Les Paul Studio '60s Tribute

Autor Mensagem
Tsgk
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
talvez exagerei mesmo. quando digo que não é uma gibson de verdade, eu tentei dizer que não é o mesmo que ter uma gibson top.

nichendrix
no caso da joe perry, já que ela é preta atras não dá pra saber se é uma peça ou não.
no caso da custom shop, parecia ser uma peça, só se os caras fizeram uma emenda perfeita como você disse. tambem não tenho certeza, mas meu professor afirma que ambas são feitas de 1 peça.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
Hum, entendi. Eu até realmente achei que a saída dos P-90 da Tribute é bem forte mesmo. Talvez são meus ouvidos que não estejam muito aocstumados com essa diferença para o humbucker, hehe.

Nem acho que seja só isso, querendo ou não os P-90s soam bem diferentes dos Humbuckers, talvez tu note melhor deixando o amp no flat e no limite do break up, os Humbuckers vão tender a distorcer mais fortemente nos médio-graves, os P-90s vão tender pro médio-agudos, mas com uma reduzida no pot de tone, os P-90 podem ficar bem graves, como é o caso das gravações mais antigas do Sabbath.

No quesito stack com som de single, os Virtual Vintage e os Lindy Fralin são quase imbatíveis, mas os HS2 não ficam muito atrás.

Fala aê, hehehe. Cara, tu acredita que eu até tentei mudar, mas não deu certo?

Se quiser uma dica pra mudar os caps da Tribute, tenta pegar um set da Fralin com 5% de overwind na ponte de 5% de underwind no braço. Se tiver saco pra esperar e encomendar um do teu jeito, outra sugestão seria 7% de over na ponte e 3% ou 5% de under no braço. Uso a combinação 7 over e 3 under na minha ES-135 e fica um tesão, já usei 7o e 5u, mas como gosto de solar com o captador do braço também, ficou um pouco aquém do que eu gostaria e troquei por um de 3% de underwind.

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Tsgk

A Joe Perry preta, que eu lembre são 2 peças, mas tem pra mais de 10 anos que não pego em uma, então fica difícil ter certeza, mas isso é meio irrelevante, o numero de peças pouco influi no som.

Nas VOS não é tão comum vir uma peça só (embora também não seja raro), mas sempre são bookmatched, então perceber é bem difícil.

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


nichendrix

Se quiser uma dica pra mudar os caps da Tribute, tenta pegar um set da Fralin com 5% de overwind na ponte de 5% de underwind no braço. Se tiver saco pra esperar e encomendar um do teu jeito, outra sugestão seria 7% de over na ponte e 3% ou 5% de under no braço. Uso a combinação 7 over e 3 under na minha ES-135 e fica um tesão, já usei 7o e 5u, mas como gosto de solar com o captador do braço também, ficou um pouco aquém do que eu gostaria e troquei por um de 3% de underwind.

Cara, anotei tudo isso que vc postou, hehehe. Muito interessante as suas informações. Mas me diz uma coisa: Esses caps da Fralin tbm posseum formato soapbar?

Eu até comprei 2 mini-humbuckers da GFS, conhece? Peguei um Hot Mini Crunchy- OVERWOUND Mini Humbucker 12K Bridge e um Hot Mini Crunchy- OVERWOUND 8.8K Neck.

O que vc acha deles?

Tsgk
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
pode ser que seja 2 peças mesmo . mas sinceramente ? isso pouco importa. achei uma puta de uma guitarra ligada em um orange dual terror.
o mesmo vale para a goldtop 57.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
Cara, anotei tudo isso que vc postou, hehehe. Muito interessante as suas informações. Mas me diz uma coisa: Esses caps da Fralin tbm posseum formato soapbar?

A Fralin tem uma linha de P-90s, que inclusive tem o melhor P-90 Stack que já vi, o único que soa como P-90 (ao contrário do SD e do P-100 da Gibson).

Eles tem caps de reposição pra guitarras vintage de todos os tipos, e também tem caps com personalidade própria que são bem interessantes.

Pra mim, é a melhor custom shop de captadores que existe e se tu compra diretamente deles ou de revendedores oficiais, dá pra personalizar do jeito que tu quiser.

O que vc acha deles?

Cara, não conheço os GSF, eu acho os Mini-HB legais, em especial com Telecasters e Les Pauls já prontas para eles, mas não troco um par de P-90s por eles não.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


Tsgk
pode ser que seja 2 peças mesmo . mas sinceramente ? isso pouco importa. achei uma puta de uma guitarra ligada em um orange dual terror.
o mesmo vale para a goldtop 57.


