Partscaster Hand Made Concluida! [Venham conferir!]

Autor Mensagem
Hillsong
Veterano
# jun/11


Mas esperem pelas fotos pois estas vem só de noite, to no trampo :P
Mas sobre a guitarra, ai vai a história:

A minha primeira guitarra estava jogada faz tempos la em casa, há mais de 10 anos. Vi ela, e resolvi reformar. O braço estava em cacos, trastes comidos, sem falar que o mesmo não era bom.

Resolvi entrar no ebay, e pesquisei. Mas não achei nada que me agradasse. Até que no mercado livre, procurando atoa, achei um belo braço desconhecido a um preço convidativo, 120 reais. Depois de certo tempo, decidi compra-lo.

Recebi o braço, medi, tudo certo. Dai, pensei: "Isso poder dar certo!"

Fui no Kisekae, idealizei o projeto, orcei, e depois de meses, fui as compras. Comprei um par de captadores cerâmicos da DragonFire, os quais atenderam mais tarde minhas expectativas, pois procurava um som "gordo" nesta strato, ao contrário da minha Fender. Além disso, achei algumas peças "import" como molas, jack, parafusos, cavalete para ponte, escudo, pots 500k alpha, etc. A ponte, mantive a ponte original da guitarra, que nunca me desapontou.

Sobre as tarrachas, eram falhas, então decidi investir em boas tarraxas Wilkinson. Resultado? Estabilidade na afinação. Depois de monta-la, tive alguns problemas na montagem da parte elétrica. A ideia inicial era uma chave de 3 posições para telecaster, mas a mesma não estava dando certo, e estava complicando o projeto. Então, decidi fazer um misto entre Les Paul e Stratocaster, montando nesta Strato, toda uma parte elétrica da Les Paul, exceto por um tone a mesmo, deixando um tone master para ambos captadores.

Com tudo isso pronto e pensado, fui para a parte prática da coisa. Com a guitarra em mãos, a primeira ideia era tirar-lhe o acabamento original, que era um vermelho cherry, do qual não me agradava.

Resolvi lixa-la e remover toda a pintura e depois aplicar-lhe um verniz caramelado semi-brilhante. Depois de estimadas 15 horas de trabalho, obtive um belo tom translúcido, semelhante à lemon drop em minha Strato.

Depois de feito isso, e recebido as peças, fui para a parte da montagem. Depois de horas concebendo a ideia da parte elétrica e instalações, resolvi deixar a 3 Way Switch da Les Paul + 2 Vol + 1 Tone mesmo, e prender a ponte de modo a deixa-la uma hardtail, sem alavanca. Além disso, parafusei os captadores na madeira, para conseguir um sustain e timbre mais encorpado. Além disso, equipei a guitarra com cordas D'addario, porém mais finas, para possibilitar-me uma ação mais baixa nas cordas. Calibre 0.09.

Ontem, fiz a montagem e regulagem da guitarra. a mesma está completa.

Acabamento - Feito por mim mesmo, não foi profissional. Foi feito - pasmem - com um rolo de tinta, um pincel, uma lata de verniz semi brilhoso. A lixa foi feita com muito cuidado e esmero, para garantir que nao sobraria tinta ou ficariam irregularidades na madeira, como diferentes níveis. A parte do verniz, foi feita cautelosamente e bem feita, porém, por não ter maquinário adequado, algumas partes não ficaram perfeitas. Mas considero este um bom ponto, pois este ar "rústico" deu um charme ao meu instrumento.

Madeiramento - Nada à reclamar, muito pelo contrário. Com o braço em maple, escala em rosewood escuro, e um corpo de alder de 3 peças, a guitarra me forneceu um timbre bem balanceado. Apesar dos agudos característicos do alder, achei o timbre dela, especialmente depois de lixada, rico em outras frequencias e bem balanceado, como havia dito. a construção da mesma, como toda boa Strato, segue confortável e anatômica.

Ferragens - Não tenho nada à reclamar das peças atuais da guitarra. Das antigas molas, das antigas tarrachas, sim, pois não seguravam a afinação e conferiam muita instabilidade à guitarra. A sua ponte original, me impressiona, apesar disso, pois nunca criou dentes e é bem resistente e estável, respondendo bem às alterações nas regulagens.

