Como você sabe se está tocando bem ou não?

Autor Mensagem
londrer
Veterano
# jul/11
· votar


Eu tenho ouvido bastante crítico, mas qnd se está tocando não da pra dizer mto bem...

Então eu me gravo e depois ouço.

Às vezes vc ta se achando e qnd ouve, pensa: "Q bosta"

Mayco.
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

Beleza. Até concordo com isso. E por isso que digo que o lance é voce ter bom-senso pra saber o que está ou não realmente bom. Porque o que pode ser bom pra voce, pode ser uma meerd@ pra outras pessoas.

Binohendrix
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
voce ta tocando bem quando alguem baba seu ovo..
mulher fica dando mole só de ver voce tocar..

Não concordo não parceiro,... Mulheres costumam babar ovo só de vc estar em cima do palco e , com RARÍSSIMAS excessões não diferenciam um baixo de uma guitarra. Um exemplo disso são as fanzocas do John Mayer que gostam dele pela voz , musicalidade e por acharem ele bonitinho. Desconhecem totalmente a técnica e habilidade dele. Tanto é que 99% preferem os discos farofas, com aquelas musiquinhas caganeira, do que o John Mayer trio, que é onde ele realmente mostra seu valor. Com excessão de algumas, geralmente daquelas que convivem com músicos, acham que o Luan Santana toca pra caramba. Só perde pro Bon Jovi.

Meus amigos acham que eu toco pra caramba, até os da minha banda. Mas EU, meu maior crítico, não deixo meu ego inflar e estou sempre à procura de opiniões de gente que seja mais experiente do que eu.

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
eu costumo gravar o que eu toco,para perceber onde eu estou errando e corrigir os meus erros

guilherme_97
Veterano
# jul/11
· votar


Binohendrix
cara,eu concordo plenamente com vc.

fui_banido_e_voltei
Veterano
# jul/11
· votar


voce ta tocando bem quando alguem baba seu ovo..
mulher fica dando mole só de ver voce tocar..


não,você pode não tocar nada,mas se você for bonitinho elas vão gostar e vão achar que você está tocando muito

De Ros
Veterano
# jul/11
· votar


Como você sabe se está tocando bem ou não?

Essa é mais uma das funções de um indispensável professor.

Internet? Tu sabe quem está te avaliando? E porque ele está te avaliando? E exatamente o que ele quer dizer com três ou quatro palavras?

Eu mesmo faço avaliações genéricas, até por uma questão de ética.

Só meus alunos, dentro da sala de aula, tem uma avaliação completa, pois existem mil fatores que precisam ser avaliados, desde condições de gravação, pressão psicológica do momento, cobranças familiares e sociais, tempo de estudo, grau de familiarização com a peça a ser excecutada, e mais vários pontos que podem (e vão) influir negativa ou positivamente.

Público em geral? Caso vocês não saibam, muitos leigos (e até alguns não leigos) são praticamente surdos, no quesito ouvido musical.
Já vi acontecer, mais de uma vez, de um estudante de música postar uma gravação onde ele toca a música meio tom acima ou abaixo da BT. Se um estudante de guitarra faz uma barbaridade dessas, que senso musical as pessoas em geral tem?

Já vi gente postando videos com guitarras desafinadas e tendo comentários super positivos aqui mesmo no fórum. Elogiados por gente bem conceituada, inclusive.

Quer saber como tu está tocando e evoluindo? Pergunte ao teu professor. Ele é um profissional que existe justamente para isso, para te auxiliar nessa jornada.

Abraço!

Gabriel Landim
Veterano
# jul/11
· votar


De Ros
Público em geral? Caso vocês não saibam, muitos leigos (e até alguns não leigos) são praticamente surdos, no quesito ouvido musical.
Já vi acontecer, mais de uma vez, de um estudante de música postar uma gravação onde ele toca a música meio tom acima ou abaixo da BT. Se um estudante de guitarra faz uma barbaridade dessas, que senso musical as pessoas em geral tem?

Já vi gente postando videos com guitarras desafinadas e tendo comentários super positivos aqui mesmo no fórum. Elogiados por gente bem conceituada, inclusive.


Putz, mas tu falou tudo agora... É bem por aí mesmo.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


É por isso que eu falo, sem puxasaquismo, se morasse em "Caixinhas" do Sul faria aulas com o De Ros.......

