[Review] Cort X1

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# jul/11 · Editado por: Buja


Com o intuito de agregar valor ao forum, estou criando este topico relacionado ao review da Guitarra Cort X1, que muita gente pergunta

Caso queira informações sobre outras guitarras, por favor, acesse o topico
***** Indice de Reviews de Guitarras e Peças *****
La se encontram uma ampla variedade de reviews de guitarra e outros acessorios. Farei com que este tambem esteja na listagem
((( creditos ao nosso amigo Jandira e a outros que porventura posso nao ter mencionado )))
Vamos colaborar para que o forum se mantenha util e bem organizado, e possa a ser um grande manual para nós guitarristas.


Bom vamos la,
Review Cort X1

-Espeficicações
- Tipo da construção: Parafusado
- Madeira do corpo: Agathis
- Madeira do braço: Maple
- Madeira do escala: Rosewood
- Tamanho da escala: 25,1/2"
- Trastes: 24
- Ponte: EG7BV Vintage Tremolo
- Tarraxas: Cap Covered
- Hardware: Cromado
- Captação: EG4B (braço) + EG4B (ponte)
- Controles: 1 volume + 1 tone e chave de 3 posições.

-Construção
O braço é em maple, e a escala em rosewood. Braco muito confortável para solar e a escala tambem, bem feita. O corpo é em agathis, madeira q proporciona brilho e agudos, assim como o ash, usados em algumas stratocasters. O braço é parafusado ao corpo, entao se perde um pouco de graves com isso, mas afinal, essa nao é uma les paul.


-Conforto
Ela é confortavel para tocar. Sim, os trastes em jumbo e as cordas com acao mais baixa propicia bastante os solos e é tranquilo chegar no traste 24, sem problemas.

-Visual
O visual da guitarra é lindo, isso me fez abragar bem mais da guitarra. Eu comprei em um preto fosco, dificil de achar, e os cortes e revelos dela dao um visual bem agressivo para metaleiros como soft para bluezeiros tb. Nao achei nenhum defeito no acabamento. Até o detalhe no headstock, um cortezinho envernizado estava muito bem feito, e ficou muito legal

-Captação
Sao dois captadores EG4B para o braço e para a ponte. Sao bons captadores, de saida relativamente alta, comparada com outras guitarras que testei, e agudos presentes.
No captador do braço se tem um som aveludado, e com o tone no 0, fica até mesmo parecendo acustico com graves realcados. No captador do braco, com o tone aberto entao, agudos bem definidos para quem gosta de blues ai, e com distorcao, fica otimo o som para solar, sem enbolacao d+.

-Tarraxas
As tarraxas sao cap covered, e ai eu ja nao sei falar bem. Sei que é diferente das die cast, pelo menos um pouco, e segura bem a afinacao contra alavancadas frequentes. Toquei com ela por 30 minutos alavancando e ela desafinou um pouco a corda B, mas nao sei exatamente se era por causa das alavancadas ou pelos bends constantes nesta corda.

-Ponte
A ponte é boa sim sendo tremolo, porem nao é pra ficar alavancando d+ da conta tb nao. Alavancadas leves, e menos frequentes sao mais indicados.

-Custo-benefício
Custo beneficio incrível. É rarissimo ver uma guitarra tao boa quanto ela por um preço tao acessivel. Para se ter uma ideia existem muitas groovin's, strinbergs e menphis por ai pouco mais baratas que essa cort x1, e que a captacao nao chega aos pes.

-Resumo geral
A guitarra é bem indicada para iniciantes e até alguns intermediarios (acho que me encaixo nessa), tem boa tocabilidade e captacao surpreendente. É uma guitarra que vale investir na troca dos captadores e inclusive eu mesmo pretendo colocar uma ponte floyd rose nela, tanto que eu acho valido o investimento nesta guitarra

Sir.Paulo
Veterano
# jul/11
· votar


Buja

Parabéns pela guitarra, mas e os aspectos negativos dela?

Ah e cadê as fotos?



Abç!

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


Sir.Paulo
verdade, falta as fotos, hoje vou tirar mais fotos pq as q eu tenho nao tem os detalhes, somente a guitarra completa
e sobre os pontos negativos...vou editar esse post...e ai eu aviso blz
valeu por lembrar!

TheGralhaMetal
Veterano
# jul/11 · Editado por: TheGralhaMetal
· votar


eu criei um topico com duas duvidas sobre essa guitarra, o topico foi fechado e ninguem respondeu, entao aqui vão as perguntas:
qual produto ideal usar para limpa-la e a melhor posiçao das molas: / l \ ou \ l /?

