>>>Comentando Jams! Vanha filosofar ou deixr seus pitacos!<<<

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# jun/11


Estou afastado das jams, mas fiquei curioso com o resultado de uma jam promovida pelo colega FAP, pois esperava grandes solos e uma mixagem bastante cuidadosa (O FAP me parece um cara meio perfeccionista) e foi o que eu percebi, muita gente mandando bem pacas e uma mixagem de alto nível.

Mas o que me chamou mais atenção foi uma discussão interessante que está rolando sobre os comentários dos solos que, na minha opinião merece um tópico específico e me motivou a criar este.

Eu nunca deixei de comentar uma jam que participei, e sempre procurei, dentro das minhas limitações, comentar pontos que pudessem ser benéficos para o autor(A) do solo, seja na forma de críticas construtivas ou seja na forma de incentivos e elogios, mas tentando não me limitar a duas ou três palavras.

É certo que a maioria de nós não tem tempo para comentar detalhadamente solo por solo de uma jam com 20 participantes, e muitas vezes nos vemos obrigados a escrever algo do tipo: "Toca muito! Sem mais..." ou "tocou fora do tom, timbre ruim...", mas muitas vezes sobra aquele tempinho extra pra fazer um comentário mais elaborado e é aí que muitas vezes se tem a oportunidade de realmente falar duas ou três frases que serão extremamente produtivas pra figura.

Com certeza as críticas são um dos pontos mais importantes dentre os comentários (embora incentivos representem um sinal de reconhecimento e sejam um estimulo positivo muito bem vindo). Neste ponto existem 3 pontos a serem analisados:1) O embasamento com qual a crítica é feita; 2) a forma com que ela é feita e 3) como se reage a ela quando lida.

1) Tem gente que critica simplesmente por crticar ou, acreditem, por pura inveja (muitas vezes inconsciente) ou prpotência. Tem gente que pode não fazer "boas" críticas por falta de embasamento técnico/teórico (o que não as invalida, mas altera sua serventia para a pessoa que está lendo), agora muitos comentários são realmente relevantes (feitos por gente que "manja") e representam um "olhar de fora" que muitas vezes se da conta de vícios ou pontos a serem aperfeiçoados que nos passam despercebidos. Lembrando que estas questões estão sempre permeadas pelo fator "gosto pessoal" (nem vou entrar em muitos detalhes aqui).

2) A maneira com que a crítica e sugestão é feita depende de cada um. Tem gente muito "direta": "teu solo ta uma merda"; tem gente que faz uma avaliação bastante minuciosa, enfocando pontos fortes e fracos, outros da mais voltas e toma cuidado para não soar ofensivo, etc. Eu procuro sempre ser educado e escrever de uma maneira que não soe ofensiva ou "menosprezadora", mas também não fico cheio de dedos disparando elogios desmedidos. Pra mim o meio termo é o que funciona melhor, sempre procurando focar nas críticas construtivas e elogios como forma de estímulo, quando adequados.

De maneira geral eu prefiro que quem avalia seja ríspido, mas que escreva comentários "úteis", do que simplesmente escreva um monte de elogios deixando de comentar aspectos importantes (novamente ressalto que elogios também são importantes) mas cada um reage de uma maneira, o que nos leva ao terceiro ponto:

Tem gente que digere bem críticas, mesmo que sejam feitas de uma maneira dura. Algumas pessoas porém simplesmente "bloqueiam" quando leem críticas muito diretas, principalmente se elas pareçam "menosprezadoras" ou se vem de alguém que não é um ás da guitarra ("o que aquela m**** que não toca metade do que eu toco ta vind me criticar") e aí levam pro pessoal e deixam de aproveitar qualquer coisa de útil (se é que havia) nos comentários. Alguns podem se ver desestimulados a participar por conta de comentários, outros ainda o contrário!

Mais do que fazer uma análise extensa de diferentes "perfis de reação a comentários críticos" minha dica é: não se deixe abalar pelas críticas, saiba filtrar críticas construtivas e leve elas como um estímulo para melhorar. Seja humilde sempre (também não precisa exagerar na falsa modéstia)! Parta do princípio que você não é o "mestre supremo da guitarra" e que o seu "tocar" realmente pode ter vários aspectos a serem melhorados!

