Enxurrada de Falsificações de Marcas Famosas!

Autor Mensagem
Pulsar
Veterano
# jun/11 · Editado por: Pulsar


Este tópico não é novidade por aqui, mas nunca se viu tantas falsificações e até petrechos para produção caseira de cópias de marcas famosas como Fender e Gibson entre outras.
Vindas da China, tais "cópias", assim como são vendidas no Mercado Livre, são de boa aparência e qualidade, dificultando, até para alguns com certa experiência em identificá-las como falsas (isto não é elogio).
Eu afirmo guitarra, antes de tudo é som e pegada, a aparência e a marca só interessa para quem é fútil, até porque nossos guitar heroes, em sua maioria, até usam guitarras de marca, mas normalmente modificadas por experientes luthiers.

Fica a pergunta para os colegas:
Será que vale a pena adquirir uma falsificação, e não se pode dizer que são cópias, porque ao receberem as etiquetas das famosas se tornam falsificações?
Será que daqui há algum tempo, para se comprar uma famosa teremos que ir na fábrica para termos certeza que não compramos gato por lebre?

Nâo seria o caso de valorizar o produto nacional ou o trabalhos daquele luthier que produz instrumentos de qualidade do que adquirir um produto deste naipe?

Minhas guitarras

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pulsar: Será que vale a pena adquirir uma falsificação, e não se pode dizer que são cópias, porque ao receberem as etiquetas das famosas se tornam falsificações?

O problema é que, como todas recebem as mesmas marcas, acabam virando uma incógnita. Umas podem ser boas, outras péssimas, afinal de onde vem? Além disso, é algo bastante suspeito e considerado crime, fora que não tem suporte ao cliente.

Enfim, um risco enorme pra quem consome e para todo o mercado.

Será que daqui há algum tempo, para se comprar uma famosa teremos que ir na fábrica para termos certeza que não compramos gato por lebre?

Acredito que isso já esteja acontecendo. Não ir nas fábricas, mas o mercado online está à perigo, pq não temos chance de analisar o produto. Pros que não tem conhecimento, acredito ser impossível avaliar a falsidade mesmo in loco, o que torna esse mercado negro ainda mais perigoso.

Abs

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Será que vale a pena adquirir uma falsificação, e não se pode dizer que são cópias, porque ao receberem as etiquetas das famosas se tornam falsificações?

Pelo que parece, e pelo que sempre ouvi na vida, o falsificado sempre é pior que o original.

Isso responde a pergunta?

guitarbeginner
Veterano
# jun/11
· votar


Rapaz, quem toca há pouco tempo, culpa a guitarra pelo timbre ruim ou pelo simples fato de nao conseguir tocar Sweet Child o'Mine certinho...eu toco a cerca de um ano e observei que as características de cada guitarra fazem mais diferença que o nome no Headstock. Eu pegaria uma Cort X11 ao invés de uma Ibanez pirata, pois eu teria gastar uma grana pra ela ficar boazinha, enquantou a Cort com um excelente CxB só precisaria trocar a ponte caso você seja discípulo de Steve Vai e Herman Li nas alavancadas. Eu usei só um exemplo e baseado nas minha contas ficaria um orçamento assim: Ibanez JEM pirata R$2500,00 com captadores DiMarzio, Floyd Gotoh, Tarraxas Gotoh, Geral num Luthier. Cort X11 R$1850,00 com Floyd Gotoh, Tarraxas Gotoh e geral num Luthier. Se você for fã de marcas e nao de um bom CxB, vale a pena comprar uma pirata ou replica chinesa.

Obs: Usei um exemplo baseado em modelos escolhidos aleatoriamente. Os valores variam de gosto pra gosto e os valores das peças variam, pq na Ibanez pirata eu colocaria tudo Gotoh dourado e na Cort tudo Gotoh preto, que é mais em conta.
Obs2: As madeiras das replicas são de qualidade duvidosa.

Invista sua grana numa guita confiável e nao numa falsificação!

