Cort Kx5 vs. Cort Kx5 fr vs. Cort x6

    Autor Mensagem
    Theuler
    Veterano
    # fev/12


    Então galera, to planejando comprar uma guitarra nova e estou entre essas três: Cort X6, Cort KX5 e Cort KX5 FR.

    Dei uma pesquisada aqui no forum mas so encontrei comparando a KX5 com a X6 e queria compará-las tambem com a KX5 FR. Qual vocês acham que seria melhor para tocar um som mais pesado?

    Se tiverem outras sugestoes de guitarras até uns 900 reais podem deixar aí em baixo tambem.

    wotafok
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    bem eu pegaria a KX5 Branca
    guitarra linda de mais alem de ja vir com mothebuckers pelo que vi....
    ou seja e uma guitarra bonita.. que ja vem meio "tunada" entao nao vai haver tanta necessidade de trocar caps..
    apenas uma regulagem assim que compra-la ;p

    ...
    essa e a minha opniao discutir por isso sera invalido.
    ;*

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    minha opinião: Cort X6.

    Theuler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Esqueci de colocar as especificações técnicas de cada uma aqui para ficar mais facil de vocês analisarem, aqui vai:

    Guitarra Cort KX 5

    - Tipo da construção: Braço parafusado
    - Madeira do corpo: Basswood
    - Madeira do braço: Maple
    - Tamanho da escala: 25,5"
    - Trastes: 24
    - Ponte: Tone-o-Matic (LP2)
    - Tarraxas: Die cast
    - Hardware: Chrome
    - Captação: Motherbucker Zebra BKHD (braço) + Motherbucker Zebra BKHD (ponte)
    - Controles: 1 volume + 1 tone e chave de 3 posições

    Guitarra Cort KX 5 FR

    - Tipo da construção: Braço parafusado
    - Madeira do corpo: Basswood
    - Madeira do braço: Maple
    - Tamanho da escala: 25,5"
    - Trastes: 24
    - Ponte: Double Locking-III
    - Tarraxas: Die cast
    - Hardware: Black
    - Captação: Motherbucker Zebra BKHD (braço) + Motherbucker Zebra BKHD (ponte)
    - Controles: 1 volume + 1 tone e chave de 3 posições

    Guitarra Cort X 6

    - Corpo: Basswood
    - Braço: Hard Maple
    - Escala: Rosewood
    - Ponte: Double locking Tremolo
    - Captador Braço: Mighty Mite MMHG
    - Captador Centro: Mighty Mite MMSB
    - Captador Ponte: Mighty Mite MMHG
    - Controles: 1vol, 1ton-5way
    - Marcação: Pontos Brancos
    - Ferragem: Die-cast

    juninholiveira
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    vc tem como testar? ou vai comprar pela internet?

    Theuler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Vou comprar pela net mesmo, por isso to pesquisando bem antes de comprar.

    lokiol
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cort X6, sem dúvidas, ela é muito boa e muito versátil...

    o.rei.da.guita
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, eu tenho a cort kx5 fr, o som é muito massa e é super versatil... E a ponte segura a afinação tranquilo, só não abusa....

    Sartori
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Sartori
    · votar


    o.rei.da.guita
    "só não abusa...."

    Foi por isso que peguei a kx5 sem o floyd. Não me arrependi em momento algum até hoje. Faz 2 anos que to com ela, e é uma baita guitarra, principalmente pela tocabilidade dela, na minha opnião.
    A questão do floyd cara, é o seguinte.
    Se você quer muito floyd rose, acha que vai sentir muita falta e não conseguiria tocar sem, pega a com floyd.
    Se você não sente a NECESSIDADE de ter a floyd rose, só encara como um adicional muito massa (e porra, é mesmo), não vai na kx5FR. Por quê? As floyds que vem em guitarra até mais ou menos R$1500 não costumam prestar. Por mais que funcione, pode dar dor de cabeça, e é bem fraquinha, tem que tomar cuidado de mais. Digo até ser frustrante. Que toca em Floyd Original ou Gotoh sabe do que estou falando.
    Quanto a x6 não conheço, mas estava entre as minhas opções quando peguei a kx5. Então, fica a dica.

    Abraço!

    Theuler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Eu tava olhando e reparei que a X6 tem 5 captadores (me corrijam se estiver errado) e as KX5 tem 4. Isso influencia no "peso" do som da guitarra?

