Autor |
Mensagem |
Valter Bergamo Veterano |
# jul/11
Albun de fotos - http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157627195591668/
Como de costume vou publicando as fotos dos projetos em andamento da Nesher Instrumentos.
Modelo PRS Custom 24
Caracteristicas já definidas:
Corpo Mogno com top em pinho Braço de mogno 24 Trastes Tarraxas wilkinson com EZ Lok Ponte BM116 Condor Cap braço: SH-5 Duncan Custom Cap ponte SH-6 Duncan Distortion Potenciometros: Noble / Gotoh com push pull Marcação: Birds PRS Ferragens Cromadas
Vlw pessoal, ate+
|
celotoledo Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo
Que coisa linda, hein?
Dúvidas: Como você consegue as madeiras?? Como saber que é realmente mogno? É madeira certificada? Você utiliza estufa para secagem ou já recebe as madeiras no ponto certo de umidade?
|
theblackstrat Veterano |
# jul/11
· votar
parece que vai ficar show ein..
celotoledoperguntando o cara o segredo da fonte!heheh
|
# jul/11
· votar
celotoledo
Tenho uma boa experiencia quanto a identificação da madeira. Utilizo principalmente o cheiro, textura, e visual pra identificar.
Alem claro da documentação.
Não uso estufa, compro sempre madeira já com bom tempo de secagem, esse lote de mogno tenho ja faz 5 anos, as madeiras tem mais de 18 anos em média de corte.
Meu estoque de madeiras tenho uma classificação, de 5 anos pra cima, as novas que adquiro em madereiras ou marcenarias e são novas, deixo em outro local secando naturalmente.
|
celotoledo Veterano |
# jul/11
· votar
theblackstrat
Nada disso amigo, só curiosidade mesmo.....
Valter Bergamo
Obrigado, era isso mesmo que queria saber. Meu avô era marceneiro e cresci entre as madeiras e serragens, mas sempre tive essa dúvida quanto as madeiras da guitarra. Sei que tem umas realmente raras e outras que sequer se encontra no Brasil.
Valeu!!
|
theblackstrat Veterano |
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar
celotoledo brincando velho.é que tem madeira que ninguém conta como arruma.. de tão rara.a exclusividade da fonte garante uma seleçao maior né,.heheh meu tio tem um cedro lá que ele diz que tem mais de 150 anos..agora que desenhou o corte neles.. vai construir 2 baixos daquele tipo do paul mcartney, que eu acho horrivel..insisti com ele pra fazer uma strato interiça pra mim mas ele nao deu moral..jejeje vlws
|
Sir.Paulo Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo
aWe mais uma obra de arte!!!!
|
# jul/11
· votar
celotoledo theblackstrat
Então, o pessoal tem muito disso de nao abrir o jogo, mas nao ligo não... tem uma madereira em São José do Rio preto q tem boas peças, porem tem q deixar por um tempo para secar mais ainda.
Em pinhais prox a Curitiba tb. e em Capitão Leonidas Marques vc acha pinho
Todas essas com dof e Nota Fiscal
Sir.Paulo
Obrigado, vai ser um desafio tambem, já que é a primeira PRS que vou fazer, estou estudando vários videos pra assimilar bem a construção. Procuro videos da propria fábrica, são bem interessantes.
|
Manubio Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo Cabei de te mandar um e-mail sobre esta.
Abs
|
# jul/11
· votar
Manubio
ok, respondido.. vlw
|
lukas_alvs Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo
Mais um belo trabalho ein Valter?! Parabéns amigo e mãos a obra! hehe Abraço
|
# jul/11
· votar
lukas_alvs
Muito origado, hoje vou plainar a emenda do top e deixar colando, ebnquanto isso tenho um contrabaixo pra iniciar.
|
Digosambora Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo
Parabens pelo trabalho, com certeza vai ficar linda!!!
|
# jul/11
· votar
Digosambora
vlw.. muito obrigado!
|
# jul/11
· votar
Colagem do top, embaixo o corpo da strato sendo colada pra aproveitar a prensa http://www.flickr.com/photos/espetinho/5955507487/in/set-7215762719559 1668
|
rafael_cpu Veterano |
# jul/11
· votar
Valter Bergamo
Parabéns, amigo, e sucesso na empreitada! Sigo acompanhando. T+
|
# jul/11
· votar
rafael_cpu
muito obrigado, vlw!
|
# jul/11
· votar
Pessoal depois de alguns dias colando o top fiz o processo de plainagem para colar no corpo.
Segue fotos http://www.flickr.com/photos/espetinho/5965133055/in/set-7215762719559 1668
Semana que vem ja corto o corpo e começo a modelar.
|
# jul/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar
Modelagem do corpo sendo feita - http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157627195591668/
E processo de confeção do braço- feito tambem um top no headstock de pinho, mesma madeira do top do corpo.
Esta semana já dou inicio a confecção da escala e colagem da mesma no braço.