Mayco.
Veterano
# jul/11
· votar


De Ros

Taí! Acho que é exatamente isso.

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


Público em geral? Caso vocês não saibam, muitos leigos (e até alguns não leigos) são praticamente surdos, no quesito ouvido musical
com certeza,qundo vem os amiguinhos do meu irmão aki(mais ou menos 11 anos),eh soh toca a intro de sweet child of mine ou qualquer sequencia de power chords(uma batida por tempo)que eles ja acham q eu so o cara virtuoso,e isso tambem acontece com amigos do meu pai tbm(mais de 40 anos geralmente)

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Binohendrix
com RARÍSSIMAS excessões não diferenciam um baixo de uma guitarra.

Vish.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


De Ros
Essa é mais uma das funções de um indispensável professor.


Eu conheço muitos professores que nunca dizem que já está bom, ou quando dizem não passa de um: Tem que melhorar bastante. E isso não é medo de perder aluno. E sim pra não colocar limites para o aluno. Eu só digo: Você está no caminho certo. Mas sei que muitos deles são muito bons. Feras mesmo!

Um abraço

Comuna CCCP
Veterano
# jul/11
· votar


Saber se você está tocando bem, depende primeiro de tudo dos seus objetivos...

No meu caso, que é por hobby, acho que toco legal. Agora se meu objetivo é ser instrumentista ai o céu é o limite.

De Ros
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

"Eu conheço muitos professores que nunca dizem que já está bom'

Não concordo muito com essa linha didática. Acho que ter parâmetros de avaliação é parte importante do aprendizado.

Saber avaliar, mostrar os erros e os acertos, explicar onde está a falha e também o que está sendo bem executado é essencial para o desenvolvimento do aluno.

Sem contar que já tive muitos (e bota muitos nisso) alunos que tocavam determinado exercício melhor do que eu. Se eu não elogiar e parabenizar isso, melhor parar de dar aulas, hehehe!!

R. Marcone
Veterano
# jul/11 · Editado por: R. Marcone
· votar


De Ros
Saber avaliar, mostrar os erros e os acertos, explicar onde está a falha

Mas este é o motivo do porque eles conseguem ser bons. Professor não está lá para fazer criticas, nenhuma critica. Nem boa nem ruim. O que ele tem que fazer é ensinar,(ensinar bem) e corrigir o que está errado (O que raramente acontece, porque ele ensina certo) .

Se eu não elogiar e parabenizar isso, melhor parar de dar aulas,

Mas elogiar um exercício bem feito não é dizer que o todo está pronto. huahuahua

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Binohendrix
cara eu coloquei uma lista de fatores
que fazem o cara começar a achar que toca muito
se voce isolou um pra pegar pra cristo
posso fazer nada nao..
conheço mulher que toca muito..
e zoa se voce ta no palco e nao tem pegada..
sabe se voce erra..
sei la cara..
tem fã de felipe dilon,.
mas tem gata que sabe das coisas.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Binohendrix
Mas EU, meu maior crítico, não deixo meu ego inflar e estou sempre à procura de opiniões de gente que seja mais experiente do que eu.


Mas isso não é pra continuar inflando o ego de uma forma diferente? Se disserem a verdade "na lata" você não se importa?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Citaram um ponto muito importante aí, se você mesmo pretende se avaliar:

Gravar e ouvir.

De fato tentar se avaliar pelo momento em que você está tocando engana bastante.

De Ros
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

"Mas elogiar um exercício bem feito não é dizer que o todo está pronto. huahuahua"

Ué! Onde eu falei essa asneira? Se eu falei isso, desconsidere, pelo amor de Deus!

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


De Ros
foi ele quem falou isso..hehehe
comentando uma fala sua..hehe

galera
voce tá tocando muito
quando seu professor diz..
jovem..nao tenho mais nada pra lhe ensinar..
vá fazer musica e ser feliz.
hehehe
coisa que eu nunca ouvi..hehehe

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que essa parte de se o som ta legal ou não ta BEEM relacionada ao timbre. Claro que não é só ele, aliás ele nem é metade do soar bem... Mas se vc for ver.... Ouve uns caras. Tem uns que tocam bem, msa tem um timbre feio. E aí? Não vai soar legal... Então acho que o timbre é uma coisa que deve ser muito bem trabalhada, pois ele faz parte. Se bem que eu não gosto do timbre do Van Halen, mas ele é até que bom de ouvir...

