>>>Comentando Jams! Vanha filosofar ou deixr seus pitacos!<<<

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drive30
· votar


locaosks

Sabe porque não falam o que é certo? porque nem sabem o certo! ou melhor, o certo na verdade não existe, estamos falando de música e não de matemática. Veja meu post anterior.

Alan_Domingues
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

Pois é. Eu mesmo não curto comentar sabia. É meio chato.
Eu sempre tento mostrar e falar algumas coisas legais. Eu mesmo sou chato comigo.

Acho que tem que se ouvir bastante e se auto-criticar. Depois você leva qualquer coisa cabível numa boa.

Acho que as Jams aqui já foram muito legais, mas hoje qualquer camarada grava, e como o nível da galera que participa caiu bastante fica complicado você ajudar. Acho que hoje muitos estão "dando" a cara e o mundo não é uma maravilha só de elogios.

Eu além de críticas já ouvi cada coisa absurda e nem por isto desanimo. Acho que uma frase um pouco mais "pesada" não faz mal nenhum. É só relaxar e tirar proveito disso tudo (como você mesmo disse).

Mais ou menos isto.

locaosks
Veterano
# jun/11
· votar


Drive30

é por isso que eu coloquei como "teoricamente" o que é certo... agora o fato de não saber o que é "teoricamente" certo, ou seja, o que dá pra fazer, é outra coisa.... eu muitas vezes não sei! e gostaria de aprender, mas se não dá pra ser nas jams, o que me resta é paciência (fora procurar um professor...)

Alan_Domingues
Veterano
# jun/11
· votar


locaosks

Ai agente vem no quesito não dê um passo sem saber ao menos engatinhar!

Concorda?

É a mesma coisa. Alguém manda um som de alguém. É difícil você colocar sua identidade em um cover, mas é possível, do contrário é legal fazer o mais próximo possível então. Mas a galera manda de qualquer jeito e como colocou para jogo tem que aturar.

Imagina se jogador, técnico e juiz de futebol se preocupasse com que nego falasse?

Alan_Domingues
Veterano
# jun/11
· votar


Drive30

Eu já bati "teclas" de bobeira aqui. Agente amadurece né brother? E sabe tirar o proveito das coisas.

Eu estou aqui a anos para ajudar (quem quiser ser ajudado também) e mostrar minha vibe né. Ninguém é de ferro.

Drive30
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drive30
· votar


Alan_Domingues

Não entendi, mas bem..
Estou aqui para ajudar tambem e a todos, quem ja viu minhas respostas sabe , ja dei varias dicas de teoria, compras, etc... criei um criterio para um campeonato ai, faço reviews, mas sei la , parece que é tudo em vao, eu vejo tanta 'besteira' sendo dita ainda , que é f... ou melhor é Forum! e dificil se segurar com tanta bobagem.

pode ser por ainda ser relativamente novo no forum, mas eu nao estou sozinho, ja percebeu quantos camaradas gente fina o FCC perdeu? repara-só , eu que só tenho 1 anos de FCC ja percebi, imagina você.. e porque será que eles não entram mais aqui? por todos esses motivos ja ditos nesse topico e em outros.

locaosks
Veterano
# jun/11 · Editado por: locaosks
· votar


Alan_Domingues

Pow é verdade, concordo com vc cara!

Edit:Pensando bem por esse lado, pra quem vai participar de uma jam: solar dentro do tom é no mínimo obrigação. Mas nao acho que o cara que fez errado deve ser apedrejado, mas sim orientado, mesmo que minimamente.

acho que o foco aqui ta sendo não descer só a lenha nos coments, mas deixa algumas dicas tbm - de um modo geral...

tomcykman
Veterano
# jun/11
· votar


Jafet

acho que você ta sendo meio radical.. todos podemos comentar, é só não abusar.