Existem também aqueles que participam das jams como exercício ou passa-tempo e que não ligam muito pros comentários (e geralmente não comentam também).

Uma última consideração: o cara pode ficar meio desestimulado de gastar 15-30 minutos comentando o solo do pessoal e só ler "melhore o vibrato" ou "não gostei do timbre" sobre a sua participação. Alguns podem pensar em retribuir comentários mais elaborados na mesma moeda numa espécie de "invisto tempo pra comentar o de quem investe tempo pra comentar o meu" outros podem ter algum outro critérios qualquer ("esse realmente poderia aproveitar um comentário pertinente que tenho a fazer"), enfim, cada macaco no seu galho.

Enfim, espero que o tópico renda algumas discussões úteis!

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Caramba! Escrevi demais...

Dibilo
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P
Tópico aprovadissimo.
Não é de hoje que vejo muitas pessoas comentarem com um certo tipo de grosseria,não custa nada ser gentil ou no minímo educado.
Não é facil ficar um tempão elaborando um solo ou alguma coisa pra chegar um cara e descer a lenha no comentario,isso realmente é frustrante.
Tente criticar da forma mais sutil,e pelo menos fale algo que tenha alguma base.
E também pra quem esta recebendo as criticas levem na esportiva,de boa.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

Apesar de nao acompanhar mais as jams, acredito que seu topico seja pertinente. Pois a vida sempre se repete mesmo.

Meus 2 cents!! hehehe!! o/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/227988/

Abção.

AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


Concerteza,os comentários referentes aos meus solos na maioria das vezes são assim...
Totalmente fora do tom
Falta pegada,vai treinando
No que isso vai me ajudar?Acham que eu com 6 meses de guita não sei que falta pegada?Pow,se eu solei fora do tom poderia falar um pouquinho do solo mesmo asssim,ou,então dessem dicas de como eu poderia achar o tom com certa facilidade....

Jafet
Veterano
# jun/11
· votar


Eu adoro participar das Jans e detesto comentar !! Eu acho que deveriamos colocar votação dos 3 melhores ou dos 5 melhores, tipo primeiro lugar, segundo... vota quem participar e se quiser comentar algo pode comentar, vc só não pode votar em vc mesmo e nada de replica de crítica, se vc não gostou da crítica engula sua raiva... quem aparecer com replica de crítica cai fora das Jans, acho que seria legal v os vencedores de cada Jam e no final do ano v quem ganhou mais vzs!! Sei lá, só uma idéia!! Aí no final do ano pegariamos os 10 melhores pra disputar uma Jam só com eles!!!

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Não é ser chato, mas, pela minha experiência aqui no FCC, se alguns dos grandes guitarristas do mundo participassem das jams, ouviram coisas assim:

Slash: Solo bonito, uns bends meio fora. Existe vida fora da pentatônica, btw...

Malmsteen: Muita fritação, muito bulululu... Cadê o "filingui"?

Greg Howe: Solo ok, mas com muitas notas fora! E que timbre mais magro e ruim, hein?

Eric Clapton: Tocou direitinho, mas faltou ganho na guitarra e uma pegada mais agressiva.

Steve Vai: Muita alavancada e fritação, faltou filingui!

Paul Gilbert: Melhorar bends e vibratos. Muita fritação, escorreu gordura nas minhas caixinhas de som do kit multimídia que veio no PC do milhão. Tem umas notinhas fora ali também...

Steve Morse: Tem que melhorar bends e vibratos, parece um cabrito!

David Gilmour: Faltou explorar mais técnicas, por uns arpejos, sei lá...

Allan Holdsworth: Timbre horrivel! Nem achou o tom da BT, né?

B. B. King: Sempre os mesmos licks manjados de sempre... Faltou "umas fritação" aí...

Satriani: Melhorar bends e vibratos. Tem umas notinhas fora ali também...

Shawn Lane: Timbre ruim, faltou feeling. Música não é corrida! Fritador!