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11
· votar


Quando eu tento fazer algum cover eu comparo com o original.
No demais eu geralmente pergunto pros outros, pois se ta bom pra eles tbm ta bom pra mim!

Até agora não consegui tocar nada que ficou parecido com a gravação original e nada que os outros falaram que ficou bom.

=(

De Ros
Me diz aí! Como é que é ser professor?
Pois deve ser muito massa poder ensinar os outros e passar os macetes que tu descobriu ou que te ensinaram né?!


R. Marcone
O problema de inflar o ego é uma coisa mesmo hein!
Pelo o que eu vi aqui no fórum e pelo o que eu tenho vivido ouvido falar parece que a maioria dos guitarristas (principalmente iniciantes) tem um problema sério para controlar o ego!

Sinceramente, tem horas que a coisa sobe a cabeça mesmo e a humildade some.

Eu achei uma forma muito eficiente de controlar o meu ego de jerico: Toda vez que eu fico me achando muito fodão, eu posto uma gravação minha (participo de uma jam, ou qualquer outra coisa), aí me esculaxam (porque fica muito ruim) e tudo se resolve, eu fico puto na hora de ler os comentários, mas a minha humildade volta como se fosse mágica! Incrível isso!

De Ros
Veterano
# jul/11
· votar


Viciado em Guarana

Parei de dar aulas há alguns anos, mas voltarei em 2013, muito provavelmente.

Mas é muito legal conviver com uma galera que tem a mesma paixão que você, e poder guia-los em várias coisas, desde estetética, técnica, teoria, arranjo e ir até profissionalismo, gerenciamento de carreira, contatos profissionais, marketing pessoal e mil outras coisas.

Tenho um monte de ex-alunos que são endorsees de várias marcas e tem uma carreira super vasta!

É tri gratificante!!

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


De Ros
Tenho um monte de ex-alunos que são endorsees de várias marcas e tem uma carreira super vasta!
poxa,me avisa qndo for volta a da aulas ta

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
quando seu professor diz..
jovem..nao tenho mais nada pra lhe ensinar..


Isso é porque o professor é ruim.

Viciado em Guarana
O problema de inflar o ego é uma coisa mesmo hein!

E qualquer um com ego inflado não aprende mais nada. Fica bitolado total.

Binohendrix
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
Mas isso não é pra continuar inflando o ego de uma forma diferente? Se disserem a verdade "na lata" você não se importa?

Não é por isso...vou atrás dessas pessoas porque elas não vão ficar me elogiando sem motivo. Elas vão criticar, apontar meus erros, me passar algum macete, etc...Não me importo se me falarem que sou ruim. E outra, toco por hobby. Não tenho a pretensão de ser músico.
theblackstrat
Cara, vou falar na boa. Não estou discutindo. Acho que quem pegou um caso isolado foi vc. Mulher que saca de tocar guitarra, que saca quando o cara erra, que entende de timbre é igual mulher que entende futebol: existe, mas é raro bagarai. E não é machismo. É apenas uma questão cultural.

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


Binohendrix
cara acho que voce não conhece nem mulher que preste
nem alguém que já estudpou bastante guitarra
e sabe tanto quanto o preofessor.
pelo menos em teoria.
isso nem pode ser considerado machismo mesmo..
porque tem que ser muito macho pra conhecer
femeas que prestem.
eu as vezes toco com uma menina que canta muito,é uma
amiga que me pede pra acompanhar suas musicas as vezes.
ela nao toca nada,mas canta muito bem e conhece de musica.
se o baterista errar ela sabe,se uma corda minha tiver
desafinada ela sabe,se eu errar uma nota ou um bend ela
sabe.
então meu caro,se voce só conhece fã de felipe dilon
e luan santana..sinto muito..

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
cara conheço gente formada que já escutou isso
da boca do faíska ,do ardanuy.
entao mano..quando voce estuda anos a fio.
uma hora seu professor vai mandar voce voar.
vlw

GuitarHome
Veterano
# jul/11
· votar


Concordo com o De Ros e o Alan!

Por falar nisso, faz um tempo já que estou sem tocar, tenho até medo de tocar e ver que estou ruim :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você sabe se está tocando bem ou não?