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


tem uma história de um luthier aqui de santo andré que eu não me lembro do nome dele mas o cara era fantástico no trampo só que infelizmente usava seu talento pra coisas desonestas desse tipo, eu não cheguei a ver nenhuma guitarra que esse cara fez, quem me contou essa história foi meu antigo professor que tinha contato com esse cara e era o seguinte, o cara fazia réplicas perfeitas e vendia como instrumento original cobrando seu valor de mercado, uma delas foi da gibson bullseye do zakk wylde e segundo os relatos a guitarra enganava até o zakk wylde, o cara copiou minuciosamente todos os detalhes e além da perfeição visual da coisa ele ainda me contou que a guitarra era da mesma qualidade e excelência de uma gibson original. Quer dizer o cara pra construir uma guitarra dessas deve manjar muito de luthieria né até porque lespaul é um dos modelos mais complicados de se fazer bem feito, a pena é que é pra jogar sujo com as pessoas, mas enfim ...

tem de tudo hoje em dia tem que tomar cuidado pq imagina vc comprar o instrumento do seus sonhos, pagar uma nota e depois ver que foi enganado hehehe

embaçado

Das Pedras
Veterano
# jun/11
· votar


Drinho
Eu acho ridiculo o que esse chamado luthier fez!
Eh como sempre o mal do brasileiro, sempre tentando passar a perna nos outros!!! Sempre tem um malandro na parada!
Se o cara faz a guitarra com a mesma qualidade da Gibson, pq ele não cria a marca dele e ganha dinheiro com isso! Garanto que se daria melhor e de forma licita!!! Mas não!!! O brasileiro pra aplicar golpes nos outros tem uma criatividade tremenda! Toda hora inventa um golpe novo! Se essa criatividade toda fosse criada para o bem, estariamos bem na fita!

Eu sou totalmente contra falsificação!!! Não compro! Prefiro pagar bem mais caro e ter um equipamento de qualidade!

Insomniac_
Veterano
# jun/11
· votar


Não acho que falsificações sejam boas opções, não. O preço a pagar por ostentar algo que você não pode ter pode ser bem alto. Em vez disso, melhor comprar uma mais desconhecida porém honesta.

abfaria83
Veterano
# jun/11
· votar


Insomniac_ / a quem interessar_
to contigo, velho. tem mta marca hj com bom acabamento e boa madeira... da pra pegar essas guitarras por 500 reais, e fica a opção pra trocar captadores. acho q a mais famosa pra isso hj é a SX, puta strato, nessa faixa de preço. a galera tb fala mto mal de squier (talvez por esperar uma fender), mas a americana é boa... procurem um cara chamado Rich Menga no facebook ou youtube e vê o som q ele tira nessa guita.

Insomniac_
Veterano
# jun/11
· votar


Das Pedras
Luthiers quase nunca fazem guitarras réplicas e vendem como sendo uma original, não fala abobrinha. Os caras são uns artistas, você tem é que admirar o trabalho deles. As réplicas citadas no tópico são outras, se não percebeu...

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


Insomniac_
Mas esse caso é uma exceção, eu chamei de luthier porque não meio veio a cabeça outro nome, mas vamos dizer assim, esse falsificador copia guitarras muito bem, bem até demais e vende como originais.

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


Das Pedras
enão não foi só gibson não, fez fender, umas musicman animais hehehehe

renatocaster
Moderador
# jun/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Drinho

Tem fotos dessas guitarras "falsificadas"?

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Drinho
enão não foi só gibson não, fez fender, umas musicman animais hehehehe

Ahh, velho....Um luthier fazendo artesanalmente ( como o proprio nome remete) conseguindo fazer Gibs e Fenders..Eu meio que duvido muito uma guitarra dessa passar por um guitarrista com alguma experiência...Difícil acreditar que ele tenha enganado alguem que ja pelo menos tenha tocado numa guitarra dessas citadas originais...

Quanto ao topico...Sei lá onde vamos chegar...

daniel_guitar
Veterano
# jun/11
· votar


abfaria83
sem contar com a condor que faz ótimas stratos, les pauls, semi acusticas e guitarras com shape semelhante a PRS além de telecasters por um custo benefício muito bom, prefiro comprar uma guitarra assim sou contra falsificações também, nome no headstock não faz qualidade

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Falsificações não tem controle de qualidade e garantia. Não compensa.

Paul.Gilbert
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

Não sei não, o Zaganin ou o Tiguez replicam essas guitarras fielmente.