Guthrie Govan: Não curti o timbre, cara. Tem que ouvir mais "O Rei".

Andy Timmons: Não curti as alavancadas, cara. Tem que ouvir mais o Slash. Muita fritação também.

Dick Dale: Faltou distorção, timbre muito magro!

Zakk Wylde: Muita distorção, e aqueles harmônicos encheram o saco!

Jimi Hendrix: Quié isso, véio? Só viajou, nem pegou o tom da Bt! Melhorar bends, vibratos e o timbre!!

Steve Ray Vaughan: Timbre muito magrinho! Baixa o Amplitube Metal, vai melhorar bastante teu som!

Ry Cooder; Como é que tu faz esse som meio úéééuum? Bacana, mas tem que melhorar bends e vibratos!!

Jimmy Page: Muita nota mascada, véio! Tem que estudar mais... E melhorar os bends e vibratos!!

Keith Richards: Foi um solo? duas, três frasezinhas atiradas de vez em quando foi um solo? Timbre muito seco, tem que melhorar muito... Principalmente bends e vibratos...

Santana: Que timbre mais fechado, velho! Baixa o guitar rig, tua vida não vai mais ser a mesma. Aliás, aproveita e aprende outras escalas também...

Jeff Beck: Muito bend fora, velho. Timbre sem corpo, também!

Tom Morello: Ah, fala sério, isso nem foi um solo! Não vou nem comentar...

Buddy Guy: Conheço arpejo? Sweep Picking? String Skkiping? Tá muito ultrapassado teu solo...

Vinnie Moore: Timbre ruim. Melhorar bends e vibratos.

Brian May: Bonita a ideia do dueto, mas o timbre tá muito "pra dentro". Um Pod Farm resolve...

John McLaughlin: Pura fritação, timbre horrivel, 0% de filingui. Vai ter que estudar muito...

Al Di Meola: Sempre tocando com o mesmo staccato, De Ros wannabe...

Frank Zappa: Nem pegou o tom da música, né véio?? Que timbre fuleiro, é uma tonante?

Eddie Van Halen: Ah velho, sempre com esse tapping e esse tremulo no fim dos solos, já está manjado aqui no FCC...

Randy Rhoads: Timbre muito fraco, tem que melhorar bends e vibratos...

Angus Young: Só na penta, né? Timbre muito ruim, põe mais distorção aí!!


Se tiverem mais exemplos, não enviem, pois o dono do tópico pode não gostar do desvirtuamento.

Mas, se ele, concordar, novas criticas para os grandes guitarristas da história, no estilo FCC, serão bem-vindas e muito divertidas!!


Adendo importante:

Peguei exemplos de guitarristas que eu adoro, e obviamente, não penso isso deles! Se alguém não sacou que estou sendo irônico, exija sua massa encefálica de volta, pois alguém a roubou...

Jube
Veterano
# jun/11
· votar


Jafet
Eu tambem não comento muito, mas quando comento, gosto de levantar prinos pontos positivos principalmente, não tenho tanta experiencia para levantar certos aspectos mais tecnicos, mas deixo minhas singelas opiniões; Até porque realmente tem pontos positivos, eu fiz a humilde experiencia de deixar que leigos ouvissem uma jam e um solo que estava fora do tom e não foi tão bem aceito acabou tendo um certo destaque por ser bastante animado.

Só espero que essa questão toda não assuste o pessoal que ta querendo participar de jams.

Arimoxinga
Veterano
# jun/11
· votar


Já participei de varias jam's e uma coisa é certa tem nego que parece não dar a minima para as dicas do pessoal e aparece sempre com aquele mesmo ponto fraco e niguém gosta te ficar se repetindo 1001 vezes.

Não falo de uma jam para outra é negocio de 2 a 3 Mêses então se ele não liga para que falar mais!?!


Meus 2 cents!! hehehe!! o/[2]


Peace!!

FAP
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

Obrigado pelo elogio e propaganda da jam! uhsahua

Bom, eu compreendi sua preocupação, às vezes também caio nessa reflexão, mas aí temos outro ponto a ser considerado: a quantidade de participantes em uma jam.

