Daniele Gottardo's Guitar Competition - Tópico de discussão Geral

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Pessoal, gostaria de postar e ouvir opiniões sobre esta competição de guitarra promovida pelo Daniele Gottardo.

Vi vários solos participantes do concurso e nenhum me chamou a atenção, dos que estavam como resposta lá no concurso, vi inclusive de guitarristas famosos aqui do Brasil e até do pessoal daqui do fórum (que inclusive não comentei no tópico de ninguém justamente por isso).

Muita gente que toca bem, com muito domínio do instrumento, muita técnica, timbres bons, mas não achei nenhum solo interessante, nenhum com idéias chamativas, além de que, achei os solos muito parecidos, alguém mais sentiu isso também?

E alguém tem alguma participação pra me sugerir, pra eu ouvir?

Não quero ofender ninguém não, foi só que eu achei estranho eu ter visto tantos solos e nenhum ter se destacado aos meus ouvidos.


ps: Só pra constar, não dou dislike em nenhum vídeo no youtube.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


post do Arimoxinga:

cara simplesmente o melhor que ouvi em todos sentidos! a grande maioria tava apostando muito na tecnica e acabou fudendo tudo, esse participante abaixo acho que conseguiu um bom equilibrio.



Peace!!!

post do Stalingrado:

Vou destacar um que eu realmente achei fantástico:



Post do will789:

q isso kra.... achei o do tomcykman, do frankie e do erick_guitar mto bons!!! mas claro q não tenho o conhecimento q vc tem!!! mano, agora, na boa, grava um solo, seu, nessa BT, q vc realmente ache mto bom, eu queria mto ver um solo seu nessa, mas vc num participou!!! =/ pq vc num entro veio? tem premios legais e a vizão q vc receberia ia ser bem grande kra!


abçs

Arimoxinga
esse é bem interessante, o kra toca pacas.... mas teve horas q ele exagerou na fritação.... essa BT acho q rolava mais felling e menos fritação... mas curti o solo dele, tem tecnicas bem legais.... mas pra q ele usa aquele dedal no dedo mindinho q ele mostra no final?

abçs


Stalingrado
q isso kra... legal mas num vi nada demais nesse ae, só a pegada do kra... q me lembra bastante a do frankie ate... mas eu ainda curti mais o solo dos tres do FCC q falei... tomcykman, do frankie e do erick_guitar

abçs


post do Die Kunst der Fuge

will789
imas claro q não tenho o conhecimento q vc tem!!!

Pô, eu não uso conhecimento nenhum pra gostar ou não de um solo.

grava um solo, seu, nessa BT, q vc realmente ache mto bom

Eu também não consegui =/
Tentei um dia ae e não tive nenhuma idéia.

pq vc num entro veio?

Não tenho como gravar vídeo.
E pra estes concursos o meu perfeccionismo iria aos extremos, eu não ia aceitar gravar algo que eu não gostasse, coisa que acaba acontecendo nas Jams, já que não me importo tanto.
No entanto, a preguiça se manteria constante.

Aí é aquela equação: Perfeccionismo + preguiça = produção nula.

Abraço.


Post do FAP:

Die Kunst der Fuge
Quanto ao Danielle Gottardo's Guitar Competition, também achei os solos muito parecidos, mas não tinha muito como fugir disso. Apesar da BT ser boa, era muito repetitiva... você não imagina o quanto tive que trabalhar em cima do meu solo pra tentar tirar alguma coisa "proveitosa", e mesmo assim não ficou tão bom quanto esperava.
E esses dias eu tava pensando a mesma coisa que você falou: nas jams, eu já procuro ser bem perfeccionista, agora imagina quando for pra enviar solos pra esses concursos... :/ Aí fica difícil se motivar pra participar.

post do ghb:

will789
mas pra q ele usa aquele dedal no dedo mindinho q ele mostra no final?


P'ra fazer aqueles assobios e adicionar notas "extras". Olha um vídeo do Ron Thal utilizando e explicando sobre uma de suas utlilizações:
http://www.youtube.com/watch?v=AAnG7WD5sBk

post do tomcykman:


FAP
Die Kunst der Fuge


eu também sou perfeccionista, por isso só gravo vídeos geralmente de 1 minuto ou menos. mas deixem de preguiça!! gravem vídeos, pois com o talento de vocês, cada vídeo não feito é um desperdício!