Isso é o que realmente importa.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster,

depois de blindada, rola uma diferença mesmo significativa de diminuição de ruídos? E outra dúvida, vc comparou os P90 ao 500T...em relação aos P90 originais, o da ponte tem aquele peso do 500T e resposta à saturação?

Obrigado

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


nichendrix

A Fralin tem uma linha de P-90s, que inclusive tem o melhor P-90 Stack que já vi, o único que soa como P-90 (ao contrário do SD e do P-100 da Gibson).

Vou dar uma olhada no site da Fralin. Acho que um P-90 Hum-Cancelling seria uma boa opção.

Conhece mais algumas opções de P-90 hum-cancelling além da Fralin? Tem até alguns de outras marcas, mas são aqueles com 12 polos, eu acho que afeta o visual da guitarra.

O P-100 da Gibson deve ter virado item de antiguidade, dificil achar eles para comprar. No ebay pelo menos tem poucas opções.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster

Eu tenho um par de P-100 guardados há uns 10 anos, estou guardando pra uma idéia de guitarra que eu tenho tido nos ultimos tempos, uma semi-hollow de 12 cordas, mas ainda não entrei no mood de botar a idéia pra frente.

De cabeça só lembro da Gibson e da Seymour Duncan, além da Fralin. A DiMarzio tem, mas é com 2 fileiras de polos. Pro poster do tópico, inclusive tem o Tone Zone e o Super Distortion.

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster

Tem outras marcas de P-90 sem hum, a Dimarzio tem, acho que a Kent Armstrong também. Depois tem umas marcas menores, como Kinman, Manlius... Não conheço, só na net mesmo.
O P-90h da minha Gibson me agradou...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: Tem outras marcas de P-90 sem hum

O próprio P90 Wilkinson da minha SG não "rumina" nadinha!

Aliás, eu não entendo pq não o pessoal diz que não dá pra tocar metal com P90. Tudo bem que não é um humbucker, mas tacando um pedal "from hell" num amp "X", pronto!

Abs

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


MMI

Não conhecia nenhum dos dois, esse Kinman parece o P-90 das Melody Maker, que é redondinho,

MMI
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Olha... Acho que distorção (obviamente) é uma questão muito mais de pedal e amplificador do que de guitarra. Por isso prefiro os mais fracos, alnico, até algum cerâmico no máximo.

yourmother
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico
valeu mesmo pelas dicas, você e toda a galera,
Vou pega a Epiphone mesmo e deixar o tópico aberto porque o assunto agora é outro haha
boa sorte!

linhares80
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster


o som clean dela é muito gostosinho. Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum.! hehehe' zueraaa.

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


pacificguitar

depois de blindada, rola uma diferença mesmo significativa de diminuição de ruídos? E outra dúvida, vc comparou os P90 ao 500T...em relação aos P90 originais, o da ponte tem aquele peso do 500T e resposta à saturação?

Cara, nunca cheguei a blindar minhas guitarras, mas já tive a oportunidade de ver que funciona mesmo.

Não fiz comparações de P-90 x 500T não, na verdade é que eu nunca tive guitarras com P-90, essa Gibson é a primeira. Como havia falado, eu senti uma certa diferença quando tocando com distorção mais hi-gain. Mas era outra guitarra, outro modelo, outras madeiras, etc.

Com relação ao peso da cap da ponte, eu senti que não tem tanto peso quanto um humbucker, mas a saída dele é bem quente e a resposta à saturação é muito boa!

Inclusive em um dos reviews que eu vi desta guitarra em sites gringos, teve um cara que reclamou justamente disso. Ele contestou que a saída desses P-90 era muito alta, o que não condiz com uma guitarra que é inspirada nos modelos dos anos 60.

Pô, acho que o nosso amigo nichendrix esclareceu muitas coisas que até eu não sabia, hehe. Dá uma olhada nos posts dele, tem muita informação acerca dessa questão!

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Aliás, eu não entendo pq não o pessoal diz que não dá pra tocar metal com P90.

Acho que a questão nem é essa. Que dá pra tocar metal, qualquer guitarra dá. Porém, existem guitarras mais "adequadas" para tal estilo.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


MMI

Tem outras marcas de P-90 sem hum, a Dimarzio tem, acho que a Kent Armstrong também. Depois tem umas marcas menores, como Kinman, Manlius... Não conheço, só na net mesmo.
O P-90h da minha Gibson me agradou...


Da Di Marzio eu conheço, porém não acho aquele visual com 12 polos muito bacana. Vou dar uma olhada nesses Kinman e Manlius.

P-90H da Gibson? Não entendi, não é o P-90 convencional?