Quem acompanhou a Jam Escaping que recém organizei lembra que eu queria limitar o número de participantes, pois já sabia que teríamos problemas com comentários. Afinal de contas, quem é que vai ter tempo pra comentar detalhadamente os 20 solos que apareceram na jam?

Eu costumava sempre comentar de forma específica e categorizada (melodia, execução e timbre de cada participante), porém tornou-se inviável, pois era uma atividade que consumia entre 1 a 2 horas de meu tempo.

Minha sugestão é que sejam feitos comentários mais detalhados para aqueles que mais precisam evoluir. Ser sensato, imparcial e avaliar os pontos cruciais do solo que precisam ser melhorados. Vou começar a experimentar esse modo, vamos ver no que vai dar.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jun/11
· votar


Pepe Le P
Tópico bem legal, gostei dos pontos q colocou, e realmente é por aí mesmo, são mtas viaráveis em ciam dessa questão dos comentário, seria legal se a galera se esmeirasse um pouco mais em comentar, todos ganharíamos.

celotoledo
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros


hahahahahhaha....rachei o bico, falou tudo!!!

Fora o trampo que deu fazer isso aí....rs

Alan_Domingues
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros

Positivado ao extremo.

Você conseguiu expor exatamente o que sempre falam e o que eu particularmente penso também.

Tanto que já fizeram Jams com nomes fictícios e foi muito interessante o resultado.

Aqui existem muitos "camaradas" e assim como cachorros uns lambem os outros e cheiram o .... dos outros.

Alias não só aqui, no mundo todo e em tudo.

Voltando ao post. Merece um troféu cara. Superou total este post.

Abração.

Greggio
Veterano
# jun/11
· votar


ehehe,De Ros ataca novamente...

will789
Veterano
# jun/11
· votar


kkkkkkkkkkkkkkk, como ja sabemos o De Ros alem de guitarrista fodastico é comediante tbm! uahsuhauhaushas +1

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Falando sério, até eu queria dar um +1, só por chamar o mestre Al Di Meola de "De Ros wannabe"...

Eu gargalhei quando escrevi isso, hehehehehe!!



Pepe Le P

Desculpe a desvirtuada, mas achei que tinha a ver com a questão!

De Ros
Veterano
# jun/11
· votar


Alan_Domingues
Greggio
will789

Valeu gente!! Bobagem é comigo mesmo!!!

locaosks
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros
Valeu gente!! Bobagem é comigo mesmo!!!

e nem é tanta bobagem assim fera! é realidade, quer fazer um teste? se fosse possível encaixar um solo desses caras em uma jam e por um nick fake, duvido que teria algum comentário que fugisse do que vc disse.

Na questão dos comentários, infelizmente na maioria das vezes os que mais sabem e manjam de guitarra são os que menos falam na hora de avaliar alguém...


AbçOo!

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Dibilo
Fatalmente sempre vai ter alguém descendo a lenha (não confundir com propaganda de antigos programas de tv!) no teu solo, o lance é saber filtrar pra ver quais sugestões parecem realmente úteis.

ogner
Imaginei que já existisse algo nesse sentido. A ideia aqui é mais discutir e ver o que o pessoal pensa do que propor sugestões ou bolar regras. Incentivar a reflexão sobre oa ssunto já ta de bom tamanho.

AndersonMatos
Mas não deixe isso te desanimar. O ideal seria o cara comentar" "falta pegada, procure treinar seus vibratos com metronomo ou treine bem a afinação dos bens", mas nem todos tem tempo pra esmiuçar. Com certeza alguns vão complementar com "mas não desista, continue treinando, etc." Faça dos comentários incentivo para praticar pontos fracos. Eu por exemplo toco a dez anos e me dei conta que meus vibratos eram muito ruins, e uma das coisas que me ajudou a perceber isso foram as jams. Como eu disse, releve a galera que desce o pau e saiba filtrar (mesmo em palavras que as vezes parecem agressivas) dicas que podem auxiliar seu desenvolvimento. Fique atento a quem deu a dica... veja o solo da pessoa... se ela toca muito é provável que a dica tenha fundamento.