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu curti esse aqui:



Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


celotoledo

Eu vi esse também.
É até um dos que eu estava me referindo sem citar no meu post inicial (guitarristas famosos aqui do Brasil).

Mas não gostei não, embora, inegavelmente, o cara toque muito bem.


FAP
também achei os solos muito parecidos, mas não tinha muito como fugir disso. Apesar da BT ser boa, era muito repetitiva...

Olha, embora eu não tenha conseguido pensar em nada, eu tenho certeza que tinha sim como se destacar ali naquela BT, e pelos solos que eu vi, parece que ninguém se esforçou pra isso.
É como eu disse, muita gente tocando muito bem, mas nenhum diferencial sonoro, nada atraente. O que eu achei estranho é que em outros concursos de BTs até mais toscas teve gente com diferencial.

você não imagina o quanto tive que trabalhar em cima do meu solo pra tentar tirar alguma coisa "proveitosa", e mesmo assim não ficou tão bom quanto esperava.

Como eu conheço a qualidade do seu trabalho e também tentei alguma coisa na BT, eu imagino que deva ter sido bem trabalhoso mesmo.

E esses dias eu tava pensando a mesma coisa que você falou: nas jams, eu já procuro ser bem perfeccionista, agora imagina quando for pra enviar solos pra esses concursos... :/ Aí fica difícil se motivar pra participar.


Exatamente, embora traga visibilidade para quem participa, eu não quero ter visibilidade por algo que não esteja acima dos meus padrões (e olha que eu só toco por hobby), na verdade, nem faço questão de visibilidade eheheh.


tomcykman
eu também sou perfeccionista, por isso só gravo vídeos geralmente de 1 minuto ou menos. mas deixem de preguiça!! gravem vídeos, pois com o talento de vocês, cada vídeo não feito é um desperdício!


E tu eu sei que manda muito muito bem quando quer, o teu solo da minha Jam Fury Unleashed era digno de algum prêmio se fosse um concurso. Tá na minha memória até hoje.

Ahaha Perfeccionismo é muito complicado.
Eu tô com 52 músicas (fiquei surpreso agora que fui ver quantas eram) na minha pasta de composições próprias aqui, a grande maioria travada nos 2, 3 ou 4 minutos, porque chega um ponto que eu quero uma idéia muito boa, só que nunca vem algo que eu não ache descartável ehehehe

Eu não tenho como gravar vídeo não, mas vocês não tão perdendo nada, sou muito feio, queria eu ter o sex appeal do De Ros ou do makumbator ehehehe*

*Fim do post estilo Bigtransa

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


E agora que me toquei, o De Ros não participou deste concurso, qual foi o motivo?

Diz ae, tu que é mó arroz de concurso de guitarra ehehehe/

(tô brincando hein, sem ofensas).

De Ros
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

queria eu ter o sex appeal do De Ros

Que Deus conserve os teus ouvidos, porque teus olhos já não tem solução...

Não participei porque não tive tempo mesmo. Esse ano ainda não tinha entrado em nenhum, só entrei em dois nas duas ultimas semanas.

Arroz de concurso? Melhor que ser um "mimimi sou perfeccionista", "mimimi ninguém fez nada de bom", "mimimi só eu conheço Vivaldi"....

Uhauhauhauhauha, também estou brincando, hein? Sem ofensas!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


De Ros
Que Deus conserve os teus ouvidos, porque teus olhos já não tem solução...

Gosto é gosto :)

Arroz de concurso? Melhor que ser um "mimimi sou perfeccionista"

Ahaha sem dúvida, mas não consigo =/

"mimimi ninguém fez nada de bom",

Eu tenho talento pra ser "crítico musical", vou investir na carreira, serei bastante polêmico.

Eu seria o novo Tchaikovsky da crítica musical, tava lendo esse site aqui:

http://www.tchaikovsky-research.net

Que tem as opiniões do cara sobre outros compositores... o cara era mil vezes mais chato que eu, ele falava mal até do Bach! auhauahu

Olha o cara falando do Brahms:

"He is of course a great musician and even a master, but [in his works] there is more mastery than inspiration. Lots of preparations as it were for something, lots of hints that something is going to appear very soon and enchant you, but nothing does come out of it all, except for boredom. His music is not warmed by genuine feeling; it has no poetry; what it has instead is enormous pretension to depth. However, in this depth there is nothing—it's just empty space."

