E-mail que enviei para a Gibson

Autor Mensagem
Tsgk
Veterano
# jul/11
· votar

uma coisa que tem que ficar bem claro que apenas o imposto de importação de pessoa fisica é 60% . os demais tipos de importação são outros valores de impostos.

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar

Caio Bittencourt
Cara, quem me falou isso foi um GERENTE DE UMA LOJA DE INSTRUMENTOS MÚSICAIS eu não assumi nada. Ele fez a conta na minha frente quando ele encomentou uma Gibson pra um cliente, consultando já os impostos, conversando pelo MSN com a importadora e tudo mais. Então posso lhe garantir que eu não exagerei.

Cara, eu não to dizendo que você exagerou, ou que você assumiu algo. Eu disse que a conta assume muita coisa, que não é realidade, logo são assunções de quem fez a conta.

Eu já tive uma importadora, e te garanto que essa conta, embora seja o que a importadora vende pros lojistas. Inclusive esse percentual de 36% do lojista é imposto pela importadora, pra evitar que ela perca mercado com um grande varejista vendendo muito mais barato que os demais. Esse percentual já foi maior, chegava aos 50% uns 10 anos atrás.

Aqui vai uma simulação básica de impostos pagos na importação de uma guitarra no valor de 1000 dólares para produto+frete. Os dados são do simulador da própria RF, então, estão com todos os dados atualizados.

Código NCM 9202.90.00
Descrição NCM OUTS.INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDAS
Taxa de Câmbio do Dia 10/7/2011 R$ 1,5662
Valor Aduaneiro Convertido R$1.566,20
Alíquota II (18,00%) Tributo II R$ 281,92
Alíquota IPI (0,0%) Tributo IPI R$ 0,00
Alíquota PIS (1,65%) Tributo PIS R$ 35,85
Alíquota COFINS (7,60%) Tributo COFINS R$ 165,14

Some-se isso as despesas diversas para liberação da carga (as vezes dá mais, mas em geral não passa disso), e 18% de ICMS sobre o valor total depois de todos os gastos.

Então se ocara disse que paga 70% de imposto pra importar é uma conversa fiada, já que vão pouco mais de 27,28% de impostos federais, mais taxas que se paga pelos serviços de liberação alfandegária (como desembaraço, etc) e impostos estaduais que devem dar em torno de mais 25%. A conta dá pouco mais de 50% e isso numa previsão pessimista.

Fora cobrar quase 20% a mais (o que vai cobrir todos os outros impostos possíveis e imagináveis da empresa, inclusive o IRPJ), ainda tacam 50% de lucro em cima, uma vez vi alegarem que era pra cobrir a variação cambial, mas essas importadoras dão no máximo 90 dias pra pagar se o cliente (lojista) for muito bom na avaliação deles, como nunca vi o dólar variar isso tudo num período de 3 meses. Então, novamente é só conversa fiada pra justificar lucros abusivos.

Não fosse só isso, eles em geral ainda tabelam o preço de revenda dos varejistas, o que eles também não acham ruim, visto que isso garante lucros gordos e diminui os riscos, seja de levar calote, seja de ficar com o instrumento encalhado, ou os custos de financiamento.

Enfim, não estou dizendo que você está fazendo a conta errada, só estou dizendo que quem fez, a fez errado, já que a maioria dos número ali visam mascarar um lucro absurdo que se embute no valor do produto. Em momento algum você vai achar guitarra muito barata importada oficialmente no Brasil, mas que tem como elas chegarem de 20% a 40% mais baratas, dependendo do modelo, isso tem.

linhares80
Veterano
# jul/11
· votar

eles nao podem fazer nada msm.

