Porque a maioria das guitarras com floyd são de BassWood ?

Autor Mensagem
Rodrix Guitar
Veterano
# jun/11


Olá galera, estou pensando en trocar minha guitarra que é feita em BassWood, não gosto do som dela, tem um som muito grave, falta médios e agudos, no som puro da guitarra, sei que os captadores influencia muito no som, mas essas caracteristicas são tbm da madeira, como curto muito o som das FENDER pesquisei a madeira dela, que é o ASH ou ALDER, então queria uma guitarra com essas madeirasou o CEDRO que tbm me agrada muito, mas tbm queria uma guitarra com floyd rose, (é o meu sonho kkkkk), mas não consigo achar guitarras com floyd e com essas madeiras, sei sim que existe, mas é muito dificil, acho legal as IBANEZ mas ela mesmo é tudo em basswood, até as signature como por exemplo a do JOE SATRIANE, e o basswood é uma madeira que so vejo em intrumentos baratos, outro motivo que eu não quero mais essa madeira, agora minha pergunta porque as guitarras com floyd, tanto Jackson, IBANEZ, TAGIMA(premium)são em basswood ? porque ???? sendo que é uma madeirade baixo custo, madeira barata ?

jonas.hetfield
Veterano
# jun/11
· votar


Cara pesquisa direito, existem algumas Jackson,Washburn,Fender e etc. com floyd e madeiras diferentes do basswood.A maioria é em basswood porque geralmente quem procura uma guitarra com floyd, procura essa timbragem moderna ( a lá steve vai e satriani ), e nesse caso o basswood cai muito bem.

E nada a ver essa história de só ser vista em instrumentos baratos..
Ou por acaso você acha a js1200 ou a jem7wh baratas? rs

Muito provavelmente não é o tipo de madeira que está fazendo você não gostar do som de sua guitarra...Existe muita coisa que influencia mais... Como equalização, amplificador, pedais e até seu jeito de tocar.
O principal é que seja uma guitarra de qualidade e que você saiba regular seus equipamentos..

abraço

davidsatri85
Veterano
# jun/11
· votar


Já experimentou pesquisar sobre a cort viva II?
A Koreana tem o corpo e o braço feita em maple. Tem um timbre mais puxado p agudo e tambem vc tem a opção de defasar os captadores humbucker deixando com som de single utilizando apenas uma bobina. e claro a floyd rose.
Estou falando da Koreana, a cort viva II indonesia é feita com soft maple e a ponte já não segura a afinação como a koreana.
Muitos acham q as duas são a mesma coisa. mas eu não pq ja pesquisei e testei as duas.

daniel_guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrix Guitar
que é o ASH ou ALDER, então queria uma guitarra com essas madeirasou o CEDRO que tbm me agrada muito

algumas samick´s antigas, as tagimas signatures, squier ou fender com floyd roses...

TeXuGo TuNeLoSo
Veterano
# jun/11
· votar


Não adianta ficar generalizando madeiras falando q "basswood é ruim, madeira de guitarras de baixo custo, madeira barata". Uma peça de basswood, assim como uma de mogno, alder, ou qqlr outra madeira para instrumentos q vc quiser citar, pode ser ótima ou péssima, a depender da seleção, preparo, secagem, e tratamento q obtiver. Ou você realmente acha q o basswood de uma JEM é igual ao basswood duma Memphis?

E concordo com o jonas.hetfield, garanto q seu problema com timbre seja menos de 10% relacionado à madeira da sua guitarra. Tem um zilhão de fatores mais importantes que você deveria checar e estudar primeiro antes de se preocupar com isso.

[]´s

Alan_Domingues
Veterano
# jun/11
· votar


Rapaz tenho uma Ibanez RG 350 GX japonesa em ASH maravilhosa. Confesso que tenho outras em Basswood e o pessoal da minha banda ficam "meio a meio" porque o baixista curte a em ASH, já o tecladista curte as de Basswood. Muito doido né?

Cada madeira tem a sua característica. Seria legal você ter as duas.

Abraços.

erikinhoafram
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrix Guitar
Tagima ja2,tem floyd,é bonita,conhecida e é em alder

erikinhoafram
Veterano
# jun/11
· votar


Porque a maioria das guitarras com floyd são de BassWood ?
axo que é pq o custo da floyd é bem caro,ai investem em um lado(floyd) e tiram do outro(madeira)xD

Doggy
Veterano
# jun/11
· votar


Minha Jackson é de Alder, não Basswood, assim como a maioria das Jacksons de hoje.

jonas.hetfield
Veterano
# jun/11
· votar


erikinhoafram
axo que é pq o custo da floyd é bem caro,ai investem em um lado(floyd) e tiram do outro(madeira)xD
Se foi uma piada , foi muito sem graça,
Se foi uma afirmação, está errada.

Espero que tenha sido uma piada rs

Se o cara não frequentasse o fórum nem ia ficar nessa nóia de madeira... Pelo amor de Deus..
Testa a guitarra que quer comprar, se o timbre te agradar e for o que procura, compra!Independente do que dizem a respeito de tal madeira e etc.

