Manutenção de Potenciômetros do Knob de Volume e Chave Seletora

Autor Mensagem
Billithekid
Veterano
# jul/11


Galera só depois de muito tempo vim perceber que o Knob de volume (potenciomentro) e a chave seletora da minha strato fazem um chiado quando mexo, por exemplo na chave escuta-se um "tec" não sei se é normal e no knob é mais notável porque quando o giro ele emite ruidos e corta o som e volta rapidamente e não diminui ou aumenta o som gradualmente como é nos knobs de tom. Isso é um problema ou é normal? Quanto custa um potenciometro desses para que eu possa repor?

maspn
Veterano
# jul/11
· votar


de 5 até 10 reais.
e a chave o povo cobra em torno de 15, original da fender, vai tá pra lá de 35,00.

maspn
Veterano
# jul/11
· votar


http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1377-potenciometro_250 k

menos de 6 reais cada!

Billithekid
Veterano
# jul/11
· votar


Ok. Pelo preço compensa fazer a troca.

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Billithekid
As vezes pode ser acumulo de sujeira nos componentes. Faça uma manutenção básica antes e perceba se a chiadeira cessou:

Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!

Mas se os componentes forem já forem velhos, faça uma revisão geral na parte elétrica, ou simplesmente troque os potenciômetros e a chave seletora.

Abraços!

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Só para acrescentar : alguns tutoriais sugerem o uso do WD-40. Não dê ouvidos(olhos nesse caso rsrs), pois WD-40 e derivados com o tempo formam uma "meleca" nos componentes, foi oque li pelo fórum, o material certo seria o spray limpa-contatos(alcool isopropílico também serve).


Boa sorte!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


lindoso

O tópico que você postou foi atualizado pra esse, que por sinal fala do erro ao usar WD-40 e está atualizado com um vídeo que eu postei inclusive:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/148828/

Inclusive editei seu post acima com esse novo link.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Billithekid

Geralmente há um furinho nos potenciômetros próprio para sua manutenção. Bastar lançar um spray limpa contatos por esse furo e depois girar bastante pra limpar. Nunca use WD-40 ou similares dentro do potenciômetro, pois depois de um tempo forma uma gororoba dentro do pot.

Importante: depois de jogar o spray limpa contatos no furinho do potenciômetro e girar do mínimo pro máximo até dizer chega, espere por volta de 1h pra usar, explica o cara do vídeo abaixo, que demonstra como proceder:



Abs

Billithekid
Veterano
# jul/11 · Editado por: Billithekid
· votar


Esse Wd-40 foi justamente a dúvida que me apareceu ao pensar em fazer a manutenção deles envés de troca-los, até por que esse potenciômetro aparenta estar em ótimo estado, vou fazer uma busca por aqui atrás desse Spray e seu valor veremos se resolve e vou postar o resultado ok. Valeu pessoal.

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


MauricioBahia
Beleza Bahia!

Mas agora que eu vi esse video me surgiu uma duvida.... vc falou que depois de jogar o spray limpa contatos** no furinho do potenciômetro e girar do mínimo pro máximo até dizer chega, espere por volta de 1h pra usar

Mas o cara do video ficando girando o potenciometro varias vezes, alternando do minimo pro maximo. Enfim, deve-se, após o uso, girar do minimo pro maximo uma vez apenas ou girar do minimo pro maximo varias vezes?


Vlw!!!

MauricioBahia
Moderador
# jul/11
· votar


lindoso

Várias vezes. Deve ser pro líquido do spray espalhar ao máximo pelos contatos internos do potenciômetro

Abs

Billithekid
Veterano
# jul/11
· votar


Potenciômetro trocado, problema resolvido. Valew

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Billithekid
Que bom cara, fica o tópico pra quem ficar na mesma dúvida ;)

Vlw!

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


MauricioBahia


Eu achei um spray limpa contato numa loja de material de construção...

olhando os componentes dizia que eram derivados de óleos alifáticos, ou alguma coisa assim.

Isso não seria um "parente" do WD 40?

O alcool isopropílico é mais indicado, não?

Abraços

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Velvete

Eu tenho o Alcool Isopropílico e esse limpa contato.. Acabo usando mais o limpa contato, parece que a "spreizada" acaba ajudando mais a limpeza de pots e chaves. derivados de óleos alifáticos
Sobre isso não sei informar. O que tenho aqui só diz:
Solvente, destilados de petroleo e propelene. Mas ele não é nem um pouco grudento.Realmente faz o serviço!
o/

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


ogner


ISSO!!!
"destilados de petroleo e propelene". Eu estava tentando lembrar o nome certo..

De qualquer forma, oleo alifático é (ou pode ser, sei lá) destilado de petroleo!rs

Então, será que mesmo não sendo grudento não seria o mesmo problema do WD?

Já usei o WD sem saber que não podia e ainda não deu problema...