Jafet
Veterano
# jun/11
· votar


locaosks

Não, veja bem, se vc errou pq é novato tudo bem, diga errei!!
alguém pode me ajudar??? tem muita gente aqui que adora ajudar, eu já coloquei meu msn aqui pra muitos novatos!!!
Mas quando o cara recebe uma crítica de que ele tocou fora do tom e ele responde dizendo que nem olhou isso, pegou e saiu gravando... ele tá de sacanagem né??
Se vc é um novato vc não tem obrigação de saber não, mas deve aprender antes!! Vc não vai aprender a pilotar um avião cheio de passageiros e sair voando por aí, provavelmente vc vai matar todo mundo que tá lá dentro!!

Me pergunte o tom da jam pelo meu email, te direi sim, com muita boa vontade, no início é normal, eu falo pros meus alunos, digo que escala ele deve usar, depois vc vai achar sozinho... se quiser, me procure, te passo umas idéias
jafet_amoedo@hotmail.com

Drive30

Concordo que música não é algo fechado em certo e errado, mas existe um limite, não é pq vc vai tocar a escala cromática que vc sai correndo todas as notas adoidado não!!

Jafet
Veterano
# jun/11
· votar


tomcykman

Na verdade é algo pessoal aí mesmo, eu não me sinto bem fazendo isso!

TubeDrive
Veterano
# jun/11 · Editado por: TubeDrive
· votar


Legal!

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico
A idea é pensar sobre o assunto mesmo.

salton
Acho que o fato de você "tocar menos" que alguém não significa que você não tenha condições de fazer uma boa crítica ou avaliação do solo dela. Se você, assim com tantos outros, não se sente confortável em largar um crítica muito direta, até pra evitar que a pessoa leve pro lado pessoal, tente uma abordagem indireta: ressalte também pontos positivos do solo, não seja ríspido demais na sua crítica (também não precisa transformar ela quase em um elogio como alguns fazem :P) e, sempre que pertinente, de alguma sugestão de melhora, sem parecer que você "manja tudo".

tomcykman
Poisé, mas é aquela coisa, comenta quem quer, não existe regra que obrigue todos a comentarem e acho que nem precisa. Nesse caso se isso te incomoda muito (também me incomoda um pouco pra ser bem sincero) de repente comente só o solo de quem costuma comentar o dos outros ou sei lá. Eu prefiro continuar comentando, sempre que tenho tempo.

AndersonMatos
Você pode não ter "nohall" pra fazer comentários ou sugestões técnicas, mas opinião todo mundo tem.

Drive30
Copiar nada, eu me "apropriei da sua linha de pensamento e sistematizei-as, desenvolvendo vários aspectos correlatos a partir de uma sugestão inicial" :P

Bom, tu entraste na parte mais embolada da coisa, o gosto pessoal. De fato ele é bastante variável, notoriamente em se tratando de música. Porém existem alguns padrões que representam a "curva normal" dentro do que se considera agradável ou não em termos auditivos e também existem comentários técnicos acerca de observações.

Eu entendi seu ponto e concordo com ele em algumas partes, só vou dar um exemplo extremo para ilustrar o que escrevi: se a música está na tonalidade de Dó maior e o cara sola o tempo inteiro em Lá bemol menor provavelmente 95% das pessoas vai achar muito estranho. O cara pode também "mascar" notas numa progressão de um padrão em sextinas, sujar um arpejo ou dar um bend de 3/4 de tom quando o padrão (considerando a tonalidade) seria de 1 tom, tudo de maneira proposital (o que não é comum), agora no momento onde a pessoa admite que o ideal seria ter uma execução limpa, um bend exato, etc. as críticas se fazem peretinentes (levando em consideração que o criador do solo tenha vontade de se aperfeiçoar neste sentido).

