Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo


Pessoal, eu estou criando o topico, mas todos os luthiers, profissionais da área e afins que tenham embasamento pra postar sobre instação elétrica e tambem sobre casos e causos que aconteceram com voces.


LEMBRE-SE somente faça pergunta ou postagem com algo relacionado a parte eletrica/eletronica do instrumento....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Se o pessoal moderador puder e achar conveniente deixar o tópico fixo... ai fica bem melhor pro pessoal tirar suas duvidas....

Saul Morello
Veterano
# jun/11
· votar


eu começo! aew galera queria saber é normal uuma guitarra dar choque? se não for como eu posso resolver isso?

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Legal, mas não sei se era tão nescessário... Ja tem o tópico de luthieria onde os luthiers ja respondem isso, pouca gente daqui mexe na parte eletrica e sobre captadores ja tem um tópico deles. Desculpa te desmotivar, mas é a verdade...

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


felipelfln

Bom a idéia é desafogar e centralizar as perguntas sobre a parte elétrica.

Eu estou me comprometendo a nao apenas tirar dúvidas mas fazer postagens sobre algo diferente do usual nessa área.

As perguntas sobre captadores cabem tambem aqui, mas principalmente na instalação deles e tambem de outros componentes da parte elétrica....

As perguntas de luthieria estao destinadas pelo topico pelo menos a dois profissionais da área...
Deixo ja aqui que nao sou dono do tópico e que podem postar qualquer pessoa habilitada a explicar sobre o assunto e sobre novos conhecimentos.

Mas vlw..

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Excelente iniciativa!!!

O tópico sobre luthieria é ótimo, porém, está bastante congestionado, acho muito bom dar uma segmentada.

Aqui vai minha dúvida:

Adoro o som dos single coils, mas o ruído de minha guitarra está me deixando louco e, por vezes, desmotivado. Verifiquei que a blindagem pode ser uma opção, além da troca por captadores noiseless (o que, no momento, não me agrada) então:

O que é exatamente a blindagem da parte elétrica?
Aterramento e blindagem são as mesmas coisas?


Quem puder, me ajuda aí!!!

Abraços.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Temos um pot xing ling de 10reais a duzia e um pot Fender ou outra marca qualquer TOP...

Além da diferença clara/logica de durabilidade e qualidade geral, pergunto:

Eles conferem diferença tonal de alguma forma no resultado final do som?? Ou seja, eles podem contribuir pra formação do timbre final da guitarra??

hein, hein??

hehehe

Abço...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
vamos lá entao..
minhas duvidas eram quanto a ligaçao do mini toogle
numa strato padrao de 5 posiçoes,para ter mais 2 combinaçoes ligando o captador do braço de forma independente.
qual toogle comprar?
quais sao todos os capacitores envolvidos na ligaçao.

como numa ligação padrao já fui informado
que é um de 0.047 uf,gostaria de saber todos os elementos
envolvidos.se existir mais algum.

considerem também o capacitor pra evitar perda de agudos no
volume.qual é o capacitor(de quantos uf),qual melhor melhor tipo
de capacitor(material e marca do mesmo).

e mais alguma peculiaridade se alguém souber,,desse tipo de ligação.
a proposito..o tópico é bem válido.
vlws

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


Saul Morello

eu começo! aew galera queria saber é normal uuma guitarra dar choque? se não for como eu posso resolver isso?

Não é normal, as cordas estão ligadas no aterramento da guitarra que por sua vez esta conectada ao amp.

Voce vai tomar choque sempre que tiver alguma coisa de voce aterrada com o ambiente. Pes descalços, cortes, algo metálico, etc...

Já ouvi muita gente falando pra aterrar na madeira, isso não adianta, a madeira tem pouca condutividade, qse nula.

O aterramento serve pra que a energia do circuito tenha pra onde fluir, tudo que esta ligado em corrente elétrica esta em um círculo elétrco, e tudo tende a ir pro lugar mais facil, por isso se a guitarra é aterrada de forma errada o risco de choques pode aumentar.

O que ajuda muito é ter o amp com fio terra, porem nem todo lugar que vai tocar tem tomada aterrada.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


Saul Morello
eh normal sim,pelo que eu sei,eh so por um chinelo ou alguma coisa de borracha(q isola corrente eletrica) no pé

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

O que é exatamente a blindagem da parte elétrica?
Aterramento e blindagem são as mesmas coisas?


São coisas diferentes, o aterramento é ligar todos os componentes metálicos do instrumento no polo negativo da circulação da corrente, tudo mesmo, inclusive as cordas atraves da ponte, assim seu corpo funciona como parte do aterramento, porem como expliquei acima pode levar um choque caso tenha alguma parte do corpo com abertura pra disipar essa energia, um corte por exemplo, encostar em alguem , etc..

