Ajuda , hammer on / tapping - Sea of Lies (Symphony X)

    Autor Mensagem
    Drive30
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Drive30


    Então pessoal,

    O solo dessa música gosto bastante, e perguntei: porque não tirar?, pois bem, consigo tocar o solo todo, porem me deparei com uma dificuldade.

    Na parte rápida do tapping , a nota na 12 da mizinha , que é feita com hammer on com o indicador, sai um pouco baixa, não dando aquela sensação de continuidade no solo , deixando ele meio feio quando executado, ou quando consigo executar saindo numa altura legal o esforço é tal só nessa parte que acaba saindo um pouco do tempo nas outras notas, eu particularmente tenho um pouco de dificuldade com hammer-on com o indicador.

    segue imagem abaixo ilustrando (circulei a tal nota para ficar mais facil saber o que estou falando)

    http://www.4shared.com/photo/IzwBYmUc/Sea_Of_Lies_-_Tapping_2.html

    O meu problema é que se sai limpa a nota anterior (16 - na corda B em tapping) a da 12 na E nao sai, e vice - versa

    Sei que a maioria vai dizer , treine com metronomo e treine e tal,
    eu tenho alguma dificuldade em passagem que tenha um tapping e logo em seguida hammer on na corda de baixo,(a de cima sai mais facil), ainda mais com indicador. Alguem tem algum exercicio legal para isso? alguma dica de como se sair melhor nessa passagem?

    Valeu galera, quando tiver legal posto o solo aqui pra vocês.

    Edit: Querer ser virtuoso é foda, quando você acha que seu sweep ta legal, seu tapping ficou uma bosta, e vice e versa, e da-lhe mais horas de treino.

    Gabriel Landim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drive30
    Esse solo é extremamente complicado de se tirar, tenta ficar tocando ligados só com a mão direita (não precisa fazer tapping) por várias horas pra ganhar força nos hammer-ons de indicador.

    Mas tem que ver que pode ser uma questão de timbre também, usa o pickup do braço e tenta achar um som bem gordo, o Romeo usa (ou usava pelo menos) EMGs ativos de saída alta. O timbre não precisa nem ter tanta distorção (já que ele abaixa o pot de volume na hora dos solos), basta uma boa compressão e um bom volume.

    Drive30
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Drive30
    · votar


    Gabriel Landim

    Ligados com a mao direita? voce quis dizer , esquerda?

    Pois é , sei que não é facil. Eu toco limpo até uns 130 bpm , só que o original é a 158bpm , o que sei que ja ajudou um pouco é a correta postura da mao esquerda , tem que estar bem reta em relacao ao braco, tenho vicio de deixar um pouco arqueada , ai da um pouco mais de força no indicador .

    Edit: Quanto a timbre, sera que tem a ver? nunca parei para pensar nisso, sera que a mizinha minha ta com menos ganho? pode ser altura do captador talvez , sera? bom ponto, isso ai nao me passou pela cabeça, mas nao me preocupa ainda, hehe eu sempre fui obcecado pela execucao mesmo

    Gabriel Landim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drive30
    voce quis dizer , esquerda?

    Isso mesmo, viajei.
    O lance do timbre influencia muito mesmo, a mizinha naturalmente tem menos volume porque tem menos massa...
    Eu costumo deixar um pouco mais alto o captador na altura das primeiras cordas. Mas sei lá pode ser isso como pode não ser também, são milhares de fatores que influenciam.

    Pelo que eu já ouvi de gravação tua aqui no fórum, creio que seja algo no timbre da tua pedaleira/plugin também.

    Drive30
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Drive30
    · votar


    Gabriel Landim

    Cara não fala que eu uso pedaleira . odeio pedaleira, hehe. Só uso VST / plugin pela relacao praticidade/beneficio ,se tivesse $$ e tempo gravava tudo microfonado em um estudio montado em casa hehe. Sou old school, odeio mexer em botao, quanto menos melhor. Saca minhas gravações no Marshall JMP que postei aqui, só guita e valvulado, sem nada mais assim que gosto. hehe.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drive30

    Cara, eu sempre tive este mesmo problema e percebi claramente cerca de um ano atrás quando começei a tentar estudar guitarra de maneira mais sistemática e focada.

    De lá para cá me dei conta que este problema (que no meu tocar fica muito evidente pois toco com som essencialmente limpo e muitas vezes sem nem ligar a guitarra (só treinem assim se não tiverem outra possibilidade!).

