Aterramento captadores Fender Vintage Noiseless c/TBX e mid boost

    Autor Mensagem
    elciosouza
    Veterano
    # jul/11


    fala galera,como eu mencionei em outro tópico que criei, comprei essas belezuras pra colocar na minha Tagima 635. O lance é o seguinte... montei o escudo seguindo o esquema da guitarra do Clapton, pois a minha parte elétrica toda é da Fender, inclusive a chave seletora... http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-7602A_SISD .pdf
    Show de bola, o boost é um absurdo, mas tem uma coisa me incomodando pra caramba... tem um "hum"... coisa que não era p/existir... parece aterramento, mas o aterramento foi feito seguindo o esquema da do Clapton,exatamente igual. colocando a mão na ponte o "hum" some,segurando nos pots sem os knobs, ele também some, se eu zerar o volume ele some e o que mais me intrigou, se eu aumentar o boost,mas com o master zerado ele aparece e alto,devido ao bosst de 25DB.
    Dei uma pesquisada e a maioria diz que esse tipo de setup não necessita de blindagem,certo ou errado? como vcs acham que posso solucionar isso? obrigado antes de mais nada e um grande abç!!!!

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    UP!!!dá um help aê rapaziada...

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    E aí elciosouza beleza?

    Seu link, não tá funcionando, então fica difícil de enteder do que estamos falando.
    Tenta postar um atualizado aqui.

    Mas a princípio, algumas coisas pra considerar:

    1 - Acho difícil que uma guitarra não precise de blindagem elétrica... Por melhor que sejam os caps, a indutância está aí pra te lascar. Ainda mais se estivermos falando de HSS ou HSH.

    2 - sistemas de boost, são, em última análise, sistemas amplificadores de sinal, e isso pode gerar distorção e esse tipo de "hum" que você citou, se alguma coisa saiu do planejado.
    > Como os caps ficam mais "sensíveis", dependendo da distância deles, o sistema pode ter esses comportamentos indesejados.

    3 - Imagino que você esteja fazendo hum canceling na chave de 5 posições né... Bom, posta de novo o PDF, e vemos o que rola...

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011-7602A_SISD .pdf


    aqui o link tá rolando...

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    UP!!!!!!!

    maspn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sistema do booster é simples, + saída (ganho) + ruído.

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mas como explicar o silêncio das guitarras singature do Clapton, Buddy Guy entre outras inúmeras que utiliza o mesmo sistema? a diferença está no corpo,mas como já expliquei, a parte elétrica da minha minha é toda Fender... não acredito que só na minha vai haver ruído... algo mais que posso estar esquecendo...

    maspn
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    o bonitão, te perguntar, o aterramento que entendi deste booster, é.

    negativo da bateria + Negativo dos potenciometros que também recebe o terra da ponte,

    tu não se esqueceu de nada? talvez tu inverteu o conector da bateria, ve se nao ta passando a corrente inversa.

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    não bonitão... está tudo correto... segui exatamente o esquema da Fender, inclusive o acabamento ficou melhor do que muitos que postam fotos na internet, tirando uns vacilos de principiante...vou refazer amanhã, talvez seja alguma solda.se alguém puder dar uma luz, agradeço.

    I Am Undone
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: I Am Undone
    · votar


    elciosouza

    Cara, toda parte elétrica de guitarra, ativa ou não, recomenda-se que seja feito blindagem, ainda mais porque você está "amplificando" singles passivos convencionais, que já não têm nenhuma blindagem mesmo!

    Até mesmo com captadores ativos é legal blindar a guitarra porque, por mais que os captadores sejam blindados, a parte elétrica (pots, chave, etc.) não é e pode causar ruído.

    É bom que você faça a blindagem de toda a cavidade da guitarra que contém a parte elétrica, blindar o escudo, e fazer a ligação dos terras em estrela (star ground), etc, etc...

    Conhece o GuitarNuts?

    http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shield3.php

    Site que ensina como fazer uma blindagem "top" de linha numa strato.