Pulsar

Quanto a cópias, isso existe em qualquer mercado, desde cosméticos até carros. O negócio é ficar atento aos detalhes, pois são eles que condenam os produtos falsos. Dificilmente essas marcas chinesas chegarão perto da qualidade das originais, e não costumam se atentar aos tais detalhes, na hora na construção. Por outro lado, um luthier habilidoso faz um clone perfeito de praticamente qualquer marca.

Quanto a compra de réplicas, não sou contra, desde que a pessoa tenha ciência de que é mesmo uma réplica e não use a marca original no Headstock. Caso contrário, não tem nem o que discutir, é crime.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


luthiers que trabalharam na gibson ou na fender podem produzir
guitarras por fora no mesmo nivel..
ou até melhores em questao de madeiras.
sem emendas e tals..
vlws

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


não só os que trabalharam em fabricas grandes..todos
os bons luthiers conseguem tal feito.

Del-Rei
Veterano
# jun/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


Pulsar
Será que vale a pena adquirir uma falsificação, e não se pode dizer que são cópias, porque ao receberem as etiquetas das famosas se tornam falsificações?

Cara, depende do ponto de vista:

1-
Se quiser apenas para "fins decorativos", são bem interessantes e saem a um custo relativamente baixo.

2 -
Se quiser tirar um som bacana delas, o buraco é mais embaixo. Todas as que toquei precisaram de ajustes:
- retificação de escala
- troca de trastes
- troca de captadores (não é que tenham timbre ruim, mas são mal blindados, e dão feedback em ganhos altos).
- troca de parte elétrica

Da maneira como vem de fábrica, é bem capenga.. Ruizinha mesmo.
Consideranto todos os valores pagos (produto + imposto + upgrades) sai por volta de uns 2K, talvez variando um pouco a mais, um pouco a menos, dependendo do preço do luthier pelo serviço e dos captadores que vc escolher.

O resultado final, é bem interessante. As que toquei ficaram com uma tocabilidade boa, som bem bacana.
Mas não ficaram tão a preço de banana, como dizem dos produtos chineses, já que precisou dos upgrades.

Provavelmente se vc colocar lado-a-lado com a original, deve perder em sonoridade por causa da madeira, que nas chinesas geralmente é usado um mogno asiático...

3 -
Do ponto de vista da honestidade/legalidade:
Não.


Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/11
· votar


Uma coisa é fato: antes era mole distinguir as falsas. Agora, está ficando cada vez mais difícil...

Até porque as pessoas (e até as empresas) apontam os detalhes, tipo: "Olha a capinha do tensor! Tem dois parafusos! Tinha que ser um só!", "Olha a curva do cutaway, tá muito pontuda!", etc. e tal... Era só questão de tempo para que consertassem esses detalhes. E já consertaram!

Acredito que em pouco tempo, ninguém vai conseguir determinar olhando de primeira se uma guitarra é falsificada.

Uma forma de se prevenir é comprar só de lojas conhecidas. Vai pagar mais caro e não é garantia total, mas pelo menos você tem a quem processar depois, se descobrir que o instrumento é falso!

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: Uma coisa é fato: antes era mole distinguir as falsas. Agora, está ficando cada vez mais difícil...

Ainda mais Gibsons que pouca gente teve acesso a uma verdadeira. E mesmo para os que já tocaram em uma, podem não recordar muito bem dos detalhes, que é o meu caso, por exemplo.

Eu não tenho coragem de comprar uma Fender/Gibson no ML, se não for de uma loja quilificada que tenha também loja física. Mesmo assim, só loja aqui do estado do RJ onde eu possa ter acesso fácil/rápido de locomoção.

Abs

Drinho
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drinho
· votar


renatocaster
ogner

Então caras eu não tenho fotos não posso nem garantir isso pela minha palavra, também queria muito ver isso, mas segundo os relatos do meu ex-professor que viu as guitarras, tocou e tudo mais falou que eram cópias perfeitas e de extrema qualidade com peças top, no fim das por mais que as peças sejam caras né como por exemplo a zakk wylde que tem os emgs, ferragens ótimas a guitarra sai em um custo de banana entao pra quem não conhece, não desconfia é um prato cheio para esses caras

Pulsar
Veterano
# jun/11
· votar


O tópico busca advertir para aquilo que alguns de cara sacaram, cópia (aquela que vem com logo, serial) é falsificação, o que é crime.