Parte elétrica - Apesar da lambança que eu fiz na parte elétrica - foi até bem feita, o terra foi feito, os captadores funcionam perfeitamente, assim como a chave e os dois volumes, porém o tone não funciona. Mas, eu não uso tone mesmo, então que se foda. Os pots são de ótima qualidade, me impressionei muito. E a fiação, foi usada cabinhos daqueles de conectores de modem, pela sua flexibilidade e maleabilidade.

Captação - Me surpreendi DEVERAS com esta captação. Ela é bem definida, porém sem deixar a característica sonora da madeira de lado. É bem servido em ganho, com uns 17.5k aproximadamente na ponte e 15.5k no braço se não me engano. Timbre é forte. Levemente cremoso, mas em maior parte bem "nervoso", me lembrando muito os 500t e 498r da Gibson. Rico em harmonicos, o que me possibilitou levar um hard/heavy com excelencia :) Achei que casou bem com a madeira e deu uma característica extremamente versátil ao instrumento, mesmo que sem coil split ou qualquer outra chave adicional. Apesar de que os captadores são de 4 conectores, possibilitando tal ligação.

Conforto - Esta guitarra é fenomenal em materia de conforto. Eu desconheço a pessoa ou fábrica que fabricou-me este braço, mas digo que é um dos melhores que já toquei em minha vida. trastes baixos, porém regulares e bem nivelados, algo similar a um C shape, relativamente fino, mas não fugindo o padrão das stratos tradicionais. O corpo também, especialmente depois do verniz, ficou lisinho,e bem confortável de se apoiar! No geral, é um instrumento bem confortável e anatômico.

No geral, valeu apena o gasto que foi de aproximadamente:

400 originais da guitarra
74 reais da captação
74 reais das ferragens/parte eletrica
58 reais das tarrachas wilkinson
35 reais de verniz, lixas e rolo/pincel
25 reais do encordoamento
120 reais do braço de reposição.

E o melhor de tudo, é ter sido um trabalho meu, o que me agradou muito, pois é MINHA guitarra.

Hoje a noite chegam as fotos :)

Dissertem, abraços!

emaniox
Veterano
# jun/11 · Editado por: emaniox
· votar


Este tópico é inútil sem fotos.:)

EDIT: este tópico agora é útil.

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
Beleza, mas eu resolvi fazer o review agora a tarde enquanto tinha tempo no trabalho, só não postei as fotos porque minha camera não está aqui e sim na minha casa, de onde, à noite, poderei posta-las.

Eu avisei isto no início do tópico, então acho que nem precisava falar né..

TheNumber4
Veterano
# jun/11
· votar


Vou ficar dando f5 loucamente até a atualização com as fotos.

hsaushausahushashaushaushuahs

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
Este tópico é inútil sem fotos.:)
...e sem som...

Mas belo trabalho!!! Tb montei minha gambiarrocaster!!! hehehe

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


Will Bejar
:)
Valeu mestre. Hoje mais a noite venho aqui para postar as fotos! O vídeo, eu to pensando em gravar, mas tenho que tirar alguma música pra testar ela, ou um improsivo hahahah
TheNumber4
Fala jovem!
Aproximadamente umas 22:00 eu vou upar as fotos da camera, pq é o horário que eu chego em casa!

TheNumber4
Veterano
# jun/11
· votar


ala jovem!
Aproximadamente umas 22:00 eu vou upar as fotos da camera, pq é o horário que eu chego em casa!



Ah, beleza então, já poupa bastante trabalho e uma possivel LER.

XD

Pulsar
Veterano
# jun/11
· votar


Onde é que você comprou os captadores e as ferragens, você pagou uma mixa cara!

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


Pulsar
Ebay mano! Você sabendo fuçar la, tu acha maravilhas por lá! O vídeo sai daqui a pouco! Só preciso de uma BT pra solar em cima!
Alguma sugestão?
:P

Abçs!
TheNumber4
Promessa é dívida!!! :P

https://picasaweb.google.com/112960887667471560902/MatsumotoSLemonade? authkey=Gv1sRgCO3o8YD8oY6aPQ&feat=directlink

E ai, curtiu?