    Tenho notado que o problema está no desbalanço que existe entre a "pegada" (força e precisão) do dedo indicador da mão da escala em relação aos demais e relaciono isso a alguns fatores:
    - Quando "atacamos" uma nota com o indicador não temos o apoio dos outros dedos sobre a escala, garantindo força e estabilidade extras.
    - Não temos o hábito de atacar notas com o indicador sem palhetar a nota. Mesmo quando fazemos uma frase abusando de ligados a cada nova corda que aterrisamos temos a tendencia de palhetar. Isso faz com que não tenhamos a força e a "manha" necessárias para uma execução perfeita com o indicador. Tendemos a não praticar para que a nota soe homogenea com as demais pois a palhetada "mascara" essa necessidade.

    Minha sugestão é que você treine ligados sem palhetar prestando atenção especial ao indicador. Tente resistir a tendência de somente posicionar ele sobre a casa em questão e sim com que ele faça um pequeno hammer-on. Pode começar com exercício de corda solta tipo esse tosco que eu gravei (execute sem palhetar): http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/253229/

    Outra coisa que tem me ajudado nesse sentido é treinar bem a independência dos dedos, pra garantir que quando o indicador tenha que atacar uma nota, que os outros dedos não estejam "travando" a sua movimentação (que ainda estejam pressionando a escala).

    Aqui mais do que nunca é importante começar bem lento e valorizar que a execução esteja limpa e fluída, garantindo a homogeniedade no volume.

    Fora isso tem as questões de captação e timbragem que certamente auxiliam (assim como regulagem da guita, ação e calibre das cordas, etc.).

    Como eu mencionei não sou um bom exemplo de técnica refinada, mas estes pontos tem me ajudado a melhorar, dentro dos ultimamente raros momentos que tenho dedicado ao estudo de técnica.

    Drive30
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pepe Le P

    excelente post, é isso mesmo. O duro é que esses exercicios normalmente eu fazia la atras quando estava aprendendo , acaba passando o tempo, voce deixa de praticar, parte para outras técnicas e quando precisa voce ve que fazem falta o tempo todo.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drive30
    Infelizmente a minha ficha começou a cair a pouco menos de um ano atrás, numa época onde o estudo da técnica tem que dividir tempo com mulher, estudos e trabalho (e a guitarra geralmente acaba perdendo).

    Um livro que baixei e que tem me dado dicas boas é o Speed Mechanics for Lead Guitar do Troy Stetina. Tem vários exercícios interessantes e o mais legal é que ele da muitas dicas de o que focar no treino de cada exercício, ou seja, da dicas não só do que treinar, mas de como treinar. É um livro onde as informações importantes estão contidas não só nas tabs mas principalmente nos pequenos textos que ele escreve.

    Caso tu ainda não conheças acho que vale a pena dar uma olhada.

    Doggy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Então, eu mesmo gravei isso esses dias e postei aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260849/

    O que eu fiz pra ele ficar assim meia boca, do modo que ficou, eu comecei a tirar e percebi que os hammer-ons/pull-offs saiam mais definidos proporcionalmente a velocidade que eu tocava...

    O que eu fiz? Tentei tocar o mais rápido possível e fui diminuindo (inclusive tem um guitarrista renomado, que eu não me recordo o nome, que indica tirar músicas assim).

    No vídeo não tá mto bom, mas acho que é uma dica válida, rs.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Doggy
    O que eu fiz? Tentei tocar o mais rápido possível e fui diminuindo (inclusive tem um guitarrista renomado, que eu não me recordo o nome, que indica tirar músicas assim).

    Já vi o Shawn Lane fmencionar algo parecido com isso... Acho que isso é pra quem tem uma velocidade de processamento cerebral muito alta :P

    Eu acho que o inverso (começar devagar e ir aumentando) funciona melhor pra maioria das pessoas...

    Doggy
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pepe Le P
    Shawn Lane, isso! rs

    Acho que isso é pra quem tem uma velocidade de processamento cerebral muito alta :P

    Concordo, rs, mas nesse caso, pra mim ficou mais fácil, quem sabe pra ele também fique...