    AndersonMatos
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler
    Não cara, a X6 tem 3 captadores, 2 humbuckers e um single-coil.

    A KX5 tem 2 humbuckers.

    Calime
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler

    Essa impressão que vc está tendo errado sobre o numero de captadores deve-se ao fato de ser single coils (cap simples) e humbcking(cap duplo). Dê uma pesquisada sobre isso, se vc não sabe sobre o mesmo, procure se informar antes de comprar qualquer coisa(guitarra, amp, pedais, pedaleira, etc).

    Theuler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas então, esse Single Coil a mais da X6 influencia no "peso" do som ou não?

    AndersonMatos
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler
    Ai só colocando na balança mesmo meu velho...

    Sartori
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler
    Cara, o lance dos captadores é o seguinte. Humbucker é bom pra distorções pq retira bastante o ruido com o drive, e tbm tem um som mais grave, encorpado e sem brilho, em relação aos singles em geral.
    Com um single a mais, vc ganha mais versatilidade de som. Só que tem um lance: a cort kx5 tem coil-tap. Quando vc puxa o knob tone, o humbucker funciona como um single. Então, até pq vc ainda é um padawan nesse lance de guitarra, sugiro que não pegue x6 só por ter um cap a mais. Se for pegar ela, que seja por outro motivo.
    Na boa cara, de som vc num vai sentir muita diferença não. Faz que ne meu. Escolhe você a que vc gostar mais, pq as 3 opções são boas.

    vlw

    Theuler
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Sartori

    Entendi, acho que vou acabar pegando a X6 mesmo porque to lendo muita coisa boa dela e muito mas muito poucas reclamaçoes, alem de eu ter curtido mais o visual dela do que a das outras.

    E só mais uma coisa, como funciona esse lance de coil-tap que você disse que a Cort KX5 tem?

    Calime
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler

    Eu lhe recomendo a Kx5, pelo fato de não ter floyd (modelo de ponte utilizado na X6). Essa ponte é uma complicação tremenda pra quem tá começando.

    Fala aí qual tipo de som vc curte mais pra ficar mais fácil indicar...

    Theuler
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Theuler
    · votar


    Calime

    Eu curto Metal e também to querendo começar a estudar Blues.

    E a respeito do floyd eu não ligo se tiver e até acho bom porque quero me familiarizar com novos "estilos de guitarra", que no caso é a FR.

    Sartori
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler

    E só mais uma coisa, como funciona esse lance de coil-tap que você disse que a Cort KX5 tem?

    O coil-tap, não sei exatamente como funciona. Não é defasando o captador, mas tbm não sei explicar direito como funciona. Na prática, é como se ao você "puxar" o knob de tone da guitarra pra cima, vc desligasse um conjunto de bobinas do captador, e ele virasse um single. Aí vc empurra, aperta, pressiona, soca, o que for, o knob (tipo o "botãozinho" que regula o volume da guitarra), e o captador volta a funcionar como um humbucker.

    Zenogon
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler

    Cara, depois de pesquisar bastante aqui no FCC decidi pela KX5. Questão de gosto mesmo porque não curto floyd.
    A minha tá no luthier aqui em BSB (só pra regulagem porque troquei o encordoamento 012) e ele de cara elogiou muito o instrumento.
    Parabéns pela escolha se for a KX5.

    Theuler
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Theuler
    · votar


    Ta saindo mais em conta comprar a KX5, mas alguem aí sabe me dizer se ela aguenta um som de metal pesado?

    E mais uma coisa, eu olhei tambem a Cort Viva Gold I. Ela é inferior a X6 e a KX5?

    Zenogon
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Theuler

    Meu brother, eu comprei a minha KX5 exatamente de um integrante de uma banda death metal, com 07 meses de uso. Esse foi o motivo de ter enviado ao luthier, pois tava com encordoamento pesado.
    Ele me disse que só estava vendendo porque queria um modelo superior mas a KX5 aguentava bem o tranco.
    Mas eu particularmente não testei nessa pegada então não posso afirmar nada.
    Boa sorte irmão.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Por favor, utilize o tópico fixo na primeira página do fórum de guitarra.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Cort Kx5 vs. Cort Kx5 fr vs. Cort x6