PEMAMETAL
Veterano
# jul/11 · Editado por: PEMAMETAL
· votar

A conta eh essa ai mesmo. Eu nao sei como funciona para importadoras, mas pra pessoa fisica eu posso dizer. Eu comprei um amp no ebay que foi anunciado por U$1500, no final das contas saiu mais de R$6000,00 e no meu caso nao tem que imbutir lucro nenhum.
Vai somando U$1500 + $350 de frete (esse foi doido, tb o bixao pesa quase 30 kg), converte pra real (x 1,60), foi cobrado 60% de imposto de importacao sobre o produto mais frete (x 1,60), + 18% de ICMS no estado de Sao Paulo (x 1,18) pois foi importacao acima de U$500, alem disso ainda foi cobrado uma taxa de desemnbaraco adunaneiro do correio de R$150,00 (importa facil), tive que preencher uns documentos la DSI (Declaracao Simplificada de Importacao), foi uma mao de obra desgracada e saiu caro pra dedeu.
Imagina pra uma guitarra que vai ser vendida na loja, alem de tudo isso que eu paguei, tem que colocar no preco de venda o lucro da importadora + lucro da loja. Eu nao acho que o problema esteja no lucro deles desde que nao seja abusivo, toda empresa vive pra ter lucro, ninguem trabalha por caridade, o que realmente eh absurdo sao os impostos. Somando tudo que eu paguei soh de imposto deu R$3mil reais!!! Soh de imposto. Quem tiver interesse tenho todos os arquivos do processo salvos

qew
Veterano
# jul/11
· votar

hauehuaehaue tu usou o google translate, pra traduzir pro ingles?

Bonnerfl
Veterano
# jul/11
· votar

PEMAMETAL
mas compensou vc ter pago esses 6000 reais? qnto q era o preço dele aqui em Pindorama?

nichendrix
Veterano
· votar

PEMAMETAL

Cara, esse valor vale pra quem é pessoa física. Pessoa jurídica não vai na loja da guitarcenter comprar guitarra por preço de revenda ou preço de atacado é estourando 60% do valor de revenda no mercado, se você compra em grandes quantidades as vezes esse valor fica abaixo de 40% do valor de revenda ao consumidor final.

Nessa cadeia, os valores vão sendo acrescentados, tem frete, lucro, impostos, etc. para cada atravessador que entra no meio, seja distribuidor, importador, transportadora, varejista, etc.

Então não tem como fazer a conta com preço de Guitar Center e eBay, quando não raro uma importadora que trate direto com a fábrica ou distribuidores lá vai pagar pouco mais da metade desse valor e é sobre isso que vai incidir impostos.

A maioria aqui não comprava guitarras dessas marcas nos tempos que o Dolar era 1 real, nos anos 90, mas naquela época, mesmo com todos os impostos, uma Gibson aqui saia em média só de 200 (Studio) a 600 dólares (as 335 ou 175) mais cara que os EUA, ou seja era esse valor em reais, já que o dólar era 1 real. Na época uma Les Paul Standard era 1500 dólares nos EUA e aqui 1800 dólares.

De lá pra cá os impostos ficaram levemente menores e não maiores, mudou muito pouco pra pessoa jurídica, então porque os mesmos instrumentos estão chegando por 3-4x o preço de revenda ao consumidor direto lá? Com certeza a Royal não anda fazendo compras menores deles, já que hoje o crédito é muito mais fácil e barato que naquele tempo, que o juros do cartão podia chegar perto dos 20% ao mês e quando baixos ficavam na faixa de 7-8%, que hoje é um juros de cartão bem alto, naquela época financeira era pior que agiota e não dividia em 36x como hoje, dividia se muito em 10x.

Então se os tributos mudaram pouco de lá pra cá, porque eles conseguiam vender os produtos aqui na faixa de 30 a 40% mais caros que nos EUA e hoje estão vendendo 300 a 400% mais caro?

PEMAMETAL
Veterano
# jul/11
· votar

Bonnerfl

Se compensou eu nao sei, mas eh um amp vintage, nao ia achar aqui no Brasil, mas valeu a vontade realizada.
Eh um jcm 800 2203 (100 watts) original de 1983 (o amp eh soh um ano mais novo que eu hehehe), com valvulas 6550 novinhas, sem nenhuma mod, drake transformers, vertical inputs. No maximo aqui no brasil eu ia achar a versao reissue que vem com el34 e loop de efeitos, esse reissue novo na loja nao sei quanto custa. Mas dizem que os originais dos anos 80 sao melhores. Entao eu esperei um tempao ate aparecer no ebay exatamente aquele que eu queria.

