido se eu estudar teoria, escalas, etc, mas não sou profissional, então não faz falta pra mim. Gosto apenas de tocar.

Falou, cara!!

Um acneo de longe!!!

daniels07
Veterano
# ago/11
· votar


Opa, acabei de ler que você já decidiu =)
Realmente, tocar por diversão é mais legal sim.

Preferi não editar meu post para caso alguém esteja com essa crise também rs

Só pra complementar, se o problema é reconhecimento, é MUITO mais difícil um baixista ter seu estudo reconhecido do que um guitarrista.

O quadrinho mostra exatamente como é:
http://www.ahnegao.com.br/wp-content/uploads/2011/05/baixo.jpg

;)

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


daniels07

Que desenho incrivelmente mal feito!!!!
Parabéns!

ze_neto
Veterano
# ago/11
· votar


erico.ascencao

"sucesso é ir de fracasso a fracasso com o mesmo entusiasmo" nao desiste nao cara! da uma folga pra guitarra, de musica, por 1 mes q na metade do mes nao vai mais aguentar ficar sem rsrsrs.

daniels07
Veterano
# ago/11
· votar


danielfz
Não fui eu que fiz, são umas tirinhas que são malfeitas de proposito rs

erico.ascencao
Veterano
# mar/14
· votar


Caracas, desenterrei este tópico do nada aqui. Desde agosto de 2011 muita coisa mudou: vendi uma penca de instrumentos pra pegar uma Fender, depois vendi tudo e fiquei só com violões... e agora estou de volta com tudo com guitarras, valvulados e o cacete a quatro! Este negócio de desânimo realmente faz parte do ciclo de vida do guitarrista amador - quiçá até do profissional.

renatocaster
Moderador
# mar/14
· votar


erico.ascencao

Este negócio de desânimo realmente faz parte do ciclo de vida do guitarrista amador

Estou assim no momento. Já devo estar no quinto ciclo de desânimo desde que comecei a tocar, rsrsrsrs

ogner
Veterano
# mar/14
· votar


Tenho isso não...Continuo firme e forte com minhas coisinhas, fazendo rolinhos e tocando sempre, as vezes mais as vezes menos mas nunca pensei em parar. Espero sempre ter uma giutarra desligada pra tocar enquanto vejo jornal ou me acompanhando no toilet pra o numero 2..
Arrumei ate uma banda agora! São mais de 15 anos nessa!!!

Acho que isso acontece com quem é ansioso e suscetível a GAS, não??

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Eu também tenho muitos anos nessa... Tem períodos de muito ânimo de tocar, com períodos de muito desânimo. No momento estou numa fase devagar, tocando pouco, gravando nada. Mas parar jamais agora. Já parei por alguns anos, numa fase pauleira da vida, vacas magras, tempo curto, grana pouca e saco na lua, rs. Hoje tenho a sorte de estar com a vida estabilizada, mais calmo, sendo que a música faz parte dessa estabilidade e calma.

E nada como uma guitarra ou amplificador novos para estimular um pouco... kkkkk

erico.ascencao
Veterano
# mar/14
· votar


ogner
Acho que isso acontece com quem é ansioso e suscetível a GAS, não??

Parafraseando o MMI: "[...] nada como uma guitarra ou amplificador novos para estimular um pouco...".

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


erico.ascencao

Isso é simples, basta vc não ter que se sustentar tocando guitarra.
Então, se vc tem uma profissão qualquer, não musical, guitarra, amps e pedais serão um hobby, um motivo a mais pra colecionar, e obter o melhor som possível, apenas pra ter e ser suscetível a G.A.S.

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


erico.ascencao
e agora estou de volta com tudo com guitarras, valvulados e o cacete a quatro!
Rá!!! Eu sabia!!! Mas, e aí, quais os brinquedos novos???

Sugestão do mano, aqui... monta uma guitarrinha bacana!!! hehehhe

renatocaster
Moderador
# mar/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Comigo acontece (o lance do desânimo) uma vez aqui e outra ali, e sinceramente, eu nem esquento a cabeça com isso. Já me cobrei muito com esse lance de estudar e praticar mais, procurar banda pra tocar junto, etc.

A guitarra tá ali na bag, tem um cabo e um amp (e os simuladores VST). No dia que eu tiver com vontade de tocar, plugo a guitarra e toco, simples assim. Para mim isso é um hobby, não é uma obrigação. Às vezes fico meses sem pegar na guitarra, por outro lado tem meses que eu toco todos os dias...e assim vou levando.

Quanto ao GAS, agora eu tenho plena convicção do que eu preciso para ser um guitarrista de quarto. Já fiz muitas loucuras com isso, que inclusive me atrapalhou com outras coisas. E agora a minha realidade é outra, não psso me dar ao luxo de comprometer meu orçamento doméstico comprando guitarras e equipos caros enquanto a torneira da pia está quebrada, hehehe.

Enfim, hoje definitivamente eu coloquei na minha cabeça que só vou voltar a investir pesado em gear quando isso (e se) for necessário. Claro que é um prazer entrar num ebay da vida e afins, ir em lojas, sempre bate aquela vontade de comprar alguma coisa legal que vc viu. Mas aquela fase de comprar no impulso passou, e está sendo mais saudável pro meu bolso do jeito que está.