Vou ver o que o MauricioBahia nos diz!rs

Abraços

ogner
Veterano
# dez/11
· votar


Velvete

Antigamente eu usava WD em tudo. Na verdade "taaalvezzzzz" ele tenha sido o causador do desgaste prematuro do Pot do meu Wha...eu sempre usava WD nele. Mas nao posso afirmar....
Visualmente ( ainda tenho WD e aplico no cotonete e passo apenas sobre algumas partes de hardware, tipo ponte, sadles, string tree, imã do captador, etc) a viscosidade dos dois é BEM diferente.

Velvete
Veterano
# dez/11
· votar


ogner

Eu tenho isso aqui

http://www.google.com.br/search?q=3M%20multi%20spray&oe=utf-8&rls=org. mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isc h&source=og&sa=N&tab=wi&ei=bWbuTrnLJYjWgQeSyrnlCA&biw=1067&bih=507&sei =dGbuTtD1EML-ggff5YH8CA

em casa, e nunca soube se era um WD, um oleo lubrificante, um lança chamas...rs

Abraços

ogner
Veterano
# dez/11 · Editado por: ogner
· votar


Velvete
um lança chamas
Isso é certo!!!! Hehehe

Mas esse ae, eu chuto, é da família do WD.

EDIT:
Múltipla utilização como lubrificante, protetor contra a corrosão, repelente da umidade e desingripante.

Jimmy Page 96
Membro Novato
# jun/15
· votar


Olá, sou novo no fórum. Gostaria de saber se eu posso usar o produto "Loctite Super Lub" (http://www.mundomax.com.br/spray-lubrificante-super-lub-300ml-loctite #caracteristicas) para eliminar o chiado dos knobs de volume e tone. Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Jimmy Page 96
Não.
Use isto:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/4735/32/250/limpa-contato-ele trico-spray-300ml-tekbond-contat300ml
Abç

MauricioBahia
Moderador
# jun/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Jimmy Page 96

Lubrificar significar colocar óleo ou azeitar. Tem certeza que você quer isso para os contatos elétricos do seu equipo?

Por sinal, eu ainda não sei como tem gente que ainda pensa em usar WD-40, um lubrificante pra limpar contatos elétricos. Que saber? Até cocô, se bem esfregado ajuda, mas caga tudo. hehe

Vai na do Bertola, que tá bem na fita!

Abs

julianabp
Membro Novato
# dez/15
· votar


Pessoal, tenho uma dúvida sobre a chave seletora de 3 posições da Les Paul. Comprei uma LP há poucos dias e percebi que quando seleciono a chave seletora, especialmente no modo Treble, ela faz um pequeno ruído durante a troca, mas que só percebo quando toco alguma música. Sem tocar, ela não faz esse click quando mudo a captação. É como se fosse o click que ela faz na chave, mas bem menor e que reproduz no som. Isso é normal de ocorrer nas guitarras modelo Les Paul ? Obrigada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


julianabp
Isso é normal de ocorrer nas guitarras modelo Les Paul ?
Não.
Se começar a falhar, troque-a.
Abç

JJJ
Veterano
# dez/15 · Editado por: JJJ
· votar


julianabp

A minha estava assim. Abri a tampa traseira e joguei um tiquinho de limpa-contato na chave, dos dois lados onde faz contato. Não ficou 100%, mas melhorou o bastante pra não me incomodar mais (não sei se na sua vai funcionar, no entanto...).

EDIT do dia seguinte: a chave está a mesma merda de antes... kkkkkk

julianabp
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: julianabp
· votar


Mauricio Luiz Bertola e JJJ, obrigada ! Irei amanhã na loja com ela para ver se resolvo isso. É que me dá uma pena abri-la assim tão novinha.... E também fico na dúvida se estou exigindo demais ou se pode ser mesmo algum defeito do produto. Como ainda está na garantia, isso é fácil de resolver.

Abs !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/15
· votar


julianabp
Não vá em loja. Leve sua Epi num luthier habilitado e competente, até para que ele faça uma regulagem geral adequada (e imprescindível).
Abç

julianabp
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: julianabp
· votar


Mauricio Luiz Bertola, lá mesmo na loja tem um Luthier. Eles oferecem o serviço de regulagem sem qualquer custo em até 10 dias da data da compra. Também fazem manutenção em produtos que não foram comprados lá. Só não fiz antes porque no domingo ele não estava na loja. De repente, pode ser lubrificação (tomara) :)
Obrigada !
Abs

JJJ
Veterano
# dez/15 · Editado por: JJJ
· votar


julianabp
De repente, pode ser lubrificação (tomara) :)

Boa sorte. Só não confunda lubrificação com limpeza de contato... :)

julianabp
Membro Novato
# dez/15
· votar


JJJ Realmente não atentei para esse detalhe mas espero que um desses dois casos seja menos grave do que a necessidade de substituição da chave seletora. Momentos de tensão... :/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manutenção de Potenciômetros do Knob de Volume e Chave Seletora