Agora só falta eu ter a perícia dele pra compor.

"mimimi só eu conheço Vivaldi"....

auahuahuahuahuahuahua dessa eu ri muito :P
Só eu conheço e a música dele é só minha!
E o Malmsteen é um fajuto que só cita ele pra aparecer.

Uhauhauhauhauha, também estou brincando, hein? Sem ofensas!

Eu sei! Prevejo positivação em massa do seu post!

:P

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Vou dizer que fiquei curiosão para ver a sua versão.....

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo

Ahaha você não deve estar esperando que só por eu não ter gostado eu seja capaz de fazer uma versão ultra-foda não, né?

E eu já disse ali em cima, eu não consegui fazer nada de interessante na BT também não.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Então me desculpa véio, não me leva a mal.....mas é fácil manifestar a insatisfação com a qualidade de um trabalho que sequer somos capazes de executar....

Se você não conseguiu fazer nada interessante, porque outros participantes teriam que conseguir???

A BT era a coisa mais óbvia e repetitiva do mundo.....a notinha "boa" era a mesma para todos....

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo
mas é fácil manifestar a insatisfação com a qualidade de um trabalho que sequer somos capazes de executar....

É, é fácil.

Se você não conseguiu fazer nada interessante, porque outros participantes teriam que conseguir???

Essa questão aí só faria sentido se eu fosse, ou declarasse ser o maior compositor do mundo, o que eu tô muito, muito longe de ser.

Eu não digo que eles tinham que conseguir, o que eu achei estranho é em todos os solos que eu vi ninguém ter conseguido.
Teve competições com BTs ainda mais repetitivas e simples do que essa em que houveram destaques, eu só achei muito estranho que ninguém tenha se destacado nesta.

A BT era a coisa mais óbvia e repetitiva do mundo.....a notinha "boa" era a mesma para todos....

Como eu disse, já teve concursos com Bts ainda mais óbvias e repetitivas do que estas e que teve um ou outro destaque.

Rabbit
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Olha mano, eu vou ter que concordar com o celotoledo. Não que pra criticar tem que fazer melhor, o negócio é que você deu um passo a mais na sua crítica, você está exigindo dos outros uma coisa que nem você mesmo sabe o que é.

Sua predisposição de não gostar das coisas influencia bastante a sua opnião. Seu senso crítico está virando sua religião.

Só te digo pra tomar cuidado pra não levar isso pra todos os aspectos da sua vida e terminar deixando de usufruir os simples, repetitivos, óbvios detalhes da vida. Esses que são os mais importantes.

Abraço

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que o lance é tentar buscar um meio termo entre a autocrítica excessiva e o descompromisso. Como o Die Kunst der Fuge citou se o cara é exigente demais acaba não fazendo nada, mas por outro lado um concurso é visibilidade pro trabalho da pessoa, e ninguém quer ser lembrado como o cara que fez aquele solo "de qualquer jeito" (muito embora nada impeça o cara de improvisar em cima da bt e mandar muito bem).

Eu lembro que a uns meses atrás nós (minha banda) ficavamos nos enrolando pra afzer shows por achar que sempre tinh algo pra melhorar e acabavamos perdendo várias oportunidades devido ao perfeccionismo (e isso que nem somos muito bons). Nos últimos meses acabou sendo o contrário fizemos apresentações em teatro sem ensaio e sem baixo, aceitavamos qualquer parada sem ainda ter noção de repertório pra tocar, etc, o que acaba comprometendo um pouco a qualidade (por sorte não foi nada desastroso).

Quanto a essa competição admito que não estou acompanhando, mas do pouco que assisti vi muita gente boa, inclusive aqui do forum.

Abraço!

axleWs
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Você está totalmente em seu direito de pensar isso. Não estou acompanhando o concurso, porém é uma opinião sua e assim deve ser respeitada. Fato é que, acredito ter sido desnecessário criar o tópico, afinal, mais polemizou que esclareceu.

Outro fato é: não tem nenhuma regra dos concursos que obrigue os candidatos a serem brilhantes. São "candidatos".