    Abs

    rgmanica
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    perguntando:

    Sabe se o escudo da 737 serve na 635?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    elciosouza

    Posta sua dúvida no tópico fixo:

    Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) V - A saga continua!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/


    Abs

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    já perguntei nesse tópico e os caras não sabem nada sobre esse tipo de esquema...

    tem diferença de escudo? 737 e 635?

    vou estudar esse esquema de blindagem, mas só pra ressaltar, me registrei no fórum da fender, pois aqui no brasil quase ninguém saca desse circuito e lá os caras disseram que não é necessária a blindagem... não entendi o por que, mas o que eu pude perceber nas fender Clapton é que realmente elas não são blindadas... somente o escudo é que leva uma folha de bronze em quase todo o escudo... é o que estou pensando em fazer... mas vou estudar esse site com calma e pensar nas possibilidades.

    I Am Undone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    elciosouza

    Cara, lembre-se que a guitarra do Eric Clapton utiliza captadores Vintage Noiseless, que são uma espécie de humbucker com som de single, ou seja, produzem pouco ou nenhum ruído.

    É por causa disso que a blindagem não é necessária (entretanto eu recomendo blindar, mesmo noiseless)

    Se os seus captadores são single coil convencionais, o circuito ativo irá também amplificar o ruído natural dos single coil, e é provavelmente por isso que o ruído de sua guitarra aumentou após essa instalação.

    Abs.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    elciosouza

    Já tentou no tópico Valter Bergamo?

    Topico oficial perguntas e esclarecimentos sobre Eletronica nas Guitarras
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263606/

    Boa sorte!

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, lembre-se que a guitarra do Eric Clapton utiliza captadores Vintage Noiseless, que são uma espécie de humbucker com som de single, ou seja, produzem pouco ou nenhum ruído.

    É por causa disso que a blindagem não é necessária (entretanto eu recomendo blindar, mesmo noiseless)

    Se os seus captadores são single coil convencionais, o circuito ativo irá também amplificar o ruído natural dos single coil, e é provavelmente por isso que o ruído de sua guitarra aumentou após essa instalação.


    Não entenda como grosseria ou coisa parecida mas se vc reparar
    no título do tópico deixo bem claro que meus captadores são Fender Vintage noiseless...

    Já tentou no tópico Valter Bergamo?


    Vou tentar agora,obrigado pela ajuda.

    I Am Undone
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    elciosouza

    Puxa vida!

    Haha nem percebi!

    Preciso parar de responder tópicos de madrugada, num fico muito normal nesse horário!

    uahuahuahuha

    Vou ver se consigo pensar em alguma outra idéia então...

    Hmmm...


    Achei um diagrama mais "aproximado" da ligação desse circuito, vê aí se vc acha algo diferente:

    http://s134.photobucket.com/albums/q110/MojoMonster/Wiring/?action=vie w&current=wdu_sss5l12_02_clapton.jpg&newest=1

    []'s

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, uma coisa que me chama muito a atenção é que o barulho some com a mão nos pots e no knob...

    Tudo leva a crer que o aterramento tá com algum drama, o que é compensando com a descarga no seu corpo...

    Quando você fez a solda, você garantiu que não sobreaqueceu compontentes, em especial os pots?

    Além disso, solda fria também pode estar quebrando seu sistema...

    Complexo cara, sinceramente, quando chega nesse nível, eu geralmente começo a fazer Frankenstein... Tiro tudo, e começo a testar componente por componente do circuito, até achar o vilão... Sei que não é super prático, mas dá resultados.

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Quando você fez a solda, você garantiu que não sobreaqueceu compontentes, em especial os pots?

    Pensei bastante sobre isso... será que pode ter sobreaquecido os pots? caso isso tenha acontecido, o efeito colateral seria esse?

    Complexo cara, sinceramente, quando chega nesse nível, eu geralmente começo a fazer Frankenstein... Tiro tudo, e começo a testar componente por componente do circuito, até achar o vilão... Sei que não é super prático, mas dá resultados.


    como faço pra testar um por um? alguma dica? sou novato nisso,tentando na marra aprende a mexer nessa parada... mesmo que isso me custe alguns R$...rsrsrsrs

    Bolívar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Isso que esta acontecendo só se resolve com blindagem, mas se vc nao for tocar a guitarra com luvas de borracha, eu acho fazer isso um trabalho desnecessario. Se for tirar as maos da guitarra, abaixa o volume.

    I Am Undone
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: I Am Undone
    · votar


    elciosouza

    Uma coisa que eu me esqueci de te perguntar é o seguinte:

    Qual é o volume desse ruído/"hum"?

    É muito alto?