Sobre o estilo de solo "fritador x feelento" (desculpe a generalização): talvez seja no sentido que "fritar com muito ganho, mantendo uma boa execução e melodia interessante exija muito (tecnicamente e timbisticamente falando) do guitarrista, com certeza as duas coisas teu seu valor, e podem ser bem feitas ou não. Aqui vale o que citei antes: o interessante é você ter a mente aberta para digerir e filtrar a crítica. Se o cara chega e diz pra você: "ta com muito ganho, e embolou na parte rápida" você pode chegar pelo menos três conclusões: 1- "realmente, vou trabalhar pra melhorar isso"; 2- realmente, mas foda-se, eu quero mesmo é fazer meu som; 3- discordo das considerações, seja porque eu curti meu solo assim como está (mesmo com estes "defeitos"), seja porque você não acha que ele tenha estes "defeitos". As três alternativas são igualmente válidas... o seu exemplo do vibrato ilustra justamente isso: o cara pode ter um vibrato peculiar, e curtir daquele jeito ou ele pode (como no meu caso) perceber que realmente o vibrato não está as mil maravilhas e achar que da pra melhorar, o lance é ter humildade na hora de avaliar e não levar pro lado pessoal.

Por fim o objetivo do cara nas jams pode ser só desestressar e ele não ta nem aí pra comentários, sejam eles construtivos ou não.

locaosks
Aí tem duas coisas. Criticar e apontar sugestões é sempre bacana, ams não espere que o pessoal vai te dar uma aula nos comentários, hehehe. Eu faço o seguinte: se o cara diz que meu vibrato está muito ruim e, após analisar meu solo, eu concorde com o comentário, eu vou lá e pesquiso maneiras de treinar meu vibrato, ou simplesmente vejo se sou capaz de executar um solo parecido com um vibrato melhor. Esse lance de tonalidade da BT eu soud a seguinte opinião: é muito interessante deixar a pessoa desenvolver sua audição musical tentando achar o tom da bt. Se por ventura ela ainda não consegue, ou não tem tempo de faze-lo daí pode ter humildade de perguntar o tom, mas é sempre interessante que se tente achar por conta própria antes.

Jafet
Mas será que se você não fizer um esforcinho você não consegue trocar o "ta uma merda" por algo menos incisivo? Certamente comentários de uma pessoa que já tem experiência poderiam ser bem proveitosos.

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Alan_Domingues
Acho que tem que se ouvir bastante e se auto-criticar. Depois você leva qualquer coisa cabível numa boa.

Acho que esse ponto é essencial.

Ai agente vem no quesito não dê um passo sem saber ao menos engatinhar!

De fato... assim como expressou o colega Jafet aqui:
Se vc é um novato vc não tem obrigação de saber não, mas deve aprender antes!! Vc não vai aprender a pilotar um avião cheio de passageiros e sair voando por aí, provavelmente vc vai matar todo mundo que tá lá dentro!!

Pepe Le P
Veterano
# jun/11
· votar


Drive30
Estou aqui para ajudar tambem e a todos, quem ja viu minhas respostas sabe , ja dei varias dicas de teoria, compras, etc... criei um criterio para um campeonato ai, faço reviews, mas sei la , parece que é tudo em vao, eu vejo tanta 'besteira' sendo dita ainda , que é f... ou melhor é Forum! e dificil se segurar com tanta bobagem.

Isso é de cada um. Eu procuro ajudar dentro das minhas limitações, já fiz vídeo-aula (va lá que algumas de qualidade duvidosa), respondo algumas postagens, etc e tal. Eu tambéme stou aqui a pouco mais de um ano e vou te dizer que já enchi o saco de responder algumas dúvidas que sempre se repetem, mas continuo dando uns pitacos aqui e acolá e aproveitando pra aprender um pouco coma galera experiente. A vantagem de participar ativamente do forum é que você acaba conhecendo as figuras que o frequentam, e isso ajuda muito na hora de filtrar os comentários, não querendo desmerecer ninguém.

erick_guitar
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P

Bom tópico!

Faz tempo que eu não participo de jans, mas teve uma época que eu participei bastante.