Jafet
Certamente existem tantos outros como você. A ideia não é afastar ninguém das jams. Agora o final do seu comentário já não em soou tão legal, acho que o lance não é transformar as jams em competição.

De Ros
Ficou com ciúmes do tamanho do meu post e quis fazer um maior né? brincadeiras a parte, como eu escrevi sempre vai ter a galera que curte mesmo é azedar a sopa dos outros, agora convenhamos que o talento também é reconhecido por muitos nas jams, e existem comentários bem proveitosos.

Jube
Por aí... acho que a ideia não é desestimular ninguém a participar das jams.

Arimoxinga
Nesse caso ou a pessoa não presta nenhuma atenção ao que é comentado, ou não tem ferramentas e empenho necessário pra melhorar. Nesse caso acho que naturalmente as pessoas vão deixando de repetir mil vezes a mesma coisa. Tenha em vista também que certas coisas demoram pra melhorar, hehehe.

FAP
Sim, eu também fiz essa consideração sobre o tempo necessario muitas vezes inviabilizar comentários mais pormenorizados para a maioria dos participantes. Como eu disse cada uma das pessoas que gostam de comentar pode definir seu critério, assim como você está disposto a testar um. Eu geralmente costumava comentar mais aqueles solos onde eu achava que poderia trazer alguma contribuição.

brunoepronto
Poisé tu é um que anda volta e meia com uam jam por aí. Eu acho até uma maneira de mostrar uma consideração por quem organiza e participa deixando seu comentário sobre os solos e mixagem, mas isso sou eu, pessoas tem liberdade para pensar diferente...

Alan_Domingues
Faz parte, acho que é importante saber filtrar o que se escreve. Separar críticas construtivas de comentários que simplesmente que "achar algum defeito a qualquer custo" no seu solo. Lembro-me uma jam que eu fiz um improviso meia boca, pois sou péssimo de improviso e não tive tempo de compor um solo legal. O pessoal elogiou até, mas você chegou lá e comentou algo do tipo: "não gostei muito, você "tem pique" (até hoje me pergunto o que significa isso :), mas o solo ta parecendo exercício de escala pentatônica (embora no começo tivessem arpejos sobre acordes a segunda parte era tudo penta mesmo, e não muito bem explorada! No final das contas acho que o seu comentário havia sido um dos mais produtivos, embora os elogios também tenham me feito enxergar pontos positivos do solo.

Também acho que rola esse lance de pisar em ovos quando fulano comenta o solo de beltrano, o lance é ser sincero e dizer o que pensa.

As vezes eu escuto um solo que parece muito do caralho, bem executado, com melodia e timbre bons e vem alguém e mete um defeito que me parece uma viagem, mas volta o lance de saber filtrar, pois os outros oito caras que comentaram não partilharam daquela opinião. Pra ser sincero acho que a chave é ser humilde e saber analisar seu próprio solo com critiscismo e as críticas podem servir de boas guias nesse sentido. Eu posso ler um crítica e simplesmente não concordar com ela, mas é interessante que eu antes reflita pra ver se ela realmente não parece ter algum fundamento.

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros
Tranquilo, não achei seu comentário tão desvirtuador assim, embora eu ache que você puxou demais pra um lado somente da coisa, que certamente existe.

Lembro-me de uma jam "Fives" que rolou por aqui um tempo e o solo inicial era parte da música original do próprio Govan e teve gente que comentou achando que era um membro do FCC (pois estava escrito "0:22-0:55 - Govan" e os comentários foram super positivos (ufa!), assim como vejo o pessoal elogiando solos muito bons de gente que toca muito no fcc (mesmo que sempre apareça um ou outro metendo defeito no lance). E mesmo assim tem muita coisa que é gosto pessoal.

locaosks
idem acima.

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P
Legal, cara. Eu não participo de jams mas vejo sempre o pessoal comentando. E realmente você cutucou a ferida. Parabéns pelo tópico.