    Porque isso pode nos dar um indicativo do problema.

    Outra coisa que eu estava pensando aqui é a respeito de estática.
    Pode ser que o escudo da sua guitarra esteja acumulando carga estática.

    Quando você põe ou tira a mão do escudo, faz alguma diferença em termos de ruído?

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Qual é o volume desse ruído/"hum"?
    alto, ainda mais se tratando de fender noiseless... o auge do silêncio..rsrsrsrsrs


    Quando você põe ou tira a mão do escudo, faz alguma diferença em termos de ruído?

    só vou poder mexer nela amanhã... vou reparar isso e posto em seguida.

    Rodrigo_30horas
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    elciosouza,

    Pensei bastante sobre isso... será que pode ter sobreaquecido os pots? caso isso tenha acontecido, o efeito colateral seria esse?

    A maioria dos componentes eletrônicos não foi projetado para altas temperaturas de soldas, como as de 30W ou 40W por longo período de tempo. Apesar de uma boa solda envolver o pré-aquecimento do terminal do componente, isso tem que ser feito de modo a não sobreaquecer o componente, e isso pode sim resultar em efeitos inesperados...

    como faço pra testar um por um? alguma dica? sou novato nisso,tentando na marra aprende a mexer nessa parada... mesmo que isso me custe alguns R$...rsrsrsrs

    Não é bem "um por um" porque você vai precisar do cap na guitarra pra testar isso...

    Primeiro, testa só os dois noiseless (já que separados pela chave, você disse que não detecta barulho certo) sem o boost. Depois tenta adaptar o boost para operar com só um cap no circuito e depois use só o outro cap. Isso tudo vai envolver conhecimento no circuitos que você está usando, para modificar as ligações do modo certo.


    Depois da uma olhada nesse link, porque ele vai de encontro com o que eu disse sobre o aterramento:
    http://www.guitarnuts.com/technical/noisebucket.php

    Vou reproduzir uma parte que me chamou a atenção:
    "So, why does the noise get quieter (or, sometimes, louder) when I touch the strings?

    I've been answering that question for many years and as often as not it seems like a lot of folks just didn't get it. I think I've finally figured out why. Most folks seem to be looking at the situation backwards. They say things like, "well, when I ground the strings by touching them..." Except in some extremely rare circumstances the human body makes a lousy ground for noise. In fact, it is almost always more accurate to consider the human body a big bucket of noise! Very rarely is a person effectively grounded (how often do you play standing barefoot on a metal plate or with one hand wrapped around a water pipe?), and even when part of them is grounded internal and skin resistance will separate other parts of their body from ground.

    You may be grounded well enough to be electrocuted by high voltage and still remain a noise source, instead of a ground for noise! Ohms law tells us that the current through a conductor is related to the resistance of the conductor and the voltage applied. It only takes a few milliamps to stop the heart, and it takes about 100 volts to push that much current through the middle of your body in most circumstances. So, a person's resistance may be low enough and they may be grounded well enough that a high voltage can push a lethal current through them while they remain a source of noise.

    The noise (usually) gets quieter when a person touches their guitar strings because the strings are grounding the player! Almost all guitars have a wire that connects the bridge (or tremelo claw) to the ground terminal of the output jack so that the strings are gounded. When someone picks up the guitar and holds it close to them, that person's body is acting as a radiator or reflector of noise in the vicinity, "concentrating" it, if you will, close to the guitar's pickups.&nbps; Then, when they touch the strings their body is suddenly much better grounded, shunting noise to ground. They go from being a radiator or reflector to being a shield. How much the noise is reduced depends on the person's internal and skin resistance – a person with high resistance may still be concentrating a bit of noise around the pickups while a person of low resistance may completely shunt the noise to ground.

    If the strings are not grounded, the noise will usually actually get louder when someone touches the strings because the strings act like very good radiators to concentrate the noise from the person's body right over the pickups. If the player's body was grounding the strings, the noise would get quieter when the player touched the strings, even if there was no bridge ground wire!

    elciosouza
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    mesmo instalando somente os noiseless, persiste o barulho, que seria de aterramento... to ficando de saco cheio...será que o fator madeira conta?será que se eu colocar um capacitor no terra, resolvo ssio? vlw galera!estão me ajudando muito!abç!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aterramento captadores Fender Vintage Noiseless c/TBX e mid boost