Como você sabe se está tocando bem ou não?

Autor Mensagem
R. Marcone
Veterano
# jul/11


Você se auto-avalia ou o seu termômetro (guitarrômetro) são as pessoas que te ouvem?

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
Na minha opinião, a melhor forma de saber se estamos tocando bem ou não é com a opinião de terceiros, de preferência bem mais experientes e que toquem melhor. Mas também dá pra se auto-avaliar.

Quando se toca uma música um pouco mais difícil com precisão e segurança já é uma evolução. Perceber que o improviso melhorou e se tornou mais melódico também é uma evolução, e por aí vai.

Abs

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Van_Lorien
Na minha opinião, a melhor forma de saber se estamos tocando bem ou não é com a opinião de terceiros

E você não acha que isso "bitola" o instrumentista? Ele não faz a opinião dos outros ser o seu limite?

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
Creio que não. Até porque, dependendo de como for a avaliação, é um motivo a mais pra querer progredir, independente da avaliação ter sido negativa ou positiva (ficou meio confuso isso mas acho que me fiz entender).

Por exemplo, esses tempos postei pela primeira vez uma gravação aqui no fórum e o feedback foi muito maior do que eu esperava. Recebi avaliações de guitarristas mais experientes como o De Ros e o MauricioBahia assim como outros intermediários e iniciantes. Com isso dá pra se ter uma base e usar essas críticas como termômetro.

Mas isso de saber se estamos tocando bem ou não é algo bastante subjetivo e complicado mesmo. Desde que satisfaça prioritariamente os nossos ouvidos e alma musical, tá valendo tudo, haha.

Abs

LeoBrazil89
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
O que eu faço pra me auto avaliar, é o seguinte, gravo um video tocando um musica e dps de algum tempo gravo a msm musica e comparo os dois videos, vc vai se surpreender como vc evolui.

Hélvius De Castro
Veterano
# jul/11
· votar


LeoBrazil89
Eu faço a mesma coisa e sempre surpreendo,o mais importante de tudo é ter autocrítica,e bom gosto tbm ajuda...

JuniorGuitar_Svf
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
Gravar um video é muito bom pra se auto-avaliar tente fazer isso, e e veja o que vc tem que mudar pra conseguir tocar "bem"

flw

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Van_Lorien
Desde que satisfaça prioritariamente os nossos ouvidos e alma musical

Se o cara entra no quarto e toca só pra ele, não vai precisar de avaliação de terceiros, mas quem toca para um público ou quer tocar, tem que ter avaliação de outros.

Laz
Veterano
# jul/11
· votar


Gravar apenas o áudio também pode ser útil. O importante é você gostar do que está ouvindo quando vê/ouve uma gravação sua.

Outros guitarristas mais experientes podem perceber falhas na sua técnica que você não tenha notado. Por isso é bom ouvir o que eles têm a dizer.

Faloura

Mayco.
Veterano
# jul/11
· votar


Também acho que o essêncial é voce ter bom senso. Saber o que está e o que não está bom, e à partir dessa auto-crítica, ir melhorando.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Mayco.
voce ter bom senso. Saber o que está e o que não está bom

Mas isso não é questão de bom senso. E sim de conhecimento. Como vai saber se está bom, se não sabe definir o bom e o ruim?

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


Meu melhor feedback que tenho são nos shows.

Inclusive depois de 2 anos voltei a pisar em um palco e a recepção foi absurda. Foi um show excelente, talvez o melhor de todos nestes 8 anos que já nos apresentamos. Inclusive fiz até o convite no fórum, acredito que ninguém foi.

No mais acho que é isto, internet não considero um bom termômetro.

Abraços.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Alan_Domingues
internet não considero um bom termômetro.

Os que julgam nunca dizem a verdade. Ninguém quer magoar ninguém. Aí o cara coloca um simples: Gostei.

DraKo
Veterano
# jul/11
· votar


Chama algum amigo que conheça de guitarra e que seja sincero, toca uma musica para ele ver e pede para ele avaliar, so que tem que ser alguem que toque melhor que vc, pq se for alguem que toca pior ele vai ficar pagando pau para bends desafinados

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


eu vejo minha evolucao de 2 formas
gravo um som de uma musica qualquer da melhor maneira que eu puder, com o melhor timbre tb...sem editar nada no audio
depois comparo com uma versao dela em um show...se ficar audivel como é no show...ok estou no caminho

outra forma é comparar as gravacoes anteriores com as atuais, tambem da pra saber se melhoru na execucao de algumas tecnicas

ouvir a opiniao dos outros nem sempre é bom, pq ninguem é critico o suficiente pra te dar os toques certo.....ou falam q vc toca d+....ou descem a lenha falando q ta muito longe da versao de album de certa musica (ai complica)

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Eu vejo muita gente falando em música, tirar música e tal, comparar com a versão do show.

Devia mudar o nome desse fórum pra fórum 'papagaio' em vez de fórum de guitarra.

Música se faz, não se copia. É legal pegar uma música ou outra, mas como lazer, não como foco principal.



Agora, como eu vejo se estou melhorando? Toda semana participo de jams, as vezes com pessoas que não conheço. É só improvisação, aí dá pra te ruma boa idéia conversando com o pessoal e ouvindo a gravação.

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

Não digo nem por isto. Cada um é cada um, você pode adorar um guitarrista que eu considero fraco, e vice-versa.