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


TheGralhaMetal
cara..fico feliz de usar esse topico pra concentrar as questoes sobre a cort x1
legal...fica bem organizado...esquenta com o topico fechado nao....

sobre as posicao das molas, velho, eu nunca mexi na minha, acho q isso pra mim nao importa muito nao, dexei como veio de fabrica mesmo com uma mola sobrando

sobre a limpeza...velho, o preto fosco mancha com oleo das maos mesmo
mas eu limpo somente com uma flanela seca mesmo
e de vez em quando eu passo um oleo de limao na escala (so na escala) e seco bem, para hidratar legal e escurecer tb

so isso q eu faço...nada d+ ;)

hugo_prado
Veterano
# jul/11
· votar


Parabéns, eu tenho uma X6 e ia comprar uma X1 como reserva, mas acabei optando pela Viva Gold II.

A minha X6 é vermelho fosco, suja muuuito com gordura das maos. Daí acostumei a nao pegar mto no corpo dela e suja sempre nos mesmos locais... um pano umido costuma dar conta

Realmente o custo beneficio da X1 é absurdo, pq é a X6/X11 sem o single e sem ponte flutuante, por um preço muito bom.

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


hugo_prado
cort sempre foi uma boa pedida e minhas proximas tb serao cort, algumas delas ne
a viva gold III ta nos meus planos depois da Cort VX 2V (Flying V)
por enqaunto a x1 ta dando conta do recado tranqulamente
hehe

TheGralhaMetal
Veterano
# jul/11
· votar


Buja
obrigado pela resposta! mais uma duvida qual o calibre das cordas que vem com ela? a mizinha estourou e eu troquei por 009 e nem toquei no tensor

Deathmachine
Veterano
# jul/11
· votar


ela vem com 0.9 cara, tenho uma, axo exelente :)
valeeu

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


Deathmachine
cara mesmo com corda 0.9 eu tava achando ela pesada
ainda mais quando eu tokei numa ibanez S540 custom made
bicho....acao baixissima das cordas
olhei pra cort me deu ate desamino...mas tb nem se compara uma guita dfe 550 com uma de 3000 ne
mas ai cheguei em casa...abaixei as cordas na ponte...regulei as oitavas nos saddles
cara fico muito bao...perfeito nao...mas muito bao ficou

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Você falou em por Floyd Rose, a Floyd cabe no memso buraco da tremolo ou tem q mudar?

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
na nao cabe
tem q furar o corpo pra por essa floyd, e a furacao por aki ta em media 200 conto, acho q o trabalho é pra furar, fazer o acabamento novamente e colocar a floyd regulada (logicamente a flyod vc tem q comprar ne rsrs)

ahhhh pra corrigir o meu post de cima...
foi mal pelo informacao incorreta pessoal....
2 informacoes erradas

cara mesmo com corda 0.9 eu tava achando ela pesada
A minha tenho quase certeza q é corda 0.10, senao minha flying V sao cordas 0.8 hehehe, pq é muito mais leve pra solar, eu tenho ate q tomar cuidado com os bends senao eu estouro a corda

cara fico muito bao...perfeito nao...mas muito bao ficou
depois q abaixei a acao das cordas e regulei as oitavas, sim, ficou otima em conforto, porem, trastejou d+ da conta, e eu simplesmente detesto o "buzzzzzz" das cordas trastejando.
Entao com muita calma fui subindo pouco a pouco as cordas até elas pararem de trastejar por completo, e com isso feito eu regulei novamente as oitavas
Resultado: continuam pesadas as cordas, nao do conta de fazer palhetada alternada com tanta facilidade com na flying V, e os bends doem um pouco os dedos
Cheguei a conclusao q essas cordas sao mais pesadas q a da flying V, entao so podem ser 0.10, ou estou muito enganado


vlw

Deathmachine
Veterano
# jul/11
· votar


cara, as cordas que vem nela não são muito boas, to usando ddario na minha e ta uma beleza de macia, reguladinha mesmo ta uma tetéia
xD

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


Deathmachine
muito bom...dessa eu nao sabia...foi uma maravilha ter criado um topico so pra cort x1 hehehe

as cordas q vem nela sao pesadonas, no inicio achava muito bom mas agora eu vejo q toda hora q quero tocar uma coisa mais solada la vai eu por instinto pegar a outra guitarra

vou trocar as cordas tao logo quanto for possivel e falo os resultados

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Buja, sou o contrário de você, pois sou ótimo com palhetadas alternadas e bends.
Mas sou péssimo pra solar com velocidade, até porque comecei a tentar solar tem 1 mês, antes só fazia umas bases no violão rpa brincar.
Mas as washburn são mais macias pra bendar mesmo, elas e uma Strinberg Clg-20 que me impressionou em conforto e maciez, e olha q nunca fui fã de strinberg.

