AJUDA COM RUÍDOS!!! (LUTHIERIA)

Autor Mensagem
_bogus_
Veterano
# nov/05


Ae galera... vim pedi a ajuda de vcs denovo. Minha guitarra ta com um ruído horrivel, mas nao sei distinguir se é problema de terra. Quando eu encosto a mao o ruído diminui 10%, ainda sobra muito. Eu acabei de passar a manha toda fazendo reparos nela, ressoldei toda a parte eletrica, dei uma olhada em tudo, fios, captadores, etc. Antes eu achava que era problema na fiaçao, pq o acabamento tava mt porco. Mas refiz ele todo e não obtive resultado... o que pode ser ?? Não acho que seja o captador single, não é possivel que um single faca todo esse ruido desgracado. Uma coisa que eu notei tambem é que quando o potenciometro de volume está no meio, ruido aumenta, quando ta no 0, ele some. Poderia ser problema no pot ???

A guitarra eh uma Memphis mg100, dois humbuckers e um single coil.

renatocaster
Moderador
# nov/05
· votar


pode ser no potenciometro ou até o próprio aterramento q deve tá fudido

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Ta nao, acabei de ressoldar toda a fiacao, ta tudo certo. O que achei meio scroto eh q eles aterravam tudo nas costas do pot de volume... nao sei se nas outras guitas tb eh assim ou eh soh na minha, mas...

Mesmo assim eu ressoldei tudo no lugar .. tenho um palpite de q eh no pot., agora, se for no captador fodeu :P ... o que eu fiquei puto eh q a guita nao tem nem um ano e ja da esses probs :T

henriquejensen
Veterano
# nov/05
· votar


cara....troca esses pots por pots da fender....é uns 10 pila maio meno cada um e blinda a parte elétrica com papel alumínio (usa cola de sapateiro pra colar o alumínio por dentro....fiz na minha ficou jóia)
e refaz a parte elétrica tirando os "Ground Loops" ou seja akelas ligações de aterramento atrás da capa do potenciômetro. Akilo ali vira uma espécie de antena e capta os ruidos de 60hz (60 hz é a frequência de trabalho da energia elétrica)
E por último compre cabos de qualidade pra ligar a guita nos pedais e ampli...de preferência a cabos Santo Angelo, Monsters Cables...cabos desse naipe

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


putz 10ao ? :O ... q roubo.. prefiro comprar uns na loja de eletronica hehe... alem disso nao vai me adiantar muito, pq os knobs da minha guitarra nao sao do estilo das fenders... ela num tem escudo. soh que tenho que arranjar o valor deles que eu ainda nao sei... alias acho que vou fazer um teste com multimetro agora pra ver o valor e ver se eh o pot mesmo...

Tipo, pensei em blindar, mas assim, tem muito ruido, nao acho que blindagem ia resolver :T

_bogus_
Veterano
# nov/05 · Editado por: _bogus_
· votar


Tipo, cabos nao sao, amp estou desprovido huahua... eh a guita mesmo, pq ja testei num amp fender num studio que fui outra vez (soh passei vergonha com esse ruido maldito), tb liguei meu teclado com o cabo e o radio que eu toco (nao eh todo mundo que tem $$$ pra comprar um amp neh :( ) e nao tem ruido nenhum, mais que ctz que é a guita. Esse negócio de 60hz eu não sabia.... talvez seja uma boa confeccionar uma placa soh pra criar o terra, mas tipo, esse negocio de soldar nas costas do pot e tal nao ajuda ?? Influi bastante ?? Porque o ruido eh mt, nao eh pouca coisa, senao eu nao ia ligar. A verdade eh que refiz a fiacao e aidna tem ruido. Outra coisa eh que quando eu encosto a mao, o ruido some pouco... mas nao por completo, alias, longe de sumir por completo hehehehe...

Testei... indica 8k pro pot de volume oO existe isso ? acho q nao eh valor comercial neh.. e agora... os pots de guitarra nao tem um padrao ??

henriquejensen
Veterano
# nov/05 · Editado por: henriquejensen
· votar


cara...seus pots devem ser 500k ou 250k (deve ter dado 8k pois tava na escala errado do multímetro...rs)

experimenta ligar o circuito sem esse single coil (e blinda ele tb)

Faça o esquema de retirar o terra dos potenciômetros e junte tudo num o'ring (akelas arruelas com furo pra fazer terra em som de carro) e parafuse-a na blindagem de papel alumínio

O tal do solda nas costas do pot não é o problema....mas sim akela aranha de fio q fica fazendo antena pra ruídos entende..devido aos potenciometros ficarem uns distantes dos outros vc tem q fazer um "varal" pra interliga-los...então isso vira uma antena q capta tudo quanto é ruído

cara...blindar com alumínio o escudo e as cavidade não é difícil...porém vc vai ter q ter muita paciência..mas vale a pena
Dica: pra ficar um serviço de gente corte o alumínio em pequenos pedaços e vá colando...isso garante q não fique dobra e excessos e fica bem lisinho (use cola de sapateiro pra colar)

qq coisa estamos ae valeu!