    Drive30
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Doggy

    Cara conheco esse metodo do shawn lane, por coincidencia ja mencionei aqui e inclusive eu fazia muito isso, me ajudou bastante na palhetada alternada, ele comenta que depois de tocar super rapido ele vai limpando , para a palhetada alternada pra mim funcionou porque com o tempo voce sente automaticamente a mao direita aonde tem que ir na palheta passando pelas cordas para nao embolar, mas no caso dos tapping e hammer on / pull offs na mao esquerda nao funciona tanto assim nao, o que ta ruim rapido continua saindo ruim, funcionou pra mim a postura e ajuda do metronomo mas devagar.

    Vi o seu video, e é exatamente o que to falando, a parte do tapping ta bem irreconhecivel em relacao ao original, nem todas as notas tao saindo e perde-se no tempo tambem, parecido com o meu caso , uma dica que eu tentei aqui e ajudou é usar um abafador perto do nut , com isso ajuda bastante, pelo menos nao soam notas indesejadas, tenta isso. Meu ja ta saindo bem melhor quando tiver bom eu posto aqui.

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drive30
    Doggy

    Esse lance de ir pra um andamento bem mais rapido do que conseguimos realmente faz efeito, mas aprendi isso com o petrucci ehhehe, na video aula dele ele comenta sobre isso. Funciona mesmo quando você mescla um andamento bem rapido, impossivel para a sua tecnica atual, aí volta pra um bem lento, depois aumenta um pouco gradativamente, e repete tudo de novo hhehe, é bem eficaz. Quanto a esse solo, é um puta solo, que eu não me arrisco a tentar tirar, simplesmente por que é impossivel pra mim nesse momento eheh, boa sorte a vocês! hehehe t+ galera^^

    FAP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Drive30
    eu tenho alguma dificuldade em passagem que tenha um tapping e logo em seguida hammer on na corda de baixo,(a de cima sai mais facil), ainda mais com indicador. Alguem tem algum exercicio legal para isso? alguma dica de como se sair melhor nessa passagem?

    Embora eu ainda não tenha tirado esse solo perfeitamente, já tentei tocar a parte do "string skipping tapped arpeggio", como diz o Michael Romeo. Vou te falar que, além da (óbvia) técnica, os outros fatores que vão te ajudar a manter o volume uniforme das notas são timbre e regulagem. Tente usar um compressor com alto ganho pra ver se não vai sair mais alto hehehe

    Doggy
    O que eu fiz? Tentei tocar o mais rápido possível e fui diminuindo (inclusive tem um guitarrista renomado, que eu não me recordo o nome, que indica tirar músicas assim).

    Um deles é John Petrucci, que cita isso em seu DVD Rock Discipline. Entretanto, nesse caso, há uma técnica a ser desenvolvida, além da coordenação dos dedos que deve ser assimilada. Nesse solo especificamente, eu obtive bons resultados iniciando lento e depois partindo pra rápido.

    Drive30
    Edit: Querer ser virtuoso é foda, quando você acha que seu sweep ta legal, seu tapping ficou uma bosta, e vice e versa, e da-lhe mais horas de treino.

    É cara, realmente é triste uhahuauh Mas nada que uns 10 anos de prática não resolvam! hehehe

    Pepe Le P
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O que o Petrucci fala é algo que realmente (para mim ao menos) faz diferença.

    No caso não é simplesmente sair detonando a 200bpm e depois tentar diminuir, mas começar praticando com aumento gradual do metronomo (a maneira "clássica") e, em determinado momento, quando parece que a coisa ta difícil de ir pra frente (considerando uma execução perfeita), aumenta a velocidade e se vira pra tocar da melhor maneira possível (que certamente não vai ficar nem próximo de "bom"). Depois volta pra velocidade anterior e, em vários casos, vai parecer mais tranquilo de tocar!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Drive30

    Lembro até que eu comentei quando você postou aqui, correto?

    Rapaz não tem mistério mesmo, é força no dedo para você "martelar" a nota para sair nítida para você dar uma constante no fraseado. Se não me engano são arpejos correto?

    Eu depois de ouvir pela primeira vez em 1997 comecei a copiar hehehe e sempre mando em meus solos. Curto bastante esta vibe, inclusive uma frase difícil de se executar (vide videos no youtube) é da música Fives do Govan. Fiz até um cover dela que a galera curtiu a execução do lick.



    Drive30
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Drive30
    · votar


    É cara, realmente é triste uhahuauh Mas nada que uns 10 anos de prática não resolvam! hehehe

    Pois é , se eu nao tivesse parado ha uns anos ai, ja tava com mais de 10 anos de pratica constante, mas to chegando la. hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda , hammer on / tapping - Sea of Lies (Symphony X)