Outro fato é: quem é Vivaldi? :P

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


axleWs

Com certeza!! Nosso amigo Die Kunst der Fuge tem a opinião dele que deve, e foi respeitada por mim e pelos outros colegas do forum que comentaram.

Apenas demos nossa opinião também....rs

Ibanez1
Veterano
# jul/11
· votar


Talvez o que faltou nesse concurso foi alguém que não quisesse tocar como o Gottardo.
Muita fritação e two hands a 1.000 bpm.

engtmir
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Acho o vídeo desse carinha aí (que somente por acaso virou meu professor :P) bem legal. Não tenho certeza se foi assim tão diferente, mas ele acabou utilizando algumas técnicas legais no seu solo!


outro que acho genial é esse:



Bem diferente da grande maioria dos participantes (que eu vi ao menos) e tem uma pegada legal. Gostei muito desses dois solos...

Abraços

Gabriel Landim
Veterano
# jul/11
· votar


Boa parte desses concursos tem uma BT super manjada, harmonia muito óbvia... como já falaram ali em cima!

Uma coisa que pode ser também, é que teus ouvidos estejam saturados desse tipo de música, instrumental de guitarrista pra mim tem hora que torra o saco.

O cérebro humano é ávido por novidades, quando isso acontece comigo eu tento variar os estilos de música que estou ouvindo, dou aquela formatada no mp3 player e começo tudo denovo...

locaosks
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Maluko, na boa, eu sinto que vc é músico que atingiu um outro estágio! esse teu ouvido tá seletivo demais hein!
Não sei se é pq já não suporta mais ouvir as coisas atuais ou se é com relação à guitarra mesmo... inclusive acho que a segunda opção é a mais cabível: lembro que eu havia criado um tópico perguntando o que a galera tava ouvindo e vc disse que não suportava ouvir mais guitarra! rs - e isso já tem 1 ano praticamente...

Enfim, se eu fosse vc investia logo na carreira de crítico, ou mudava de instrumento.... pelo menos temporariamente....


Eu não tenho como gravar vídeo não, mas vocês não tão perdendo nada, sou muito feio, queria eu ter o sex appeal do De Ros ou do makumbator ehehehe*

Cara é nada a ver o que eu vo falar: mas eu sempre te imaginei como Buckthead... rsrsr - tenta algo nesse estilo e grava uns videos ae! o/

AbçOo!

De Ros
Veterano
# jul/11 · Editado por: De Ros
· votar


edit

Bigtransa
Veterano
# jul/11
· votar


Acho que a crítica se refere mais à linguagem do instrumento em geral nos dias de hoje do que ao trabalho de alguém em especial. Também tenho a sensação de que tá todo mundo fazendo a mesma coisa e ultimamente (salvo algumas felizes exceções) não tenho tido muito saco pra trabalhos de guitarra instrumental... Gostei de vários dos solos postados e pode ser que por se tratar de um concurso o pessoal tenha se preocupado mais em "mostrar serviço", o que acaba contribuindo para que fique tudo mais homogêneo... Enfim, não concordo totalmente mas entendi o que o Die Kunst der Fuge quis dizer.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Bigtransa
Enfim, não concordo totalmente mas entendi o que o Die Kunst der Fuge quis dizer.

E ainda entendeu que o tópico era sobre o concurso e não sobre mim!

Queria ter essa sua diplomacia, tirando pelo fato de eu não ter gostado de vários solos, você falou tudo que eu queria dizer.

Edit: depois respondo os outros, é que esse era mais fácil.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Cara, no meu ponto de vista essa é uma discussão um pouco mais complexa mesmo....

É verdade o que disse quanto ao fato de estar todo mundo fazendo a mesma coisa. Pareque que um solo tem que ter arpejo em sweep, frase rápida de palhetada alternada e tapping para ser bom.

A informação está muito faz fácil. Quem tem 30 minutos para tocar por dia, em pouco meses domina a técnica e passa a repetir os mesmo licks e estrutura.

Acho que quando a coisa chega nesse ponto, quem soar um pouco diferente se destaca mesmo.

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


O Ardanuy deu uma entrevista recentemente falando sobre a homogeneidade dos guitarristas atuais, todos com pegadas muito parecidas e tal, acho que isso acontece muito no instrumental mesmo e essas BTs melosas.