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Se o ruído some quando vc coloca o pot no zero só pode ser pot ou cap.
Dessolda os pots e mede o valor nos terminais de fora, não meça com ele ligado no circuito que isso não funciona.

_bogus_
Veterano
# nov/05 · Editado por: _bogus_
· votar


henriquejensen

Minha guita nao tem escudo hehe...

O tal do solda nas costas do pot não é o problema....mas sim akela aranha de fio q fica fazendo antena pra ruídos entende..devido aos potenciometros ficarem uns distantes dos outros vc tem q fazer um "varal" pra interliga-los...então isso vira uma antena q capta tudo quanto é ruído

Isso me lembra que sempre que eu mudo de posicao (ou pelo menos antes, agora nao foquei teste nisso), o ruido mudava junto huaahuahua....

Fábio Seiji

O unico cap. no circuito eh aquele no pot de tom, que ta funcionando bem. Talvez seja o pot de volume (por isso ele teria medido 8k), foi o que eu achei hehe... mas eu medi ele no circuito. Como ele provavelmente está estragado, acredito que mesmo tirando ele fora e medindo, vai me dar um valor errado. Como descubro o valor certo pra troca ? Os dois pots são iguais ? Pq dai eu tirava o de tom e media.

To pensando em blindar a backbox, a parte com a fiacao e tudo, mas pra ficar um servico mais legal, quero arranjar aquela fita metalica da 3M. Agora, como eu blindo um captador ? Vcs dizem blindar a cavidade dele? Ai eu teria que ligar mais fios pro terra neh... to pensando em fazer uma placa soh pro terra, pq do jeito que ta... mas assim, se aquela fiozarada funciona como antena, se eu soldar em placa ou onde for nao vai adiantar nada neh...

Vlw a ajuda ai, to na espera hehe

Ah sim... mais uma coisa: o que muda nos pots ?? Vai ter diferença se eu comprar um da fender ou qualquer outro na loja de eletronica? Po pq na loja ta 1 real cada hehehe...

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


_bogus_
Cara, faz o que eu falei, mede o pot fora do circuito, quando vc mede ele ligado em outras coisas vc tá medindo junto com tudo o que tá ligado em paralelo com ele, depois vc vê se deve trocar o pot ou não, os pots fender e outros de marcas boas possuem a fita de carbono preparadas para essa finalidade, mas se vc toca casualmente pode colocar genéricos que vão durar bastante.
Eu trocaria toda a fiação ao invéz de só ressoldar, pode ter algum fio rompido internamente.
Depois de tirar o ruído vc pode começar a blindar a sua guitarra, ruídos muito alto e que muda de volume com os pots com certeza não provêm de falta de blindagem.

henriquejensen
Veterano
# nov/05
· votar


arrume então esses potenciometros e refaça a parte elétrica com fios blindados

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Hum, se os fios forem blindados, nao tem necessidade duma blindagem na caixa né ?

Quanto aos pots, não tem um valor específico ? Padrão ?? ... Vou ver se meço fora mas não to com tanta esperança de conseguir os valores certos hehe...

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Aew.. tipo, dessoldei os pots, e o valor tava escrito hehehe... dois de 500k, mas um logaritimo e outro linear. Vou ver se compro eles hj, e os fios blindados. Tipo, se eu usar fios blindados tem necessidade de blindar a caixa tb ?

Blonde Hammet
Veterano
# nov/05
· votar


AJUDA COM RUÍDOS!!!
vc pode usar cabos ruins, desaterrar sua guitarra, deixar tudo no talo...

_bogus_
Veterano
# nov/05 · Editado por: _bogus_
· votar


:PPPPPPPPPPPPPPPPP

Ai, galera, putz.. fiz um teste com os captadores, ligando eles direto nos fios do jack da guita. O resultado foi o seguinte: os 3 captadores ligados direto produziam ruido, o mesmo ruido que fica com o cabo desligado, como se faltasse terra, e quando eu encosto na parte de metal do jack, o ruido acalma (ainda fica um, baixo no fundo). Voltei a testar com o teclado pra ver se o cabo tinha prob, e nao tem o minimo ruido ligado no teclado.

Dai eu nao entendi... o captador é que ta com problema? Uma coisa que eu notei é que quando liguei o captador do braco (humb), bati no captador do centro (single) e ouvi o som da batida. Talvez possa ser porque o captador seja sensivel, mas captou o som como se o single estivesse ligado, e isso me deu um palpite que os cabos dentro da guita (da box pra cavidade dos capts) pudessem estar com problema, descascados, sei la...

