Acorde na Pratica (Dilema)

    Autor Mensagem
    newnitrox
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: newnitrox


    Pessoal desculpe minha ignorancia talvez vá perguntar algo que já era pra estar claro.
    Assim eu andei estudando sobre formação de acordes entendi a regra para faze-los, estudei também um pouco sobre campo harmonico e sempre me deparo com os Tais dos acorde com setima, nona, quarta,dimunutas enfim, eu realmente entendi como se monta eles....
    Minha pergunta é tem regra também para usa-los?
    Tenho duas duvidas como saber se em uma progressão de acordes de minha composição eu estiver adicionando um desses acordes estará certa?.....
    por exemplo se numa progressão tenho alguns acordes mais achei que fica "bonito" eu acrescentar alguns desses "detalhes"(setima, nona, quarta,dimunutas).
    Ou tenho que seguir alguma regra rigida para poder fazer uma composição com esses acordes.(talvez algo que tenha haver com a tabelinha do campo harmonico )
    Queria dar duas citações vejam se estou equivocado:
    *Que muitas vezes na hra do improviso muita gente não vai agir pelas regras e sim pela intuição (pela pratica que já se tem).
    *Muitas pessoas mesmo sem estar na hra do improviso encaixam essas notas porque acharam que ficou bom e soou bem..... confesso que já fiz isso quando estava compondo (porém akela pulguinha fica *mais sera q isso teoricamente ta certo?)
    *(se tiver regra para isso) Até mesmo me pergunto será que na hra da pratica é tão importante assim ?Ou seria melhor ter teoria como base e ousar livremente?

    airguitar
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: airguitar
    · votar


    Amigo, na música não há regras.
    Há caminhos que alguém passou a vida estudando pra hoje termos de mão beijada.. Regras, não.

    "faz o que tu queres, há de ser tudo da lei"

    EDIT:


    Enviei antes de acabar uahuahua

    O que eu quis dizer é que , se você achar que fica bonito com tais extensões (9ª, 6ª, 3ª), então use. Não conheço nenhuma regra sobre isso não..

    Abraço

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    newnitrox
    A teoria existe para te auxiliar e facilitar as coisas na prática, te fornecendo mais ferramentas, mas não existe teoria que desmoralize uma composição boa. Muitos compositores famosos utilizam muitas "fugas" do padrão, é isso que os torna únicos. A minha dica é: aprenda tudo o que puder, para ficar mais confortável na hora de compor; depois disso, deixe sua imaginação fluir.
    Abraços

    newnitrox
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    AA vlw era o que eu queria saber uahsuahsu confesso q fikei com medo das respostas mais estou aliviado uashuahs

    Jube
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    newnitrox
    É isso ai man, e se você ainda não conhece, pode estudar um pouquinho sobre tensões entre os graus da escala para aumentar ainda mais as cartas na manga.

    Laz
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pra complementar um pouco o que já foi dito:

    A teoria musical não é um monte de regra sobre como fazer música. Se fosse, todas as músicas do mundo seriam iguais... A teoria serve é para nos ajudar a pôr em sons o que está dentro da nossa cabeça.

    Imagina que você quer compor uma música que cause um determinado sentimento no ouvinte, como dúvida ou alegria por exemplo... Sem saber muito de teoria, você vai ter que "procurar" qual o acorde, melodia, progressão ou o que quer que seja que vai causar esse efeito. Você não vai ter escolha a não ser usar a intuição...
    Sabendo muito de teoria, talvez você já saiba como fazer para se expressar da maneira que quiser.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acorde na Pratica (Dilema)