\o

emaniox
Veterano
# jun/11
· votar


Agora sim.
Ficou bem legal. Nem tirou o plastico do escudo? Aquela chave seletora de captadores ficou estranha, eu sugiro que vc a troque quando puder.
PArabens, agora só falta os sons.
Flw.

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
Opa! Brigado
Então, eu nao achava nem fudendo escudo para chave de 3 posições, dai eu que nao ligo muito pra visual, decidi deixar assim mesmo. Seguidor do van halen que misturava várias coisas em sua partscaster hahaha :P

Eu achei ela legal, mesmo com esse clima rústico :P
Pois é velho!
Esqueci de tirar! Vou ver se daqi a pouco tiro os pots e tudo mais pra tirar o plástico :P

Valeu!!!

emaniox
Veterano
# jun/11
· votar


http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1356-chave_3_posicoes

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
Tudo bem, obrigado pela preocupação

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


emaniox
Porém, eu tenho uma chave destas aqui, mas ela descaracterizaria a proposta que eu tive para esta guitarra, que era justamente de ser uma stratocaster com alguns elementos da parte eletrica de uma Les Paul. Além de que gosto muito forma de utilização deste tipo de chave. Estéticamente, para a maioria, certamente a outra chave ficaria melhor, mas para mim, tanto esteticamente quanto funcionalmente, essa chavinha toggle me conquistou!

Ian Anderson
Veterano
# jun/11
· votar


show ela véii

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong
Parece ter ficado muito bom o acabamento (embora eu não goste de core "natural" hehehehe).
Parabéns, cara!!! Agora a dívida é o som.

Abç

Spect
Veterano
# jun/11
· votar


Ficou legal mesmo. Eu só trocaria o escudo por um preto.

axleWs
Veterano
# jun/11
· votar


ficou bem legal, parabéns

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong
opa,ficou massa a guitarrinha..
se enjoar dessa chave eu tenho uma de 3 posições da giannini
stratosonic muito justa..
não tem a cara de peça de les paul em strato(que é sua intenção)
mas atende bem aí..
vlws

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
axleWs
Spect
Valeu!!!
Então o escudo eu devo pintar como o excelion me sugeriu em outro tópico!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


pintar escudo?deixa assim mesmo..se pintar vai arranhar em cada palhetada..

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


agora que eu fraguei,..tem uma tarracha de squier no meio lá das
wilkinson..hehe..doidera..

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
hauahuahuahuahuauha
é que uma delas quebrou, dai eu peguei uma tarracha velha aqui em casa!
theblackstrat
Então, tem técnicas para se pintar e selar a pintura depois
para que a palheta arranhe apenas o selante, não a pintura. Uma amiga minha artista plástica que vai fazer.

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


Eita, pessoal não curtiu mesmo :S

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


se eu fosse voce nao pintava escudo não..
deixava esse mesmo..depois colocava um preto..
vlws

linhares80
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong

ficou bem foda,so achei estranho q ficou exposto o buraco da chave seletora da strato que no caso esta com de uma les paul, mas de resto PARABÉNS!!

GRRS
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong


Ficou true cara... só faltou aquela gravação pra completar o tópico


No mais, qual a marca da guitarra que você utilizou como corpo?


Abs

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


pelas emendas eu chuto squierrr!

TheNumber4
Veterano
# jun/11
· votar


Hillsong

Cara, faz isso não... tá linda demais *¬*
tenho uma tara por strato HH, cor de madeira então...

BTW, "Matsumoto's lemonade", é impressão minha ou você gosta de Bleach?
XD

Hillsong
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
Aria Pro. Eu tenho uma Squier e uma Fender. A minha Fender tem o mesmo numero de emendas das outras... alias, eu nunca tive uma guitarra que fosse peça única ou menos de 3 emendas. Agora quero ver distinguir isso né :P
TheNumber4
Nem sei qq é isso. Matsumoto, é que foi uma homenagem à Hideto Matsumoto, guitarrista eterno do X Japan. O fato da guitarra ter os controles que ela tem, os captadores com a caracteristica usada, e a cor - Lemon Drop - são inspirados nele.

Ainda falta a parte artística dela, mas isso virá com o tempo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partscaster Hand Made Concluida! [Venham conferir!]