60% ou mais dos "expert's" em timbre e luthieria que existem aqi no fórum, são apenas 'papagaios' que saem por ai reproduzindo lendas sobre coisas que nunca testaram ou comprovaram.

MMJr
Veterano
# jun/11
· votar


e o basswood é uma madeira que so vejo em intrumentos baratos, outro motivo que eu não quero mais essa madeira, agora minha pergunta porque as guitarras com floyd, tanto Jackson, IBANEZ, TAGIMA(premium)são em basswood ? porque ???? sendo que é uma madeirade baixo custo, madeira barata ?

Rodrix Guitar

Acho que a resposta esta ai....

Guitarra de baixo preco utiliza madeiras de baixo preco......

Procure por guitarras Top de linhas e voce vai encontrar a madeira que desejar...
No final tudo e uma questao de dinheiro....

Valeu..

jonas.hetfield
Veterano
# jun/11
· votar


MMJr
Guitarra de baixo preco utiliza madeiras de baixo preco......

Acho que seria melhor a frase:

Guitarra de baixo preço utiliza madeiras de qualidade inferior.....

MMJr
Veterano
# jun/11
· votar


jonas.hetfield

Certo...

Mas ao meu ver basswood nao e madeira de qualidade inferior...e sim apenas mais barata...

Valeu...

condor guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Uma coisa eu Digo Tagima Ja1

jonas.hetfield
Veterano
# jun/11
· votar


MMJr
Ah sim, concordo...

É que tudo depende do gosto do freguês né!
A Music Man Steve morse por exemplo é feita de poplar.

O problema aqui é que o pessoal fica nessa neura de : ponte com bloco menor é ruim, strato com piscinão é ruim, les paul leve e é ruim, basswood é ruim...

Isso que eu acho idiotice! rs
mas chega de desvirtuar.

abs

tisth
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrix Guitar
cara ash e alder GERALMENTE sao usadas em stratos, dando aquele som caracteristico e "estalado" (nao eh regra, a exemplo do que o Alan_Domingues disse, ele tem uma ibanez em ash)...

basswood se nao me engano eh usado em guitarras utilizadas em estilos que exigem um pouco mais de ganho...

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


Rodrix Guitar

Eu entendo esse talvez preconceito para com o coitado do basswood. Todo mundo tem, tenho amigo que toca guitarra e fala, quero minha guitarra de alder, ash, cedro... basswood é uma merda!
Nem ele mesmo sabe ouvir uma guitarra e falar se ela é feita de ash, basswood ou cimento.
Basswood é bom e timbra muito bem!

O que acontece é que o preço das madeiras não são determinados pelas madeireiras por suas carcterísticas sonoras e sim pela sua disposição no mercado, rigidez e durabilidade. O mogno custa o que custa porque se alguém for pego cortando uma árvore de mogno vai preso, é proibido o corte aqui no Brasil. O jacarandá brasileiro já ouvi luthieres falando que tá difícil também, e madeiras importadas se não forem baratas lá fora imagina quanto vai ficar para uma peça dessa chegar aqui no país que é líder em preços altos em tudo? A nossa sorte é que nós não dependemos de ninguém em questão de madeira pois estamos muito bem servidos com madeiras que não devem para nenhuma do mundo na minha opinião.

O basswood é barato porque é abundante no momento, e mesmo exportando pra cá ainda fica acessível pelo fato de ser muito barato lá fora, e não é porque ele é abundante e barato que ele é ruim, o dia que proibirem o corte do basswood e as empresas de primeira começarem a fazer seus instrumentos mais selecionados e mais caros de basswood como nos tempos de hoje existe a gibson e o mogno (que antigamente comprava-se a preço de pinga) provavelmente o discurso das pessoas deste fórum e de todos os músicos que criam preconceito em função de grife e preços vai mudar e todo mundo vai falar. "Eu quero minha guitarra de basswood porque o aghatis é uma merda"

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


basswood se nao me engano eh usado em guitarras utilizadas em estilos que exigem um pouco mais de ganho...

Eu não sei se é certo o que vou falar.

Mas acredito que o basswood é usada em guitarras de custo menor. Há guitarras assinaturas caríssimas de basswood no mercado mas são muito poucas, grande parte delas são nos modelos mais baratos que não é porque são baratos que são ruins, são apenas mais baratos.

condor guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Drinho

Modelos mais baratos? ai ai se nao me engano a Ibanez Premium que são de Basswood e não baratas nao

Bolívar
Veterano
# jun/11
· votar


Basswood é leve, se vai encher a guitarra de ganho e feitos tipo chorus, pitchshifters, sustainers, etc, passa a ser interessante um instrumento mais confortavel a ser pendurado nas costas.

O que define a guitarra ser boa ou ruim nao é a madeira utilizada, é COMO os blocos de madeira foram selecionados e trabalhados.

A diferença de uma guitarra de mogno pra outra de basswood não é uma diferença de melhor para pior.

É apenas uma diferença tipo cachaça para rum, pepsi para coca-cola, loiras para morenas, negras para asiaticas, e etc.

pepomello
Veterano
# jun/11
· votar


Tem fender de alder com floyd rose, ta um 3000 e pouco.