A blindagem é chamada de blindagem eletrotática, vem do princiopio da gaiola de Faraday - http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday

A blindagem na guitarra consiste em colocar um material altamente condutor, cobre por exemplo, em todas as cavidaders do instrumento, isso elimina grande parte da interferencia externa no instrumento.

Um teste legal é movimentar a guitarra em varias direções, sem encostar em nada metalico, vão perceber que funciona como uma antena, dependendo da posição o chiado aumenta ou diminui....

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
Valter Bergamo
sobre a blindagem..
depois de colocadas as fitas autocolantes de cobre em todas as
cavidades(precisa na cavidade das molas também?)é necessário
aterrar a blindagem nao é isso?
em quais pontos eu devo faze-lo?
vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
emos um pot xing ling de 10reais a duzia e um pot Fender ou outra marca qualquer TOP...

Além da diferença clara/logica de durabilidade e qualidade geral, pergunto:

Eles conferem diferença tonal de alguma forma no resultado final do som?? Ou seja, eles podem contribuir pra formação do timbre final da guitarra??



Amigo, outra grande diferença em potenciometros é sua precisão, ou seja um potenciometro de 500K por exemplo, vai ter um valor proximo disso, um pot melhor alem do que comentou terá um valor mais proximo do valor de referencia.

Outra coisa que diferencia é a composição metálica do condutor do potenciometro, no eixo do potenciometro temos uma haste de metal que fica em contato com os condutores dele. Conforme giramos o potenciometro a energia passa por mais área de resistencia ate chegar a essa haste.

Essa área de resistencia faz com que perca parte da energia e tambem do "timbre" da onda sonora. Tambem vemos isso nas hastes, os potenciometros da noble por exemplo tem a haste em cobre, que tem sua condutividade elétrica muito maior que outros metais, perdendo apenas para a prata.

Como estamos trabalhando com milivolts, e baixas correntes na guitarra, qualquer perca ou difusão na condução vai interferir no timbre. Por isso também não recomenda-se usar cabos muito compridos, para evitar a perca de energia.

Respondendo, sim, altera!

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Vou perguntar então... Que tipos de ligação um push pull me daria FORA splitar os HBs? Poderia por um switch pra cada HB e cada um splitar separadamente?

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Show!! Na verdade eu já sabia que mudava por experiência própria.

Mas vc explicou magnanimamente!!
Valeu!!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo
esses pots noble sao melhores que os cts?att

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
não tenho uma percepção muito boa, mas já verifiquei na prática que é possível ouvir a diferença ao trocar pots chineses de uma stratinho barata por cts... se cabos de qualidade fazem diferença por que pots não fariam?

emaniox
Veterano
# jun/11
· votar


Outra coisa que diferencia é a composição metálica do condutor do potenciometro, no eixo do potenciometro temos uma haste de metal que fica em contato com os condutores dele. Conforme giramos o potenciometro a energia passa por mais área de resistencia ate chegar a essa haste.

Essa área de resistencia faz com que perca parte da energia e tambem do "timbre" da onda sonora. Tambem vemos isso nas hastes, os potenciometros da noble por exemplo tem a haste em cobre, que tem sua condutividade elétrica muito maior que outros metais, perdendo apenas para a prata.

Como estamos trabalhando com milivolts, e baixas correntes na guitarra, qualquer perca ou difusão na condução vai interferir no timbre. Por isso também não recomenda-se usar cabos muito compridos, para evitar a perca de energia.


Será mesmo? Esta resistência de contato e a resistência da haste nao devem passar de 10 ohm e talvez eu esteja ainda exagerando pra cima. 10 Ohm perto de um potenciometro de 250kOhms é 0.004%. Comparando com a resistencia de 5kOhms (valor baixo) da bobina de um captador, dá 0.2%. Pode até dar diferença, vai mudar a frequencia de ressonancia da gutiarra por exemplo de 2000Hz pra 2004Hz. Acho dificil alguem perceber esta diferença.

emaniox
Veterano
# jun/11
· votar


Só para que nao haja duvidas: eu acho que a troca de potenciometros pode causar diferença de timbre mais por conta da precisao dos componentes e do valor real dos mesmos do que por conta da resistencia de contato.

ogner
Veterano
# jun/11 · Editado por: ogner
· votar


Bigtransa

Tentei fazer uma pergunta de cunho sensacionalista causadora de caos que deixasse a garotada em polvorosa querendo trocar tudo, inclusive os pots..hehehe!! Agora vc deu a ideia dos fios..Boa!!!
EDit: Brincadeira

Na verdade eu queria era uma explicação mais detalhada dos pontos envolvidos.
Como nessa parte:
no eixo do potenciometro temos uma haste de metal que fica em contato com os condutores dele. Conforme giramos o potenciometro a energia passa por mais área de resistencia ate chegar a essa haste.
os potenciometros da noble por exemplo tem a haste em cobre,

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valter Bergamo

Muito bom! Obrigado pela explicação. Só mais uma:

A blindagem com tinta condutiva é melhor ou pior do que com papel alumínio ou cobre?

