Aos luthier e entendidos- Duvida chave seletora 3 posiçoes

    Autor Mensagem
    Hammer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Hammer


    Pode parecer uma duvida meio idiota, mas me deixou com a pulga atras da orelha.
    Tendo em vista a configuração basica de les paul (chave seletora de 3 posiçoes 2 captadores humbucker - e 4 knobs dois de volume e dois de tone) tenho a seguinte duvida.

    Na minha guitarra condor que possuo quando coloco a chave seletora na posiçao do meio os dois captadores estão funcionando e o volume é independente, tipo, se eu zerar o volume de um captador e deixar o volume do outro em 8 por exemplo ele funciona normalmente e independente.

    Agora, ja em uma guitarra epiphone les paul de um amigo meu, reparei que quando a chave seletora esta na posiçao do meio, se eu deixo o volume de 1 captador no 8 e o outro eu zero o volume, tenho que corta-se o volume geral. Como se neste caso aqui os captadores funcionem dependentes um do outro (acredito que seja uma ligação em serie) ?

    alguem ja tinha reparado isso? é assim mesmo? esse sistema traz alguma vantagem em questoes gama de timbre??

    grato.

    Joel_ESP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Hammer
    Também estranhei isso numa SG do meu amigo.
    Abç.

    Hammer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Joel_ESP
    pois é...
    abs.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    Hammer

    Tem um topico sobre pergunta de eletronica... ehehe
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263606/ seria bacana de postar la tambem.

    O tipo de ligação é o mesmo em ambos os casos em paralelo, sempre que usamos chaves dese tipo é paralelo, o que muda é a posição da ligação dos caps nos potenciometros.

    Os pots tem 3 perninhas (termiais), se vc ligar o fio do cap na 1 perna, e na do meio a saida pra chave ocorre disso de cortar o som de um qdo o outro esta totalmente zerado (se a chave no meio).

    Se ligar invertido, ligando o fio do cap na perna do meio e a saida pra chave na 1 perna, o efeito é o mesmo em barra o som , porem um nao zera quando o outro é zerado.

    Hammer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valter Bergamo
    valew pela resposta, so não entendi porque ocorre isso de cortar o som.... e quais os benefios que isso traria???

    Hammer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valter Bergamo
    aproveitando parabéns pela iniciativa do outro topico, porém achei ele meio confunso... muitas perguntas diferentes... fica ruim para achar a resposta e encontrar na busca...

    Valter Bergamo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Hammer

    Na verdade beneficio de nao cortar o som, não muda nada o timbre ou algo assim.

    Ele corta o som qdo ligado de primeira forma pelo fato de qdo o potenciometro do volume esta com o maximo de resistencia entre o cap e a chave, o pino do meio fica em curto com o negativo, isso zera o som.

    Muito obrigado!

    Hammer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valter Bergamo
    grato mais uma vez.
    abs.

    maspn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    pra nao zerar deveria ter um esquema de volumes independentes....
    http://www.dominocs.com/Gibson/WiringLibrary/wiring50sInd.jpg

    Valter Bergamo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    maspn

    Ela tem volume independente, porem caso montado da forma que postei um pouco acima, corta o som sim.

    Pra isso não ocorrer basta inverter a posição dos fios nos terminais.

    Pelo esquema que postou nao tem como saber como esta feita a ligação.
    Ate+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos luthier e entendidos- Duvida chave seletora 3 posiçoes