Eu lembro que quando eu ia ler os comentários sobre os meus solos, eu procurava ''filtrar'' os comentários, eu analisava quem estava comentando e via se o cara tinha conhecimento para comentar algo construtivo. Enfim, existem comentários proveitosos e que realmente podem fazer a diferença para você, mas existem comentários que são estúpidos.

Essa é a minha opinião.

Abraços

Drive30
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drive30
· votar


Pepe Le P

Sim cara , tem uma galera aqui realmente que agrega valor as coisas, você é uma delas, De Ros, FAP , Stalingrado, Ogner, Marc Snow , o proprio Tom , buddy, michel top, Frankie (alias ta sumido hein? esse cara é um guerreiro, ja cansou de receber pedrada aqui e na maioria das vezes sem cabimento , vai ver que cansou), Arimoxinga, dentre varios outros agora o f... é aquele cara que nunca comentou nada, nunca deu uma contribuição para o FCC , de qualquer que seja, entra e fala qualquer besteira numa Jam e passa batido. Infelizmente , sei que isso é um Forum publico e são coisas que nao dá para evitar, mas acho que poderia ter uma senha para comentaristas de Jams, baseado em experiencias e contribuicoes já prestadas aqui escolhidos pelos proprios moderadores , sei la, com o rótulo de comentaristas, imagina, ia ser muito bom, hehehe. Assim como tem gente que nao sabe receber criticas (alguns até já me rotularam assim) tem gente tambem que não sabe comentar.

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Drive30
Pepe Le P


Faz um tempinho que não participo das Jam, estou estudando para tentar sair da pentatônica e incrementar com outras técnicas como sweep e tappings...

Mas não achava ruim as críticas, muito menos de quem sequer sabia o que estava falando. Muitas vezes uma opinião de um leigo é mais útil que a de um técnico.

Uma vez fiz um solo e estava escutando para ver o que melhorar. Mandei para meu primo que é guitarrista e SINCERO e ele achou até legal, deu umas dicas, mas nada demais. Minha esposa, que não sabe fazer um dó maior, ouviu e falou: "Nossa que choradeira, toca umas coisas mais rapidinhas mais animadas!!" Escutei de novo e ví que ela tinha razão, estava muito melódico e triste mesmo....

O que me deixava puto era quando a jam" estourava" com mais de 15 participantes e menos da metade comentava, por pura preguiça.

Porra, nunca deixei de comentar uma Jam que participei. Sempre procurei escutar direito, analisando o timbre, a construçãodo solo, as frases, a execução e adequação à bt, enfim.....respeitando o trampo e tantando entender o que a pessoa fez e qual sua intenção....

Agora, não comentar é imperdoável.

A coisa tá feia aqui. Gravei um video da execução de um solo que fiz para um Jam, abri um tópico e postei. Recebi apenas 5 comentários, e dei um "up" sem retorno.... http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262922/

Tópicos do tipo: "Quero trocar os captadores", "Qual melhor, Cort ou SX", "Sweet Child, sem Slash", recebem no mínimo mais de 40 respostas.....

Jube
Veterano
# jun/11
· votar


Stalingrado
Tommy Iommi: Timbre feio, pegada fraca. Tá precisando estudar. E esse bend? Parece uma galinha sendo degolada.

Hahahah, eu fiquei muito triste com você, cuspi toda a comida que eu saboreava aos risos quando me deparei com o comentario acima.