De Ros
Bicho, seu post é impagável.
+1 e com direito a muita risada.

Stalingrado
Veterano
# jun/11
· votar


De Ros
SAHShiaushuiashaishaiushashUIASHAUSHAUIS
Fantástico!

Vou pôr alguns:

John Petrucci: o timbre tá legal, cara, mas essa tua palhetada aí tá emboladinha, hein? Observa também os bends e vibratos.

Randy Rhoads: Solo legal, tá aprendendo os modos gregos, né? Só falta melhorar um pouquinho os bends e vibratos.

Dave Murray: Pô, veio, já é o milésimo solo que você só faz esses trinados. Vai aprender outras técnicas, solo tá muito preso! Bends feios, vibratos idem.

Tommy Iommi: Timbre feio, pegada fraca. Tá precisando estudar. E esse bend? Parece uma galinha sendo degolada.

Mark Knopfler: Tocando com os dedos? Mmmm, nada a ver. Guitarra se toca com palheta! E vê se põe uma distorção from hell da próxima vez, timbre clean páia! Bend razoável, vibrato ruinzinho.

Eric Jonhson: Toca muito, véi. Limpinha as frases, mas esse teu timbre é muito tosco. Tu desliga o tone da guitarra é? Tá muito fechado, abre mais esse som! Teve um bend em 1:45 que não chegou lá. Tem que ver a afinação do bend, cara. Faz o seguinte, abre o Guitar Rig, coloca o afinador e faz um bend. Quando ficar azulzinho, é porque o bend tá afinado.

Nuno Bettencourt: Pegada tá ruim, cara. Precisa treinar bastante, viu? E esse timbre? Tá muito agudo, estourou tudo aqui nas minhas caixinhas.

salton
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P
Excelente tópico... eu venho participando aqui das jams e do forum em geral "há não muito tempo"... e me identifiquei com alguns pontos...

Sabe como é que é, eu sou do tipo "comentarista de jam boa-praça", diplomático, sempre tento citar um aspecto positivo, um comentário "jocoso"... É um ponto bem difícil, pois quando preparo uma crítica mais severa, acabo pensando nas minhas próprias limitações e acabo "tirando o pé"...

Nas jams, um comentário frequente acerca dos meus solos é a questão da dita "pegada"... Esse é outro tema um tanto complexo heheheh...

tomcykman
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

concordo com tudo que você disse no tópico, mas se tem uma coisa que eu realmente não gosto, é de gente que apenas sola e não comenta.. acho simplesmente falta de bom senso.

AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


tomcykman
Mas e no caso de pessoas como eu que sola mais é iniciante na guita e não tem ''capacitação'' para comentar?

Drive30
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drive30
· votar


Pepe Le P

Para quem não sabe e deixando a modéstia bem de lado, hehe, fui eu que levantei a bandeira da qualidade dos comentários aqui, vide o que postei la na Jam do FAP. Não venha me copiar. kkkkkk

Que bom que tá repercutindo, quem sabe a qualidade dos comentários não melhora a partir de agora.

To pensando em colocar um solo de um famoso na proxima Jam, mas tem que ser um solo bem desconhecido, para nego nao sacar, ai quero ver o que nego vai falar... kk

Edit: Complementando:

O que eu vejo nas JAMs cada vez mais são padrões de 'qualidade' que acabam surgindo, talvez guiadas por algum gosto em comum de algumas pessoas, mas nem tanto de outras, na maioria dos casos os comentários sempre vão cair para o gosto pessoal do ouvinte , o problema é quando começa a existir uma coletividade desse gosto pessoal e isso começa a virar padrão.

Exemplo: Um solinho redondo, sem muita técnica, notas pausadas , dentro de uma escala, e com um certo bom gosto nas escolhas das notas e um timbre generico a la GT2/POD sempre vai ser superior a um solo fritado cheio de ganho, o 2 vai ter sempre alguem dizendo que ta sem respiracao, excesso de notas, muito rapido e mais um monte de blah blah blah, digam o que disserem mas isso virou realidade no FCC. Não estou dizendo que um ou outro é melhor , mas para mim os 2 tem o seu valor.