Fiz um teste pra tentar reproduzir a pedido do cliente um top de flamed maple no top de pinho - http://www.flickr.com/photos/espetinho/5965688402/in/set-7215762719559 1668
O que vcs acham? A cor não sera esta, so usei qq tinta que tinha, avaliem as manchas (listras) - eu gostei um pouco, comprei um pincel mais fino pra deixar as listras mais finas e pontudas.
Ate+
|
theblackstrat Veterano |
# jul/11
· votar
que peça linda essa do braço em mogno ein. perfeita pra essa guitarra ou uma les paul. att
|
# jul/11
· votar
theblackstrat
Vlw, só tem duas peq emendas no headstock, pra dar a largura nas pontas, mas usei o proprio pedaço que cortei do head e colo na mesma direção assim nao fica aparente a emenda por algum desvio de veio delas.
Depois de terminar a strato que estou fazendo pra mim vou iniciar uma lespaul.
Obrigado!
|
theblackstrat Veterano |
· votar
Valter Bergamo
é cara,como voce tem o dom de fazer.. se fosse eu sempre que possivel faria uma pra mim mesmo com madeiras excelentes.hehe uma lespaul com corpo em uma peça de mogno, braço em mogno com escala em ébano ou pau ferro. e top em imbuia ou outro bem bonito e ressonante ae. att
|
# jul/11
· votar
theblackstrat
Tendi, mas falando pra ti que é mais algo comercial mesmo o fato de nao ter emendas. No timbre e visual desde que bem selecionada, nãotem diferenças.
|
SmugShooter Veterano |
# jul/11 · Editado por: SmugShooter
· votar
A guitarra ta ficando bonita, sempre me interessei por PRS. hehe
Aproveitando que voce falou sobre o flamed maple, eu queria saber uma coisa...
Eu gosto muito daquele efeito da quilted maple, a Schecter do japão faz stratos usando essa madeira no top
http://www.schecter.co.jp/ex4ctm/bktq.html
Mas as marcas aqui do ocidente raramente fazem stratos assim, no maximo é um sunburst... Então estava pensando em mandar fazer uma strato dessa num luthier.
Eu gostaria de saber se a quilted maple é uma madeira comum usada pelos luthiers aqui no brasil ou se existe outro tipo de madeira com esse efeito.
|
# jul/11
· votar
SmugShooter
É muita linda, porem poucos usam mesmo pelo faotr preço. Mas no fornecedor de madeiras estao com preço iguais.
Um top desses encareceria +- 200,00 pra um top mais grosso. No caso da strato teria que ser este pra nao ficar aparente no abaulamento de cima.
Pode se usar uma lamina bem fina de 1mm so pra decoração mesmo, mas não encontrei por aqui, pra vender.
|
SmugShooter Veterano |
# jul/11 · Editado por: SmugShooter
· votar
Valter Bergamo
Ah entendi, então acho que vai ter que ficar em sonho mesmo... Eu preferiria usar o dinheiro desse top em outras coisas na guitarra.
Mas eu estive olhando umas imagens dessa madeira sem pintura e é realmente incrivel, parece até trabalho de grafiteiro. hahahaha
Obrigado pela resposta de qualquer forma! :)
|
theblackstrat Veterano |
· votar
Valter Bergamo eu sou meio sistematico com emendas. se fosse fazer uma les paul seria o corpo só poderia ter emendas se fosse uma apenas no meio certo. o mesmo pro top. uma strato se tive2 emendas pra mim tem que ser de forma que as peças fiquem proporcionais com a central maior. heheh detalhismo besta mesmo. já no braço fiquei sabendo que uma emenda perto do head aumenta a resistencia né. mas se houvesse disponibilidade de peças de madeira pra fazer tudo sem emendas fica bem legal tb. vou acompanhando abç
|
# jul/11
· votar
SmugShooter
vlw, se eu encontrar uma dessas laminas de 1mm, te aviso, dai fica bacana e nao fica caro pra colocar so de enfeite no top, como é fina ela dobra no abaulamento.
Vlw!
|
# jul/11
· votar
theblackstrat
Sim, o que da um ar relaxado é justamente escolher a madeira com veios diferentes, tons diferentes e colcar desproporcionalmente.
Sabendo colcar fica muito bom e nao se percebe.
No head gosto da junção no braço, é mais resistente sim. Abraço!
|
Evertoncandan Veterano |
# jul/11
· votar
ola Galera, Valter...Legal eu ia faze um topico pra minha guita (OBS: essa guitarra esta sendo feita pra mim... hehe), pra ve o que a galera tava achando, ae hoje vi o topico.
E galera, essa NSH PRS vai fica linda...hehe
Valter eh fera, otimo luthier.... se alguem tive interesse em fazer uma guitarra com luthier fik a dica: Valter Bergamo
hehe
e postem ae galera o que vcs tao achando desse projeto.
vlws Abracao
|