PEMAMETAL
Veterano
# jul/11
· votar

nichendrix

Nao sei man!
Foi por isso que eu disse antes de tudo "Eu nao sei como funciona para importadoras, mas pra pessoa fisica eu posso dizer". Se voce ta dizendo que para importadoras as taxas sao essas e os precos praticados sao esses ok!!! Vc deve ter suas fontes e quem deve se defender eh a importadora e nao eu hahaha.
O meu texto foi apenas para contribuir com a minha experiencia como pessoa fisica.
Eu paguei mais de imposto (R$3 mil reais aproximadamente) do que o proprio preco do produto (U$1500 + U$350 frete).

Soh uma observacao que eu achei um pouco exagerada no seu texto, o preco pago aqui nao eh de 3 a 4 x mais. comparando minhas proprias experiencias. Em 2007 eu comprei uma LP standard por U$2300 la nos EUA , me lembro que a cotacao da epoca isso dava uns R$4500, no Brasil na mesma epoca tava custando entre R$9 e R$10 mil, isso da pouco mais de 2x o preco praticado la nos EUA.
O mesmo caso com a custom que comprei em 2010, nos EUA paguei $4000, a cotacao na epoca deu uns R$8000,00, no Brasil na mesma epoca achei vendendo por R$15 mil, isso da perto de 2x tb o preco de lah

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar

PEMAMETAL

3 a 4x a mais do preço de atacado que as importadoras compram, não do 'street price' praticado nos Guitar Centers da vida.

nichendrix
Veterano
· votar

PEMAMETAL

Cara, eu não falei o preço de um instrumento específico. Os preços finais variam bastante de instrumento pra instrumento e muito instrumento aqui no Brasil não vem pela Royal, Pride, Equipo, e afins.

O retail price de uma R9 aqui, importada pela Royal é na faixa de 24-25mil reais, o preço lá cai na faixa de R$ 8900,00 isso dá quase 300%. A Epiphone Emperror Regent aqui tá saindo na faixa de 3100-3200 nova, lá sai por aproximadamente 1050 (295,2%). Uma Fender Standard (MIM), aqui sai por 2559, lá sai aproximadamente 785, são mais de 330% em cima do preço de lá. E por aí vai.

Essa semana mesmo, tava fazendo as contas da 335 que to pegando no final do ano, mesmo com todos os impostos e taxas de importação como pessoa física que dá em torno de 82% do valor do produto mais frete, ela sai por algo em torno de 8700 reais pelo menor preço que encontrei a Gibson Custom Shop ES-335 Figured Top Wine Red com Gold Hardware (que é na faixa de 500 dólares mais cara que as 335 normais da Gibson Custom Shop), aqui uma ES-335 plain top, sem nada de custom order, não sai de uma loja que compra da Royal por menos de 17mil reais.

Eu compro uma única guitarra, mais cara que o das vendidas aqui, compro por um preço maior que a importadora paga por ele, como que essa guitarra chega aqui por quase metade do preço?

E isso falando de preço de revenda ao consumidor final, o preço de atacado chega fácil nessa faixa de 300%-400%, nessas que já batem 300% com preço de consumidor final, pode apostar pelo menos 400-500% em cima do que pagam nela.

É disso que estou falando, são contas que tu faz e os números não batem. Mesmo tu ponto 50% de lucro pra importadora e quase 40% de lucro pra loja (como o alguém postou no começo do tópico), ainda precisaria comprar o instrumento pelo preço de revenda ao consumidor final nos EUA, coisa que não tem nem rumo acontecer.

-King
Veterano
# jul/11
· votar

PEMAMETAL
Cara, acho que o que ele quis dizer com 4x foi fazendo o valor original (dólar mesmo), vezes 4, da o preço em real do que é aqui no Brasil. Exemplo a sua Gibson Les Paul Custom, 4 mil dólares lá, vezes 4 = 16 mil reais aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a E-mail que enviei para a Gibson