É que nem droga, quem compra alimenta um mercado e o ciclo só vai aumentando, até que se tenha mais droga do que guitarra, pura enganação.

E como sempre, o produto nacional vai ficando de lado, porque tem gente que compra a falsa por R$ 1200, 1500 mas não procura uma feita por luthier pelo mesmo preço!

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


Não vejo dificuldade alguma em um bom luthier reproduzir fielmente uma Fender ou Gibson. Basta usar as mesmas madeiras, captadores, hardware e parte elétrica. Daí por diante fica por conta do "artista" saber dar forma ao bolo. Isso é totalmente possível.
A questão da originalidade, neste caso, seria apenas quanto à procedência, mas o produto poderia ser idêntico ao saído da fábrica.
Mas o problema da maior parte das réplicas que estão no mercado é a qualidade dos materiais envolvidos, pois colocar o logotipo da marca no headstock é trabalho que se faz até mesmo numa gráfica, de modo que qualquer Les Paul de R$300,00 pode estar sendo vendida como Gibson "chinesa" só porque tem o nome no headstock.......

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Pulsar
Poisé mano!
Essas falsificações quebram o mercado nacional, e depois para remediar tudo o governo arromba o cidadão com mais impostos, ferrando aquele cara de bem que compra o produto original.

Não compensa, comprando produto falso todos saem perdendo, direta ou indiretamente.

guitartube
Veterano
# jun/11
· votar


Um produto antigo produzido com qualidade Y, custo X com tecnologia antiga, pode ser reconstruído hj com a tecnologia atual a um custo X/10, e a mesma qualidade.

Agora, não existe tecnologia para reconstruir um Mito, exceto se construirem uma máquina do tempo. Um cidadão cheio de produtos atuais voltando no tempo para os anos 60. Chegando lá ele distribui a muamba para os "futuros ícones do rock", os caras maravilhados com a tecnologia de 50 anos a frente,......... (dá pra concluir o fim da história né?).............

flw!!!!!

celotoledo
Veterano
# jun/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Deixando um pouco de lado a discussão a respeito da qualidade do instrumento falsificado e falando só de grana, pergunto, é justo pagar R$ 7.000,00 por uma guitarra????

Quem plantou a semente da falsificação foram os fabricantes, os governos, as importadoras, os vendedores.....todos da cadeia comercial até o OTÁRIOS, que somos VOCÊ e EU, pagarem a conta para eles. Ficaram com os olhos maior que a boca. Quiseram altas porcentagem de lucro e impostos. Supervalorizaram a suas marcas....

Caros, uma Epiphoca custa R$ 2.000,00.....isso é SURREAL....todos sabemos o lixo que são e tantas guitarras infinitamente melhores que podemos comprar com esses R$ 2.000,00

Quer saber?? Se fuderam e bem feito!!!

Eu compraria um falsificada sim, ligaria no meu VST e seria feliz.....

Quem sabe assim os caras criam vergonha na cara e passam a cobrar pelos produtos o que eles realmente valem e não o quanto pesa a "MARCA"....

TheDivisionFloyd
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo

cara a gibson tem um preço insano dai voce lembra pq tem babaca que paga tanto por ela ?
ahhh lembrei pq é um simbolo de qualidade
se eu tivesse grana compraria sim
ia sabe oque to comprando

mas boa sorte com sua replica de compensado que deram um trato na parte de fora hahah

Spect
Veterano
# jun/11 · Editado por: Spect
· votar


celotoledo
Caros, uma Epiphoca custa R$ 2.000,00.....isso é SURREAL....todos sabemos o lixo que são e tantas guitarras infinitamente melhores que podemos comprar com esses R$ 2.000,00

Falar que são overpriced (o que eu concordo plenamente) é uma coisa; falar que é lixo é outra completamente diferente. Com que base você afirma isso?

E já que você citou que existem diversas guitarras boas por R$2.000,00, por que não comprar uma dessas em vez de uma falsificada?

Del-Rei
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo
Caros, uma Epiphoca custa R$ 2.000,00.....isso é SURREAL....todos sabemos o lixo que são e tantas guitarras infinitamente melhores que podemos comprar com esses R$ 2.000,00


Já que vc tá dizendo.....


Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enxurrada de Falsificações de Marcas Famosas!