Digo mais por pessoas que não tem que que fazer ao invés de não gostar ficar calado, preferem denegrir o trabalho da pessoa. Infelizmente é muito normal, mas devido a isto não acho que seja um termômetro, até porque existem sucessos relâmpagos na internet.

Acho que o tempo é o melhor parâmetro para você ter como medida.

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


a melhor forma de saber se estamos tocando bem ou não é com a opinião de terceiros
o foda eh q esse terceiro n pode ser qualquer um,pq pra leigo pode toca a intro de sweet child of mine e ele ja acha vc profissional

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Alan_Domingues
Acho que o tempo é o melhor parâmetro para você ter como medida.

Será? Tem muitos que tocam em 1 ano o que o outro demorou 5 pra poder fazer. Então o tempo não é.

guizimm
n pode ser qualquer um

As vezes a opinião de quem não sabe nada vale mais do que a de que sabe tudo. O leigo te ouve e o som o agrada. O que sabe muito só te analisa com ouvidos críticos, e nem sempre a crítica ajuda à melhorar.

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
e nem sempre a crítica ajuda à melhorar
eh claro que qualquer crítica eh bem vinda,mais pelo que eu tenho visto ultimamente,crítica de quem n conhece nada só serve pra aumentar a autoestima,pqeh soh vc tocar qualquer coisa q ja te acham foda

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

Não tem como generalizar.

Sua pergunta para comentar foi "Você se auto-avalia ou o seu termômetro (guitarrômetro) são as pessoas que te ouvem?"

Eu deixo que as pessoas com o "TEMPO" avaliem. E pelo menos para mim o feedback é muito positivo.

E o tempo faz com que o amadurecimento com "músico" venha também.

Se for colocar esta ideia do 1 para 5 anos em termos de execução e coisas do gênero, a geração mais nova por exemplo na guitarra vem desbancando antigos pela facilidade com o que temos hoje em dia. Hoje o tempo não é o mesmo que anos atrás, hoje o tempo é algo raro, você precisa correr literalmente contra ele. Antigamente você não via garotos com 10 ou 12 anos tocando peças complicadas, hoje virou um cotidiano.

Então voltando, a auto-avaliação infelizmente para o "sucesso" não serve. Você pode adorar o que faz, mas se seu objetivo é sucesso, reconhecimento, precisa andar com o barco. E os terceiros entram na história.

Vou dar um bom exemplo. Eu não gosto de tocar covers, confesso que odeio, mas como vou chamar a atenção do público? Confesso que se eu produzir um show apenas com material de minha banda não trará público, preciso de algo para chamar o público. Então na minha opinião acho que o que vale realmente é o que o público acha com o tempo de seu trabalho. Se seu trabalho fica por anos, pode contar que é o melhor feedback. Mas se você cai no esquecimento, seu trabalho pode ter sido muito bom, mas não tão bom a ponto de estar marcado com o público.

É algo bem "doido" de se pensar. Mas te falo que as duas situações citadas são pertinentes.

Abraços

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


voce ta tocando bem quando alguem baba seu ovo..
mulher fica dando mole só de ver voce tocar..
pedem pra voce entrar na banda..
perguntam se voce toca profissionalmente..
elogiam sua tecnica com propriedade.
enfim..
não é o espelho não..
tem que agradar os ouvidos alheios e chamar a atenção
pro seu som..heheh

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


guizimm
eh claro que qualquer crítica eh bem vinda

Não é mesmo. Ninguém gosta de ser criticado. O máximo que uma pessoa pode gostar é de umas dicas pra melhorar o que está fazendo. Criticas nunca são bem vindas.

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone
Criticas nunca são bem vindas
na verdade soh as criticas negativas n são

Mayco.
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

A cara, na verdade acho que voce está generalizando.

Quando alguém quer ser "avaliado" por alguem, ele está sujeito a receber críticas, tanto elogiando quanto falando que não está bom.

Agora avaliar é uma coisa complicada..o que pode ser bom pra mim pode não ser bom pra você, e vice-e-versa. É aí que digo que entra o bom senso.

danielfz
Veterano
# jul/11
· votar


Ser conhecido e famoso depende se seu som é pop e marketing, não é a toa que tanta tranqueira faz sucesso no Brasil....
Por isso, não sei até quanto é ligado à se o cara sabe tocar ou não....
Tem gente criativa e que detona que faz sucesso...
E tem gente criativa e que detona que NÃO faz sucesso...
Principalmente no Brasil!!
Acho que você tem que fazer o que gosta, é cover?? É própria?? Faça suas músicas... grave.. Exponha na Internet.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Principalmente no Brasil!!
não é a toa que tanta tranqueira faz sucesso no Brasil....

Adoro quando criticam nosso país sem ter idéia do que acontece fora dele.

Parece até que em outors países todo mundo anda de smoking ouvindo Tchaikovsky e Wagner

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


R. Marcone

Eu sou meu maior e mais duro crítico.

Fidel Castro
Parece até que em outors países todo mundo anda de smoking ouvindo Tchaikovsky e Wagner


Eu ouço os 2 de bermuda e sandália =P

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Tsc herege. Espere os xiitas da música clássica saberem disso.

R. Marcone
Veterano
# jul/11
· votar


Mayco.
A cara, na verdade acho que voce está generalizando.

Se *você acha que é bom, muitos dizem que você é bom. Aí vem um Zé qualquer e diz que você tem melhorar nisso e naquilo. Por mais humilde que você seja, não irá aceitar a critica.

* Me refiro a todos nós.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você sabe se está tocando bem ou não?