[ajuda] Iniciando em luthieria

    Autor Mensagem
    Dioxi
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Dioxi


    Olá,

    vejo uma galera aqui do forum pegando guitarras e fazendo relics,montando,criando,etc...

    decidi entrar nesse hobbie e peguei minha memphis da tagima e começei a tirar a tinta dela e tal, dpois vou pintar e tal e botar ferragens e captadores da fender. só pelo prazer mesmo de fazer e montar, mais queria saber a opniao de alguem que ja tenha feito ou que conhece, se vale a pena gastar tempo e dinheiro fazendo isso

    o corpo dela eu nao tenho certeza mais axo que é basswood.

    O braço eu vo comprar um novo, pois o headstock é mt feio e de escala escura.

    captadores fender vintage noiseless:

    http://cgi.ebay.com/Clapton-Vintage-Noiseless-Loaded-Strat-Pickguard-B K-AW-/130511337925?pt=Guitar_Accessories&hash=item1e6314f9c5

    Tarrachas e Ponte Fender Vintage.

    Bom, fiz uns calculos meio nas coxa aqui mais, tirando o preço da tinta e verniz vou gastar em torno de R$650,00 nas tarrachas,ponte,braço e captadores.

    Ah... e tem um problema, nao sei bem se é um problema, mais o parafuso que segura aquela placa atraz da guitarra, aquela que segura as molas na parte de traz,entao, parece que o parafuso fasou para o lado da frente da guitarra, porque tem um quebradinho que da pra ver a ponta do parafuso lah onde ficam os captadores....nao sei se deu p entender, mais isso é um problema??

    Vlw

    LucasBM
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ah... e tem um problema, nao sei bem se é um problema, mais o parafuso que segura aquela placa atraz da guitarra, aquela que segura as molas na parte de traz,entao, parece que o parafuso fasou para o lado da frente da guitarra, porque tem um quebradinho que da pra ver a ponta do parafuso lah onde ficam os captadores....nao sei se deu p entender, mais isso é um problema??
    Se não interfere em nada na guitarra não, não é um problema.

    Tsgk
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dioxi
    já que vai comprar um braço, ferragens novas, já aproveita e pega um corpo de verdade.

    Boggione
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dioxi

    Eita, intao voce vai modificar a guitarra toda, vai virar outra!


    Tsgk

    Ai fu***. Agora que nao vai ser uma guitarra modificada, ele vai montar outra.

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tsgk

    bom, se eu fosse comprar outro corpo eu jah compraria na cor que eu quero e com o braço que eu quero, oque nao é minha intenção jah que eu quero aprender a mexer em guitarras e tal, quero ter o prazer de me "sujar" lixando,pintando,etc...

    Boggione

    sim, mais a intenção é montar outra mesmo, como eu disse, quero aprender a mexer com luthieria, eu vo lixar,envernizar,pintar,montar, nao disse que eu ia melhorar ela.

    oque eu quero saber é se vale a pena pelo fato de ser um corpo de uma guitarra barata,e da madeira ser basswood,o que nao é o desejavel para guitarras "tops" que normalmente sao de alder ou ash.

    sacou?

    dehgd
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, vale MUITO a pena, a satisfação de ter um instrumento feito ou customizado por você é indescritível ! Um tempo atrás eu e meu pai compramos um braço da Ibanez e fizemos um corpo, compramos a parte elétrica e montamos a guitarra, agora eu não troco essa minha guitarra por nada ! Pode ir fundo no trabalho que é gratificante !

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dehgd

    massa, vo começar a mexer nela, e ver no que dá.

    Boggione
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Boggione
    · votar


    Dioxi

    Pode começar! Pelo jeito vai ficar muito foda, mais quem disse que basswood nao e desejaveis para guitarras top? As Wolfgang's que a marca do Eddie Van Halen fabrica sao tops e utilizam o basswood.

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Boggione

    Humm, bom saber.... sabe quando vc pensa guitarra barata=materiais ruins, mais to aprendendo...

    Boggione
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dioxi

    Sim entendo, eu so cai na real do basswood e outras madeiras por agora mesmo, quando eu tava iniciando eu achava que so guitarra barata a usava.

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Boggione

    Provavelmente vai demorar, por eu ter que pedir as peças dos EUA, e pelo processo demorado mesmo, mais vo postar quando tiver pronta ou "se" tiver pronta...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dioxi
    Cara, em 1º lugar não gaste excessivamente com essa guitarra. Colocar capts e ferragens Fender é gastar desnecessariamente, principalmente se o que vcc está querendo é aprender. Até porque, ela NÃO será uma Fender. Use as peças e capts da Sound/Malagoli.
    Em 2º lugar, cuidado com a questão pintura. É preciso tempo, paciência, técnica e equipamento (como pistolas e compressores) que vc parece não possuir. Se quer pintar, entregue a tarefa a um pintor profissional (osa que pintam carros podem muito bem fazer isso, e por um preço bem razoável).
    Em 3º lugar será necessário desmontar, intervir e remontar toda a guitarra. Você sabe como fazê-lo? Sabe regular tudo corretamente depois? Não é tão simples como parece...
    Abç

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    vo ver no que vai dar, o maximo que pode acontecer é nao ficar igual ao que estou planejando, que vai fazer com que eu passe as ferragens e captadores pra minha outra guitarra, e deixar o projeto pra dpois.

    a unica coisa que ainda nao me ficou esclarecido foi a questão da pintura e verniz...,mais tenho compressor,pistola,lixadeiras, e demais...

    vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dioxi
    Uma questão importante: Geralmente essas guitarras mais baratas tem a espessura do corpo inferior ao padrão (40mm ao invés de 45mm). Daí, se vc tentar instalar uma ponte de melhor qualidade, o bloco vai quase ultrapassar o corpo, impedindo a instalação...

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendo..., vo dar uma olhada em outras pontes...

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Dei uma medida aki no corpo dela, deu 46mm~, bom menos que 45mm nao tem,apesar de ter medido na pressa...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu tbm tenho vontade de montar uma guitarra! Mas eu queria mesmo é fabricar do zero, tipo desde cortar a árvore pra tirar as peças de madeira (se é que me entendem) hehehehe!

    Dioxi
    Se você for fazer, posta aê fotos do resultado final e, se possível, do processo também.

    Dioxi
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Dioxi
    · votar


    Viciado em Guarana

    beleza,vo ir tirando umas fotos e vo postar quando tiver terminando, se der tudo certo....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [ajuda] Iniciando em luthieria