Autor |
Mensagem |
Hammer Veterano |
# jul/11 · Editado por: Hammer
Pode parecer uma duvida meio idiota, mas me deixou com a pulga atras da orelha. Tendo em vista a configuração basica de les paul (chave seletora de 3 posiçoes 2 captadores humbucker - e 4 knobs dois de volume e dois de tone) tenho a seguinte duvida.
Na minha guitarra condor que possuo quando coloco a chave seletora na posiçao do meio os dois captadores estão funcionando e o volume é independente, tipo, se eu zerar o volume de um captador e deixar o volume do outro em 8 por exemplo ele funciona normalmente e independente.
Agora, ja em uma guitarra epiphone les paul de um amigo meu, reparei que quando a chave seletora esta na posiçao do meio, se eu deixo o volume de 1 captador no 8 e o outro eu zero o volume, tenho que corta-se o volume geral. Como se neste caso aqui os captadores funcionem dependentes um do outro (acredito que seja uma ligação em serie) ?
alguem ja tinha reparado isso? é assim mesmo? esse sistema traz alguma vantagem em questoes gama de timbre??
grato.
|
Joel_ESP Veterano |
# jul/11
· votar
Hammer Também estranhei isso numa SG do meu amigo. Abç.
|
Hammer Veterano |
# jul/11
· votar
Joel_ESP pois é... abs.
|
Valter Bergamo Veterano |
# jul/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar
Hammer
Tem um topico sobre pergunta de eletronica... ehehe http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263606/ seria bacana de postar la tambem.
O tipo de ligação é o mesmo em ambos os casos em paralelo, sempre que usamos chaves dese tipo é paralelo, o que muda é a posição da ligação dos caps nos potenciometros.
Os pots tem 3 perninhas (termiais), se vc ligar o fio do cap na 1 perna, e na do meio a saida pra chave ocorre disso de cortar o som de um qdo o outro esta totalmente zerado (se a chave no meio).
Se ligar invertido, ligando o fio do cap na perna do meio e a saida pra chave na 1 perna, o efeito é o mesmo em barra o som , porem um nao zera quando o outro é zerado.
|
Hammer Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo valew pela resposta, so não entendi porque ocorre isso de cortar o som.... e quais os benefios que isso traria???
|
Hammer Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo aproveitando parabéns pela iniciativa do outro topico, porém achei ele meio confunso... muitas perguntas diferentes... fica ruim para achar a resposta e encontrar na busca...
|
# jul/11
· votar
Hammer
Na verdade beneficio de nao cortar o som, não muda nada o timbre ou algo assim.
Ele corta o som qdo ligado de primeira forma pelo fato de qdo o potenciometro do volume esta com o maximo de resistencia entre o cap e a chave, o pino do meio fica em curto com o negativo, isso zera o som.
Muito obrigado!
|
Hammer Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo grato mais uma vez. abs.
|
maspn Veterano |
# jul/11
· votar
pra nao zerar deveria ter um esquema de volumes independentes.... http://www.dominocs.com/Gibson/WiringLibrary/wiring50sInd.jpg
|
# jul/11
· votar
maspn
Ela tem volume independente, porem caso montado da forma que postei um pouco acima, corta o som sim.
Pra isso não ocorrer basta inverter a posição dos fios nos terminais.
Pelo esquema que postou nao tem como saber como esta feita a ligação. Ate+
|