Deixando a brincadeira de lado, confesso que fiquei desiludido com as jams ao ver tanta melancolia nesse topico :(

locaosks
Veterano
# jun/11
· votar


Jafet
poxa valeu cara, vo procurar sim, to sempre com algum tipo de dúvida! na parte de tom eu sempre dou um jeito de achar, mas sempre pinta uma dúvida ou outra...
Se vc é um novato vc não tem obrigação de saber não, mas deve aprender antes!! Vc não vai aprender a pilotar um avião cheio de passageiros e sair voando por aí, provavelmente vc vai matar todo mundo que tá lá dentro!!
Morri de rir com essa parte huahuahua excelente trocadilho kkkk

Pepe Le P
entendo bem por esse lado que vc falou e realmente não espero uma aula num solo de jam rsrs

Drive30
acho que poderia ter uma senha para comentaristas de Jams, baseado em experiencias e contribuicoes já prestadas aqui escolhidos pelos proprios moderadores , sei la, com o rótulo de comentaristas, imagina, ia ser muito bom, hehehe.
ideia legal cara, assim a coisa ia ficar um pouco mais "madura", mas em contra-partida ia ser uma puta responsa pra quem tivesse esse tipo de acesso ou até mesmo viraria obrigação pra eles... isso pode não ser legal para os "escolhidos" rs
acho que a tua idéia só daria certo se o fórum tivesse um local dedicado à jams, dai os comentaristas poderiam ser os moderadores dessa parte!!

Stalingrado
Veterano
# jun/11
· votar


Jube
Como o De Ros disse, estou sendo irônico. haha
É óbvio que eu não acho isso. Onde já se viu dizer que Nuno Bettencourt não tem pegada? Isso não tem o menor cabimento!

locaosks
Veterano
# jun/11
· votar


Jube
Deixando a brincadeira de lado, confesso que fiquei desiludido com as jams ao ver tanta melancolia nesse topico :(
infelizmente (2)
e olha que eu tinha acabado de voltar rs

AbçOo

Arimoxinga
Veterano
# jun/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Mas quando o cara recebe uma crítica de que ele tocou fora do tom e ele responde dizendo que nem olhou isso, pegou e saiu gravando... ele tá de sacanagem né??


o cara que fala isso ai em cima tem que no minimo "que perdir sua massa encefálica de volta pois a roubaram" como já disse o D-Ros ;)

até por que a maioria das Jam's são de bandas conhecidas e não custa nada procura no google o tom hehehehe

Peace!

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


O foda aqui é que galerinha mete o pau em quem comenta as Jams, falando que não tem enbasamento nos comentários e tals.

Mas não vêem que a maioria dos comentários são dos próprios participantes que muitas vezes são iniciantes que mesmo sem saber o que estão falando tão ali tentando ajudar o máximo que podem.

Isso quando comentam.
Pois tem Jam aí que o criador teve que ficar upando tópico um monte de vezes e ninguém comentava, apenas pouquissimo participantes da Jam.

Poxa! Participar da Jam é legal e tals, mas tem que comentar tbm né, parece que o pessoal só quer participar da parte boa, assim não dá.

Se você viu alguém que comentou algo meio "absurdo", chega e fala tbm (construtivamente), ué, pois as vezes nego é iniciante e tbm precisa de ajuda para desenvolver um comentário ou um julgamento, ajuda quem ta particpando e quem ta comentando.

Agora, participar da jam e não comentar... isso eu acho uma baita duma sacanagem (e ja vi acontecer muitas vezes).

E não tem dessa de selecionar os "melhores" pra comentar não, lembre-se o iniciante de hoje é o veterano de amanhã.
Iniciante deve comentar sim e seria ótimo que um veterano o ajuda-se no comentário (veja bem, não é dizer o que ele deve comentar).

O problema é que parece que só querem o "docinho" da coisa, esquecem é que é com peia que se aprende.
Só quer ser avaliado por quem entende da coisa e tals, por especialista e blá blá blá.
Lembre-se se um dia tu estourar na mídia, não serão os grandes guitarristas ou os especialistas que pagarão o seu salário, mas sim o "povão que não toca porcaria nenhuma".
Não despreze um comentário só porque ele não é vindo de um dos "fodões" daqui do FCC.

até por que a maioria das Jam's são de bandas conhecidas e não custa nada procura no google o tom hehehehe
Bah! Toda Jam é a mesma ladaínha: "Não diz o tom não, senão o ouvido nunca fica bão".
Procurar trechos de músicas que você não conhece com apenas a guitarra base, baixo e bateira é fodz!
Então errar o tom não é nenhum crime não. Acontece.


PEACE!!! (copy)

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Carai! Inscrevi dimais!

Rednef2
Veterano
# jun/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Concordo que tem comentarios realmente lamentaveis. Principalmente os famosos "melhora os vibratos e os bends".

Mas ja notei que aqui no FCC usar a escala pentatonica é proibido.
Se fazer um solo só na penta vai chover comentario tipo "pow cara, a penta é uma escala muito batida, tenta sair dela, explora arpejos, modos gregos"

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Viciado em Guarana


O problema é que parece que só querem o "docinho" da coisa, esquecem é que é com peia que se aprende.
Só quer ser avaliado por quem entende da coisa e tals, por especialista e blá blá blá.
Lembre-se se um dia tu estourar na mídia, não serão os grandes guitarristas ou os especialistas que pagarão o seu salário, mas sim o "povão que não toca porcaria nenhuma".
Não despreze um comentário só porque ele não é vindo de um dos "fodões" daqui do FCC.


Concordo plenamente!!! (+1)




Rednef2

Mas ja notei que aqui no FCC usar a escala pentatonica é proibido.
Se fazer um solo só na penta vai chover comentario tipo "pow cara, a penta é uma escala muito batida, tenta sair dela, explora arpejos, modos gregos"



A última vez que mandei um solo para uma Jam, escrevi brincando:

"Mandei, confirma? Peidei na farofa."


Me responderam: "PENTou na forofa.."

Pra mim está foda, nunca consegui fazer aulas. No começo não tinha grana e agora com família e trampo não tenho tempo....Procuro fazer o melhor que posso, mas conheço só a pentatônica....hhahahahaha.

Rednef2
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo
heheheehehehe, é lasca esse tipo de comentario.
uma vez numa jam daqui mesmo eu fiz um solo quase todo na pentatonica e um comentario que fizeram pro meu solo foi "senti slash-ismos no solo".

Jube
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo
"Mandei, confirma? Peidei na farofa."

Me responderam: "PENTou na forofa.."


Hahahaha, não da para negar que foi um belo trocadilho, pentatonica é uma bela escala, proibida aqui, amada lá fora.

JJJ
Veterano
# jun/11
· votar


Bom... só pra dar meu pitaco...

Como foi dito, já discutimos muito sobre Jams e seus comentários por aqui. Eu mesmo já dei muitos palpites (alguns furados, possivelmente). A que conclusão chegamos? Nenhuma.

Lamento muito, mas tenho praticamente certeza que a conclusão desse tópico será a mesma: nenhuma.

Pessimista? Não... acho que estou sendo realista. E mais: acho que temos que desencanar com isso... Porque, cá entre nós, qual seria a solução? Ficar criando um monte de regras de formato e padrões de comentários (como já se pensou antes) é tão chato que, ao invés de melhorar, vai piorar a situação. Obrigar a comentar, tipo "não comentou a jam, vai ficar de fora da próxima" é meio patético (quem vai ficar de "polícia" nisso?).

Então, minha posição é... deixar como está mesmo. Quem tiver algo a comentar, que comente com vontade. Quem não estiver a fim, fica quieto (até porque o comentário seria pouco refletido).

E... 'bora solar! hehehe

Jube
Veterano
# jun/11
· votar


Pepe Le P
Dibilo
ogner
AndersonMatos
Jafet
De Ros
Arimoxinga
FAP
brunoepronto
celotoledo
Alan_Domingues
Greggio
will789
locaosks
Marcelo Bico
Stalingrado
salton
tomcykman
Drive30
Jawbreaker
TubeDrive
Viciado em Guarana
Rednef2
JJJ
celotoledo

Tá, e a Jam filosofando e dando pitacos cade?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>>Comentando Jams! Vanha filosofar ou deixr seus pitacos!<<<