É cansativo as vezes ver como estao padronizados alguns conceitos aqui,

porque não pode usar muito ganho?
porque nao pode tentar arriscar notas foras?
porque você acha que houve erro de execução se eu queria que soasse exatamente como está no resultado produzido?
porque meu vibrato esta ruim , se eu gosto exatamente dele assim?

Plagiando o nosso querido Chuck no 'The Philosopher' do Death:

Do you hear what I hear? Feel what I feel?

Não! então não venha racionalizar o seu sentimento, tornando-o um padrão do verdadeiro e correto.

é como padronizar a música! Música é subjetiva e cada um tem um sentimento e sensação do que lhe agrada mais , por isso que sempre vai ter discursão nesses comentários de Jams. É curioso como , (acredito que outros tambem vão se identificar com o que vou falar) que os que mais elogiam o meu solo são os que tem um gosto musical parecido com o meu, e isso é obvio, então relax..
(o problema é que cada vez mais vejo fas desse 'gosto' por aqui, hehehe, acho que foram todos banidos) e bola pra frente, é igual falar para um fã de slash que ele é um guitarrista mediocre, o cara nunca vai se convencer.

O pior é quando na mesma jam voce ouve comentários do tipo:timbre ta muito magro, e outro diz: ah o timbre ta muito cheio e com grave, ou entao já cheguei a ouvir na mesma Jam um comentario dizendo que tinha erro de execucao, e outro falando que a técnica estava perfeita, execucao limpa...

A solução é realmente ignorar a maioria deles e se atentar apenas para alguns poucos que voce se identifica, e no mais ligar o foda-se.

Jawbreaker
Veterano
# jun/11
· votar


AndersonMatos
Não custa nada dizer como o solo soa aos seus ouvidos, por mais que você não comente nada mais elevado. Participar de Jam só pelo filet mignon de solar é que não é muito legal.

locaosks
Veterano
# jun/11 · Editado por: locaosks
· votar


O que me deixa mais chatiado é quando dizem que vc solou errado e tals mas não falam que "teoricamente" é certo NUNCA! nem se quer dizem o que fizeram no próprio solo para que fique de exemplo, falando mais explicitamente ainda: nem falar em que tom a budega da BT tava falam...

Eu estudo teoria conforme a minha vida deixa (infelizmente, pq amo musica e queria me dedicar mais) e conforme posso, nos comentários dou minha forcinha. Se eu tivesse conhecimento o suficiente pra fazer esse tipo de comentário que eu estou "propondo", podem ter certeza que eu faria, e vou fazer conforme puder.

Enfim galera, cada tipo de crítica, pra min, é bem vinda - desde que tenha coerência.

AbçOo!

Jafet
Veterano
# jun/11
· votar


tomcykman

Discordo cara, eu toco a muitos anos, mas não sei fazer críticas, sei o que vc tá fazendo errado, mas não me sinto bem tendo que criticar!!
Se vc tiver 6 meses de guitarra aquele seu erro pode ser uma coisa normal, natural do tempo de guitarra, se vc tem 6 anos de guitarra então vc merece mesmo um "tá uma merda" !! Por isso eu prefiro não fazer críticas, sempre acabo me arrependendo depois de colocar algo mais forte!!
O cara entra em uma jam sem saber o tom?? Alguns falam que começaram a solar sem nem procurar saber o tom, é o mesmo que entrar em um ônibus sem saber pra onde tá indo!!! Esse merece uma crítica bem mal educada!! Prefiro ficar calado!!

locaosks
Veterano
# jun/11
· votar


Jafet

Foi mal velho, mas achei um tanto radical essa de "não saber o tom", ninguém merece crítica mal educada!! Pra um cara que ta começando, qual a certeza que ele vai ter de que tocou no tom certo?? ninguém fala disso na jam! dá pra perceber quem tocou em outro tom, e mesmo assim seguiu uma linha de raciocínio.... isso que é desmotivante tbm - mas é opnião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>>Comentando Jams! Vanha filosofar ou deixr seus pitacos!<<<