Eu ia gravar algo pra esse concurso mas desisti , pois achei a BT chata pra burro. Eu pensei em gravar algo para essa BT meio que alterando a propria estrutura dela, ehe, vai ser tao diferente que acho que a maioria vai odiar, ou gostar , quem sabe

Edit: o primeiro video desse tópico é o mais foda sem duvida, o cara conseguiu dobrar a BT legal , criando um tema em cima dela e disfarçando a chatisse original e com uma técnica absurda.

Die Kunst der Fuge

Acho que você tá esperando surgir um novo 'bach' ou 'beethoven' da vida, alguem revolucionário que mude o conceito musical que entendemos hoje, aplicando novas teorias, com passagens, intervalos musicais , contrapontos e harmonias nunca antes vistas e tal, cara esquece que isso não vai acontecer de novo, são 2 ou 3 vezes na história da musica e olhe lá , e se acontecer não vai ser na nossa curta e breve vida.

Rabbit
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu acredito que todos entenderam o que você falou, eu pelo menos entedi. Mas você não abriu o tópico pra falar sobre o concurso e sim pra falar o que você achou do concurso. E é isso que estamos discutindo.

Se for pra discutir esse lance de falta de inovação então não vai ser uma coisa específica a esse concurso, e sim pra música em geral.

Eu sinceramente já me enchi o saco com esse papo de inovação. Inovação orgânica é boa, mas não é necessária pra se curtir música. Tudo está no ouvido de quem ouve.

Veja música como sexo, não ha o que inovar no sexo. Um cacete, um buraquinho, entre e sai e pronto. Nem por isso deixa de ser uma coisa fantástica.

Frankie
Veterano
# jul/11 · Editado por: Frankie
· votar


Qualquer semelhança minha com o Guty não é mera coincidência. Inclusive, foi eu que passei o concurso pra ele (:

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Rabbit

Veja música como sexo, não ha o que inovar no sexo. Um cacete, um buraquinho, entre e sai e pronto. Nem por isso deixa de ser uma coisa fantástica.


Eu rí muito disso!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11
· votar


Rabbit
Mas você não abriu o tópico pra falar sobre o concurso e sim pra falar o que você achou do concurso.

Na verdade eu abri pra falar do Concurso e ai postei o que eu achei do concurso.
Aí tá todo mundo falando sobre o que eu achei do concurso, e poucos falaram sobre o concurso ehehehehe

Se for pra discutir esse lance de falta de inovação então não vai ser uma coisa específica a esse concurso, e sim pra música em geral.

Eu não acho que a questão seja simplesmente de inovação, na verdade a inovação nem seria necessária.

Veja música como sexo, não ha o que inovar no sexo. Um cacete, um buraquinho, entre e sai e pronto. Nem por isso deixa de ser uma coisa fantástica.

asuhasuhasuashuashusahuahuashaus
Excelente, Bigtransa, devolve a senha do Rabbit.

Drive30
Acho que você tá esperando surgir um novo 'bach' ou 'beethoven' da vida, alguem revolucionário que mude o conceito musical que entendemos hoje, aplicando novas teorias, com passagens, intervalos musicais , contrapontos e harmonias nunca antes vistas e tal, cara esquece que isso não vai acontecer de novo, são 2 ou 3 vezes na história da musica e olhe lá , e se acontecer não vai ser na nossa curta e breve vida.

Já aconteceu umas 3 ou 4 vezes, mas eu não gostei nem um pouco do rumo que tomou (falando de música erudita contemporânea).

Mas olha, eu acho que nem precisa aplicar algo totalmente novo, tem muita coisa antiga que ainda não foi aplicado na guitarra, algumas destas coisas você mesmo citou (tirando no Jazz).

Veja, por exemplo, o CD do De Ros mesmo, o peças de bravura. Ele uniu várias coisas velhas em um lugar só e aí saiu uma coisa nova, bem diferente do que os outros guitarristas fizeram/fazem.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Achei aqui um exemplo, um contest numa competição com a BT bem boçal, o cara fez uma coisa que eu achei bem original e interessante:




Arimoxinga
Veterano
# jul/11
· votar


Die Kunst der Fuge


caramba cara boa ideia o tópico vou marcar aqui para ler depois! não tava respondendo no outro tópico para evitar poluir o tópico!


Peace!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Daniele Gottardo's Guitar Competition - Tópico de discussão Geral