(acabei de tira os captadores e os fios tao OK)

E agora ?? vou ter que trocar os captadores ??

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


(up) Help me plz!

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Cara não entendi nada do que vc fez, manda num luthier que ele resolve.
daqui a pouco vc vai estragar alguma coisa e o preju vai ser maior

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Tipo, levar em luthier agora ja desmontei tudo hehehehe ele vai me rouba uma grana feia.. tipo o que eu fiz foi o seguinte: a guita ta desmontada. Pra testar se o ruido era nos captadores, liguei eles direto no jack, tipo:

CAPT audio -------------- audio JACK
ground -------------- ground

Mas o ruido continuou... :T Já comprei os pots, fios e tudo, só ainda nao fiz a fiação pq kero blindar e não achei a fita de aluminio da 3M pra vender...

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Se vc ligou os caps direto e o som saiu ruidoso (e vc garantiu que o problema não é o cabo) então é problema no captador, oras!

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Mas como! huahuahua.. tipo, eu liguei os 3, e os 3 apresentaram ruidos. Não é possivel, tem q ter algo errado, minha guita soh tem 8 meses :T tipo, o ruido quando o cabo ta fora do jack e qd ta dentro eh o mesmo (falta de terra), quando eu encosto na parte de ferro do jack diminui :T

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Cara, vamos na lógica;
Vc falou que cabos nao sao
Se vc ligou só os caps direto no cabo então só sobra os caps, não é???
Ou vc fez alguma ligação errada, vc ligou os caps num jack ou enrolou os fios no p10 do cabo?
Os seus humbuckers tem 2 ou 4 fios?
Melhor levar num luthier mesmo, eu tô vendo que vc tá totalmente perdido e não entende a lógica do funcionamento.
Se vc quiser continuar a se embrenhar no meio desses fios, vai em frente, mas tenho certeza que vai sair mais caro pois vc já tá comprando coisas que nem sabe se estão com problemas.
Por enquanto esquece esse negócio de blindar, como vc já disse, isso vai diminuir menos e 10% desse ruído.

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji

Tipo, nao to perdido nao, sei como é o funcionamento sim :P. E não vou gastar mais nada, esses componentes sao baratos, alias ja comprei os 2 pots e o capacitor (que a mulher soh tinha de 400v, mas como essa eh a tensao maxima pelo que eu sei...). Tipo, eu liguei o cabo no jack, e os fios que estavam no jack soldados eu enrolei nos fios do captador. Mas continuou o mesmo ruído como se não tivesse terra. Se for o captador eu vou gastar uma grana feia :( .. mas assim, meu captador tem 8 meses de uso (mesmo q a guita), como q pode dar um problema desses, ainda mais nos 3! :(

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


PS: tem 2 fios hehe.. negativo e o outro pro sinal de audio

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Cara, do jeito que vc fica mexendo na sua guitarra eu não me surpreendo que os captadores tenham durado menos de 8 meses, rs.
Pra testar os captadores, ao invéz de vc enrolar os fios no jack experimenta soldar e quando for testar, não encostar a mão em nehuma parte do circuito.
Vc já testou os potenciômetros originais FORA do circuito como eu falei??

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


¬¬ Eh a primeira vez que mexo na parte eletrica dela...

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Nao testei os pots, mas vou trocar de um jeito ou de outro, porque já os comprei. Agora, to com uma duvida no seguinte. Se eu usar cabo blindado é necessario blindar com alumínio a cavidade ? tipo, minha guitarra nao tem escudo, então a parte que passam os fios dos captadores fica dentro da madeira e nao tem como mexer la. Ou seja, se eu fosse blindar, teria que por um aluminio em cada cavidade do captador e tambem na caixa da fiacao, e ligar todos eles. Isso não seria Ground Looping ??

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
Cara, já falei pra vc esquecer esse negócio de blindagem até resolver o problama maior, blindagem NÃO vai tirar 90% desse seu ruído.
Vc tá conseguindo o incrível feito de me tirar do sério, rs.
Vai lá, faz o que vc acha que tem que fazer e só volta quando terminar de destruir a sua guitarra, que os anjos tenham piedade dela.

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji

Bom cara, se nao quiser ajudar, nao ajuda, só isso. Estou pedindo um favor, não obrigando ninguém... se quiser me ajudar ajuda de boa. Se não quiser não ajuda também ;P

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


_bogus_
A questão não é se eu quero ou não ajudar; mas se vc quer ou não ser ajudado!
Eu bem que tentei.

_bogus_
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji

Não entendi. Bom, vou tentar me virar aqui. Valeu pela ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a AJUDA COM RUÍDOS!!! (LUTHIERIA)