Spect
Veterano
# jun/11 · Editado por: Spect
· votar


renatocaster
P-90H da Gibson? Não entendi, não é o P-90 convencional?


P-90H é a versão "noiseless" deles.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


Spect

P-90H é a versão "noiseless" deles.

Ahn, tá. Não achei nenhum desses no ebay.

nichendrix
Veterano
# jun/11
· votar


Spect

A questão é saber se não é um P-100 disfarçado. O P=100 infelizmente vem com bobinas iguais e não assimétricas, então, ele soa um pouco como P-90, mas um passo a mais rumo ao som de um humbucker, tem uma mordida menos agressiva.

Spect
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix
A questão é saber se não é um P-100 disfarçado. O P=100 infelizmente vem com bobinas iguais e não assimétricas, então, ele soa um pouco como P-90, mas um passo a mais rumo ao som de um humbucker, tem uma mordida menos agressiva.


Dando uma pesquisada rápida sobre esses P-90H encontrei gente reclamando justamente disso, por não soar como um P-90 real.

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster,

Realmente, quem comentou sobre o 500T foi o nichendrix.

Galera, é possível trocar os P90 da tribute 60' é colocar P90 Dimarzio?
Pergunto pois eles são humbuckers se não me engano...

Toquei na tribute hoje e achei o som muuuuuito bom.
Coloquei o volume no talo e não ouvi nem um hum, e o som com distorção lindaço. Até com a dostorção do Boss RT 20 soou bem.

Só achei o braço áspero. Mas isso é gosto.

nichendrix
Veterano
# jun/11 · Editado por: nichendrix
· votar


pacificguitar
Galera, é possível trocar os P90 da tribute 60' é colocar P90 Dimarzio?
Pergunto pois eles são humbuckers se não me engano...


Nem todo P-90 da DiMarzio é humbucker, ela tem versões em formato de P-90 de alguns dos humbuckers dela, como o Tone Zone e o Super Distortion além dos DLX que são caps com a proposta de ter o som entre os Mini-Humbuckers e os P-90, como também tem a versão Virtual Vintage dos P-90 que é a versão hum canceling.

Todos vem em formato normal de P-90, então nenhuma modificação é necessária para instalar eles.

Spect
Veterano
# jun/11 · Editado por: Spect
· votar


pacificguitar
pacificguitar
Galera, é possível trocar os P90 da tribute 60' é colocar P90 Dimarzio?
Pergunto pois eles são humbuckers se não me engano...


Cara, a coisa mais próxima de humbucker que dá para trocar sem fazer gambiarra ou sem cortar a guitarra é usar mini humbucker. Se tem alguma outra solução de humbucker real nesse tamanho, eu não conheço.


EDIT -
Esquece, agora vi o post do nichendrix.

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Spect

Cara, a coisa mais próxima de humbucker que dá para trocar sem fazer gambiarra ou sem cortar a guitarra é usar mini humbucker. Se tem alguma outra solução de humbucker real nesse tamanho, eu não conheço.

Neste caso infelizmente terá que fazer uma pequena "gambiarra" sim, hehe. A minha proposta era trocar os P-90 por mini-HB's. Eu comprei 2 mini-HB's da GFS para instalar na minha tribute.

Acontece que os parafusos de fixação do P-90 são localizados bem no centro do captador. Logo, os furos na cavidade da guitarra são localizados bem no meio.

Como os parafusos dos min-HB são localizados nas extremidades laterais, logo será necessário fazer dois pequenos furos dentro da cavidade onde ficam os caps.

Nessas cavidades, existem duas placas metálicas, que até tem os furos laterais. Porém, no corpo não existe esses furos.

Mas o diâmetro do furo é tão pequeno que eu e meu brother Del-Rei ficamos com medo de fazer, hehe. É coisa pra luthier mesmo fazer.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster
será que nao dá pra instalar uns minibuckers tipo little 59,jb jr
little invader,desses de tamanho de single ,dentro da capinha vazia de um p 90?ehehehehe
só um pensamento tolo..heheh

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


se bem que esses da dimarzio humbuckers com formato p 90
sao menos gambiarra né...hehe

pacificguitar
Veterano
# jun/11
· votar


nichendrix,

Realmente. Eu na verdade quis me referir ao P90 super distortion, que no site da dimarzio eu entendi ser um humbucker neste formato. Por isso a dúvida. Você poderia me explicar qual seria a diferença de saída e frequências e carcterísticas entre o Virtual Vintage P90 e os superdistortion P90?

Obrigado pelos esclarecimentos.

renatocaster,

pq quis trocar os cap's da sua tribute por minihumbuckers?

spect,

obrigado mesmo assim rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les Paul Studio '60s Tribute