Doggy
Veterano
# jun/11 · Editado por: Doggy
· votar


É apenas uma diferença tipo cachaça para rum, pepsi para coca-cola, loiras para morenas, negras, e etc.

http://filezin.hd1.com.br/imagens/japonegas.jpg

Será? rs...

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


condor guitar
justamente como eu disse não é regra e tem guitarras caras de basswood tbm

Binohendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: Binohendrix
· votar


Sinceramente...estou cada dia mais decepcionado como o conteúdo deste fórum. É um monte de gente falando o que não sabe, mitos sendo criados semanalmente, idolatria a músicos que eu considero ridículos, um consumismo desenfreado, onde é mais importante ter um equipo caro do que saber tocar. Parece que ue as pessoas querem ter as coisas pra pendurar na parede e mostrar pros outros. Tocar que é bom, NADA!!!
Basswood, lixowood, ash, palito de dente, ....Que paranóia é essa? Tem gente aqui que fica nervoso se vc falar que tal marca é boa , ou o contrário. Tem gente que se importa mais em saber quanto que o cara gastou em equipamentos do que saber qunats músicas ele sabe tocar bem. É só ver os tópicos onde as pessoas postam suas músicas/covers. São poucos posts e a maioria é criticando, falando mal do timbre, do instrumento, reclamando de bends, etc..Agora, se o cara abre um tópico do tipo: basswood ou blá blá bla´? Fender MIM ou MIA? Cort ou Ibanez? Qual é melhor?
Cambada de gente sem opinião própria, sem personalidade. Isso aqui tá virando um reduto de papagaio consumista.

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Vou criar um metal a la RATM

ASH, ALDER, MOGNO E CEDRO
PODE SER QUALQUER UMA, BASSWOOD É O QUE EU NÃO QUERO
ISSO É O QUE DIZEM GUITARRISTAS ALIENADOS
QUE LIGAM MAIS PRA MARCENARIA DO QUE O QUE SERA TOCADO
ENTÃO PARA DE LIGAR PRA COISAS SEM SENTIDO
E FAZ UM METAL COM GUITARRA DE PALITO!!!

Eu gostei. Criei em um minuto agora heheheh

felipelfln
Veterano
# jun/11 · Editado por: felipelfln
· votar


edit

igor zaidan
Veterano
# jun/11
· votar


acho que já falaram tudo em relação a madeira..
tudo depende da proposta de quem toca!
agr um grande problema é que a galera aqui do forum mts vezes não percebe quando alguém está generalizando..

Rodrix Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Só para deixar claro nenhum momento a qui disse que Basswood era ruim, só disse que a minha guitarra é em basswood e não gosto do timbre dela, e que encontro essa madeira mais abundante nas guitarra mais baratas, falei alguma mentira ???? dai veio a minha dúvida porque as guitarras com floyd disse na maioria não disse todas, é em basswood, gostaria de saber o porque, a madeira é melhor para esse tipo de ponte e tal, entre outras coisas, ja ouvi tbm dizer que como as ponte floyd tem pouco contato com a madeira (apenas dois parafusos) o timbre da madeira é pouco captador importanto menos a madeira usada, então as fábricas opta pelo basswood por ser leve e barato.

Para a galera que respondeu na humildade, valeu pessoal agradeço muito, nós que moramos em cidades pequenas, não temos loja próxima para fazer os testes, nem grandes conservatórios para estudarmos, temos que nos virar com o que tem, com os forum e tudo mais, se não tocamos bem, talvez seja pela falta de oportunidade, ou grana mesmo, tiferente de neguinho que o pai ganha 15.000, paga conservatorio, o cara compra uma Gibson e o Marshall JCM800 sem saber se é bom ou não, simplesmente pq vê na TV ou porque é caro, e depois que aprende se o seu intrumento é bom ou não, tbm nem precisa, o preço dita as regras né ????

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/11 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Rodrix Guitar

O basswood é barato porque é muito abundante, especialmente na ásia. É por isso que a maioria das guitarras asiáticas são feitas de basswood.

Entretanto, o basswood está presente em guitarras caras também. As famosas JEM do Steve Vai são feitas com basswood ou alder. Aliás dos cinco modelos de JEM do Steve Vai, quatro são de basswood e uma é de alder.

O Joe Satriani também tem uma signature de basswood, se eu não me engano.

O motivo do basswood estar presente nessas guitarras mais caras é porque ela possui características bem interessantes:

É super leve; Aceita muito bem a pintura; e Possui uma característica sonora nas frequências médias que produz uma excelente definição nas notas (que é uma das coisas mais importantes para um guitarrista shredder/virtuoso).

Acho que é isso.

[]'s

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/11
· votar


Não entendi a relação da madeira com a ponte... Já vi várias guitarras de alder, ash e dos custom shop, de cedro com floyd. Tenho uma Ibanez de mogno com ponte ZR, que é uma especie de Floyd melhorada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque a maioria das guitarras com floyd são de BassWood ?