Buja
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
eu so ja sou fa de strinberg kkkk, ainda bem bem reguladinha
minha flying V entao pra solar é uma blz, vamos ver essa cort, se eu der um trato nela ela fica boa tb
no mais o som clean dela é legal, e na distorcao é agudo pra kcte, por causa da madeira agathis do corpo eu acho. Queria aproveitar essa agudez pra solar, mas ta complicado por enquanto hehe
ahhh e sobre a washburn, vc sabe q eu quero a wr154 com urgencia urgentissima, mas a q tinha no mercado livre acabou ¬¬

CbSena2011
Veterano
# nov/11
· votar


Eu comprei uma cort x1 a um mês mais ou menos, gostei bastante do timbre dela limpo, mas pra distorção quando toco la na igreja fica muito mais chiada do que quando programo ela no cubo meteoro que eu tenho em casa.
eu nem tenho como transportar o cubo ai tenho que usar direto no som da igreja isso influencia bastante só que por mais que eu canse de programar não ta ficando como gostaria ta mais chiado do que encorpado.
gostaria que vcs me aconcelhem sobre o que fazer, trocar capatação ? uso uma v-amp2, troco de pedaleira ? usar pedais melhoraria a qualidade ? qual dessas opções e qual a mais vantajosa, só tou ressucitando o topico pra tirar essa duvida com que comprou a guitarra

CbSena2011
Veterano
# nov/11
· votar


up

CbSena2011
Veterano
# nov/11
· votar


ninguem ?

Caveiras Buchudas
Veterano
# nov/11
· votar


CbSena2011
Qual o amp que vc usa na igreja? Será que o problema não é o amp?

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


ehfika
Em tempo, troquei as cordas da guita para 0.9, abaixei bem os carrinhos da ponte e ficou uma doidera pra solar, super macia e com ação baixissima das cordas. Agora sim to satisfeito


'upzinho pra quem anda perguntando sobre as corts ;)

OverZakk
Veterano
# nov/11
· votar


Ola eu tenho uma Cort X1 e acabei de colocar captadores Intruder da malagoli
porem eu estou achando a saída muito baixa, tenho que topa o gain do pedal para ter uma boa distorção, do contrario fica mais um overdrive leve bom para blues, o que pode ser?

Buja
Veterano
# nov/11 · Editado por: Buja
· votar


E ai cara. Bela guitarra. Compartilho do mesmo interesse.

Seguinte, eu tambem ja quis trocar os caps por estes intruder, mas pensei melhor. Os caps da cort na sao ruins, tem boa saida. Pra ter uma saida maior acho que so seymour duncan, dimarzios ou EMG mesmo. Nao que malagoli sejam ruins, logico que nao, mas nao sei, é so um palpite.
Acho que estes da cort nao sao ruins de saida nao.

Mas aki, olha a altura dos captadores. Talvez esteja baixo demais em relacao as cordas e nao tem uma boa captação. Talvez seja isso. De uma olhada, porque nao pode ficar assim, que eu saiba esses intruders sao um dos que tem maior saida da malagoli mesmo.

OverZakk
Veterano
# nov/11
· votar


Justo, eu fiz isso hoje, deixei eles mais altos, melhorou, a distorção agora esta legal do jeito que eu gosto, porem o clean ta muito baixo, tenho que aumentar no amp pra ficar satisfatório, pode ocorrer do luthier que instalou meus caps, ter deixado mau regulado ou coisa parecida? existe isso?
tipo aumentar o gain dos caps regulando?

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


OverZakk
ao meu ver nao tem a ver com o luthier nao
A altura dos captadores influi tanto no clean como na distorcao. Os dois ficam mais presentes.

Mas é uma pergunta meio retardada essa a minha. Mas seu pedal ta com ganho alto certo? (o meu tb)
Mas ele nao está com o volume alto demais tb nao? Porque ai sim, quando pisa no pedal que está com volume (nao ganho) alto e depois desliga mudando pro clean, logicamente, da muita diferenca no volume.

Aqui eu faço assim: regulo o ganho bem alto, como que preciso pra tocar metal extremo, porem volume fica exatamente na mesma intensidade do clean. Quando eu preciso de mais volume, tipo pra solar, eu coloco meu pre-amp com volume mais alto e antes do amp, pra pisar nele e ele dar um boost na distorcao, ja que nao tenho boost mesmo.

Eu sei que é besta o que eu disse, mas da uma conferida ae

o/

tavao97
Veterano
# nov/11
· votar


ai galera estou indo comprar minha primeira guitarra e queria saber se a cort x1 e mesmo uma boa pedida E QUANTO ELA CUSTA queria saber tbm um bom amplificador pra comprar vlw pessoal ajudem ai!!!

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


E ae amigo
Que som pretende tocar?

tavao97
Veterano
# nov/11
· votar


tipow kra quero tocar rock, hard rock. Mas tambem quero um som tipow clear bom. ai queria saber se essa guitarra vai me oferecer um bom som tanto pro rock hard rock e um clear vlw

tavao97
Veterano
# nov/11
· votar


aew lembrando q sou iniciante... Ai buja tava lendo alih q as cordas q vem nela sao meio pesadas mas isso atrapalha na hora dos solos ou nem tanto vlw ai!!!

Magrinho123
Veterano
# nov/11
· votar


as cordas q vem nela sao meio pesadas mas isso atrapalha na hora dos solos

eu uso 0.11 e sou aspirante a shredder º-º

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Review] Cort X1