LeandroP
Moderador
# mar/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Tocar baixo é fácil. Tocar bem não.

conquordo!


coloquem o fone-de-ouvido e ouçam o que é tocar baixo:
http://www.youtube.com/watch?v=nyhBwuEIwCY

JoseGeraldoMalakian
Membro Novato
# mar/14
· votar


Quando eu desanimo eu deixo encostada a guita no case depois de duas semanas vc ouve uam musica na radio, internet etc. e pensa pô eu sei tocar isso e pega a guitarra e toca uns 5 minutinhos larga e dps entra em abstinencia guitarristica e pega serio denovo, assim sou eu, ^^

Beto22
Veterano
# mar/14
· votar


Ha....vc pode deixa o instrumento, e até ele mesmo te deixar, mas músico de vdd, a MÚSICA jamais o deixa e vice-versa!

Fico feliz em vc ter voltado!

Bloody_Rage
Veterano
# mar/14
· votar


achei interessante esse tópico,vou aproveitar e falar um pouco tbm,sou garoto,tenho 16 ainda,toco guitarra há uns 2 anos,no começo,qnd eu ganhei a guitarra e tal a única coisa q eu pensava era rock n roll,metal e shred,enfim,só ficava fazendo uns exercicios ás vezes e tirava músicas,toda tarde ficava umas 2 ou 3hrs direto tocando e zoando,e ás vezes estudava umas coisas,tipo intervalos,introdução á teoria musical mas nada aprofundado,e depois de 1 ano e alguns meses comecei a fazer aulas,de inicio eu achava o bicho,agora eu to me sentindo obrigado a estudar,o prof me cobra as coisas e tal mas eu ñ tenho todo animo e estímulo que eu tinha p estudar,comecei a ouvir outras coisas e ñ é mais só rock n roll q eu quero,to gostando MTO de bossa nova,choro e essas coisas,e tbm gostando demais de violão,do som do violão de nylon,tanto é que quando toco em violões de uns amigos meus me sinto "melhor" do que quando toco guitarra,tbm gosto mto de tocar sozinho e tal,e o timbre da guitarra ñ tá me agradando p isso,e até mesmo o rock q eu ouço eu to preferindo versões acusticas,a única coisa q ainda me faz tocar guitarra é o fato de q o prof me cobra e q é legalzinho tocar um blues ou um rock ás vezes,mas por toda a música q eu ouço,oq eu sinto mesmo vontade de tocar é violão,enfim,texto meio escroto hehe mas achei um tópico interessante e queria fazer parte.

erico.ascencao
Veterano
# mar/14
· votar


Will Bejar
Mas, e aí, quais os brinquedos novos???
Vix cara, set de rei do camarote: só brinquedos que agregam valor! Huhauhauuhauauah!

Filippo14
Veterano
# mar/14
· votar


A questao no Brasil infelizmente eh que quem eh musico muitas vezes tem menos coisas que quem vive de outras formas. Faco faculdade e no comeco queria fazer musica, mas vi que nao tem necessidade disso, pelo menos para mim claro. A minha ideia eh ter um hobby serio com musica, ter um homestudio foda, que eu gracas a deus consegui recentemente, e gravar minhas musicas, meus cds da melhor forma possivel apenas para amigos e familiares, de forma que eu possa compor e saber que aquilo se tornara alguma coisa futura.

Abracao

eduardodff
Veterano
# abr/14
· votar


Realmente acho que o desânimo faz parte do ciclo normal de todo guitarrista, quer seja de quarto, de youtube, de fórum, de banda e profissional.
Já tive fases que tocava todo dia, já tive fases de passar dias sem tocar, já tive fases de ficar "puto" por não conseguir tirar uma música, ou achar que tirei bem e quando ouço gravado tá uma merda, fases em que achei bacana minhas gravações, etc.
Acho que isso contribui para sua formação como guitarrista ou qualquer outra coisa. Lembro que quando tinha uns 13 anos e tocava violão, pensava comigo: "... cara, quando eu conseguir um dia tocar o solo do Sultans of Swing ou Stairway to Heaven eu me dou por satisfeito na guitarra..." . Mas como o ser humano é um eterno DESEJANTE, isso foi mais uma das mentiras que eu disse pra mim mesmo, talvez por imaturidade, inocência, ou ambos!
Mas, um conselho de quem tem 37 anos e uns 25 de tocar alguma coisa sem muita pretensão: siga em frente, não desista, ao longo do caminho muitos vão tentar te frear, te derrubar, te balançar, te fazer desistir, mas não entre nessa! Toda maratona se inicia com um passo! Há quem esteja a um passo da vitória e há quem esteja dando o primeiro passo, e entre eles há uma infinidade de caminho!!!

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


erico.ascencao
Vix cara, set de rei do camarote: só brinquedos que agregam valor! Huhauhauuhauauah!
Boa... aí já tá valendo!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais um que desabafa pensando em largar da guitarra