Mais uma vez obrigado.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

minhas duvidas eram quanto a ligaçao do mini toogle
numa strato padrao de 5 posiçoes,para ter mais 2 combinaçoes ligando o captador do braço de forma independente.
qual toogle comprar?


Se voce ligar a captador com a mini chave nao tem necessidade de usar uma chave de 5 posições, deve usar uma de 3 posições e uma mini chave de 3 posições ON/ON de 6 terminais.

Dessa forma voce tera na mini chave o controle de ligar o cap da ponte com a chave de 3 posições , desligar o cap da ponte ou ligar o cap da ponte sozinho, inabilitando a chave de 3 posições.

Dessa forma vc tera as configurações

1 - Captador do braço
2 - Captador braço + Ponte
3 - Captador Braço + Meio
4 - Captador Braço + Meio + Ponte
5 - Captador Meio
6 - Captador Meio + ponte
7 - Captador Ponte

Dessa forma voce tem 2 chaves, a de 3 posições e a micro, porem com a vantagem de qdo quiser ligar o cap da ponte sozinho vai conseguir isso movimentando apenas a micro chave, independente de como esta na chave de 3 posições.


Os capacitores use o de 0,47uf mesmo, de preferencia aos cerâmicos (marronzinhos).

Mais tarde vou criar um banco de esquemas diferentes, dai vou montar a imagem e esquema de ligação pra voce e posto aqui....

Tem tambem um esquema pra Killswhitch, pode usar ou chave normalmente aberta ou outro esquema pra chave normalmente fechada.... mas é pra o fim de semana!!!!

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
2000Hz pra 2004Hz

Nao entendo..Guitarra nem emite essa frequencia....o.O

Rolam uns harmonicos somente nessa faixa ae...

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


Valter Bergamo
saquei essa ligação,mas mudaria muito meus planos.
eu já tenho a chave de 5 novinha e o toogle on/off.
pensei na ligação como na blackstrat do gilmour.
chave de 5 normal com ligaçao do braço independente(toogle)
assim além das 5 combinações da pra ligar o braço quando tiver
só ponte ,ou com ponte e meio.
att

Bigtransa
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
trocar tudo menos os captadores e fazer uma blindagem legal é bem mais barato e pode ser mais eficaz do que trocar apenas os captadores....


ps: sei que vc sabe disso, só achei que valia a pena postar pra molecada....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

obre a blindagem..
depois de colocadas as fitas autocolantes de cobre em todas as
cavidades(precisa na cavidade das molas também?)é necessário
aterrar a blindagem nao é isso?
em quais pontos eu devo faze-lo?


Deve soldar sim, o terra da guitarra na blidagem, de forma que todas as partes blindadas estejam aterradas. Deve se entao soldar em todos esse pontos onde tem um corte da blindagem, por ex, cavidade captadores com a cavidade dos potenciometros..

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


felipelfln


Que tipos de ligação um push pull me daria FORA splitar os HBs? Poderia por um switch pra cada HB e cada um splitar separadamente?


No split com pushpull apenas um captador por chave, se quiser uma ligação diferente pode ao inves de splitar que é concelar uma bobina, pode usar o pushpull pra coocar em paralelo as boninas.

Pode tambem usar minichaves de 3 posições e 6 terminais pra fazer ligação, serie/split/paralelo

Nesse pdf tem algumas ligações bem bacanas http://www.kentarmstrong.com/schematics/KA_Wiring_Instructions.pdf

e nao podia esquever do site da seymour http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA

Pessoal, vou compartilhar com voces o material que escrevi pros cursos de eletrônica que ministro aqui na minha oficina.
è um material básico mas que ajuda muito a compreender as ligações.

Curso eletronica - PDF

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
esses pots noble sao melhores que os cts?att

Particularmente considero os noble os melhores.....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox

Será mesmo? Esta resistência de contato e a resistência da haste nao devem passar de 10 ohm e talvez eu esteja ainda exagerando pra cima. 10 Ohm perto de um potenciometro de 250kOhms é 0.004%. Comparando com a resistencia de 5kOhms (valor baixo) da bobina de um captador, dá 0.2%. Pode até dar diferença, vai mudar a frequencia de ressonancia da gutiarra por exemplo de 2000Hz pra 2004Hz. Acho dificil alguem perceber esta diferença.

Não entendi nada seu rasciocínio....pode explicar novamente?

A resistencia de contato e a haste é dada pelo valor do potenciometro, se um pot de k essa resistencia na teoria varia de a 500K

A resistencia da bonbina nao tem nada a ver com a resistencia do potenciometro, a ressistencia da bibina gera diferença de otencial enquanto a do poteciometro impede a passagem de corrente.

Tambem não entendi sobre a freq de ressonância..

Aguardamos.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras