Les Paul Studio '60s Tribute

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


theblackstrat

se bem que esses da dimarzio humbuckers com formato p 90
sao menos gambiarra né...hehe


Sim, qualquer captador em formato de P-90, desde que seja estilo soapbar (barra de sabaão).

Aqueles com formato Dog Ear (orelha de cachorro) tnm não rola sem gambiarra, hehe.

Quanto aos outros que vc citou, creio que seja impossível de fazer isso. E eles são na verdade em formato de single, logo os parafusos de sustentação tbm são fixados nas laterais.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
foi só um pensamento idiota mesmo..
hoje em dia deve ter até single com formato de humbucker,,
huahushuasausha
precisa adaptar mais nada naol..
hehee

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar
Você poderia me explicar qual seria a diferença de saída e frequências e carcterísticas entre o Virtual Vintage P90 e os superdistortion P90?

Cara, fica difícil te dizer isso, já que os únicos captadores nessa praia P-90s da DiMarzio que testei são os DLX, já que são os captadores de série de algumas semi-acústicas e semi-sólidas da Yamaha. Eles tem um som bem gostoso a la mini-humbucker, mas com um pouco dos agudos e médios dos P-90. Fora eles nunca testei nenhum dos outros.

De cara, pelas informações do site da DiMarzio, o Super Distortion tem quase o dobro de saída dos P-90 normais da marca (que comparado com outras marcas, tem menos saída), ele também tem muito mais graves e médios e muito menos agudos, chegando muito perto da curva de equalização e da saída do Super Distortion normal, que tem um pouco mais de agudos e saída que a versão P-90 dele.

Já os Virtual Vintage, tem um petelequinho a mais de saída, um pouco mais de graves e agudos e um pouco menos de médios.

Fora isso eu não saberia dizer como eles se comportam em relação aos P-90s de outras marcas ou mesmo a sensação deles entre si, já que nunca testei nenhum dos 3.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix,

valeu cara. Hoje eu testei a tribute e fiquei feliz com o som dela. Se eu comprar uma dessa acho que esqueço que existe outros cap's...rsrs

obrigado

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster

P-90h é uma série feita (por enquanto) só para guitarras com chamaleon tone e não é feito para venda em separado. Impossível achar à venda em separado, porque quem fizer isso jogou fora a guitarra, não foram feitas para trocas de captadores.

Spect

Cuidado, tem um P-90H feito pela Sheptone que tem esse mesmo nome. O da Gibson é feito em bobinas assimétricas e a própria Gibson Disse o seguinte: "Its a special hum-canceling P90 that is truly a P-90 sound, not like the P100". Na verdade é um projeto bem parecido com o Lindy, só que exclusivo para as guitarras novas com chamaleon tone. O que eu achei sobre eles são uns usuários reclamando de defeitos que começam a dar muito hum.
Eu não sou um especialista em P-90 como o nichendrix, mas a mim me agrada. Mesmo porque nessa guitarra, usar o timbre do P-90h é só por uns instantes porque sempre mudo os timbres.


Tsgk

Seu professor está enganado sobre a Joe Perry.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


se eu tivesse uma gibson dessas eu mandava um luthier bom
fazer a furaçao certa de humbuckers..
colocava um jb na ponte e um alnico pro II no braço.
em creme ou zebra..
aí sim..ela ficaria do meu agrado..
nao sou fa dos p90.
mas do resto dessa guitarra ae eu sou demais!até na cor!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


sh nao essa é preta..ache que era a gold.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar

Cara, de qualquer forma vale a pena, se tiver a oportunidade dar uma olhada nos P-90s, de outras marcas. Como a produção deles era bastante irregular até meados dos anos 60, sempre rola uma variação imensa no som deles.

Existem desde os bem calmos de saída mais baixa como é o caso dos Lollar, DiMarzio (aparentemente) e os Phat Cat e Vinatge P-90 da Seymour Duncan, P-94 da Gibson ou os Fralin com Underwind até os com a saída bem alta, como os Seymour Duncan Hot P-90 e Custom P-90, os Fralin com Overwound ou os Rio Grande, todos com a saída já bem alta, facilmente acima da maioria dos humbuckers vintage de saída mais alta e não raro entrando na mesma faixa de saída de um humbucker de alta saída.

Mesmo os DiMarzio que parece se encaixar na mesma faixa dos Lollar, em P-90s mais calmos, tem saída maior que os humbucker vintage da marca, e até maior que os mais fracos de saída média. Os Fralin com 10% ou mais de Overwound ou os Rio Grande batem facilmente esses DiMarzio de média saída mais potentes, empatando com os de alta saída mais fracos.

MMI
O que eu achei sobre eles são uns usuários reclamando de defeitos que começam a dar muito hum.

Pra mim isso não é culpa do captador, é culpa da corrente do lugar que é cheia de interferência, P-90 é bem mais fácil de pegar sinal de AM e FM que outros captadores, por terem muitos enrolamentos, estão mais sucetíveis a interferências eletro-magnéticas.

Eu não sou um especialista em P-90 como o nichendrix

Rapaz, eu gosto deles, mas daí a ser especialista é um salto enorme... heheheh

pacificguitar
Veterano
# jun/11 · Editado por: pacificguitar
· votar


nichendrix,

pesquisando eu vi que existem muitas opções de P90, mas o som da tribute rolou bonito no teste que fiz hoje. Então, a não ser que depois de comprá-la eu sinta necessidade de alguma outra característica de frequência ou ganho, eu só faria a blindagem e seria feliz com ela, pq tanta opção deixa a gente maluco. E eu já estou maluco de tanto pesquisar pedais, guitarras, madeiras, pickups, escalas, técnicas, e ainda apurar o espírito para sentir mais do que saber!! É uma eterna faculdade esse nosso instrumento, e eu vou tirar umas férias para praticar um pouco a arte do plug and play rsrsrsrs

Cara, muito obrigado pela presteza e pelos conhecimentos. Espero poder ajudar outros músicos, assim como você e outros caras ajudam com estimada paciência e dedicação.

Abração

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar
eu só faria a blindagem e seria feliz com ela

Cara, as Gibsons não precisam de blindagem, a menos que a energia onde tu toca seja realmente muito ruim ou tu toque em lugares com excesso de interferência eletromagnética. Blindagem não vai tirar o hum de 60 ciclos dos captadores.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix,

eu li uma matéria na guitar player, onde o técnico aconselhava trocar um dos P90 porque não havia cancelamento de hum na Tribute(e ele até ficou surpreso). Por isso pensei na blindagem, se não precisar melhor ainda. Ai é gol mesmo!! Eu coloquei o volume no talo no teste que fiz e parecia que estava desligada a caixa cara, sem exagero.

Mas algumas coisas eu só vou sentir quando eu tiver ela comigo. Eu gostei muito. Agora é testar as outras que tenho dúvidas e escolher. Ponto extra para o braço perfil 60'. Perfeita a pegada. Só achei um pouco áspero, mas com o tempo acostumo.

Vlw!

Spect
Veterano
# jun/11
· votar


Nessa onda de Tribute, Studio e acessível, tem essas, e com humbuckers:
http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson-USA/L es-Paul-Studio-50s-Tribute-Humbucker.aspx

O único problema é que é exclusiva da Thomann, ou seja: só por importação.

http://www.thomann.de/pt/modelos_les_paul.html

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Spect
noosaaa..uma dessas ai me agradaria demais..douradinha..
captaçãp bem classica e versátil..pra mim tá ótima uma dessas..
pode mandar uma

kkkk

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar
eu li uma matéria na guitar player, onde o técnico aconselhava trocar um dos P90 porque não havia cancelamento de hum na Tribute(e ele até ficou surpreso).

Cara, isso é comum em guitarras com P-90s, eu pelo menos desconheço guitarra com P-90 que tenha um dos captadores reverse wound pra haver cancelamento de hum na posição intermediária. Nunca vi mesmo, e mesmo assim, blindagem não vai resolver esse hum, a única forma é reverter a polaridade do captador.

Outra é que eles são muito menos ruidosos que captadores a la Fender, logo, hum, mesmo quando há, não chega a ser um grande problema.

O problema que vai pegar com hum é em rede elétrica ruim, se não tiver tudo aterradinho do jeito que tem que ser, se tiver a rede oscilando, rede ruim, e afins... aí tu jura que tem um motorzinho fazendo zuuuuuuuuuummmmmmmmmmm.

Ponto extra para o braço perfil 60'. Perfeita a pegada. Só achei um pouco áspero, mas com o tempo acostumo.

Eu adoro o perfil 60, e particularmente adoro braços sem o acabamento muito liso, gosto do verniz no minimo possível na parte de trás do braço, por isso muitas das guitarras que mais gostei da Gibson tem o acabamento natural e esse verniz fosco bem fino no braço.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


Spect,

que bacanas essas guitarras. Devem tem um som legal. Não conheço pessoalmente esses caps, apesat de que eles vêm em várias guitas..inclusive nas Studios acho eu.

nichendrix,

bom se eu comprar a Tribute, e me incomodar realmente o hum, ai eu penso em inverter a polaridade. O Molina, que fez o review da GP falou mesmo isso. Inverter a polaridade com outro captador, no caso, ele sugeriu um Dimarzio P90H, se não me engano...

Eu tô procurando uma guitarra que soe diferente, e moderna, e por mais que a Tribute e os P90 sejam vintage para alguns ou muitos, a p...soou moderna para mim rsrsr

São os (((((mistériossss da guitarraaa....)))))

Abraços a todos

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


theblackstrat

se eu tivesse uma gibson dessas eu mandava um luthier bom
fazer a furaçao certa de humbuckers..


O problema é que pra fazer isso é necessária uma mudança significante no corpo da guitarra. E é um processo irreversível.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


pacificguitar

bom se eu comprar a Tribute, e me incomodar realmente o hum, ai eu penso em inverter a polaridade.

Cara, esses P-90 da Tribute tem um hum bem mais fraco se for comparar a guitarras stratos com 3 singles comuns. Acho que não vai te incomodar tanto para fazer mudanças mais complexas.

É aquilo que eu tinha falado anteriormente, se for trocar os caps só pelo fator ruído eu acho besteira.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


pacificguitar
Inverter a polaridade com outro captador, no caso, ele sugeriu um Dimarzio P90H, se não me engano...

Como eu disse, eu desconheço guitarra que venha de fábrica com set reverse wound ou reverse polarity, mas nos caps de reposição é bem comum ter.

Bom, eu sou suspeito pra mim os Fralin são os melhores captadores que existem e 100% customizáveis, então tu pode encomendar o teu com polaridade reversa em um deles, eu não encomendei assim, mas o Lindy mandou meu set com o do braço reverse wound, então tem cancelamento, mas eu sinceramente praticamente nunca presto atenção nisso, como disse costumam ser caps bem tranquilos nesse ponto.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster, nichendrix,

eu vou testar na prática, com a guitarra, os pedais e meu amp, para ver se chega a incomodar o hum. Se incomodar eu procuro algum desses que me indicaram com o cancelamento. O mais importante é que a guita é do c****! Adorei. E é fosca e meio reissue, tem aquele envelhecimento de fábrica rsrs. Eu tinha uma tele americana...eu ficava com pena velho porque era toda linda, brilhante e impecável...eu ficava sacizado de bater, de suar nela..rsrsrs

Obrigado pela ajuda!!

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


pacificguitar

O mais importante é que a guita é do c****! Adorei. E é fosca e meio reissue, tem aquele envelhecimento de fábrica rsrs.

É isso mesmo, é o que eles chamam de acabamento "Worn Gold Top". É para dar a impressão de que é uma guitarra dos anos 60.

Todo o restante do corpo não possui verniz, é só a madeira encerada mesmo (eu acho, hehe).

Tem uma tribute dessa que é branca, o visual tbm é bem legal. Mas a gold top é mais "charmosa", hehehe.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster

``O problema é que pra fazer isso é necessária uma mudança significante no corpo da guitarra. E é um processo irreversível.´´

mas a ideia no mue caso seria essa mesmo..mas só faria
se a adaptação puder ser feita perfeitamente,pros humbuckers ficarem como ficariam numa les paul normal,se for pra deixar qualquer diferença na guita mata ela..heheh

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


theblackstrat

mas a ideia no meu caso seria essa mesmo..mas só faria
se a adaptação puder ser feita perfeitamente,pros humbuckers ficarem como ficariam numa les paul normal,se for pra deixar qualquer diferença na guita mata ela..heheh


Acho que a maior dificuldade para fazer essa mudança seria em relação ao captador do braço. O P-90 é instalado bem próximo entre a junção do corpo e o final do braço.

Como os humbuckers tem o lance da moldura, teria que arrumar um jeito de "andar" um pouco com o braço pra frente, para ganhar alguns milímetros para acomodar o humbucker com a moldura. E eu nem sei se isso seria possível e em que essa mudança poderia afetar na guitarra.

Creio eu que seja possível, tem que ser um serviço muito bem feito. Porque se fizer cagada já era a guitarra, hehehe.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


up

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


Aê galera!
alguém sabe quais são os captadores de uma Nighthawk Special 1994?

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
theblackstrat

Comprar uma guitarra com P-90s pra colocar um humbucker é tiro no pé, burrice mesmo. O que se gastaria pra fazer a modificação pagaria tranquilamente a diferença entre ela e uma guitarra com humbucker e ainda sobraria.

Teria que tirar o acabamento do top da guitarra, preencher com madeira o buraco dos captadores, usinar novamente pra o tamanho de humbuckers, refazer o acabamento da guitarra, refazer toda a parte elétrica dela, colocar os humbuckers, só então a guitarra vai estar pronta pra funcionar. Isso vai fácil 1500 reais se não for mais, visto que o acabamento é em nitrocelulose.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


nichendrix

Comprar uma guitarra com P-90s pra colocar um humbucker é tiro no pé, burrice mesmo.

Eu tbm acho. Eu já imaginava que se tratava de uma operação complexa esta transformação de uma guitarra com P-90 para humbucker. Depois de tudo que vc disse, vejo que é muito mais complexo do que eu imaginava, hehe.

Eu não tentaria fazer isso de jeito nenhum na minha Tribute.

theblackstrat
Veterano
# jun/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


nichendrix
eu ja imagina algo do tipo..
a posiçao e comprimento do p 90 é diferente..
eu nao compraria uma pra mudar jamais..
poderia mudar se ganhasse..herdasse uma..
ou nao também..as vezes é ´preconceito visual meu com os p 90..
acho fei dimais..
vlw

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat

Cara, visual é a ultima coisa que deveria importar, os P-90s são captadores que tem um som muito característico, a saída é alta, então ele empurra bem um amp pra distorção. Eu uso muito minha ES-135 no meu Marshall porque mesmo no canal limpo, ela empurra bem o amp pra dar um crunch que normalmente nem humbuckers e nem outros Singles dariam, tem médios de sobra pra se sobressair numa mix e ainda tem um rosnado nos graves que parece um cachorro raivoso alertando pra não chegar mais perto, enquanto os agudos tem aquele uivo musical pra dar arrepio na espinha do rego à nuca.

Tu acha mesmo que na hora que se ouve isso, dá pra parar pra pensar se os captadores parecem uma barra de sabão de coco?

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


nichendrix

tem um rosnado nos graves que parece um cachorro raivoso alertando pra não chegar mais perto, enquanto os agudos tem aquele uivo musical pra dar arrepio na espinha do rego à nuca.

É, depois desta metáfora toda, chego a conclusão que vc realmente é um amante dos P-90, hehehe.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
É, depois desta metáfora toda, chego a conclusão que vc realmente é um amante dos P-90, hehehe.

E sou mesmo, desde os 16 anos, quando comprei a primeira guitarra com eles (que nem eram P-90s de fato e sim os Gibson P-100), são meus captadores preferidos, tanto que ela é a única guitarra que nunca nem sonhei em vender, nem em pesadelo isso é possível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul Studio '60s Tribute